Conselho Alimentar é instituído para combater a desnutrição no município


O Governo Municipal de Senhor do Bonfim, juntamente a entidades populares, deu posse na tarde desta segunda-feira (11) à 1ª Diretoria do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea). O Conselho, recentemente criado pela Secretaria Municipal de Ação Social tem o objetivo de garantir a todos o direito de acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente.
A diretoria empossada assumiu de imediato o interesse de viabilizar projetos exemplares, como o Nossa Sopa, Cozinha Comunitária e Restaurante Popular, além de outros também pesquisados. A secretária Fátima Brasileiro discursou no sentido de reduzir a carência de alimentos e desnutrição, que atinge significativa parcela de jovens, adultos e crianças bonfinenses. Na posse à diretoria do Conselho, para o mandato de um ano, o prefeito Paulo Machado enfatizou que, a construção de uma política de segurança alimentar e nutricional em Senhor do Bonfim representa um desafio não só para os representantes do Conselho:
O que é, o que faz
* O órgão tem por objetivo criar e fiscalizar ações e serviços de segurança alimentar e nutricional no município.
* Deve também formular políticas e estabelecer diretrizes e parâmetros com o objetivo de proporcionar alimentação de qualidade e em quantidade necessária às pessoas carentes, especialmente crianças.
* É através do Conselho que a sociedade civil, representada por seus diversos segmentos, participa da elaboração de projetos e atos de combate à fome.
Diretoria do Conselho
Presidenta: Lara de Freitas, poder público (Secretaria de Ação Social); vice-presidente: Elza Valota, sociedade civil (Fundação São Francisco); 1ª secretária: Luzia Cléia, poder público (Fundação de Apoio à Criança e ao adolescente); 2ª Secretária: Starley Pinho, poder público (Secretaria Municipal de Saúde).
Acorreram ao auditório do 1º Centro de Saúde Bonfim diversos outros conselheiros, eleitos como diretores do Conselho, titulares ou suplentes, que complementam o grupo encabeçado pelos quatro acima. Entre vários representantes originários do poder público e da sociedade civil, presente Raimundo Freitas, Secretário Municipal de Agricultura. Próxima reunião do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional acontecerá no próximo dia 18 de abril na sala do bolsa família às 15h.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE