Secretário de Desenvolvimento Social visita municípios do semiárido

Os municípios de Araci, Cansanção, Andorinha, Antônio Gonçalves, Senhor do Bonfim e Filadélfia recebem nos próximos dias a visita do secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro. Ele discutirá com lideranças de comunidades a implantação de ações sociais na região do semiárido, como o Programa Pescando Renda e o Programa de Inclusão Produtiva.

Nesta sexta-feira, o secretário estará em Araci, onde fará inspeção, junto com técnicos, do Pescando Renda no município. O projeto implantado na comunidade, e desenvolvido pela Associação de Pescadores de Poço Grande, é considerado modelo e beneficia atualmente 52 famílias. Elas são associadas ao Sistema de Condomínio para o Desenvolvimento Sustentável, que funciona através de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Em Cansanção, ele terá encontro com lideranças.

Em Andorinha, Antônio Gonçalves e Senhor do Bonfim, Brasileiro visitará barragens e açudes, acompanhado do coordenador do programa Pescando Renda, Geraldo Aquino. O objetivo é verificar o espelho d´água dos lagos para implantação do projeto em localidades rurais, além de verificar acesso para escoamento da produção, origem e qualidade da água, entre outros pontos. A ação da Sedes visa promover e incentivar o aproveitamento racional e sustentável dos recursos hídricos existentes nas comunidades para a produção de pescado, proporcionando a geração de renda e segurança alimentar. A produção dos peixes é feita de forma planejada e através de associações. Cada pescador adquire um kit, que contém cinco unidades de tanques-rede, um bolsão para berçário, seis mil alevinos de tilápia e quase cinco mil quilos de ração para cada ciclo do projeto.

No Sistema de Condomínio elaborado pela Sedes, cada associado contribui com 10% da produção bruta do ciclo produtivo, que são revertidos para o Fundo de Inclusão Social (FIS). Com o recurso do FIS, o condomínio adquire novos kit’s Pescando Renda e equipamentos necessários à cadeia produtiva da aquicultura, possibilitando a inclusão de mais famílias ao processo.

Inclusão Produtiva - Em Filadélfia, a visita será à comunidade quilombola de Papagaio, onde será avaliada a implantação do Programa de Inclusão Produtiva, que visa fortalecimento da economia dos pequenos produtores familiares. Além de estimular a produção e geração de renda na comunidade, são desenvolvidas ações de melhoria da infraestrutura social.

ASCOM/SEDES
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE