40 agentes da cáritas nacional visitará experiências no terriotório da Diocese de Bonfim

Intercâmbio no semiárido baiano

Quarenta agentes da Cáritas Brasileira de todo o Brasil visitarão 16 experiências

Trocar conhecimento, saberes, dialogar, socializar. Tudo isso em quatro dias de intercâmbio realizado pela Cáritas Brasileira no semiárido baiano. De 2 a 5 de maio cerca de 40 agentes de todo o Brasil visitarão 16 experiências desenvolvidas nos territórios de identidade do Sisal, Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru.

A concentração será em Senhor do Bonfim - BA no dia 2 de maio, próxima segunda-feira. De lá, as 40 pessoas, divididas em quatro grupos, sairão para conhecer as experiências de quatro áreas distintas, voltando a se encontrarem no dia 5 de maio em Monte Santo, onde participarão de um seminário. Será o momento para os grupos socializarem os sentimentos, sensações, o que viram e ouviram em cada localidade visitada. O intercâmbio será seguido da Feira Regional de Economia Popular e Solidaria que acontecerá de 5 a 7 de maio em Monte Santo.

Quatro eixos de reflexão e ação norteiam o intercâmbio. Terra, água, formação e produção, comercialização e finanças solidárias. As experiências visitadas correspondem a cada uma dessas linhas e os grupos conhecerão uma iniciativa de cada uma, em comunidades de quatro regiões: Senhor do Bonfim, Capim Grosso, Jacobina e Monte Santo.

O intercâmbio possibilita aproximar as diferenças e semelhanças, dificuldades, desafios e conquistas em um processo em que todos ensinam e aprendem. Será uma oportunidade para as comunidades e os agentes dividirem, questionarem, compartilharem vivências. Possibilita ainda a formação de uma rede de ação, que tem um alto poder de fortalecimento das iniciativas particulares de cada comunidade. Adicionalmente o intercâmbio propicia o reconhecimento da própria realidade das comunidades através da realidade do outro.

Caminhada do semiárido - Não é por acaso que o intercâmbio acontecerá no semiárido baiano. A historia das populações dos três territórios que serão percorridos pelos agentes da Cáritas é marcada pela intensa luta pela apropriação da terra. A busca pelo acesso à água, para conseguiu superar a mentalidade de que o sertão é inviável e debater, junto à sociedade, a convivência com o clima da região.

As experiências adquiridas pelas comunidades desses territórios ao longo dos anos contribuíram para a afirmação de um projeto de desenvolvimento da região que perpassa necessariamente pelos eixos terra, água, formação, e produção, comercialização e finanças solidárias, revelando uma área, por excelência, de intensa atuação de organizações sociais - sindicatos, associações, cooperativas, organizações de mulheres, dentre outras.

Tudo isso dialoga coma missão da Cáritas Brasileira de construção de uma sociedade justa, igualitária e plural junto com as pessoas em situação de exclusão social, e com os princípios de defesa e promoção da vida, da sociobiodiversidade, da cultura de solidariedade, democracia popular e protagonismo dos excluídos e excluídas.

Programação:

Dia 2 de maio
14:00 h: Acolhida em Senhor do Bonfim - BA

Organização dos grupos / orientações gerais

Dia 3 e 4 de maio
Visitas às experiências
Dia 5 de maio
09:00 às 17:00h: Seminário de Socialização do intercâmbio, em Monte Santo – BA
Dia 05 de maio
18:00 h: Abertura da Feira Regional de Economia Popular e Solidaria - que vai até o dia 07 de maio


Mais informações com Célio, agente da CPT: (74) 3541 4681 (74) 91351901
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE