Faxinaço no Barbosa Santos


Saúde e moradores lutam juntos no combate a dengue


Este é o momento certo para que toda a população continue concentrando forças no combate ao mosquito Aedes Aegipty,transmissor da Dengue. Desde que a Secretaria de Saúde de Senhor do Bonfim, em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e a Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem) iniciou as atividades que congregam o Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia, a equipe formada por agentes de saúde e endemias do município não descansam no cumprimento da missão de conscientizar a população bonfinense da importância de cuidar de seus lares para evitar a incidência da doença.

Após as proveitosas ações promovidas em Faxinaços anteriores (nos bairros Alto da Maravilha, Santos Dumont, Pêra, Itamaraty e em povoados da zona rural, entre outros) a Saúde realizou mais um movimento de prevenção nas residências do bairro Barbosa Santos.

Continuidade – Cerca de 30 agentes de endemias e de saúde, articuladores, funcionários do departamento de limpeza pública, inclusive muitas crianças, participaram da ação que recolheu muitos objetos que acumulam água e são verdadeiros berçários para o mosquito. No Faxinaço realizado hoje (20) sacos de lixo e material educativo foram distribuídos.

“Acredito que ações como essa são importantes para que a Dengue seja controlada em nossa cidade, mas, não adianta apenas eu fazer meu papel, meus vizinhos têm que fazer o deles, porque muitos deles não cobrem a caixa d’água, jogam lixo na rua e deixam pneus e baldes destampados e ao ar livre. Aí fico doente por causa da irresponsabilidade de outras pessoas” – desabafa o metalúrgico Ronaldo Pereira, morador do bairro visitado.

Mesmo debaixo de uma chuva fina, os moradores receberam de forma calorosa os agentes e voluntários durante o Faxinaço, conversando, tirando suas dúvidas, abrindo suas casas e entregando objetos, por eles recolhidos. Dona Maria do Socorro deu exemplo e entregou quatro pneus velhos que estavam em seu quintal. Muitos moradores ainda em trajes de dormir deixaram suas casas e dançaram ao som de marchinhas tocadas pela Bandinha e Cia, presente em todos os Faxinaços.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE