GREVISTAS DA UNEB CAMPUS VII ESTARÃO NA CÂMARA DE VEREADORES NESTA NOITE


Na noite dessa quinta-feira (19/05), professores, funcionários e estudantes prometem lotar a plenária da Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim.
No último sábado eles saíram da sua sede e foram ao centro da cidade para mostrar alguns trabalhos que são realizados no pólo de Bonfim, e disseram que haveria uma reunião na terça com o secretária estadual de educação, mas o que parece não houve acordo.
“Na última reunião com o governo, 16 de maio, o governo manteve-se intransigente em relação à pauta de reivindicação do movimento docente. A reunião, que contou com a presença do Coordenador de Desenvolvimento de Ensino Superior (CODES-SEC), Clóvis Caribé, pelo Superintendente de Recursos Humanos da Secretaria Administração (SAEB), Adriano Tambone, o subsecretário de Relações Institucionais (SERIN), Emilson Piau, foi para discutir a retirada da cláusula da mordaça do Acordo de Incorporação da CET.” (ADUNEB)

TRIBUNAL DE JUSTIÇA ORDENA PAGAMENTO DE SALÁRIOS

Na tarde de ontem, 17 de maio, o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça concedeu liminar favorável ao movimento grevista. Segundo o Desembargador GESIVALDO BRITTO, relator do processo, a greve é um direito fundamental, de cunho social, garantido a todos os trabalhadores. Neste sentido, o desembargador deferiu que o governo deve efetivar o pagamento “dos vencimentos dos docentes na forma usual, principalmente no que concerne ao mês de Abril/2011, bem como o restabelecimento do atendimento/acesso ao PLANSERV, desde que conveniados, fixando, de logo, a multa pecuniária de R$ 5.000.00 (cinco mil reais) por dia em caso de descumprimento desta ordem judicial, independentemente das sanções penais decorrentes da resistência injustificada”.

A liminar é uma resposta do Tribunal da Justiça da Bahia em função do mandado de segurança da ADUNEB contra o Governo Estadual que já cortou os salários dos professores da UEFS, UESB e UESC e ameaça cortar dos profesores da UNEB.

A decisão do Tribunal Pleno é uma vitória do movimento docente que tem conquistado apoio da população baiana. No entanto, o governo ainda pode recorrer da decisão e certamente o fará, assim como fez em 2007. A continuidade das mobilizações é fundamental para arrancarmos ainda mais vitórias!

Mirian Ferreira de Brito
Profa. Geometria e Desenho
Doutoranda em Educação Matemática/PUC-SP
Mestre em Educação e Contemporaneidade/UNEB
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE