PARABÉNS MULHER BRASILEIRA


O Dia Nacional da Mulher, 30 de abril.

A comemoração do Dia Internacional da Mulher tem sido importante para a divulgação das questões de gênero e sensibilização de políticos para a situação da mulher no Brasil. No momento, a preocupação maior é quanto à violência contra a mulher, inclusive a doméstica.
As mulheres têm conquistado, embora em tempo lento, direitos e deveres sociais que precisam ser preservados. Inicialmente foi silencioso e sutil. Deve-se ressaltar que muitas vezes a história das mulheres foi marcada por tragédias.
Em 08 de março de 1857, 129 mulheres morreram queimadas dentro de uma fábrica em Nova Yorque porque reivindicavam condições dignas de trabalho, dando origem ao dia Internacional da Mulher.
O Poder Legislativo tombou sob o número 4.121, a lei que ficou conhecida como o Estatuto da Mulher Casada. Essa lei alterou vários artigos do Código Civil brasileiro. Esse novo documento concedeu às mulheres o direito de trabalhar fora do lar sem a autorização do marido ou paterna e, em caso de separação do casal, o direito à guarda do filho. A luta continuou para que outras leis surgissem a amparar as mulheres, não, por favor, mas por direito.
Foi no dia 30 de abril que nasceu a fundadora do Conselho Nacional das Mulheres, Sra. Jerônima Mesquita. Como homenagem àquela extraordinária mulher, grande filantropa, foi escolhido o dia de seu nascimento para se comemorar o Dia Nacional da Mulher.
A história de lutas e conquistas de tantas mulheres, muitas delas mártires de seu ideal, no decorrer de quase dois séculos, leva a humanidade a iniciar um novo milênio diante da constatação de que ela buscou e conquistou seu lugar. Mais que isso, assegurou seu direito à cidadania, legitimando seu papel enquanto agente transformador.

Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres CMDM.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE