SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DIA 19 DE MAIO


A professora Mirian Brito, representando a UNEB campus VII, Senhor do Bonfim, esteve manifestando as dificuldades enfrentadas pelos professores, funcionários e estudantes das universidades da Bahia, principalmente no tocante a cargos e salários, principalmente com o decreto do governo da Bahia.


Decreto 12.583/2011 publicado pelo governo do estado, em 09 de fevereiro deste ano e, também pela reabertura das negociações da Campanha Salarial. O Decreto 12.583/2011 trouxe cláusulas lesivas à autonomia e especificidades das Universidades. Nele o governo do estado estabelece diversas restrições à administração orçamentária e financeira das Universidades e aos direitos já conquistados pelas duas categorias. Como exemplo das restrições, citamos:
I) vetação da reestrutura ou revisão de plano de cargos e salários das empresas públicas e sociedade de economia mista;
II) suspensão da concessão de afastamento de servidores públicos para realizações de cursos de aperfeiçoamento ou outros que demande substituição;
III) suspensão da concessão ou qualquer ampliação de gratificações;
IV ) suspensão da contratação de professores e técnicos.
Estas medidas de contenção de despesas comprometem significativamente o pleno funcionamento das Universidades.
Perguntada pelo vereador Laércio sobre quanto ganha um professor, a professora disse que o salário de um professor graduado que exerce função de 20horas semanais gira em torno dos R$ 740.


O vereador Gustavo sugeriu que fosse feito um abaixo assinado pelos vereadores e demais pessoas sensibilizadas com a realidade principalmente do campus de Senhor do Bonfim, e sugere também que o convite seja entendido aos vereadores das cidades circunvizinhas.


João Carlos (Biro – Biro) sugeriu que cada vereador procurasse seus deputados e até mesmo o Secretário Carlos Brasileiro, para que possa ser feito algo que venha amenizar a situação dos grevistas.


Vereador Laércio Muniz
“Isso é feio para governo de PT, que tanto bateu nas causas do trabalhador e hoje se esconde atrás da porta para não negociar com os professores, que acordam as 06hs da manhã para cuidar de seus filhos e ainda vão a sala de aula, para receber R$ 740, isso é vergonha pra Bahia, que vai gastar segundo o jornal A Tarde milhares de reais como são João, mas não pode melhorar a situação salarial dos professores”.

“Palocci em pouco tempo dobrou seu patrimônio e eu a vida toda nunca consegui nada será que sou tão burro assim?” bradou o vereador

Laércio voltou a cobrar o plano de cargos e teve um aparte do presidente da câmara.

O vereador Gustavo disse que o vereador Laércio fica tocando em um assunto que ainda não foi discutido quanto ao local da construção do aeroporto de Bonfim.


Aparteado também pelo vereador Gerivaldo, que disse que técnicos da ANAC analisaram a área aérea e viram que seria melhor a construção do aeroporto em Quicé.

Laércio chamou de mentira as palavras do prefeito quando em entrevista na Rádio Rainha FM, quando o prefeito teria dito que é PT desde criança.

O vereador disse que irá criar um projeto para dá uma medalha de honra ao mérito para a secretaria de ação social, que “ao em vez de comprar feijão e arroz para dá o povo que precisa, comprou alimentos de marca, como presunto fatiado, salsicha da sadia, chocolate, peito de frango, goiabada, creme de leite, etc”.


Novamente aparteado desta vez pelo vereador Helson de Carvalho, que convidou os vereadores para que encaminhem um convite para a secretária de ação social, que vá à câmara para mostrar como estão sendo investidos os dinheiros dessas mercadorias de marca.


De acordo com a vereadora Lucia Cerqueira, que disse que as mercadorias compradas estão dentro de um projeto para alimentar alunos de cursos vinculados com o município (PROJOVEM).


O vereador e presidente Biro - Biro disse que cada vez que houver denúncias sobre qualquer gênero que envolva as secretarias, os responsáveis pelas mesmas serão convidados pela câmara para se explicar sobre tal denúncia.


Funcionários do estádio Pedro Amorim, foram homenageados pelos vereadores, onde receberam moção de congratulação pelos serviços prestados naquele local esportivo.


Também foi entregue a professora Anna Kátia, representando o Centro Educacional Professora Edneilda Marques, escola Bem-me-quer, que atualmente dispõe de três turnos, com 24 professores, abrigando uma faculdade Unopar, portanto recebe a homenagem do vereador Carlos de Tijuaçu e demais edis, pala passagem dos 23 anos da instituição.


O vereador Gerivaldo relatou algumas cobranças que foram solicitadas ao governo municipal principalmente para o distrito de Quicé, e uma dessas reivindicações e a colocação de máquinas para melhoramentos nas estradas vicinais daquele distrito.


Carlos do Tijuaçu voltou a comentar sobre a construção do aeroporto de Bonfim, que disse que estão aguardando as decisões técnicas para depois manter a luta pela construção da obra no povoado de Tijuaçu.
Encerrando suas palavras o vereador Carlos convidou a sociedade bonfinense para no dia 29 participar da noite gospel com a participação do musico Marco Antonio.

Maravilha Noticias
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE