Leitora comenta São João bonfinense

"Aí que saudades que tenho...!". Por onde andará aquele São João tão esperado que nos deixava saudosos mesmo antes de terminar? O que foi feito dele? Há quem diga que o São João hoje só sobrevive pela quantidade imensa de pessoas que participam do Forró do Sfrega, pois é nele que existem boas atrações. Será que nossos governantes ainda não entenderam que estas atrações (Flávio José, Aldemário Coelho, Zé Ramalho) já não é mais a mesma coisa, já não encantam como antigamente? Será que nossos governantes não conseguem enxergar a decadência dessas atrações? Acho que está na hora de rever estas atrações, pois as mesmas já não agradam como antes.
Sou bonfinense, tenho 50 anos e hoje em dia moro fora daqui, mas não acho graça passar São João fora de minha cidade, mas a cada ano volto pra meu reduto triste e com vontade de não mais voltar aqui. Mas como todo bonfinense que gosta de São João sempre volto na esperança de que este ano vai ser melhor.
Sinto saudades daquele São João de outrora, quando saíamos de casa em casa, revendo amigos, comendo e bebendo comidas e bebidas típicas. Também sinto saudades do São João, quando íamos assistir aquelas atrações que "balançavam o chão da praça". Hoje não há mais tanta empolgação.
A cidade este ano estava linda, a começar pelas duas entradas, quando vemos as mesmas caracterizadas de São João, com aquelas casas de taipa, típicas do Nordeste. A cidade toda enfeitada e os dois espaços muito lindos.
Gostaria que os nossos governantes repensem para o próximo ano. Procure vê que a cada ano que passa, menos gente se animam a viajar tanto para passar São João em Bonfim, coisa que antigamente era a festa mais esperada em toda a nossa região. Procurem rever este conceito de tradição. Não que se faça uma festa fora dessas tradições, mais hoje, existem bandas e cantores que, com certeza, se fossem contratados trariam muito mais turistas e nativos que moram fora para nossa festa tradicional tão conhecida. Lembre que para cá vem muita gente nova e que são elas que gastam na nossa cidade. Repensem para o proximo São João. Não faço esta crítica por demagogia e sim para acordar estes governantes que aí estão e que se continuar assim, nosso São João vai continuar perdendo espaço para outras cidades.
Um abraço

José Maria Marins
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE