NOVOS PASSOS PARA A SAÚDE DE BONFIM


Parceiros governamentais avaliam Combate à Dengue no Município: “Bonfim surpreendeu”

O Governo Cuidando de Nossa Gente sediou na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim durante todo o dia de ontem 1º de junho, o Seminário de Avaliação do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue. O evento cumpriu o objetivo pré-estabelecido de fazer um balanço das atividades desenvolvidas e resultados obtidos durante a campanha, mas também de discutir estratégias para a continuidade das ações de prevenção e controle da dengue.

Tratando-se de fato de última etapa do projeto, os envolvidos analisaram diversos ângulos da execução e do debate experiências foram registradas para incorporação de novas atividades e aprimoramento de metodologias. Além da busca de aperfeiçoamento, a proposta foi que a de que a execução do projeto piloto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue possa permanecer como referência duradoura para as ações de combate ao mosquito, em cada município participante.

Aberto ao público, o fórum foi fruto de parceria e responsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS). Contou com a presença de coordenadores municipais do Projeto: José Rodrigues, Marta Maia e Patrícia Farias; coordenadoras estaduais: Zilda Torres (enfermeira e técnica da diretoria de Vigilância Epidemiológica /SESAB) e Maria Cristina Mota Leal (Projeto GetDengue – FLEM).

De último para o 3º lugar – “Em Senhor do Bonfim estamos avaliando a mobilização social contra a dengue, um projeto de governo iniciado em agosto/2010, que envolveu 10 municípios, inclusive Bonfim. No primeiro momento tivemos dúvidas, achamos que o município não teria pernas para desenvolver o projeto. Mas fomos surpreendidos, o município evoluiu no projeto e considero que tenha sido o melhor entre os 10 municípios envolvidos. De último lugar no ranking dos desenvolvimentos de ações contra a dengue, Bonfim saltou para terceiro colocado, estando atrás só da capital Salvador e de Itabuna”, elogiou a coordenadora estadual Zilda Torres.

Representantes de instituições públicas, privadas, do terceiro setor e participantes da Mobilização foram homenageados pela ação de responsabilidade social em apoio ao Projeto. , já que todas as parcerias foram fundamentais para o sucesso do projeto. A secretária de Infraestrutura Auzeneide Nunes avaliou a importância da longa campanha pela participação da população nos bairros visitados: “A parceria com as comunidades, agentes de endemias, agentes comunitários e voluntários mostrou uma população consciente do perigo da dengue. Passaram a denunciar terrenos com lixo ou materiais que pudessem ser foco da dengue. Nosso trabalho está sendo reconhecido”.

Homenageados – Vários protagonistas que se destacaram na campanha receberam homenagem na reunião, por si ou por suas entidades: Luiz Carlos (Embasa), Leonardo Assis (Correios), Viviane Braz – (pela Administração e Planejamento), Deisiane do Nascimento (UNEB), Núbia Malta (mandato do Vereador Otavio Xisto (Tavinho), Cleusa Maria (Vigilância. Sanitária), Irmã Tereza Cristina (Sacramentinas), Maria das Neves (Semec), Emanoel José (28º Dires), Bárbara dos Santos (Câmara de Vereadores), Auzeneide Nunes (Infraestrutura), Gorete Braz (Integração), Olga Viviane (Lacen), Marcos Cardoso (Clinica Popular), Raimundo Freitas (Agricultura), Fátima Brasileiro (Assistência Social) Jorge Carlos (Schincariol, (Sara Daniela (Direc 28), e André Bonfim (Ascom).


* Secretário de Saúde vai a Salvador e prioriza Projeto de reforma e ampliação do Hospital Regional, que esta em fase de conclusão.

* Em audiência pública na Câmara de Vereador, Secretaria de Saúde, Lança o Protocolo de Serviço Medico.

* Evento realizado na Câmara de Vereadores, SESAB ao reavaliar Secretaria de Saúde de Senhor do Bonfim, reconhece como 3ª colocada no Estado em Combate e Prevenção da Dengue.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE