Prefeitura transfere bustos de Dr. José Gonçalves e de Dr. Antônio Gonçalves para suas praças


Este ano o Governo Cuidando de Nossa Gente decidiu preencher uma lacuna que o tempo deixou. Na manhã desta segunda-feira (20) o prefeito Paulo Machado, acompanhado de sua equipe de secretários e assessores, foi a público pôr fim a uma antiga questão: a localização equivocada do busto da personalidade histórica de Dr. José Gonçalves, erroneamente entronizado na Praça Dr. Antônio Gonçalves no ano de 1947.

Assunto findo – Para resolver a questão, Paulo Machado teve a iniciativa de encomendar ao artista plástico campo formosense Galego, um busto talhado em pedra, do médico humanitário Dr. Antônio Gonçalves para pôr na Praça Antônio Gonçalves e, assim, alçar no pedestal da Praça Dr. José Gonçalves a presença simbólica do advogado e destacado político do qual o logradouro leva o nome.

A missão foi cumprida a contento e a população bonfinense pôde presenciar a correção. A cerimônia contou com a presença do vice- prefeito Aurélio Soares, do comandante do 6º BPM, coronel César Salgado, da professora Olga Campos de Menezes, do ex-deputado estadual Paulo Braga e da veneranda Araguacy Gonçalves, viúva de Ulisses Gonçalves (irmão do admirado médico, famoso pelos seus atos de caridade). “Um padrão de honestidade e sabedoria. Senhor do Bonfim está de parabéns pela grandeza deste gesto que homenageia este grande homem, grande baiano e brasileiro que foi Antônio” – afirma Araguacy.

Memórias – O presidente da Academia de Letras de Senhor do Bonfim (Aclasb) e assessor de Relações Institucionais da Prefeitura Municipal José Gonçalves também compareceu ao evento. Conhecedor da história dos ilustres homenageados, José aproveitou o momento e discorreu sobre o patriarca da família Gonçalves. “Podemos falar da grande liderança política que Dr. José Gonçalves foi nestas terras. Ele, que assumiu o governo do Estado em um momento muito difícil da vida política baiana que passava da Monarquia para a República. Pode-se afirmar que o político teve o mesmo papel que Floriano Peixoto desempenhou, a nível nacional na consolidação da República” – destacou.

Curiosidade – Ainda de acordo com o presidente da Aclasb, o busto de Dr. José Gonçalves é o único existente na região. “Não se tem conhecimento de outro, além de uma réplica do que se encontra em Senhor do Bonfim. A réplica está no memorial dos governadores, no Palácio Rio Branco, em Salvador” – informou.

Importância do ato – Respondendo a eventuais críticas em relação a esta iniciativa, o Prefeito falou ao público presente. “As pessoas dizem: ‘Que coisa simplória! Um governo perder tempo em colocar um busto em uma praça e inaugurar um novo’. Só mesmo as mentalidades tacanhas não percebem o alcance deste gesto. Primeiro se faz uma correção histórica e o governo tem o papel educador de fazer com que seu povo acompanhe ao longo de sua história aqueles que contribuíram para a grandeza dela. E segundo, é um cuidado com detalhes que são mínimos, mas que elevam a alma de nosso povo. Este é o compromisso de qualquer governo e não poderíamos nos omitir” – rebateu Paulo Machado.

Ano Municipal Dr. José Gonçalves – A transferência dos bustos é uma de algumas das iniciativas que o Governo Cuidando da Nossa Gente deve promover ao longo de 2011, em comemoração ao centenário do patriarca Dr. José Gonçalves, que ocorrerá em agosto.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE