Convênio entre instituições leva empreendedorismo e ciência à escola


Visando desenvolver projetos que venham trazer benefícios para a educação do município de Senhor do Bonfim, foi celebrada nesta terça-feira (19), no auditório da Creche e Escola Francesco Galli um convênio entre o Governo Cuidando da Nossa Gente, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e a Fundação São Francisco de Senhor do Bonfim.

O cerne – O intuito da parceria é desenvolver, inicialmente na Creche Escola Francesco Galli, administrada pela Fundação, o projeto Empreendedorismo e Ensino da Ciência, idealizado pela Univasf. O objetivo é fazer aplicações de ensino-aprendizagem na prática cotidiana das comunidades interna e externa à Creche Escola e disponibilizar aos professores e alunos do Ensino Fundamental I, subsídios sobre Educação Empreendedora e da Ciência, que poderão ser trabalhados nas salas de aula de forma construtiva.

“Isso é muito interessante por que a universidade se dedica ao Ensino, à Pesquisa e, sobretudo à Extensão. A Extensão leva os conhecimentos produzidos dentro dos seus quatro muros para toda a sociedade. Então, a Univasf sai dos seus muros, vem até Senhor do Bonfim onde ela já está presente oferecendo cursos à comunidade, e assim faz essa parceria com a Fundação São Francisco. As crianças vão poder se apropriar de tecnologias simples, mas que as coloca na rota do empreendedorismo, da criação e da tecnologia. Isso só vem a enriquecer a educação municipal e o crescimento individual de cada criança que utilizará essa escola ou até mesmo o bairro em futuras parcerias – afirmou o Prefeito Paulo Machado.

A proposta também consiste em instigar nos alunos da Creche Escola e adjacências a consciência sobre a importância da organização social e empresarial que poderão ser desenvolvidas a partir do despertar do empreendedor . A idéia é estender essas atividades para demais instituições de ensino do município.

“A gente pretende expandir. A escola em tempo integral Nívea Seixas será o segundo passo da implantação do projeto no município de Senhor do Bonfim e nas demais escolas que trabalham com o programa Mais Educação do governo federal. Então, esse é um projeto que desenvolve no aluno, através da ciência e da pesquisa, o gosto de ser um empreendedor. Por exemplo, o aluno sonha em abrir uma padaria, então ele vai trabalhar desde criança, dentro da escola, a disciplina Educação Empreendedora e Econômica a concepção do sonho dele e da vontade demonstrada por ele em se tornar um empreendedor” – explanou a secretária de Educação Maria das Neves.

Palestras e workshop – Para a apresentação das propostas do projeto Empreendedorismo e Ensino de Ciências foi realizado pela manhã uma palestra ministrada pelo Pró-Reitor de Integração da Univasf Deranor Gomes de Oliveira. À tarde, o secretário de Interiorização da Univasf, o professor Manoel Messias apresentou a proposta do Museu da Ciência da Vida (Projeto LAPECIV – Laboratório de Pesquisa de Ciências da Vida) e o Pró-Reitor promoveu posteriormente uma oficina sobre Educação Empreendedora.

Exposições – Estudantes do curso de Medicina Veterinária da Univasf estiveram presentes no evento à frente do Museu da Ciência da Vida e Museu Itinerante de Anatomia Animal. Neles o público presente pôde conferir a anatomia humana e animal.

“O Museu Itinerante é desenvolvido pelos alunos em conjunto com os professores de Medicina Veterinária da Univasf. O projeto consiste em levar o nosso acervo, composto de peças anatômicas empalhadas (conservadas em formol) e esqueletos para escolas públicas e para a população carente pra mostrar um pouco do que a gente faz na universidade. Também conscientizamos as pessoas sobre a responsabilidade que se deve ter com os animais e a preservação da natureza” – ressaltou Carolina Machado, estudante de Veterinária.

Presenças – Estiveram presentes no evento Helder Amorim (diretor da Direc 28), Dr. João Soares (presidente do Conselho Curador da Fundação São Francisco de Senhor do Bonfim), Eliane Conceição (presidente do Conselho da Criança e Adolescente de Senhor do Bonfim), o vereador Carlos Bernardes (Biro-Biro), os secretários de governo Claudio Nunes (Indústria e Comércio), Ivomar Gitânio (Cultura) e Auzeneide Nunes (Infraestrutura).

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE