Governador assina termo do Pacto com Municípios em Senhor do Bonfim e inaugura Polo da UNIVASF




Primeira Turma De Ciências da Natureza



Wagner e Brasileiro participam da assinatura do Todos pela Escola em Senhor do Bonfim



O governador da Bahia, Jaques Wagner, e o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, participaram nesta quinta-feira (11), em Senhor do Bonfim, da assinatura do Pacto do programa Todos pela Escola, encontro que contou com a presença de 22 prefeitos e diversas autoridades, dentre elas o secretário de Educação, Osvaldo Barreto. A cerimônia aconteceu no Centro Cultural Ceciliano Carvalho, no centro da cidade.

O pacto foi o primeiro compromisso dos gestores municipais e do Estado com o programa Todos pela Escola, que objetiva a alfabetização de todas as crianças de escolas públicas baianas de até oito anos. No total, 214 prefeituras já aderiram ao pacto e a meta é ampliar esse número para os 417 municípios baianos.

O governador Jaques Wagner destacou que o programa Todos pela Escola vai ajudar a fazer com que a educação não vire discurso. “Este é um programa de parceria com as prefeituras. O Estado e as prefeituras estão juntos nessa iniciativa para promover o desenvolvimento educacional das nossas milhares de crianças baianas. É com esse tipo de ação que nós conquistamos cada vez mais força para superar os problemas e este é apenas o começo”, assegurou Wagner.

O secretário Carlos Brasileiro ressaltou que o programa vai melhorar a vida de milhares de crianças, que aprenderão a ler, interpretar e a entender funções matemáticas em um menor tempo possível e com uma metodologia atualizada. “O Todos pela Escola vem reforçar a melhoria no Ensino Fundamental e garantir a permanência das crianças na sala de aula para que elas tirem o máximo de aprendizado possível, pois é o futuro delas que está em jogo”, afirmou Brasileiro.

Para o prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, a assinatura do pacto e a inauguração do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) “consolidam Bonfim como pólo educacional e fixam os nossos jovens na nossa terra, construindo uma nova face, muito mais rica, para a educação regional e bonfinense. “Além disso, essas ações mostram a presença, cada vez mais próxima, do Estado nos Ensinos Fundamental e Superior”, acrescentou Machado.

Os municípios têm por responsabilidade assumir a implantação dos cantinhos de leitura em sala de aula, com apoio do Estado, além de ofertar refroço escolar para os estudantes e garantir a participação dos educadores nas formações oferecidas pelo governo estadual. Já o Estado, cabem a produção e distribuição de livros e materiais pedagógicos para professores e estudantes da alfabetização de todas as escolas, além da formação dos professores formadores e alfabetizadores.

Univasf - Antes da assinatura do pacto, Wagner e Brasileiro participaram da inauguração do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco em Senhor do Bonfim. A instituição de ensino superior já atende mais de 150 alunos da região no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. O curso, que começou a funcionar em agosto de 2009 em instalações cedidas pelo Instituto Federal (IF), hoje, já possui matriculados 157 alunos. Dotado de sete laboratórios, dez salas de aula, biblioteca, auditório entre outros equipamentos, o campus custou mais de R$ 3,5 milhões.

Conquistas - Na oportunidade, o governador autorizou a construção do aeroporto regional de Senhor do Bonfim, que deve ficar no distrito de Quicé. Wagner e o prefeito Paulo Machado também entregaram a chave de um trator para a associação dos produtores de leite de Quicé. O governador ainda adiantou que a presidenta Dilma Rousseff anunciará, na próxima terça-feira (16), a vinda de mais duas universidades para a Bahia, uma no Oeste e outra no Sul do estado, além da criação de nove Institutos Federais Tecnológicos (IFETs).

ASCOM / SEDES
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE