POLICIAIS MILITARES CAPTURAM COBRA NA ÁREA URBANA DE BONFIM

Por volta das 13h00min dessa terça-feira (30/08), dois policiais: Márcio José e Damião Borges conseguiram recapturar uma jibóia, com aproximadamente 2 metros de comprimento, entre os bairros Umburana e Marista, em um matagal, após captura a cobra foi encaminhada para o IMA, Instituto do Meio Ambiente, para ser readaptada ao seu habitat natural.



A jibóia (Boa constrictor) é uma serpente de médio ou grande porte, não-peçonhenta, da Família Boidae.
É uma cobra muito pacífica e extremamente lenta. Pode demorar até 1 hora para percorrer uma distância de 500 metros. Apesar de varias lendas citarem jibóias imensas, essa espécie geralmente não ultrapassa os 4 metros de comprimento. Seu peso pode atingir os 40 kg.
As jibóias são carnívoras, em seu cardápio encontram-se aves e roedores de pequeno ou médio porte, lagartos grandes, outras serpentes e mamíferos de pequeno porte. Têm hábitos noturnos, mas eventualmente agem durante o dia. Como não possui peçonha (presa que inocula o veneno), a jibóia mata suas presas por constrição, ou seja, após o bote, no qual a serpente objetiva prender o animal, ela se enrola em torno da vitíma contraindo sua forte musculatura e a estrangula, causando a morte por sufocamento. Costuma engolir sua presa pela cabeça. Quando a presa é grande, a jibóia pode entrar em letargia, ou torpor, tempo no qual fica parada para digerir o alimento. O período de letargia pode durar semanas ou até meses
Fonte: infoescola.com
Reportagem: Maravilha Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE