Profissionais da Saúde definem propostas em Conferência


Todos pelos SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro, esta foi a temática da 3ª Conferência Municipal de Saúde promovida nos dias 09 e 10 de agosto pela Secretaria de Saúde de Senhor do Bonfim (Semus), Governo Cuidando de Nossa Gente.
O evento atraiu para o auditório da Câmara Municipal de Vereadores diversos profissionais da área, dentre eles: agentes de saúde, enfermeiros, técnicos e estudantes de enfermagem, farmacêuticos, médicos e auxiliares de consultórios dentários que analisaram as conquistas e perspectivas da saúde pública do município, no intuito de buscar um entendimento conjunto entre Poder Público e sociedade civil na projeção de ações capazes de promover melhorias e no bem-estar social.
O prefeito Paulo Machado e seu vice Aurélio Soares compareceram à abertura do evento. O gestor fez questão de agradecer a cada servidor presente e à Semus pelos trabalhos e pelas melhorias investidas na saúde pública de Senhor do Bonfim.
Palestras – O subsecretário da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Washington Abreu abriu a rodada de palestras abordando o tema: Acesso e acolhimento no SUS: desafios na construção de uma política saudável e sustentável. A coordenadora de projetos especiais da Sesab Luciana Peixoto falou sobre: Políticas públicas, políticas de saúde e seguridade social – Os desafios da implementação dos princípios da Universalidade, integralidade e equidade no SUS. O representante da Fundação Estadual de Saúde da Família Tiago Fontana discutiu: Os desafios da gestão do SUS para a reorientação do sistema de saúde: Intersetorialidade, financiamento, pacto pela saúde, relação público x privado, gestão do sistema, gestão do trabalho e da educação em saúde.
Estadual e Nacional – “O que for discutido aqui será levado para a 8ª Conferência Estadual de Saúde e posteriormente para a 14ª Conferência Nacional de Saúde. Pensando nisso estamos discutindo políticas públicas não só para Bonfim, como também para a microrregião” – afirmou Angeli Matos, coordenadora de Atenção Básica do município.
Pontos de discussão – Para o estabelecimento de propostas para definir tais políticas foram definidos quatro eixos de discussão. Os grupos de trabalho formados refletiram sobre os seguintes pontos: Políticas públicas, política de saúde e seguridade social; Participação, controle social e incremento à ação comunitária; Desafios da gestão do SUS para a reorientação do sistema de saúde e Acesso e acolhimento no Sistema Único de Saúde.
“As propostas servirão para enriquecer o grande desafio que é o Sistema Único de Saúde que hoje é considerado o maior do mundo. Esse sistema não tem só benesses, mas também muitos desafios, por isso esta plenária está sendo realizada, porque o estado quer ouvir a opinião do povo e as dificuldades enfrentadas neste sentido” – disse Francisco Lustiago, secretário de Saúde.
Propostas elaboradas – Os debates promovidos entre os grupos de trabalho geraram um compêndio de 32 propostas, dentre as quais destacam-se: a elaboração de uma política de rede hospitalar para o Território; implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador; elaboração e implantação de política de fortalecimento e sustentabilidade do Hospital Regional de Senhor do Bonfim; consolidação dos conselhos locais de saúde e criação dos Conselhos Distritais; elaboração do Plano de Cargos, Carreira e Salários para trabalhadores do SUS nos níveis municipal, estadual e federal, implantação de um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador; Novos PSFs; Ouvidoria do SUS; implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e interiorização das ações da Saúde com o objetivo de facilitar a acessibilidade da comunidade da zona rural aos serviços.
ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE