Juventude do Piemonte Norte realiza 2ª Conferência Territorial em Bonfim


Senhor do Bonfim sediou na última sexta-feira (22), no campus do IFBaiano a 2ª Conferência Territorial da Juventude. Sob o tema Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos os conferencistas, distribuídos em 10 grupos de trabalho abordaram assuntos concernentes ao Plano Estadual da Juventude, tais como: Emancipação; Autonomia juvenil; Bem-estar juvenil - Saúde e vida segura; Desenvolvimento da cidadania e Organização juvenil - desporto, lazer e meio ambiente, entre outros.

“O que é que a juventude espera da microrregião? O que é que a juventude tem para propor em relação a melhorias para a microrregião? Ao dar nossa contribuição ao Território sobre essas discussões, com certeza tivemos um debate rico para começar a percorrer as metas para a aguardada etapa estadual” – disse a presidente do Conselho Municipal de Juventude de Senhor do Bonfim, Fabrícia Tenório.

Resoluções – Estas são as propostas levantadas pelos grupos de trabalho (que contaram com a participação do presidente do Conselho Estadual de Juventude Juremar de Oliveira, do conselheiro municipal de Juventude de Juazeiro, Stallone Araújo e de representantes da União da Juventude Socialista): Incentivo a projetos culturais que compreendam um programa de formação de platéia e criação de espaços públicos para a produção cultural dos jovens, no intuito de proporcionar a inclusão social de todos os segmentos juvenis; Garantia e apoio a participação juvenil na elaboração das Políticas Públicas na área da Saúde; Disponibilização de espaços gratuitos nos meios de comunicação e aproveitamento dos existentes, para a divulgação das políticas públicas e dos direitos dos jovens, dentre outras.

Na plenária final também foram apresentados os delegados eleitos para 2ª Conferência Estadual de Juventude. Daniel Maia, representante do Conselho de Juventude de Filadélfia foi eleito para 2ª Conferência Nacional de Juventude, que ocorrerá em Brasília.

Expectativas – O representante da Secretaria Estadual de Relações Institucionais Vladimir Costa Pinheiro, coordenador de Políticas Públicas de Juventude falou sobre os trabalhos da conferência: “O Território Piemonte Norte do Itapicuru teve uma excelente mobilização na primeira etapa da conferência, que foram as etapas municipais. Grande número de jovens participou; quase todos os municípios do Território realizaram suas conferências municipais, por isso as expectativas são as melhores possíveis. Sabemos que existe uma mobilização dos jovens pela garantia dos seus direitos e acreditamos que se agirmos juntos e de forma igualitária garantiremos hoje os direitos dessa geração que, no futuro, dará o rumo do nosso País” – enfatizou.

Próximos passos – Agora a caravana da juventude que seguiu viagem para Jacobina neste sábado e agora está em Irecê se prepara para realizar a Conferência Territorial de Eunápolis e Ilhéus, que acontecerá no próximo dia 29.

Acompanhe o calendário das próximas Territoriais:

30/09 – Itapetinga e Valença
01/10 – Vitória da Conquista e Amargosa
02/10 – Jequié e Cruz das Almas
06/10 – Brumado
07/10 – Macaúbas
08/10 - Itaberaba
09/10 – Ipirá e Feira de Santana
13/10 – Santa Maria da Vitória e Paulo Afonso
14/10 – Barreiras e Ribeira do Pombal
15/10 – Ibotirama e Alagoinhas
16/10 – Seabra e Serrinha
20/10 – Camaçari
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE