Bonfim é a segunda cidade do país a capacitar moto-taxistas


O Governo Cuidando da Nossa Gente através da Diretoria Municipal de Trânsito (DMTrans) e parceria com a Escola Pública de Trânsito (Eptran), realizou na manhã desta segunda-feira (3) aula inaugural do curso para moto-taxistas e moto-fretistas no Colégio Democrático Tancredo Neves – Codetan.

Senhor do Bonfim é o segundo município baiano a ser contemplado com esse curso. Segundo o Coordenador de Ensino das Eptrans, Roberto Ferreira, a cidade já tem uma relação enorme de solicitação de matrícula. “Vamos ter curso esse mês em Bonfim e espero com isso melhorar o atendimento ao cliente, corrigir falhas e preservar as normas de segurança, já que os moto-taxistas exageram um pouco no trânsito”, promete o coordenador.

A lei – Conforme a Resolução nº 350, que institui o curso especializado obrigatório, o objetivo é capacitar profissionais em transporte de passageiros (moto taxistas) e em entrega de mercadorias (moto-fretistas) que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas. O curso será ministrado a 280 moto-taxistas cadastrados e padronizados, sem custos, durante todo o mês de outubro em Senhor do Bonfim.

O curso – Ministrado por profissionais da Eptran, o curso tem 30 horas de carga horária e conta com disciplinas referentes à Ética e Cidadania, Legislação Básica, Gestão de Risco, Segurança da Saúde, Transporte de Pessoas e Prática de Pilotagem. A primeira turma conta com 18 alunos pela manhã e 28 pela tarde. Vale salientar que o Detran baiano é o único no Brasil a desenvolver um curso para esta finalidade. Anteriormente, apenas o município de Vera Cruz capacitou condutores de duas rodas.

Para o moto-taxista Fábio dos Santos, 30 anos de idade e nove de profissão: “O curso é valido, para educar e instruir o profissional que respeite as leis de trânsito e que queira tratar melhor o seu passageiro. Assim vamos melhorando nosso jeito de trabalhar e a maneira como as pessoas vêem o nosso trabalho”.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE