Bonfim terá unidade industrial de beneficiamento de leite


Os secretários de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Carlos Brasileiro, e de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Wilson Brito, anunciaram hoje (04) a implantação, em Senhor do Bonfim, de uma Unidade Industrial de Beneficiamento de Leite. O investimento do governo estadual será de R$ 624 mil e vai possibilitar o processamento de até 10 mil litros por dia. O empreendimento vai beneficiar e movimentar todo o polo leiteiro da região, contemplando mais de 1,5 mil produtores do Território Piemonte Norte do Itapicuru.

A assinatura do convênio para Implantação da Unidade aconteceu nesta terça-feira, em Salvador, por representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim (Comasb). “A implantação deste importante empreendimento, além de gerar renda e movimentar a economia da região, vai consolidar a região de Senhor do Bonfim como polo de produção leiteira”, destacou o secretário Carlos Brasileiro.

O presidente da cooperativa, José Ranulfo Guimarães, afirmou que esta é uma grande vitória, sobretudo para os pequenos produtores. “Antes a produção era destinada diretamente ao mercado local e não havia garantia de retorno. Com a chegada do laticínio, os produtores vão agregar valor ao produto e terão a certeza de venda. O Governo do Estado já se comprometeu com a compra de 30% da produção que será destinada à merenda escolar”, citou.

A unidade industrial será construída às margens da BR 407, após a subestação da Chesf, em Bonfim. O secretário municipal de agricultura, Raimundo Freitas, afirmou que o próximo passo será o lançamento de editais para a construção e compra de equipamentos. Ele citou que a planta será modular e os produtos que serão industrializados contarão com uma marca própria. Além do leite embalado, a unidade poderá fabricar iogurtes, manteiga, queijos, entre outros produtos lácteos.

Para o secretário Wilson Brito, com o início das operações da unidade, o mercado do leite e de seus derivados vai ganhar impulso significativo na região. “O município possui um alto potencial da cadeia leiteira. Com a organização das atividades, os produtores vão garantir mais produção e renda”, afirmou. Também estiveram presentes na assinatura o presidente da Câmara de Senhor do Bonfim, João Carlos Bernardes (Biro-Biro), e o superintendente da CAR, Dernival Oliveira.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE