Lions recebe governador e empossa acadêmico em Senhor do Bonfim


Em noite de confraternização no salão de eventos do Hotel Novo Leste, em recepção ao governador Paulo Sérgio de Azevedo Libório, com jurisdição no Estado da Bahia, o Lions Clube Vila Nova Senhor do Bonfim reuniu ontem a fina flor de seus leões e domadoras e deu posse ao mais novo membro, José Gonçalves do Nascimento, atual presidente da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim.


Projeto – A solenidade, farta de cerimônias leonísticas comportou a distribuição de medalhas pelo governador aos companheiros do clube de serviço. Houve distinção a membros do Lions de Campo Formoso, discursos do presidente local Paulo Bezerra dos Santos e do vice-prefeito Aurélio Soares que fez brilhante peroração representando o prefeito Paulo Machado. Foi feito o lançamento de projetos que beneficiam a comunidade bonfinense. Dentre estes, destaca-se o plantio de árvores que será realizado pelo Lions Vila Nova e um interessante projeto de combate ao mosquito da dengue, mostrado em vídeo e já testado com êxito em município paulista.


Do bem – Ao discursar em sua posse, José Gonçalves empreendeu uma viagem às origens históricas e doutrinárias do próprio Lions. Dimensionou em números e qualidade o quadro de leonino que leva vida, esperança e alegria a milhões de pessoas esparsas nos quatro cantos do planeta. Mostrou o legado deixado pelo fundador Melvin Jones, “o empresário sonhador de Chicago” que rompeu o círculo fechado e individualista do mundo dos negócios, para lançar-se despretensiosamente no serviço aos seus semelhantes. Gonçalves iluminou a “rede de parceiros e colaboradores, homens e mulheres de boa vontade, que ao longo dos anos, e por toda parte, têm contribuído para o bom êxito das campanhas a que são convocados” como “emissários do bem”.


Resposta – A fala do empossado calou fundo entre membros do fórum que se multiplicaram em referência às qualidades do novo associado. O governador foi um dos que proclamaram o bom conhecimento do Lions demonstrado por Gonçalves, que pertinentemente tratou de cultura solidária e do que possa melhorar a vida das comunidades e dos seus semelhantes.


Alguns conteúdos da fala de José Gonçalves

* “Que tal se os homens que têm sucesso devido à sua energia, inteligência e ambição, usassem seus talentos para melhorar suas comunidades?” perguntou um dia Melvin Jones.

* Em 1945 representando o Lions Clube na Conferência Internacional, Melvin Jones foi consultor convidado da Organização das Nações Unidas (ONU), o órgão mundial responsável pela garantia da paz, do desenvolvimento e do direito dos povos.

* O exemplo de Jones, cujo lema era: “você não pode ir muito longe, enquanto não começar a fazer algo pelo próximo”, não apenas enobrece a família leonística, como também eleva o gênero humano, na sua vocação natural para o amor, a solidariedade e o bem comum.

* A árvore boa cresceu e frutificou. O Lions é, hoje, a maior organização não governamental do mundo, com mais de 1,4 milhões de membros, distribuídos em aproximadamente 43 mil clubes, e cobrindo mais de 200 países.

* O foco maior das atividades do Lions Internacional é a conservação da visão, embora outras ações venham sendo perseguidas, a exemplo dos programas de prevenção contra as drogas e as diabetes, para citar apenas alguns.

* Há em curso a Campanha da Visão em Primeiro Lugar, a Sight First, que levanta fundos para investir na cura e prevenção de 40 milhões de casos de cegueira, no mundo, hoje existentes e preveníveis. Com o recurso arrecadado, hospitais de olhos já estão sendo construídos em lugares de maior necessidade. Só na Índia mais de 300 mil cirurgias de cataratas já foram efetuadas.

Além de representantes das maçonarias de Bonfim e Campo Formoso, várias personagens da vida social bonfinense estiveram presentes no acontecimento que terminou num lauto jantar. Antonio Olímpio, Jonilton Costa, Osvaldo Henrique, entre convidados, leões, domadoras, leonitos (as) etc .
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE