Conferência Nacional de Segurança Alimentar começa na próxima segunda em Salvador

A Bahia vai sediar, a partir da próxima segunda-feira (07), a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN). Cerca de duas mil pessoas de todos os estados do país participam do evento, durante quatro dias, no Centro de Convenções, em Salvador. Com o tema “Alimentação Adequada e Saudável: direito de todos”, o encontro será o momento do pacto pela soberania e segurança alimentar e pela promoção do direito humano à alimentação adequada no Brasil. A cerimônia de abertura acontece a partir das 19h.

A Conferência é realizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e o Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). O encontro buscará construir compromissos para efetivar o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, previsto no artigo 6º da Constituição Federal, e promover a Soberania e Segurança Alimentar por meio da implementação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nas esferas de governo e com a participação da sociedade.

Participarão da 4ª CNSAN delegados e convidados que atuam no campo da Segurança Alimentar e Nutricional (órgãos públicos, movimentos sociais, ONGs, entidades religiosas, povos e comunidades tradicionais, sindicatos, conselheiros, entre outros). A Bahia será representada por 81 delegados eleitos na Conferência Estadual, além de três conselheiros nacionais baianos e 23 convidados. Esta será a Conferência que também reunirá o maior numero de participantes e convidados internacionais.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, a escolha da Bahia como sede da Conferência Nacional está associada ao processo construído pelo governo baiano e sociedade civil, de implementação do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), além da implantação de um conjunto de programas que contribuíram na promoção da segurança alimentar e no fim do pesadelo da fome de mais de 1,3 milhão de baianos. Na Bahia, foram realizadas 19 conferências territoriais, que foram preparatórias para a Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que aconteceu em setembro.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE