Sedes garante água a 29 comunidades em Bonfim

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) garantirá, através da Coordenação de Defesa Civil, o abastecimento de água de 29 comunidades em Senhor do Bonfim, que se encontra em situação de emergência devido à estiagem. Serão fornecidos, através de carros-pipa, 2,3 milhões de litros de água, nos próximos 90 dias.

O convênio para o fornecimento de água já foi autorizado, totalizando R$ 36,1 mil, e garantirá 273 viagens, cada uma com abastecimento de nove mil litros. As comunidades atendidas por carros-pipa ficam nas regiões de Tijuaçu, Quicé e Igara. A Defesa Civil também realizará serviços de limpeza de aguadas.

Cisternas - De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro, a ação é emergencial e temporária, destacando que ações duradouras para garantia de água nas comunidades serão tomadas nos próximos meses. A Sedes vai construir, apenas no município de Bonfim, 674 cisternas de consumo somente em 2012, beneficiando centenas de famílias na zona rural. Em toda a microrregião, serão 4,5 mil cisternas construídas no próximo ano.

“Vamos implantar medidas que garantam a água durante todo o ano para milhares de famílias da região que ainda enfrentam problemas em função dos períodos de seca”, afirmou Brasileiro, ao destacar a importância das cisternas para o semiárido. A água de qualidade, que chega nos períodos chuvosos, é captada através de calhas instaladas nos telhados das casas, e direcionado para os reservatórios, em geral com 16 mil litros, volume suficiente para o abastecimento de uma família de cinco pessoas.


ASCOM/SEDES
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE