Ação Social realizou ceia com pessoas socialmente vulneráveis


A fila de mesas coladas no centro do salão do Círculo Operário formou uma mesa só. E mais de 40 famílias de moradores de rua, catadores e pessoas de baixa renda fizeram a ceia de fim de ano no estilo que a maioria da sociedade realiza nessas ocasiões. Trocaram idéia entre e si e com autoridades da sociedade e do município. Todos escolheram as comidas de sua preferência e foram servidos pelos principais membros da Secretaria de Ação Social.
O objetivo é fazer essa aproximação com freqüência “se possível mensal e não somente no fim de ano”, explicou a titular da Secretaria, Camila Libório Machado, enquanto atendia Jones e João que queriam ser fotografados também com ela. A mistura da clientela de pessoas socialmente vulneráveis com autoridades, líderes religiosos e de movimentos de assistência social é útil para somar mais integração, reforçou Dr. Aurélio. O Prefeito Paulo Machado citou a confraternização indiscriminada com as pessoas e especialmente com os que mais precisam de apoio: “As lições de vida exigem que não ignoremos os nossos irmãos em qualquer situação de risco social. Dividir o pão e fazer a ceia em comum é um dever de cidadão e obrigação dos governos”.
Da ceia participaram pedintes, pessoas que já estão cadastradas e recebem auxílio regular, mas também gente como dona Odete que confessou: “Estou aqui procurando um jeito de trazer um parente meu que precisa de regeneração. Vim só pra dizer a ele que aqui ele vai ser bem recebido e pode se regenerar”.
A ceia permitiu o encontro e reencontro de pessoas de classes sociais diferentes. As rodas com Carlos de Tijuaçu, catadores, Leandro Feitosa, Solange, viventes em barracos das proximidades do Terminal Rodoviário, Lúcia Teixeira e usuários de álcool em regime de tratamento duraram três horas de convívio fraterno. À vontade todos cantaram, dançaram e fizeram orações e projetos de vida. Uns querem se recuperar de dependência química, outros reconstituírem a família e se integrarem socialmente – finalidade da Secretaria Municipal de Ação Social.

ASCOM BONFIM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE