sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

AS MATRÍCULAS EM ANDORINHA CONTINUAM ATÉ O DIA 18 DE JANEIRO


A Prefeitura de Andorinha através da Secretaria Municipal de Educação avisa aos Senhores pais e alunos que a matrícula do ano letivo de 2011 acontecerá até o dia 18 de Janeiro. O Prefeito Agileu Lima e o Secretário de Educação Romero Falcão pedem aos responsáveis que procurem suas referidas escolas, ou na secretaria Municipal de Educação, levando consigo os documentos do(s) aluno(os) para a devida efetivação. Matricule e garanta um futuro melhor para o(s) seu(s) filho(os).

ASCOM ANDORINHA

Correios devolve dinheiro da taxa de inscrição do concurso


A partir do dia 10 de janeiro e até 11 de abril, os candidatos inscritos no Concurso Público dos Correios nº 600 620/2009, cuja revogação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 14/12/10, poderão comparecer a uma agência dos Correios, exclusivamente no seu horário de funcionamento, para receber o dinheiro. Somente as agências próprias estarão habilitadas para fazer o ressarcimento.

Tribuna

Lâmpadas incandescentes devem ser retiradas do mercado até 2016


As lâmpadas incandescentes comuns serão retiradas do mercado paulatinamente até 2016. Portaria interministerial de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia e Indústria e Comércio regulamentando a retirada foi publicada no Diário Oficial da União. A finalidade é que elas sejam substituídas por versões mais econômicas.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a medida é fruto de um longo processo de negociação com setores da sociedade, por meio de consulta pública via internet e de audiência pública.

Técnicos do ministério estimam que a medida, publicada ontem (6), aliada a outra portaria que trata do Programa de Metas das Lâmpadas Fluorescentes Compactas, trará ao país uma economia escalonada até 2030 de cerca de 10 terawatts-hora (TWh/ano). Equivale a mais do que o dobro conseguido com o Selo Procel, utilizado atualmente.

Conforme detalhado na portaria, fazem parte da regulamentação as lâmpadas incandescentes de uso geral, exceto as incandescentes com potência igual ou inferior a 40 Watts (W); incandescentes específicas para estufas – de secagem e de pintura – equipamentos hospitalares e outros; incandescentes refletoras/defletoras ou espelhadas, entre outras.

De 30 de junho de 2012 até 30 de junho de 2016 – a não ser que surja uma nova tecnologia que permita às lâmpadas incandescentes se tornarem mais eficientes – esse tipo de produto será banido do mercado, segundo técnicos do Ministério de Minas e Energia.

No mercado brasileiro existem 147 modelos de lâmpadas incandescentes etiquetadas, de quatro fabricantes diferentes. Estima-se que a lâmpada incandescente seja responsável por aproximadamente 80% da iluminação residencial no Brasil. O mercado brasileiro consome atualmente cerca de 300 milhões de lâmpadas incandescentes e 100 milhões de lâmpadas fluorescentes compactas.

Christina Machado
Repórter da Agência Brasil

Prazo para renovação da matrícula na rede estadual termina nesta sexta-feira

O prazo para renovação da matrícula na rede estadual termina nesta sexta-feira (7). Para realizar a transferência os interessados devem comparecer na Unidade Escolar de interesse entre os dias 18 e 21 de janeiro.

Em 24 e 25 será divulgado o resultado do sorteio eletrônico da Educação Profissional (cursos subseqüente e concomitante) – a matrícula deve ser realizada na escola onde o aluno foi contemplado

Já a matrícula para alunos que desejam ingressar na rede estadual em 2011, acontece nos dias 24 e 25 para o ensino fundamental e 26 e 27 para o ensino médio.

No ato da matrícula, o aluno deve comparecer à unidade de ensino; se menor de 16 anos, precisa ser representado pelos pais ou responsáveis, apresentando os seguintes documentos: original do Histórico Escolar ou atestado de escolaridade; original e cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade para fins de conferência; original e cópia do comprovante de residência e duas fotos 3 x 4 recentes. Para a Educação Profissional, é exigido, ainda, original e cópia do CPF.

O prazo para entrega das turmas do TOPA também encerra nesta sexta-feira

O prazo para entrega das turmas do Programa Todos Pela Alfabetização/TOPA encerra nesta sexta-feira (07/01). As Entidades dos movimentos sociais e sindicais deverão entregar as turmas formadas na DIREC12/Serrinha até a data informada.

Os Critérios para seleção de Coordenadores e Alfabetizadores são:

Coordenadores: Ter nível superior completo ou em curso e já ter participado da formação pedagógica do TOPA.

Alfabetizadores: Ter 2º grau completo e já ter participado da formação pedagógica do TOPA.

As aulas iniciarão dia 31 de janeiro de 2011.

CAMPEONATO BAIANO 2011


CATEGORIA PROFISSIONAL - EDIÇÃO 2011

FASE DE CLASSIFICAÇÃO

JOGOS DE IDA

1ª RODADA

15/01/11 - Sáb 17h00min 2/1 01 Feirense x Bahia de Feira - Alberto Oliveira

16/01/11 - Dom 16h00min 2/1 02 Fluminense x V. da Conquista - Alberto Oliveira

16/01/11 - Dom 16h00min 2/1 03 Camaçari x Juazeiro - Armando Oliveira

16/01/11 - Dom 16h00min 2/1 04 Ipitanga x Atlético - Pedro Amorim

16/01/11 - Dom 16h00min 2/1 05 Vitória x Colo Colo - Manoel Barradas

16/01/11 - Dom 16h00min 2/1 06 Serrano x Bahia - Lomanto Júnior

Site da Prograd informa sobre sistema de seleção do MEC: são 532 vagas (2011.1)

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB está disponibilizando, no site www.uneb.br/sisu, informações sobre as vagas oferecidas pela universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).
A página contém detalhes sobre o termo de participação da UNEB no Sisu, instruções sobre os cursos e turnos das aulas, documentos necessários para a matrícula, entre outras informações.
A instituição — primeira universidade estadual da Bahia a adotar o Sisu — está oferecendo 532 vagas para 46 opções de cursos de graduação em 12 campi da universidade, na capital e no interior do estado. Do montante de vagas, 40% são reservadas a candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas, conforme edital do processo seletivo.
“Mais uma vez a UNEB exercita seu pioneirismo em favor da sociedade. Entendemos que a democratização do acesso ao ensino superior passa por novos meios de ingresso nas universidades públicas e, por isso, firmamos essa parceria como MEC. O Sisu será mais uma oportunidade de ingresso na nossa universidade para os jovens de diversos municípios da Bahia”, avalia o reitor da instituição, Lourisvaldo Valentim.
Para concorrer às vagas, os interessados devem se inscrever nos dias 16 a 18 de janeiro, das 6h às 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente pelo site http://sisu.mec.gov.br. Os candidatos podem escolher até duas opções de cursos oferecidos pela UNEB. As inscrições são gratuitas.
O sistema do MEC fará a seleção dos inscritos de acordo com o desempenho que obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. A primeira chamada de candidatos selecionados e a matrícula na universidade estão previstas para segunda quinzena de janeiro.
“A administração da universidade, em diálogo com os departamentos, adotou o Sisu em caráter experimental. O objetivo é conhecer outros modelos de seleção e analisarmos o processo seletivo que mais se adequa ao perfil da UNEB”, conclui o pró-reitor José Bites (Prograd).

Informações: Prograd – tels. (71) 3117-2223 e 0800-071-3000.