sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ANDORINHA PRORROGA PERÍODO DE MATRÍCULAS

Matrículas Abertas!
Foi prorrogada a data da MATRÍCULA na Rede Municipal de Ensino em Andorinha A Matricula para Rede Municipal em Andorinha acontecerá até o dia 21 de Janeiro. A Prefeitura de Andorinha, e a Secretaria de Educação, pedem aos pais e responsáveis que se dirijam as unidades escolares levando consigo a documentação do aluno, de Segunda à Sexta, das 7:30h às 12hs, até o dia 21 de Janeiro.

ASCOM ANDORINHA

ANDORINHA PODERÁ RECEBER RECURSOS PARA MELHORIA NO SANEAMENTO



Andorinha recebeu ontem, dia 13 de Janeiro, a visita dos engenheiros da EMBASA, Leonardo Valente e Joana Oliveira, que iniciaram o diagnóstico e analise de viabilidade para a implementação do Projeto de Esgotamento da Sede do Município. Os engenheiros da EMBASA foram acompanhados por funcionários da Secretaria de Infra-estrutura que indicavam as áreas críticas e ruas que necessitam com urgência de uma intervenção estrutural. Leonardo e Joana se reuniram com o Prefeito Agileu Lima onde apresentaram no mapa, as áreas visitadas, e receberam do Gestor o suporte necessário durante a visita. Os recursos para implementação do Projeto deverão ser disponibilizados pelo Governo Federal após a confirmação da viabilidade da execução. Concretizando-o, Andorinha poderá receber recursos para a reformulação, extensão e construção da rede de esgoto na sede do município.

8º DIA DE NOVENA DO SENHOR DO BONFIM


NESTA SEXTA-FEIRA 14/01
05h00min Caminhada penitencial
07h00min Celebração da Santa Missa
19h30min Novena
Responsáveis: Vicentinos, Amigos do Seminário e Missionários leigos.
Tema: Confiando no Senhor do Bonfim clamamos vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. (Lc, 5, 1-11).
Convidados: Paróquia de Santo Antonio e São José Operário de jacobina, bancários e comunidade Cristo Rei – Gamboa, Nossa Senhora do Perpétuo socorro – Passagem Velha, Limões e Cruzeiro.

ROTEIRO DA PROCISSÃO


SAÍDA DA CATEDRAL;
RUA MANOEL TEIXEIRA;
RUA COSTA PINTO;
RUA PADRE SEVERO;
RUA PROF. PEDRO A. DE OLIVEIRA;
RUA BARÃO DO COTEGIPE;
RUA CEL. ANTONIO FELIX;
PRAÇA FLORIANO PEIXOTO;
PRAÇA NOVA DO CONGRESSO
RETORNA PARA A CATEDRAL.

BANCO DO BRASIL CONVOCA CONCURSADOS NA BAHIA


Já nos dez primeiros dias deste ano, o Banco do Brasil convocou 452 candidatos, aprovados no último concurso, que serão empossados em agências de diversos municípios baianos. Até o final do ano, a estimativa é que esse número ultrapasse 750, o que significa um incremento de 18% no quadro atual do banco, no Estado. As convocações são parte de um amplo programa instituído pelo BB, voltado para a excelência no atendimento, que também abrange outras ações como a modernização de softwares, reforma e inauguração de agências, além da capacitação de pessoal. Na Bahia, mais de 3.500 funcionários já participaram de treinamentos em sala de aula.


Por James Martins

BEBER E RONCAR

Especialista fala da relação entre o álcool e o ronco



Sair pela primeira vez com o homem dos sonhos, conversar e dar ótimas risadas com taças de vinho, pode ser arriscado. Afinal, se o encontro acaba entre os lençóis e com pernoite, a mulher pode roncar a noite toda, afugentando sua conquista.

“Homens têm mais propensão ao ronco do que mulheres. Porém, o álcool é um convite ao distúrbio para quem não costuma roncar, inclusive elas”, explica Dr. Eduardo Rollo Duarte, dentista especialista em distúrbios do sono.

A relação entre o álcool e o ronco é muito próxima. “A substância alcoólica relaxa os músculos do corpo, inclusive na região da garganta. Esse relaxamento ajuda a fechar o canal da passagem do ar, causando a vibração do ronco”, diz Dr. Eduardo.

Definitivamente não é nada romântico dormir nos braços do amado e roncar como uma britadeira. “Tudo que é em exagero gera consequências ruins. Beber faz parte da vida de muitas pessoas, mas em excesso, provavelmente causará uma noite mal dormida.”, defende o dentista.


Sono profundo


Engana-se quem pensa que o ronco é sinal de sono profundo. O barulho do ronco e a dificuldade de entrada do ar não permitem que o sono seja de qualidade. “O indivíduo não percebe, mas passa a noite toda em estado de semirelaxamento, e no dia seguinte, não se sentirá disposto como deveria”.

Para quem ronca frequentemente, a solução é o tratamento. “Quem não se cuidar, terá por toda a vida falta de energia e sonolência. Além de causar insônia nas pessoas ao redor, ou no cônjuge.”, completa Dr. Eduardo.

O risco de apneia em roncadores também é grande, uma doença grave proveniente do ronco, que impede a passagem do ar por completo, impedindo a respiração.


O Tratamento


Por incrível que possa parecer, próteses ou aparelhos nos dentes feitos especificamente para o paciente com distúrbios do sono, são métodos altamente eficazes para eliminar o problema. “Primeiramente, peço um estudo detalhado que pode ser feito em Clínicas de Exame do Sono, cujo responsável é um médico do sono. Com esse diagnóstico, temos condições de saber os níveis de ronco e se existem outros distúrbios do sono presentes, como a própria apneia ou o bruxismo.”, explica Dr. Rollo Duarte.

O aparelho oral é confeccionado de acordo com o tipo de arcada dental de cada indivíduo. Existem vários tipos de aparelhos, escolhidos após uma avaliação das condições orais e faciais que incluem um exame odontológico completo da boca, dos dentes e gengivas, dos músculos da face e da mastigação e articulação da mandíbula - a ATM.

“Com o aparelho, o ar vai passar por uma garganta ou via aérea mais aberta, livre da resistência provocada pelo relaxamento dos músculos aumentados nos indivíduos com ronco e apneia do sono”, finaliza o especialista.


Dr. Eduardo Rollo Duarte é dentista formado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, em Bauru (FOB); Especialista em Periodontia também pela USP – Bauru; Mestre e Doutor em Prótese Dental pela USP – SP com aplicação em distúrbios do sono relacionados à Odontologia.