segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ESTUDANTES FORAM DESRESPEITADOS EM BONFIM

Sabemos o quanto que a nossa cidade é carente de entretenimento de qualidade. Quando aparece algo que possa suprir esta necessidade, temos de aproveitar comparecendo, dando o nosso apoio.
Estou me referindo ao Campeonato Baiano, que ocorre na nossa cidade, por conta do time Ipitanga que hoje representa a nossa cidade no já citado campeonato. Mas estou revoltado por uma injustiça que ocorreu comigo e minha noiva, já no primeiro jogo do campeonato em nossa cidade. Tanto eu, quanto ela, somos estudantes de nível superior e por isso possuímos a CARTEIRA DE ESTUDANTE, que nos dá direito de que em qualquer parte do Brasil possamos ter acesso a meia-entrada de shows, cinemas, FUTEBOL e outros eventos como pode ser visto neste site: http://www.carteiradoestudante.com.br/main.asp?url=7&land=aviso_aos_estudantes
Nós fomos impedidos de ter o nosso direito aplicado por conta da simples justificativa de que “ainda estamos no início do campeonato”! Por isso estou escrevendo para denunciar e também convocar todos aqueles que têm o mesmo direito que o nosso, a brigarem por seu direito ser exercido. Para que isso não mais aconteça, iremos procurar os órgãos públicos que irão nos garantir o direito de termos a nossa meia-entrada garantida. Queremos deixar bem claro que não tem nada haver com questões financeiras (porque no domingo, mesmo não tendo o direito da meia-entrada, pagamos todo o preço que foi cobrado pelo o ingresso!), só estamos brigando para que o nosso direito, como também o de outros, possa ser assegurado!

Vitor Paulo Oliveira Neto e Iza Miranda Melo

DESAPARECIDO


Desaparecido desde a última terça-feira, dia 11 de janeiro, sua mão está a procura de informações que levem ao paradeiro de CARLOS JOSÉ DE SANTANA, 42 anos, residente em Igara.
Qualquer informação manter contato com a PM, ou pelo telefone:
9147 – 4229, falar com a senhora MARIZA.

Inscrições para o ProUni começam em 19 de janeiro


Poderá se inscrever o estudante que tiver participado do Enem de 2010.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam na quarta-feira (19), segundo o Ministério da Educação (MEC). Os estudantes devem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever. As notas do Enem foram divulgadas nesta sexta-feira (14).

No primeiro semestre de 2011, poderá se inscrever o estudante que tiver participado do Enem de 2010 e obtido a nota mínima de 400 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do exame. O estudante não pode ter zerado na redação. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores.

O programa oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

São oferecidas bolsas integrais para estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, e bolsa parcial, de 50%, a quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Segundo o MEC, os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Enem.

Fonte: CORREIO

Terceira etapa de matrícula da rede estadual começa amanhã


A novidade fica por conta da realização das matrículas em qualquer escola.
A terceira etapa da Matrícula 2011 na rede estadual será realizada nas próximas terça e quarta-feiras. O período é reservado para alunos da rede pública estadual que concluíram a 4ª série (5º ano) ou 8ª série do ensino fundamental.
As etapas anteriores foram destinadas à renovação de matrícula para alunos que já estudaram na rede estadual e para alunos que estudaram na rede municipal e privada.
A novidade da Matrícula 2011 fica por conta da realização das matrículas em qualquer escola. A medida, iniciativa da Secretaria da Educação, visa garantir facilidade, rapidez e comodidade aos estudantes e responsáveis.
Outra mudança é o fim do sorteio eletrônico, que era realizado nos colégios Thales de Azevedo, Teixeira de Freitas e Raphael Serravale (na capital) e no Colégio Modelo (Feira de Santana).

Calendário – Nos dias 20 e 21 de janeiro será realizada a transferência por interesse próprio para alunos queiram mudar de escola. Em seguida, nos dias 24 e 25 de janeiro, vai ser realizada a matrícula nova para o ensino fundamental e confirmação do sorteio eletrônico para educação profissional dos cursos subsequentes. A última etapa acontece nos dias 26 e 27 de janeiro, com a matrícula nova para o ensino médio e para o ensino médio integrado à educação profissional.
Documentação – Para a efetivação da matrícula 2011 é necessário levar o original do Histórico Escolar ou atestado de escolaridade; original e cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade para fins de conferência; original e cópia do comprovante de residência; carteira do SalvadorCard para escolas do município de Salvador e duas fotos 3 x 4 recentes. Para a Educação Profissional, é exigido, ainda, original e cópia do CPF.

Fonte: SEC

MATERIAL ESCOLAR: SAIBA O QUE É PERMITIDO



O movimento de volta às aulas já começou com a corrida de pais e responsáveis de estudantes às livrarias e lojas do ramo, munidos de listas de material escolar para compras, fornecidas pelos colégios de seus filhos.

Apesar de existir Lei Nacional que dispõe sobre o assunto, desde o ano de 1990 (Lei 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor – CDC), portanto, há 20 anos, ainda há muitos pais e responsáveis que não sabem o que lhes é permitido ser cobrado na lista de material escolar pelas instituições de ensino.

Aqui na Bahia existe Lei Estadual regulando o assunto (Lei 6.586/1994), estabelecendo que só podem ser solicitados nas instituições de ensino pré-escolar, fundamental e médio, itens diretamente relacionados ao processo didático-pedagógico. Materiais de consumo ligados ao expediente da instituição de ensino não podem integrar a lista de material dos alunos.

Assim, os pais e responsáveis devem verificar a finalidade do material solicitado e também devem observar se as quantidades pedidas nas listas são razoáveis para a sua destinação, porque a maioria das reclamações que chegam ao Procon-Bahia se refere às quantidades abusivas.

Procon é órgão de defesa do consumidor, que só existe nas Capitais e nas grandes cidades – Em Bonfim as opções são a Promotoria de Justiça e o Juizado Especial Cível, que funciona no 2º andar do Shopping.

Note-se que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) “não estabelece limites com relação às quantidades destes materiais, mas, exige que a escola disponibilize o plano de aulas juntamente com a lista de materiais”, orienta Roberta Cerqueira, do Procon-Bahia, em reportagem publicada na edição do último dia 12, no Caderno CIDADE, da Tribuna da Bahia.

RELAÇÃO DE MATERIAL PERMITIDO: Livros didáticos – Caixa de lápis de cor/hidrocor – Lapiseira – Lápis – Massa de Modelar – Borracha – Outros de uso individual.

RELAÇÃO DE MATERIAL NÃO PERMITIDO: Papel higiênico – Cartucho/fita de impressora – Papel ofício – Álcool líquido ou em gel – Palito de dente – Fita Adesiva – Pincéis/lápis para quadro branco – Algodão – CD room – DVD virgem – Artigos de limpeza e higiene (desde que não seja do uso individual do aluno).

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1 – Os pais e responsáveis podem optar pela entrega total ou parcial do material escolar, desde que a entrega seja feita antes do período de sua aplicação;

2 – A instituição de ensino deve fazer a devolução da sobra de material, ao final do ano, se houver;

3 – A instituição de ensino poderá pedir novos materiais durante o período letivo, mas, não pode exceder a 30% da lista original;

4 – A instituição de ensino pode estabelecer uma TAXA DE MATERIAL, para a aquisição ser feita pela própria escola, mas ao consumidor deve ser dada a opção de adquirir por conta própria o material;

5 – A instituição de ensino não poderá especificar MARCA DE MATERIAL e nos casos em que for confeccionada pela própria instituição, esta informação tem que ser dada desde o momento da matrícula do estudante;

6 - A instituição poderá optar pela comercialização do fardamento, alegando questões de segurança quanto à logomarca e também em relação ao aluno, mas, o preço oferecido precisa estar de acordo com o praticado no mercado.

*Josemar Santana é jornalista e advogado

IPITANGA COMEÇA CAMPEONATO COM PÉ DIREITO



Na tarde de hoje 16/01/2011, a equipe do Ipitanga venceu o time do Atlético de Alagoinhas pelo placar de 3x2, na estréia do campeonato baiano de 2011. O público presente não foi o esperado, mas compareceu em bom numero. Com o jogo do Bahia na TV a torcida do tricolor não compareceu no Pedro Amorim e os 819 pagantes que foram ao estádio viram o Ipitanga vencer e se tornar líder do grupo 02. No sub 20 o jogo terminou com o resultado de Ipitanga 1x2 Atlético.

olho na notícia
fotos Cinco mil

Agricultores de Andorinha fornecerão produtos para Merenda Escolar


A Prefeitura de Andorinha através da Secretaria de Educação realizará o SEMINÁRIO SOBRE O FORNECIMENTO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA MERENDA ESCOLAR. No encontro, os produtores que fazem parte do Programa da Agricultura familiar, participarão de palestras que abordarão temas sobre as adequações necessárias para o fornecimento de produtos. Os produtores terão a oportunidade de apresentar amostras dos seus produtos para a população e técnicos presentes. Para quem produz alimentos a iniciativa contribui e estimula a agricultura familiar qualificando e dinamizando as suas ações comerciais. O Seminário acontecerá nesta Quarta-Feira, dia 19 de Janeiro, a partir das 9hs, na Câmara Municipal.

Confira a programação do evento:

09:00h – Abertura
09:15h – Composição da mesa
09:30h – Pronunciamentos
10:10h – Apresentação do PNAE ( Programa Nacional da Alimentação Escolar )
10:30h – Intervalo para lanche
10:40h – Apresentação da Lei 11.947/2009
11:30h – Debate
11:50h – Encerramento

ASCOM ANDORINHA