sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Legbá e representação do TIPNI farão Feira Cultural em Bonfim


Em parceria com a representação de Cultura do Piemonte Norte do Itapicuru (Secult-BA) e com a Secult Municipal, o Grupo Legbá realizará a 1ª Feira Cultural de Senhor do Bonfim no próximo dia 30 de janeiro.


O evento vai apresentar o projeto Horta Cultural no espaço do Ceciliano de Carvalho e segundo informações da dirigente Anastácia, os agentes de cultura e arte terão oportunidade para expressão, divulgação, reflexão, comercialização, consumo e apreciação de um pouco da grande diversidade cultural bonfinense.


Dia todo – Já estão confirmadas as expressões em arte circense, cordel, artesanato de Missão do Sahy, exposição fotográfica de Álvaro Luis, Tatuagem e Grafitti, de Rodrigo e a exibição de filmes e documentário sobre Senhor do Bonfim.


Feijoada – A Feira Cultural vai durar todo o dia de domingo (30/01) e por isso o Legbá programou uma deliciosa feijoada, que também será comercializada no espaço. Às 17 horas o público será brindado com o pujante repertório musical de Rogério Moreira, sua voz e seu violão.

Mais informações: Centro Cultural - (74) 3541-8304 carlalidiane@yahoo.com.br - (74) 9117-3556

Prefeitura de Andorinha firma parceria com produtores locais




O Seminário sobre o fornecimento de Produtos da Agricultura familiar para a Merenda escolar em Andorinha, organizado pela Prefeitura, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 19 de Janeiro, na Câmara de Vereadores, firmou a parceria entre o Governo Municipal e Produtores locais para o fornecimento de produtos produzidos no município para a alimentação diária de milhares de estudantes da rede pública.

Participaram do Seminário membros do Governo Municipal de Andorinha, EBDA, Sindicato dos Produtores da Agricultura Familiar de Andorinha, membros do Governo de Jaguarari , Presidente e membros das Associações das fazenda Melancia, fazenda Coucho, fazenda Roçado,fazenda Lagoa da Pedra, fazenda Travessa de Pedra, fazenda Zacarias, fazenda Caldeirão dos Medrados, fazenda Salgado, fazenda Curtume, fazenda Lagoa da onça, fazenda Pindoba, Associação de Tanquinho do Poço,Associação da localidade de Caldeirão da vaca, fazenda Bom Jardim e Barauna, fazenda Tanque das Varas, fazenda Lagoa das Pedras, fazenda Cachoeira, Associação de Medrado, Associação da Vila Peixe, Associação de Apicultores, Associação dos Pescadores e Associação comunitária do Sítio do Açude.

O Prefeito Agileu Lima falou da importância em fomentar o desenvolvimento econômico e social através da valorização dos produtores rurais e das comunidades produtoras que firmarão essa parceria duradoura. Durante o evento amostras da produção local foram expostas e degustadas pelos participantes. As palestras proferidas pela nutricionista Leide Castro e pelos técnicos Flávio Azeredo e Jorge Batista orientaram os produtores sobre a importância da alimentação saudável na merenda escolar, prazos, especificações técnicas e adequações necessárias para adesão ao Programa. Veja as outras fotos do evento acessando o site da Prefeitura de Andorinha através do endereço: www.andorinha.ba.gov.br

ASCOM ANDORINHA

OPORTUNIDADES DE EMPREGOS


DIVULGAÇÃO DE VAGAS
SINEBAHIA/ SAC – Senhor do Bonfim
Está selecionando candidatos à vaga de:


Supervisor de vendas: 2º grau completo;
Sexo masculino;
Experiência de 06 meses.


Torneiro Mecânico:
1º grau Completo;
Sexo masculino;
Experiência de 06 meses na CTPS.



Técnico em informática:

2º grau Completo;
Sexo Masculino;
Experiência de 06 meses na CTPS.


Cozinheira:
Sexo feminino;
Experiência de 06 meses na CTPS.


Farmacêutico:
Ensino superior Completo;
Ambos os sexos ;
Experiência 06 meses em CTPS;



Atendente de balcão:

Ensino médio Completo;
Sexo feminino ;
Experiência 06 meses;
Conhecimento com informática/ótica e/ou foto
shopping


Frezador Universal:
1º grau Completo;
Sexo Masculino;
Experiência de 06 meses na CTPS.


Vendedor Pracista:
2º Grau Completo;
Sexo masculino;
Experiência de 06 meses na CTPS.
Possuir habilitação para carro (cat.B).


Vendedor Pracista:
2º Grau Completo;
Sexo masculino;
Experiência de 06 meses na CTPS.
Possuir habilitação para moto (cat. A).


Digitador:
2º Grau completo;
Sexo masculino;
Experiência de 06 meses.
Conhecimento com programa PRO-VISUAL

Os interessados devem comparecer ao SINE/SAC – Senhor do Bonfim.
Horário de comparecimento ao posto: das 08h. às 13:30h.

Ligação DDD passará a ser local em mais 560 municípios brasileiros

A medida da Anatel beneficia habitantes de 560 municípios brasileiros, em um total de 39 regiões metropolitanas.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ampliou nesta quinta-feira (20) a lista das regiões metropolitanas em que as ligações deixarão de ser interurbanas e passarão a ser consideradas ligações locais.
A medida beneficia habitantes de 560 municípios, em um total de 39 regiões metropolitanas. Salvador é uma das cidades incluídas na medida. Confira a lista completa:
Porto Alegre (RS), Curitiba, Londrina e Maringá (PR), Baixada Santista e Campinas (SP), Belo Horizonte e Vale do Aço (MG), Rio de Janeiro (RJ), Grande Vitória (ES), Distrito Federal e Entorno (DF/GO/MG), Goiânia (GO), Vale do Rio Cuiabá (MT), Salvador (BA), Pólo Petrolina e Juazeiro (PE/BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Campina Grande e João Pessoa (PB), Recife (PE), Natal (RN), Cariri e Fortaleza (CE), Sudoeste Maranhense (MA), Grande Teresina (PI/MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Capital (RR), Central e Sul do Estado (RR), Florianópolis, Chapecó (SC), Vale do Itajaí, Norte/Nordeste Catarinense, Lages, Carbonífera e Tubarão (SC).
Essa revisão do tipo de chamadas é feita anualmente. O prazo de adequação é de até 120 dias.


Correio

Polícia Militar forma mais 706 homens


POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Polícia Militar forma mais 706 homens

A Polícia Militar da Bahia realiza na próxima sexta-feira (21), em vários municípios do Estado, Solenidade Cívico-Militar para formar 706 novos PMs, sendo 645 policiais e 63 bombeiros. Em Salvador, às 9 horas, na Vila Policial Militar do Bonfim, serão formados 300 homens, em solenidade presidida pelo governador Jaques Wagner.
Acontecerão formaturas também nas cidades de Senhor do Bonfim, Paulo Afonso, Feira de Santana, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Guanambi, Jequié e Barreiras.
Esse efetivo representa um reforço significativo no verão da Bahia, que já estará trabalhando nas ruas de imediato.

Nota para imprensa nº 002.

Em Senhor do Bonfim a solenidade acontecerá às 16h00min, no auditório do Centro Cultural.

Inscrições para o ProUni começam hoje

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas hoje (21) e seguem até 25 de janeiro. Nesta edição serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior. Do total, 80.520 são integrais e 42.650 parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

Os estudantes interessados no benefício deverão acessar o site do ProUni [www.portalprouni.mec.gov.br]. Para participar do programa, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral, além de atender a alguns critérios de renda. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atingido pontuação mínima de 400 pontos na média das cinco provas – também não pode ter zerado a redação.

As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita é de até três salários mínimos.

O candidato pode escolher até três cursos, elegendo sua prioridade. A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada dia 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.

CURSOS GRATUITOS



Todos os cursos serão realizados com turma de trinta participantes em sala climatizada, aulas teóricas em data show, internet wireless, monitoria presencial e Certificado de Qualificação Profissional. Associe-se Já!

ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA
1. SECRETARIADO EXECUTIVO - 60 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 4 SEMANAS
2. AUXILIAR ADMINISTRATIVO - 60 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 4 SEMANAS
3. EMPREENDEDORISMO - 30 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 2 SEMANAS
4. CONSULTOR EM SERVIÇOS E PRODUTOS - 50 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 3 SEMANAS
5. TELEMARKETING - 50 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 3 SEMANAS
6. CIDADANIA E O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL - 12 HORAS - DURAÇÃO: 1 SEMANA
7. AS REDES SOCIAIS E A CAMPANHA ELEITORAL MUNICIPAL 2012- 12 HORAS – DURAÇÃO: 1 SEMANA

CIÊNCIAS SOCIAIS
8. ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE PROJETOS SOCIAIS - 36 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 3 SEMANAS
9. ETIQUETA SOCIAL E EMPRESARIAL - 60 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 4 SEMANAS
10. SOCIOLOGIA DA ACESSIBILIDADE - 36 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 3 SEMANAS
11. SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA E DO CONTROLE SOCIAL - 36 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 3 SEMANAS

FERRAMENTAS PARA GESTÃO E FINANÇAS
12. GESTÃO DA QUALIDADE - 48 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 3,5 SEMANAS
13. INFORMÁTICA APLICADA À GESTÃO - 45 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 3,5 SEMANAS
14. RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE - 33 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 3 SEMANAS
15. ANÁLISE DE CUSTOS - 30 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 2 SEMANAS
16. ANÁLISE E DECISÃO DE INVESTIMENTOS - 15 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 2 SEMANAS
17. COMPRAS, CONTRATAÇÕES E TERCEIRIZAÇÕES - 30 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 2 SEMANAS
18. MATEMÁTICA FINANCEIRA - 36 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 3 SEMANAS

GESTÃO DE TURISMO
19. ELABORAÇÃO DE ROTEIROS E PACOTES - 48 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 3,5 SEMANAS

IDIOMAS
20. ESPANHOL - BASICO I - 42 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 6 SEMANAS
21. ESPANHOL - BASICO II - 42 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 6 SEMANAS
22. ESPANHOL PARA ATENDIMENTO EM BARES E RESTAURANTES - 15 HORAS - DURAÇÃO: 2 SEMANAS
23. INGLÊS - BASIC I - 45 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 6 SEMANAS
24. INGLÊS - BASIC II - 45 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 6 SEMANAS
25. INGLÊS PARA ATENDIMENTO EM BARES E RESTAURANTES - 15 HORAS - DURAÇÃO: 2 SEMANAS

PEDAGOGIA
26. DIDÁTICA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - 51 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 4 SEMANAS
27. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - 100 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 6 SEMANAS
28. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA - 42 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 3 SEMANAS
29. EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 90 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 5 SEMANAS
30. ENSINO DE ARTES - 10 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 1 SEMANA
31. ENSINO DE LIBRAS - 120 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 8 SEMANAS
32. GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - 45 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 3 SEMANAS
33. GESTÃO DE MARKETING EDUCACIONAL - 36 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 2,5 SEMANAS
34. GESTÃO DE PESSOAS ÁREA EDUCACIONAL - 30 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 2 SEMANAS
35. GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS - 18 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 1,5 SEMANA
36. INSERÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 36 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 2,5 SEMANAS
37. INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM NA ADOLESCÊNCIA - 30 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 2 SEMANAS
38. INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA - 45 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 3 SEMANAS
39. JOGOS, RECREAÇÃO E LAZER - 24 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 2 SEMANAS
40. PEDAGOGIA NA EMPRESA - 18 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 1,5 SEMANA
41. PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 108 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 7 SEMANAS
42. PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL - 45 HORAS - DURAÇÃO: 3 SEMANAS

INFORMÁTICA
43. AUTOCAD 2 E 3 - 100 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 8 SEMANAS
44. OPERADOR DE SISTEMAS OPERACIONAIS - WINDOWS 7/LINUX - 60 HORAS - DURAÇÃO: 4 SEMANAS
45. OPERADOR DE COMPUTADOR – WORD E EXCEL - 100 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 8 SEMANAS
46. WEBMASTER - 30 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 2 SEMANAS
47. CORELDRAW - 60 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 4 SEMANAS

INDUSTRIAL

48. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS E INDUSTRIAIS I - 60 HORAS - DURAÇÃO: 4 SEMANAS
49. INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO - 90 HORAS - MANHÃ/TARDE/NOITE - DURAÇÃO: 6 SEMANAS

As "DEZ PIORES" PMs do Brasil

Os 10 piores salários dos policiais militares do Brasil são pagos pelos seguintes Estados:
1º Rio Grande do Sul - inicial de R$ 1.172,00 para Soldado
2º Pará - inicial de R$ 1.215,00 para Soldado
3º Pernambuco - inicial de R$ 1.331,00 para Soldado
4º Rio de Janeiro - inicial de R$ 1.450,00 para Soldado
5º Ceará - inicial de R$ 1.529,00 para Soldado
6º Mato Grosso - inicial de R$ 1.779,00 para Soldado
7º Bahia - inicial de R$ 1.927,00 para Soldado
8º Minas Gerais - inicial de R$ 2.041,00 para Soldado
9º Paraná - inicial de R$ 2.128,00 para Soldado
10º São Paulo - inicial de R$ 2.170,00 para Soldado

Quanto esses 10 piores Estados gastam do seu orçamento com os salários dos Policiais Militares
1º Rio Grande do Sul - 2,3%
2º Pará - 4,2%
3º Pernambuco - 3,6%
4º Rio de Janeiro - 3,0%
5º Ceará - Negou-se a informar ao Jornal Folha de São Paulo
6º Mato Grosso - 2,7%
7º Bahia - 8,3%
8º Minas Gerais - 6,4%
9º Paraná - 2,7%
10º São Paulo - 5,3%

Efetivos de Policiais Militares desses 10 Estados que pagam os piores salários do país:
1º Rio Grande do Sul - 25.650 PMs
2º Pará - 16.000 PMs
3º Pernambuco - 21.791 PMs
4º Rio de Janeiro - 39.000 PMs
5º Ceará - 15.900 PMs
6º Mato Grosso - 5.986 PMs
7º Bahia - 31.727 PMs
8º Minas Gerais - 45.119 PMs
9º Paraná - 18.100 PMs
10º São Paulo - 94.204 PMs

(Fonte: Jornal Folha de São Paulo)