quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Saúde municipal vai com ação social e orientação à juventude do Mutirão


O Núcleo de Desenvolvimento Social (Nudesc) estará promovendo neste Sábado, dia 29, a partir das 8h da manhã no bairro Mutirão (Alto da Maravilha), uma Palestra Sócio-educativa para jovens sobre doenças sexualmente transmissíveis DST/AIDS e drogas. Na oportunidade outros serviços estarão sendo disponibilizado à população como serviços de cabeleireiro, manicure, retirada de documentos pessoais e distribuições de preservativos. O presidente do Núcleo, Paulo Roberto, disse que ações desse mesmo tipo noutros bairros da cidade “foram positivas” e que já existe expectativa entre a juventude do Mutirão para o sábado. O evento está sendo preparado em parceria entre o Nudesc e a Secretaria Municipal de Saúde.

ASCOM

CARLOS BRASILEIRO COMPÔE SECRETARIADO DO GOVERNO WAGNER

O governador Jaques Wagner divulgou, no final da tarde desta terça-feira (25), a lista com mais seis nomes do secretariado do seu segundo mandato. Com isso, chegam a 21 as pastas com titulares confirmados. Agora, falta apenas a definição dos secretários para as áreas da Promoção da Igualdade (SEPROMI), Relações Institucionais (SERIN) e Ciência e Tecnologia (SECTI).

Os novos nomes são Carlos Brasileiro, no Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes); Almiro Sena, na Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH); e Carlos Costa, na Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária (Seinp).

Continuam na pasta os secretários da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, e da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles. O ex-secretário Wilson Brito, da Infraestrutura, volta ao primeiro escalão, desta vez comandando a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Veja abaixo pequena biografia dos nomes anunciados

Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária - Eduardo Salles

eduardo salles

Aos 45 anos, Eduardo Salles é engenheiro agrônomo com mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Foi diretor de diversas empresas agropecuárias nacionais e multinacionais. Há dois anos ingressou na Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) como chefe de gabinete, assumindo a titularidade da pasta em 2010. Eduardo Salles é diretor da Associação Comercial da Bahia.

Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza - Carlos Brasileiro

carlos brasileiro

Carlos Brasileiro, 50 anos, nasceu em Senhor do Bonfim, cidade em que foi prefeito duas vezes. Casado, tem duas filhas. Funcionário da Caixa Econômica Federal há 28 anos, é formado em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal da Bahia e cursou Engenharia Sanitária na Universidade Federal da Bahia. Militou no movimento social por muitos anos, tendo participado de mobilizações pela melhoria do abastecimento de água em sua região.

Secretaria do Desenvolvimento e Integração Regional - Wilson Brito

wilson brito

Wilson Brito é engenheiro agrônomo e comandou a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) de março de 2010 a janeiro de 2011. Antes, havia dirigido o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba). Foi prefeito de Prado por duas vezes e deputado estadual por um mandato. Tem 49 anos e é natural de Itapetinga.

Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração - James Correia

james correia

James Silva Santos Correa, 50 anos, assumiu a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração em 20 de agosto de 2009. Mantido agora no cargo, Correia é engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da UFBA, especialista em Planejamento de Sistemas de Potência (UFMG), pós-graduado em Estudos avançados sobre Sistemas de Potência, mestre e doutor na mesma área pela Escola Politécnica da USP.

Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - Almiro Sena

almiro sena

Almiro Sena é promotor de Justiça há 19 anos e se destacou por sua atuação na área criminal, principalmente em casos submetidos ao Tribunal de Júri. Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público da Bahia, recentemente concluiu o curso de Direito Comparado do Sistema Judicial dos Estados Unidos, na Universidade da Geórgia. Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, integrou o Conselho Estadual de Direitos Humanos, entre 2008 e 2009, representando o MP. Natural de Cachoeira, Sena tem 43 anos.

Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária - Carlos Costa

carloscosta

O empresário Carlos Augusto Costa atua há mais de 30 anos no setor marítimo, tendo adquirido vasta experiência em negócios nacionais e internacionais relacionados com equipamentos para portos e navios, além da implantação de estaleiros. É bacharel em Direito. Nasceu em Mossoró (RN) e tem 65 anos.



Agecom

Concurso irá selecionar a Cidade Baiana da Cultura de 2011

Idealizado com o intuito de realizar a promoção e divulgação das culturas regionais existentes na Bahia, o concurso Cidade Baiana da Cultura 2011 terá a sua segunda edição realizada este ano. Para concorrer, os representantes dos 417 municípios baianos podem inscrever as suas cidades até o dia 28 de fevereiro através do site www.cidadebaianadacultura.com.br. O concurso, que visa o desenvolvimento social e econômico dos municípios baianos, através da valorização do seu patrimônio e da sua diversidade cultural, é uma iniciativa do Grupo 3 – através das suas produtoras Expo 3 Exhibits e Expo Eventos.
O concurso Cidade Baiana da Cultura é voltado para todos os municípios do estado da Bahia, e está aberto a qualquer cidade que deseje concorrer ao título. Em 2010, o vencedor do concurso foi Rio de Contas. Localizado a 783 quilômetros da capital baiana, o município se destacou pela qualidade e viabilidade da programação cultural, pela sua contribuição para o fomento da inovação artística e pela criação de novas formas de ação e de diálogo cultural, entre outros pontos. O município eleito ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de cultura, turismo e serviços e conta com o apoio das produtoras do Grupo 3 na assessoria e captação de recursos para montagem de uma programação cultural, entre outros benefícios.
Inscrições de 17 de janeiro a 28 de fevereiro através do endereço www.cidadebaianadacultura.com.br

Fonte: SECULT

MINISTRO DA JUSTIçA DISCUTE VIOLêNCIA NA BAHIA


A repercussão nacional dos altos índices de violência na Bahia, neste início de 2011, chegou na mesa do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Acompanhado da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, ele virá a Salvador, nesta quarta-feira (26), para discutir a construção de uma aliança no enfrentamento à violência e ao crime organizado. Com o mesmo fim, pousará também em Pernambuco. Às 17h30, em Salvador, o ministro e a secretária se reúnem com o governador Jaques Wagner. Um dos assuntos a serem abordados, segundo a Agência Brasil, é a instalação, no Estado, do projeto Pacto pela Vida, que já foi citado pelo governador em seu programa semanal de rádio. O programa de combate à violência reduziu em 40% os índices de homicídios em Recife entre dezembro de 2006 e dezembro de 2010.

BN

TRE determina à Assembleia posse de Capitão Tadeu

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) enviou ontem à tarde à Assembleia Legislativa notificação determinando que o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) seja empossado na próxima legislatura em lugar do deputado eleito pelo PT Carlos Brasileiro, que deve ser indicado secretário de Desenvolvimento Social pelo governador Jaques Wagner (PT).
A decisão foi tomada depois que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considerou válidos os 12 mil votos obtidos pelo candidato a deputado Vank Medrado, do PSL de Juazeiro, promovendo uma mudança no coeficiente das eleições à Assembleia Legislativa. Com a ida de Brasileiro para a administração, deve tomar posse em seu lugar o suplente petista Joaci Dourado.

Política Livre

Prefeito de Andorinha vence no Tribunal Regional Eleitoral


Vitorioso nas eleições municipais, o Prefeito da cidade de Andorinha, Agileu Lima da Silva, logrou mais um êxito, desta vez, nos tribunais. Por unanimidade, os Juízes do TRE-BA votaram contrário ao recurso impetrado pelo candidato derrotado nas eleições municipais, Zé Branco, autor do processo que pedia a cassação do prefeito sob as supostas alegações de irregularidades na campanha eleitoral. Com parecer favorável na primeira instância ao Prefeito Agileu Lima, coube ao candidato derrotado recorrer à segunda instância, discordando assim dos pareceres emitidos pelo Ministério Público e Juiz Eleitoral da 45º Zona, resultado, acabou amargando a sua terceira derrota consecutiva em apenas dois anos. A decisão publicada ontem, dia 25 de Janeiro, às 18h48min, do processo 1699358.2008.605.0045, coloca um ponto final na insatisfação e esperança de Zé Branco, consequentemente , aplaca as intenções e promessas alimentadas por alguns opositores que nutriam a esperança pelo insucesso do Prefeito eleito pelo voto popular. Fato consumado, processo julgado, e mais uma vitória de Agileu Lima.