sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Feira Cultural de Sr. do Bonfim


Legbá fará domingo inteiro de arte, som e cultura no Ceciliano

À sombra de árvores frondosas e brisas dominicais haverá multishow no terreiro do Ceciliano de Carvalho. Com feijoada prevista para meio-dia e show de arte cênica, cordel, música e variedades culturais, o Grupo Legbá e a representação de Cultura do Piemonte Norte do Itapicuru (Secult-BA) com o apoio da Secult Municipal já preparam atividades que irão das 9 da manhã à 9 da noite. É o que informa Gilmara Cláudia, integrante do grupo que está à frente da organização.

O Legbá dá prioridade ao desenvolvimento de hábitos sócio-ambientais. Para o grupo o principal ponto do evento é a apresentação do projeto Horta Cultural, que vem se desenvolvendo no espaço do Ceciliano de Carvalho com a finalidade de educar, comercializar e dar sustentação ao próprio projeto. São recentes as atividades de plantio de espécies, mas o conjunto pensa em introduzir essa prática nos meios escolares, como alternativa “para hábitos sociais modernos e saudáveis”.

Natureza & arte – Sobre a festa de domingo, Gilmara considera que há uma combinação natural entre o cultivo de plantas a serviço da alimentação natural e a manifestação de múltiplas expressões artísticas. O evento sortido pode se firmar e passar a ter periodicidade, o que seria “de importância para vários segmentos artísticos da cidade e região”. Integra a variedade de hortaliças e frutas cultivadas: melancia, alface, cebola, abóbora, alho, quiabo, berinjela, chicória, pimentas, pimentões e coentro.

Variedade – Estão confirmadas muitas expressões em falas, depoimentos e artes na programação: arte circense; os músicos Francismar Monteiro, Daniel Gomes; Jardel voz e violão; artesanato de Missão do Sahy; tatuagem e grafitti, de Rodrigo; exibição de filmes do artista Nilvado Oliveira e documentário sobre Senhor do Bonfim; Rogério Moreira; Grupo Aroeira; Grupo Acolhida; Farnésio (Cactus); Lidiane (Cordenação cultural territorial); Edneuton (Diretor de Cultura); prefeito Paulo Machado; recital, cordéis e exposição fotográfica.

A exposição é fruto do livro “Quilo de Feira” – ainda não publicado – apresentado pelo jornalista Álvaro Luiz como Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação da Uneb – Juazeiro. As fotos mostram produtos, personagens, hábitos, expressões culturais etc. presentes no dia a dia das feiras nordestinas nas cidades do interior.

Feijoada – A Feira Cultural vai durar todo o dia de domingo (30/01) e por isso o Legbá programou uma deliciosa feijoada, que será vendida por R$ 5,00 no espaço. Às 17 horas o público será brindado com o pujante repertório musical de Rogério Moreira, sua voz e seu violão.

Mais informações: Centro Cultural - (74) 3541-8304 carlalidiane@yahoo.com.br - (74) 9117-3556

CULTURA

Domingo 30/01/2011

I Feira Cultural Legbá

09h Abertura Auditório

Música

Depoimentos

* do Grupo (Acolhida)
* Farnésio(cactus)
* Lidiane(cordenação cultura territorial)
* Edneuton(Diretor de Cultura)
* Prefeito Paulo Machado




11h Espaço externo

Exposições das várias linguagens artístico-culturais

Música

o Francismar Monteiro

* 14h Daniel Alves

* 15hJardel
* 16hGrupo Missão do Sahy
* 17h Rogério Moreira



A partir das 18h –

Filme :A Feira Livre

Exposição de Documentários

Os Ensaios do SóAgitos estão de volta e inicia-se nesta sexta-feira (28) com o grupo Palpite



O projeto musical “Ensaio do SóAgitos” começa a partir dessa sexta-feira, dia 28 de janeiro, a partir das 22h.

Esta forma de entretenimento é a preparação da nova temporada de shows de 2011 com as bandas e grupos locais e regionais.

Os ensaios fazem com que as bandas interajam com seu público conferindo de perto o calor do ensaio.

Bandas como Pega Leve e MPSamba, já participaram dos Ensaios do SóAgitos, que não são realizado desde 2009.

Nesse primeiro ensaio, o Portal SóAgitos em parceria com a Academia PróVigor, decidiram unir-se e contratar o grupo Palpite – Samba com a gente!.

O projeto “Ensaio do SóAgitos” acontece a partir desta sexta-feira, dia 28 de janeiro, apartir das 22h, no espaço PróVigor Hall em Senhor do Bonfim.

O convite foi feito. Agora é só conferir tudo isso e muito mais nos “Ensaio do SóAgitos”.

Médico pula muro e foge da polícia


Um fato inusitado chamou a atenção da população de Capela do Alto Alegre no território do Jacuípe, por volta das 11h30 da manha desta terça-feira (25), quando a polícia militar da cidade prestava socorro a uma criança que havia fraturado o fêmur e ao chegar ao Hospital São Lucas, o médico plantonista recusou-se a prestar os primeiros socorros, e segundo informações da própria polícia, com ar de desconfiança o suposto falso médico alegou que deveria de imediato transferir a criança para Feira de Santana, o que despertou a curiosidade dos policiais que pediram o seu número de registro CRM. “Dr Luiz” como é conhecido, alegou que estava precisando trocar de roupa, entrou numa sala de repouso dos médicos e num ato de fuga desesperada saltou os muros do hospital correndo em direção a um matagal nas proximidades da cidade denominado “caatinga da boa sorte”, até o presente momento a polícia que está à procura do falso profissional não tem notícias do mesmo.
Segundo informações de uma assessor da prefeitura que preferiu não se identificar, é de conhecimento da população que ha muito tempo o atendimento no Hospital São Lucas é feito por pessoas sem as devidas credenciais.

CN

FRIGORÍFICO ABATAL CORRE RISCO DE FECHAR EM JUAZEIRO

O Diretor do Frigorífico Abatal José Antonio Almeida, disse ontem (27) no programa Sem Fronteiras da Rádio Juazeiro que a empresa corre sério risco de fechar devido o abate clandestino de animais na cidade.
Ele justificou que se medidas urgentes não forem adotadas, o matadouro de responsabilidade municipal, administrado pela empresa ABATAL (Abatal Abatedouro Almeida Ltda) que venceu a licitação por um período de 25 anos, cerrará as portas.
José Antonio informou que o frigorífico, costumeiramente é inspecionado pela vigilância sanitária, enquanto os abates clandestinos continuam funcionando normalmente, na sede e interior de Juazeiro.
José Antonio declarou que está difícil manter o funcionamento. O número de funcionários foi reduzido devido à falta de animais para o abate e a empresa atualmente só funciona as segundas, quartas e quintas-feiras. “Eu venho chamando à atenção das autoridades desde o governador, Secretário de Agricultura, Adab, Ministério Público e outras instituições para que adotem uma providência, antes que seja tarde”.
“Quando existia o matadouro municipal se abatia em torno de 1.500 animais mês em Juazeiro. Com o fechamento dos matadouros de Jaguarari, Campo Formoso, Filadélfia, Sr. do Bonfim, Antonio Gonçalves e a iminência de se fechar os equipamentos de Casa Nova e Uauá por não cumprirem a portaria 304, haveria uma regionalização concentrada em Juazeiro. Alguns matadouros foram fechados, mas o abate clandestino continua gerando grande prejuízo para a empresa devidamente credenciada e riscos à saúde da população consumidora”, argumentou.

GJ

ProUni divulga hoje a lista de aprovados para 123 mil bolsas

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta sexta-feira (28), pela manhã, a lista de alunos aprovados no ProUni (Programa Universidade para Todos). No total, 1.048.531 candidatos se inscreveram para disputar bolsas integrais e parciais (de 50%) nas mensalidades de universidades particulares.

Quem não foi aprovado nesta primeira chamada tem mais chances de disputa - uma segunda lista vai ser divulgada no dia 11 de fevereiro. Também haverá uma segunda rodada de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro, com duas chamadas de aprovados. A primeira será divulgada no dia 27 de fevereiro e a segunda, no dia 13 de março.

Os estudantes concorrem a uma das 123,1 mil bolsas de estudo oferecidas, sendo 80,5 mil integrais e 42,6 mil parciais. Quase 1.600 universidades, centros universitários e faculdades aderiram ao programa neste semestre, número maior do que no ano passado.

R7

LUIZ CAETANO SE ELEGE PRESIDENTE DA UPB


Com 289 votos contra 10 em branco, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), foi eleito o novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), na tarde desta quinta-feira (27). A eleição realizada na sede da organização, no Centro Administrativo da Bahia, foi tranquila visto que só existia uma única chapa para votar. Em seu discurso de posse, Caetano falou de questões polêmicas como a divisão de royalties entre municípios, estados e União; a questão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); e a desburocratização dos convênios com o Estado e o governo federal. A chapa encabeçada por Caetano ainda tem o prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha (PP), como vice-presidente administrativo; a de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes (PSB), vice-presidente institucional; o de Santana, Marco Aurélio Cardoso (PP), 1º secretário; o de Maracás, Nelson Portela (PT), como 2º secretário; o de Miguel Calmon, José Ricardo Leal Requião (PR), como 1º tesoureiro; e o de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSDB), como 2º tesoureiro.

BN

ACIDENTE EM CAPIM GROSSO, BONFINENSES SAEM FERIDOS E DOIS HOMENS MORREM NO LOCAL


Nesta quinta feira 27 aproximadamente 14h30min, um Peugeot cinza placa policial JRQ-8297 de Salvador colidiu de frente com um cross Fox vermelho placa JOJ 8150 de Senhor do Bonfim no km 8 da BR 407 que liga Capim Grosso a Juazeiro, os ocupantes do Peugeot, Antonio Cezar de Moraes, popularmente conhecido como Boi Manso, morador da Av. Airton Sena e Joãozinho genro de Onofre de Pedras Altas morreu no local, os ocupantes do Cross Fox, Edizio Florencio dos Santos 52 anos, Ana Maria Almeida dos Santos 48 anos e a menor L G A S 14 anos todos da mesma familia e moradores do distrito de Carrapichel em Senhor do Bonfim , sofreu ferimentos leves sendo encaminhado para o Hospital Nossa Senhora da Saúde em Capim Grosso onde foram medicados e transferido para a cidade de senhor dom Bonfim,
Informações dão conta que, o motorista do Peugeot vinha forçando uma utrapasagem a um caminhão baú em um local proibido, um terceiro carro conseguiu se livra do acidente a mesma sorte não teve o condutor do Cross Fox que acabou batendo de frente.

Informações da PRF
E contorno fm