quarta-feira, 9 de março de 2011

MAIS UM VEÍCULO QUEBRA EM MEIO AO TRÂNSITO DE BONFIM



Na manhã dessa quarta-feira (09/03), quando subia a Rua Rui Barbosa, sentido Caixa Econômica, antes do semáforo, um ônibus que faz linha Bonfim a Cariacá, na zona rural desse município, apresentou problemas mecânicos e prejudicou o trânsito no centro da cidade.
De acordo com agentes de trânsito da prefeitura o veículo pertence ao senhor, “JOÃO BUZINA”, que alegou ter quebrado o cabo da embreagem, o ônibus ficou parado desde as 11h35min, até por volta das 15h00min, quando um mecânico teria socorrido e não conseguiu solucionar o problema, sendo necessário um outro veículo, tipo carro pipa rebocá-lo.

Bloco infantil desfila por um futuro feliz


Crianças de três a oito aninhos se enturmaram pela primeira vez no Carnábonfim 2011 e desfilaram na tarde de domingo (dia 6), atrás dos blocos, seguindo desde a concentração na Praça Juracy Magalhães até a Praça Dr. Antonio Gonçalves, antes passando por trajetos e ruas centrais e semi-centrais. Além de organizadora, Leliana Santana, 32, é bonfinense que há nove anos reside em Salvador e gosta de carnaval por via de uma filosofia muito pessoal:

“Gosto da alegria do Carnaval, da espontaneidade que ele desperta. E gosto de estimular essa alegria nas pessoas, de maneira especial nas crianças. Elas precisam de um futuro feliz”.

Leliana disse estar conhecendo agora (pouco antes do desfile) muitas das cerca de 60 crianças e seus pais. Do bloco infantil não ter fantasia uniforme ela não dá importância e de como lhe surgiu a idéia do bloco ela conta: “Eu tenho uma filha de três anos e ao comprar fantasia de sobra pra ela , resolvi doar a outras crianças, filhos de amigas. Então comecei a procurar com outras mães mais fantasias e mais crianças e agora estamos aqui com essa garotada.

De onde são as crianças? “São todas de Senhor do Bonfim: do Derba, Barão de Cotegipe, Santos Dumont, Maristas, Laranjeira, Mercado, no Barro, Missão, Olaria... Foi onde eu fui buscar crianças para as fantasias que trouxe de Salvador e outras recolhidas aqui”. Enquanto ela respondia outros carros chegavam com mais crianças. Algumas logo correndo para os seus braços. “Dá um trabalhão, não é , Leliana?

“De jeito nenhum. Nós adultos devemos propiciar felicidade às crianças. Elas são os adultos do futuro, precisam aprender a se alegrar cedo, pra ficarem com a auto-estima elevada. Esse futuro nasce agora, no interior, de forma natural e não na tristeza que empurra para a violência”. É a sua receita? “Tenho de fazer a minha parte, o mundo precisa ser mais pacífico. Pode ser a minha receita porque sinto amargura em pensar em crianças tristes”. Qual a sua relação com Senhor do Bonfim? Eu sou da família Conceição Santana.

ASCOM

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DA FAMÍLIA EM ANDORINHA


A Prefeitura de Andorinha através da Secretaria de Assistência Social junto à Casa da Família - CRAS/PAIF informa a população andorinhense que as novas vagas para o Curso de Iniciação à Informática já estão disponíveis. A Prefeitura espera alcançar o êxito do ano anterior onde mais de 80 Andorinheses receberam os seus certificados e deram um importante passo no mercado de trabalho. O Curso anual será realizado no Centro de Inclusão Digital da Família e as inscrições estarão abertas até o dia 18 de Março, das 08h às 17h, na Casa da Família - CRAS/PAIF. Para efetivar a participação no CID o interessado deverá apresentar os seguintes documentos: Xerox de RG, CPF, e o número do NIS (comprovante do Bolsa Família).Pessoas que não são beneficiárias do Programa Bolsa Família também podem se inscrever, mas deverão aguardar a confirmação de cadastro após a inscrição.

ASCOM

Palco, bandas e folia popular no aconchego da praça bonfinense

No palco, o som de todos os carnavais foi executado nos três dias. A Orquestra Floro e seu trimetal, a Bandinha & Cia e o Mais K Samba cumpriram a programação que lhes coube. As escolas de samba e blocos desfilaram com a volúpia do carnaval. A Banda Deraldo Mendes segurou o repertório prometido.

Na praça como nas ruas as fantasias, danças e tipos exóticos tornaram todo mundo folião. Eloilton Cajuí abriu parêntesis para lembrar que os céus não mandaram chuva. Mas os metais do sopro não deixaram de tocar: Oi, deixa chover / Ô deixa molhar / Que no molhado é melhor de se brincar. O Vai-quem-quer saiu duas vezes na sua tradicional segunda-feira gorda.

De rua é imortal – Se abrirmos outro parêntesis é pra informar que neste momento (23h59) Deraldo Mendes (na voz de Dayane) está fazendo a praça pular: Êi, você aí/ Me dá um dinheiro aí / Me dá um dinheiro aí… As vezes dos desfilantes tomaram a tarde-noite deste último dia. Confraternizações colocaram abraços e sorrisos em repetidos encontros de lideranças históricas e carismáticas de uma festa de rua que se anuncia como imortal em Senhor do Bonfim. Idinho, Eduardo, Toinho Babaco e o prefeito Paulo Machado curtindo todos os festejos da cidade.

ASCOM

Márcia Cabrita, feliz e irônica: “nada a reclamar”


De cabeça coroada, mini-biquine rosa chicletes e sapato Luiz 15, Márcia Cabrita assumiu o destaque que lhe compete e desfilou garbosamente à frente de sua escola de samba. Abordada sobre sua participação no Momo, respondeu em cima da bucha:

Agradeço de coração aos bonfinenses. Esse é o meu carnaval. Fui buscar minha segunda fantasia lá no Santos Dumont e por onde passei só vi o povo batendo palmas. O Bonfim Beleza também tá saindo com a segunda fantasia hoje (terça 8). O pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada. Não tenho nada a reclamar.

Tudo pela escola – Maria Lúcia Reis (50), seis anos como costureira do Bonfim Beleza, aprontou as principais fantasias do grupo. “Sou do coração do Alto da Maravilha e pela escola eu faço o que for do meu alcance”. Maior parte das fantasias do grupo para este ano saíram de suas mãos. “Foram 25, fiz mais do que no ano passado,e nem filhos e netos me acompanham no carnaval”. Fantasiada e disposta, só parou de sambar para a rápida conversa e pose fotográfica, na concentração da Juracy Magalhães.

Com chance de classificação, Vitória da Conquista visita o Ipitanga

Equipes vivem situações distintas no estadual. Enquanto o Bode pode avançar já nesta rodada, o Tucano vai brigar para não cair este ano

O Bode pode se garantir na próxima fase do Baianão já nesta rodada, mas não depende apenas de si para isso acontecer. Além de ter que vencer o Ipitanga, nesta quarta-feira (9), no estádio Pedro Amorim, o time alviverde precisa secar Atlético e Colo Colo. Já o Tucano não tem mais chances de seguir na luta pelo título e brigará contra o rebaixamento.
Com 16 pontos conquistados, o Vitória da Conquista é o terceiro colocado no Grupo 1, mas é seguido de perto por Atlético e Colo Colo. Cada um tem 15 pontos. Por outro lado, o Ipitanga conquistou apenas sete pontos no Grupo 2 e, ao lado do Juazeiro (Grupo 1), está garantido no quadrangular que vai decidir os dois rebaixados no estadual. No primeiro turno, o alviverde bateu o time laranja por 3 a 0. As duas equipes vêm de derrota no campeonato. Enquanto o Bode perdeu para o Vitória por 1 a 0, o Ipitanga foi derrotado pelo Bahia por 3 a 0.
Apesar da má campanha, o Tucano tem um dos artilheiros da competição. Com sete gols marcados, Sassá está na ponta do ranking de goleadores ao lado de Marcos Neves e Maurício Pantera, ambos do Atlético. No Bode, as novidades ficam pelas saídas do lateral esquerdo Medalha, dispensado por indisciplina, e do atacante Ciel, que se machucou na pré-temporada e não se recuperou.
Outros jogos da rodada
09/03/2011
Serrano x Atlético
Feirense x Bahia
10/03/2011
Fluminense x Colo Colo
Camaçari x Bahia de Feira
Vitória x Juazeiro

iBahia

Proprietário de Lanhouse é encontrado morto em lixão de Capim Grosso


Wanderson Araújo Evangelista, 26 anos, que residia no povoado de Jabuticaba município de Quixabeira, foi encontrado morto por volta das 20h30 de segunda-feira (7) em um lixão da cidade de Capim Grosso. Segundo informações de familiares Wanderson era proprietário de uma lanhouse e havia saído de casa ás 07h do mesmo dia para visitar uma tia em Capim Grosso que fica a 16 km e não mais foi visto.

Evangelista pode ter sido vítima de latrocínio, (roubo seguido de morte) essa é a primeira linha de investigação que a polícia deve trabalhar, já que a vítima estava com uma moto Yamaha YBR, placa DEG 5763. Informações dão conta também que o rapaz havia feito um saque no Banco do Brasil da cidade no valor de R$ 500.

No corpo da vítima, na região do abdômen havia uma perfuração possivelmente de faca e marcas de agressão no rosto.

calilanoticias
Foto: Herick Rios

Silvano Salles encerra com chave de ouro o Carnaval de Itiúba


Foram cinco dias de folia – 04,05,06,07 e 08 de março . Os foliões lotaram nos cinco dias de festa o palco da folia, tiveram a oportunidade de acompanhar grandes atrações como Batukerê, no sábado, a Bronka e Silvano Sales na terça fechando o Carnaval com chave de ouro. O show de Silvano Salles estava sendo aguardado pelo público itiubense com muita expectativa, e mais uma vez o fenómeno do arrocha não decepcionou, subiu no palco e fez um show histórico para mais de 15 mil pessoas que lotaram todas as dependências da Av. Getúlio Vargas. Silvano encantou os corações apaixonados cantando muitas músicas românticas que levaram os foliões a loucura e durante as quase duas horas de show, distribuiu muita simpatia agradeceu várias vezes a prefeita Cecília pela realização da festa e jogou centenas de CDs para a galera.
A comissão organizadora do carnaval de Itiúba está de parabéns pela realização de mais um grande carnaval que com certeza irá entrar para a história como um dos melhores já realizado no município.

Texto/Fotos: Portaldenoticias.net

CNBB abre Campanha da Fraternidade na Quarta-feira de Cinzas


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2011 (CF), que tem por tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). O ato de lançamento nacional, aberto à imprensa, acontece no auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB, em Brasília, às 14h30, e será presidido pelo secretário geral da Conferência dos Bispos, dom Dimas Lara Barbosa.

A programação será bastante objetiva, iniciando com a apresentação da mensagem do papa Bento XVI, saudando a Campanha. Em seguida, o secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, exporá os objetivos da Campanha, bem como a dinâmica de sua realização nas dioceses, paróquias e comunidades do país. O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, encerra o ato falando sobre as expectativas da Igreja com a Campanha. Terminada a cerimônia, dom Dimas atende os jornalistas, numa coletiva de imprensa.

Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964. A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da Campanha. A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da CF.

Esta não é a primeira vez que a CF aborda o tema meio ambiente. Em 1979, a Campanha discutiu o tema “Preserve o que é de todos”; em 2004, “Fraternidade e Água – Água, fonte de vida”; e, em 2007, a Amazônia foi lembrada: “Fraternidade e Amazônia – vida e missão neste chão”.

CNBB