quinta-feira, 10 de março de 2011

DENUNCIA "COLETIVOS" EM NOSSA CIDADE‏ DESRESPEITAM IDOSOS


Neto, gostaria de deixar registrado aqui em seu Blog, o absurdo que vem acontecendo com os passageiros Idosos dos coletivos em nossa cidade.

Cobradores mandam os idosos desceram do ônibus ou até mesmo nem permitem subir, alegando que as vagas que são reservadas para os idosos estão ocupadas.

A Constituição Federal garante aos idosos passe livre acima de com idade de 65 anos ou mais e que 10% das vagas do ônibus sejam reservados para os idosos desde de que esteja portando algum documento que comprove a idade vigente, assim como a Lei Municipal deste Município, o fato da lei prevê os assentos apenas em 10% não quer dizer que os idosos não tenham o direito de ir ou vir em pé nos coletivos, o que devem ser orientado aos mesmos é sobre falta de segurança e os riscos que correm ao serem conduzidos em pé caso as vagas reservados estejam ocupadas.

Sou uma usuária do ônibus que faz linha do bairro da Populares via Centro e já presenciei algumas cenas de discriminação e constrangimento deste nível. Por ser membro do Conselho do Idoso deste Município me senti na obrigação como conselheira de orientar a cobradora da forma errada que estava agindo, a mesma fez pouco caso com a informação e ainda disse que recebia ordens e não podia fazer nada, perguntei o nome dela e ela não quis se identificar e ainda ironizou me dizendo que não tinha nome.

UM ABSURDO!!!!!

Informo também que o Conselho do Idoso já foi informado e que as providências cabíveis serão tomadas e que reuniremos junto ao Ministério Publico no dia 24 deste corrente mês para discurtirmos esta problemática.

E informamos que o Conselho do Idoso está de olho ao desrespeito aos nossos IDOSOS.

Nada mais pra o momento reiteramos os votos de paz e apreço.

Denuncie a violação dos direitos do idoso no Conselho do Idoso que fica na Ação Social (74) 3541-5574 ou ao Ministério Publico (74) 3541-3495.


DÁRIA CRISTINA
CONSELHEIRA DO CMDI
ASSISTENTE SOCIAL DO CRAS.

LEI MARIA DA PENHA PRENDE MAIS UM EM QUEIMADAS


As 17h50min de 09/03/2011, a guarnição da PM em Queimadas foi solicitada para atender uma solicitação no Bairro Ponte Nova, chegando lá abordaram Marcos de Jesus Oliveira, 32 anos,em flagrante, o mesmo foi acusado de agredir a senhora Dalva de Jesus Lima, 37 anos, ambos residem no bairro citado. o agressor ficou detido na cadeia pública de Queimadas, autuado na lei Maria da Penha. Segundo populares Marcos seria foragido da Justiça no municipio de Senhor do Bonfim.

OLHO NA NOTICIA

Federação agradece ao prefeito pela concessão do estádio para o Baianão 2011


foto: tok de primeira
Em fax dirigido ontem ao Prefeito Paulo Machado, a “Federação Bahiana de Futebol – FBF” agradeceu a cessão do Estádio Municipal Pedro Amorim para a realização dos jogos do seu filiado Juazeiro Social Clube no Campeonato Baiano de Futebol da Primeira Divisão, Edição 2011.
Ao mesmo tempo em que especificou a utilidade do estádio bonfinense para as categorias Profissional e Sub-20, “durante o período em que o Estádio Municipal Adauto Moraes se encontrava em obras”, a entidade mater do futebol baiano saudou com votos de sucesso à administração municipal. Em ofício-resposta, o prefeito assegurou que dita praça esportiva de Senhor do Bonfim “continua à inteira disposição da conceituada Federação”.

ASCOM

Apitaço pelo Amor em Andorinha


Nesta segunda-feira, dia 14 de março, às 07h, saindo do CRAS/PAIF – SEDE acontecerá o APITAÇO PELO AMOR, com caminhada passando pelas principais ruas da cidade. O apitaço será realizado com o intuito de divulgar as políticas públicas voltadas para as mulheres e alertar a população contra a violência doméstica e familiar,

O Prefeito Agileu Lima incentivou a mobilização, e disponibilizou a estrutura necessária para o sucesso da caminhada, ” Nós temos o compromisso moral, social e humano de agir incisivamente contra qualquer tipo de violência, o apitaço chamará a atenção das pessoas para essas ações de combate que já estão em andamento no nosso município, inibindo assim os transgressores. Hoje nós temos uma parceria com o CRM, e vamos desenvolver campanhas na tentativa de sanar definitivamente qualquer tipo de covardia contra a mulher e contra a família”, afirmou.

Prefeitura de Andorinha convida à população andorinhense, amigos e amigas de toda a região, membros de associações, instituições, imprensa regional, autoridades políticas e religiosas, jovens e adultos para participarem da manifestação contra a violência doméstica e familiar.

DEPRESSÃO: HOMEM COMETE SUICÍDIO EM SERROLÂNDIA


Na manhã de ontem (9), o jovem Evam Alves dos Santos, de 30 anos, 1º suplente do Conselho Tutelar foi encontrado morto por volta das 9hs na Fazenda Caiçara. Que fica localizada noa zona rural de Serrolandia
O jovem que chegou a exercer a função de conselheiro tutelar no município apresentava um quadro depressivo o que levou a cometer o suicídio. Familiares e amigos ficaram transtornados.

Portal Serrolândia

HOMEM CHAMA POLÍCIA APÓS MATAR OUTRO EM ANTONIO GONÇALVES


Por volta da 22h20min., do dia 09Mar11, no bairro Buriá, em Antônio Gonçalves, o Sr. LEÔNIO FERREIRA DA SILVA, de 40 anos de idade, residente na Rua Beira Rio, naquela cidade, solicitou a presença da Guarnição de Radiopatrulha, informando que teria assassinado LEÔNIDAS DIAS DOS SANTOS, vulgo “Zói Branco”, residente na Rua Beira Rio. Ao chegar no local, os Policiais Militares obtiveram maiores informações sobre o fato, onde, segundo dados colhidos das testemunhas, LEÔNIDAS teria adentrado na residência do Sr. LEÔNIO com o intuito de matá-lo, quando este pediu ajuda ao seu filho LEANDRO que mora na casa ao lado, e ao ver o pai sendo agredido partiu para defendê-lo, momento em que LEÔNIDAS (Zói Branco) corre atrás de LEANDRO pela rua, com uma faca em punho, enquanto acontecia luta corporal entre os dois, o Sr. LEÔNIO consegue retirar o seu filho das mãos do agressor, quando LEANDRO apanha a faca e desfere golpes em LEÔNIDAS (Zói Branco) que acaba falecendo.

RESULTADO DA OPERAÇÃO CARNAVAL


Resultado da Operação CARNAVAL 2011, realizada pela Delegacia da PRF 10/04 - Senhor do Bonfim, com circunscrição na BR 407, KM 00 ao Km 230 ( Juazeiro - Capim Grosso ), e BR 324, KM 356 ao KM 444 ( Capim Grosso - Riachão do Jacuípe ), dos dias 04/03 a 09/03/2011:

TOTAL DE VEÍCULOS FISCALIZADOS - 431
TOTAL DE NOTIFICAÇÕES: 89 , sendo elas:
CNH (SEM CNH, VENCIDA, CATEGORIA DIFERENTE ) - 18
ULTRAPASSAGENS PROIBIDAS - 38
USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS - 03
OUTRAS NOTIFICAÇÕES - 30
ACIDENTES SEM VÍTIMAS - 02
ACIDENTES COM VÍTIMAS - 02
QUANTIDADES DE FERIDOS- 01
QUANTIDADES DE MORTOS - 01
TESTES COM ETILÔMETROS ( BAFÔMETROS ) EFETUADOS - 185
PESSOAS DETIDAS POR EMBRIAGUEZ - 01
PESSOAS DETIDAS POR OUTROS MOTIVOS - 01


OCORRÊNCIAS:
Em Senhor do Bonfim, às 15:00h do dia 05/03/2011, foi preso no KM 118 da BR 407, Josivaldo Carneiro Ferreira, 37 anos,condutor do veículo Honda CG 125 fan, placa NTW – 6419 – BA, por direção perigosa. Ocorrência encaminhada a DEPOL de Senhor do Bonfim – BA.
Em Senhor do Bonfim, no KM 134 da BR 407, às 12:05h do dia 09/03/2011, foi preso José Odair da Silva, 36 anos, condutor do veículo fiat Pálio, placa JMW 4939 - BA, por dirigir sob influência de álcool. Ao ser submetido ao teste do etilômetro, foi constatado 0,75 mg/l ( miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos
pulmões ), sendo que o limite que não caracteriza crime de trânsito, é de 0,29 mg/l. Ocorrência encaminhada a DEPOL de Senhor do Bonfim – BA.

Todo o planejamento elaborado, foi executado, sendo realizados 185 testes com os etilômetros ( Bafômetros ) da Delegacia, onde foram flagrados 03 condutores dirigindo sob efeito de álcool, sendo que 01 deles estava acima do limite que caracteriza crime de trânsito, sendo preso em flagrante.
Foi intensificada a fiscalização sobre as ultrapassagens proibidas, sendo que a maioria das notificações extraídas foram relacionadas com esta infração de trânsito, que contribui para que os acidentes ocorram.
MAIS UMA VEZ, A DELEGACIA 10/04 CONSEGUIU SEU OBJETIVO PRINCIPAL, QUE É SALVAR VIDAS, JÁ QUE HOUVE UMA DIMINUIÇÃO DE 50 POR CENTO NO NÚMERO DE MORTOS, COM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DO ANO DE 2010, e REGISTRO DE APENAS 01 FERIDO NOS 04 ACIDENTES REGISTRADOS.

Insp. Lopes Júnior - Ch. do Núcleo de Policiamento e Fiscalização - Del. 10/04 - Senhor do Bonfim - Ba

HOJE É DIA DO TELEFONE


Graham Bell e sua invenção – o telefone

Inventado por Alexander Graham Bell (1847-1922), o telefone trouxe grandes facilidades para nossas vidas.

Partindo do estudo do telégrafo, Graham Bell tentava entender como acontecia a transmissão das mensagens desse aparelho, visando ajudar a comunicação com deficientes auditivos. No dia 10 de abril, conseguiu fazer a primeira transmissão, data designada como o dia do telefone.

Através de suas pesquisas, desenvolveu então um aparelho que transformava os sons em sinais elétricos, sendo levados à outra extremidade do fio, retornando ao seu estado inicial, ou seja, como som.

Porém, nos primeiros aparelhos não era possível falar e ouvir ao mesmo tempo.

No museu do telefone, em São Paulo, consta que o primeiro aparelho telefônico que veio ao Brasil foi dado de presente à D. Pedro II, em 1877, sendo que sua linha iria do palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, até o centro da cidade. Ao ver o telefone em funcionamento D. Pedro II exclamou “meu Deus, isto fala!”.

Aos poucos foram sendo instaladas no país as centrais telefônicas, mas precisamente em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O sistema de DDD (discagem direta à distância) só foi implantado no Brasil no ano de 1958 e o sistema de DDI (discagem direta internacional) bem mais tarde, no ano de 1975.

Aos poucos esse tipo de comunicação foi tomando sua forma mais adequada, mais precisa de funcionamento, hoje em dia é difícil pensarmos a vida sem o telefone.

Com o aperfeiçoamento de seu funcionamento, os japoneses inventaram os aparelhos móveis, os celulares, que entraram em funcionamento em 1978, mas no Brasil essa tecnologia somente chegou por volta dos anos 90.

Depois desses, o sistema de telecomunicações cresceu fortemente, chegando às grandes redes de comunicação mundial, a internet.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Bezerra nasce com duas cabeças e atrai curiosos em Caldeirão Grande


Uma bezerra nasceu com duas cabeças em um sítio próximo a cidade de Caldeirão Grande. A notícia do nascimento do animal com duas cabeças logo se espalhou e muitos curiosos foram ao local, que fica próximo ao cemitério.

Os curiosos ficaram perplexos quando se deparam com um bezerro de duas cabeças que acabara de nascer.

Embora o animal tenha nascido sem vida, a aberração despertou intrigou os populares, haja visto não ser muito comum casos desta natureza.

Segundo um veterinário, no caso do bezerro com duas cabeças de Caldeirão Grande, o animal nasceu com uma má formação genética, também chamada de aberração genética, que pode afetar qualquer parte do organismo.

"A má formação genética pode ser decorrente tanto da mutação de um único gene, como de um cromossomo inteiro", explica o veterinário.

De acordo com ele, fenômenos como estes são aleatórios, mas podem acontecer devido a fatores predisponentes. "O acasalamento de consanguíneos é um dos principais fatores que podem predispor uma mutação de caráter genético", completa.

Notícia Livre.

Carreta carregada de milho vira e faz vítima fatal na BR-407, próximo a Mairi



Uma carreta bi-trem, da cidade de Cristalina-GO, virou na madrugada desta quarta-feira (09), na BR-407, no trecho que liga as cidades de Baixa Grande a Mairi.
A carreta bi-trem, de placa NLK-6645, virou carregada de milho, na localidade conhecida por Curva do Sebo, próximo à cidade de Mairi, por volta das 3h da madrugada desta quarta-feira. O motorista, Manser Antonio San Martin, morreu na hora.
O corpo do motorista foi removido do local do acidente por volta das 03h30 e encaminhado para o Hospital de Mairi, depois para o IML de Jacobina, para a realização da necropsia.
Depois da necropsia, o corpo foi liberado e encaminhado para a cidade de Cristalina, no estado de Goiás, para a realização do sepultamento.
Grande parte da carga foi saqueada por populares.

Informações e foto do Blog www.agmarrios.blogspot.com.

Vitória da Conquista bate o Ipitanga em Senhor do Bonfim e se classifica

O Vitória da Conquista é mais um time classificado para a segunda fase do Baianão 2011. Nesta quarta (9), o Bode esteve em Senhor do Bonfim e venceu o Ipitanga por 2 a 1, em jogo válido pela 11ª rodada da competição.

Além da vitória, a derrota do Atlético para o Serrano garantiu a vaga ao time do sudoeste, que agora é vice-líder do grupo 1, com 19 pontos, mas pode perder a posição caso o Bahia vença o Feirense. Já o Ipitanga, lanterna do grupo 1 com sete pontos, vai disputar o torneio da morte para tenta evitar o rebaixamento para a segunda divisão.

No jogo, Braw abriu o placar para o Vitória da Conquista ainda no primeiro tempo. No início do segundo, o Ipitanga empatou com Átila, mas Hiroshi deu a vitória ao Bode. Na próxima rodada e última da primeira fase, o Alviverde recebe o Fluminense no Lomanto Júnior, enquanto o Ipitanga visita o Atlético, em Alagoinhas.

DATA / HORA / CONFRONTOS / LOCAL
09/03/2011 / 20:30 / Ipitanga 1 X 2 V. da Conquista / Pedro Amorim
09/03/2011 / 20:30 / Serrano 2 X 1 Atlético / Lomanto Júnior
09/03/2011 / 21:50 / Feirense 0 X 0 Bahia / Alberto Oliveira
10/03/2011 / 20:30 / Fluminense X Colo Colo / Alberto Oliveira
10/03/2011 / 20:30 / Camaçari X Bahia de Feira / Armando Oliveira
10/03/2011 / 20:30 / Vitória X Juazeiro / Barradão

IBahia

DEZESSETE MORTOS NAS ESTRADAS FEDERAIS BAIANAS


Nos seis dias de carnaval, foram registrados 161 acidentes, que deixaram 102 feridos e 17 mortos nas estradas federais baianas. A PRF destaca como trechos mais perigosos a BR 101, com sete mortos, BR 324, com quatro e BR 110, com três. Em 2010, durante o mesmo período, foram registrados 123 acidentes, com 60 feridos e 11 vítimas fatais. A principal causa para os acidentes foi ultrapassagens em locais proibidos e excesso de velocidade. Pelo menos 64,71% dos acidentes com mortes ocorreram por imprudências como as mencionadas.Durante o carnaval, a PRF notificou 866 condutores por ultrapassagens indevidas e 591 pela falta do uso do cinto de segurança, em um total de 3.442 notificações.

REMÉDIOS VÃO FICAR MAIS CAROS A PARTIR DO DIA 31


A partir do dia 31 deste mês, medicamentos importantes como antibióticos e antiinflamatórios vão ficar mais caros. O governo vai anunciar, nos próximos dias, um reajuste de pelo menos 6% nesses produtos, que ainda têm os preços controlados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) - ligada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ficarão mais salgadas cerca de 20 mil apresentações de remédios. Como muitos destes medicamentos são de uso contínuo, ou utilizados no tratamento de doenças graves, o governo define o quanto podem subir a cada ano. Entre os produtos cujos reajustes foram autorizados estão vasodilatadores, como Viagra, e ansiolíticos, como Lexotan.


Por James Martins - BN

Polícia de Capim Grosso recupera moto e prende acusado de matar dono de Lan house


Informações da Polícia Civil dão conta que uma diligência realizada por prepostos da Policia Militar, 5º. Pelotão de Capim Grosso resultou na manhã de terça-feira (08), na recuperação da Moto YBR cor preta ano 2002, Placa DEG 6763, licença de São Paulo e sem problemas na documentação, moto essa utilizada por Wanderson Araújo Evangelista no dia que foi assassinado.
A moto foi encontrada na casa de AGMÁRCIO DOS SANTOS, na cidade Quixabeira, além da motocicleta, a Policia encontrou uma faca que possivelmente foi usada para tirar a vida de Wanderson, que era proprietário de uma Lan house em Jaboticaba, Povoado de Quixabeira.
A pessoa citada foi presa em flagrante e encaminhada para a delegacia de Capim Grosso.

Caixa oferece CPF gratuito para mulheres até sexta-feira


A Caixa Econômica Federal oferece às mulheres até sexta-feira (11), o serviço de inscrição gratuita no Cadastro de Pessoa Física (CPF), em todas as agências do banco. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, lembrado último dia (08/03).

Segundo a Caixa, o objetivo é possibilitar o acesso das mulheres às políticas públicas do governo federal: Programa Fome Zero, Bolsa Família e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de facilitar o acesso à inclusão bancária e ao microcrédito.

Segundo a Agência Brasil, no site da Caixa é possível encontrar a relação das agências do banco. Para isso, basta acessar a opção Encontre a Caixa. O CPF é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal do Brasil que armazena informações cadastrais de contribuintes pessoas físicas.

Correio

Divisões territoriais voltam ser assunto na Assembleia

A última revisão territorial na Bahia aconteceu em 1953, quando o estado possuía 150 municípios. A lei previa que a cada cinco anos fosse feita uma revisão, o que nunca aconteceu

A Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação definiu a realização de sessão ordinária no próximo dia 16, às 10h, juntamente com a SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia), da Secretaria do Planejamento e IBGE para discussão do Plano de Ação com os procedimentos e operacionalização necessários à redefinição dos limites territoriais dos municípios baianos.

A partir da aprovação da Lei 12.057, de autoria do deputado João Bonfim (PDT), que dispõe sobre a Atualização das Divisas Intermunicipais do Estado da Bahia, em janeiro passado, a Assembleia tem 120 dias para concluir os trabalhos.

O deputado João Bonfim, presidente da Comissão, disse que esta atualização resolverá problemas históricos que atingem praticamente todos os 417 municípios baianos, a exemplo de prefeituras que administram áreas fora do seu território, arcando com as despesas, sem o benefício de receita. Além disso, há problemas de identidade cultural e citou o exemplo dos índios tuxás e kiriris, assentados e com raízes em Banzê, mas que pertencem ao município de Quijingue.

A sede do município de Jânio Quadros fica situada nos domínios de Caraíba, Tabocas do Brejo Velho é dividida ao meio por Brejolândia e Salvador e Lauro de Freitas não têm o limite territorial definido. Os habitantes do distrito de São Jorge, pertencente a Contendas do Sincorá, mas situado em Barra da Estiva, são obrigados a percorrer Tanhaçu e Ituaçu para atendimento pelos órgãos públicos do município.

Outra questão levantada na comissão foi o mecanismo que calcula o repasse do Fundo de Participação dos Municípios, tendo como base o número de habitantes. A partir da definição territorial, os deputados defendem a sensibilização dos congressistas para alteração na fórmula de cálculo que leve em consideração a renda per capita. É preocupação também da comissão o investimento de recursos das prefeituras em áreas pertencentes a outros municípios, ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“A última revisão territorial na Bahia aconteceu em 1953, quando o estado possuía 150 municípios. A lei previa que a cada cinco anos fosse feita uma revisão, o que nunca aconteceu, gerando muitas questões durante estes 58 anos”, disse Bonfim. Durante este período, 267 municípios foram desmembrados, sem qualquer atualização dos limites.
Da redação

MATÉRIA RELACIONADA:

SEI confirma: “Localidades pertencem a Senhor do Bonfim”


Declaração da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia) oferecida ao prefeito Paulo Machado confirma que as localidades de Diogo, Antas, Lagoa do Mateus, Parte de Catuni e parte de Pedra Vermelha estão inseridas no município de Senhor do Bonfim. Oportunamente Paulo Machado enviará expediente ao prefeito Antonio do Nascimento, de Jaguarari, propondo uma devolução planejada da administração dessas comunidades, criando-se comissões de ambos os municípios para a operacionalização das medidas conjuntas que serão tomadas.

Acidente de carro em Cansanção deixa duas pessoas feridas


Duas pessoas ficaram feridas em um acidente de carro na Ba-381, Km06, próximo a Fazenda Gomes, no município de Cansanção, interior da Bahia. No momento do acidente o Ford Focus de cor prata que ficou completamente destruído, estava sendo conduzido por César Fabiano de Oliveira, empresário do ramo de exportação, sendo que vinha em sua companhia a jovem Fernanda Santana dos Santos, ambos vinham de Itiúba em direção ao município de Cansanção, quando em uma curva fechada o carro saiu da pista e capotou diversas vezes. Apesar da gravidade do acidente, o casal sofreu apenas ferimentos leves, foram socorridos para Hospital Senhora Santana em Cansanção, medicados e liberados minutos depois. Segundo informações o motorista do veículo não estava consumindo bebida alcóolica.

Portal Cansanção

Curso em Excelência no Atendimento dos Serviços Públicos Municipais de Senhor do Bonfim

Prezado Servidor Público Municipal

Convidamos para participar do Curso Excelência no Atendimento dos Serviços Públicos Municipais de Senhor do Bonfim.

A ONG Educação Sem Fronteiras, é uma Organização Sem Fins Lucrativos que disponibiliza cursos presenciais voltados para o setor público municipal. É uma iniciativa da ONGEF com a parceria da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim que visa desenvolver um projeto voltado para a melhoria da qualificação profissional e do desempenho das competências dos servidores públicos municipais.

O principal objetivo do curso será fornecer subsídios para a formação do perfil de um servidor público municipal mais ético, perspicaz, autoconfiante, com habilidade no trato com o público.

CONTEUDO PROGRAMÁTICO

TEMA 1 - A EXCELENCIA E A ORGANIZACAO PÚBLICA MUNICIPAL

Assunto 1.1: Melhorias Organizacionais
Unidade 1.1.1: O que é excelência
Unidade 1.1.2: Princípios da excelência na administração pública
Unidade 1.1.3: Os tempos mudaram
Unidade 1.1.4: Programa de qualidade do governo
Assunto 1.2: Qualidade Pessoal
Unidade 1.2.1: Qualidade Pessoal
Assunto 1.3: Qualidade de Serviços
Unidade 1.3.1: Qualidade de Serviços

TEMA 2 - ATENDIMENTO AO PUBLICO

Assunto 2.1: O Cliente
Unidade 2.1.1: Quem é meu público
Unidade 2.1.2: Como é meu público
Unidade 2.1.3: Como me relacionar com meu público
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

ONGEF