domingo, 13 de março de 2011

Contradições em Queimadas. Enquanto Serginho registra queixa na polícia, Valmir monta a defesa

Paulino (E) afirma que a mais de dez anos as escolas se encontram como estão e que precisam de uma solução. Já o Vereador Litinho (D), disse ser a favor da doação, desde que seja de forma legal. Informações e imagem do CN. "Soluções e doações legais foi tudo que não aconteceu nos casos citados - SisalNEWS"

Antes de ser veiculada a matéria que apontou os “supostos beneficiados” pelos prédios escolares, o Prefeito de Queimadas – Serginho – se manifestou afirmando que não havia mandado ninguém depredar o patrimônio público.

Passaram-se seis meses desde a retirada do telhado, que aconteceu após outros itens dos imóveis serem saqueados. Nesse período, Serginho passou por diversas vezes à frente de uma das unidades escolares que se localiza as margens da estrada de acesso a sua fazenda, o que comprova a omissão do gestor e o descaso da sua administração e proteção ao patrimônio público.

Segundo os que se apossaram do telhado e madeiras, foram autorizados pelos agentes políticos e representantes do povo a retirar o material da escola na véspera das eleições de 2010, quando o legislador envolvido ainda ordenou que uma caçamba que presta serviços à prefeitura realizasse o transporte dos itens.

O prefeito, que assumiu a cadeira sem ter sido de fato eleito pela maioria, esperou os “frustrados e sem sucesso na vida” – conforme ele avaliou os denunciadores – tomarem a iniciativa de tornar público o descaso da sua administração.

Serginho afirma em materia do CN que espera ação da polícia, apurar e prender os depredadores

Serginho foi informado através dos Vereadores Lazaro José e Renatinho Borges – via ofício – sobre o que havia sido descoberto ao tempo em que foi solicitado explicações. Os Vereadores apresentaram o caso à população, pela tribuna da sessão que aconteceu no dia 2 de março deste ano.Após a repercussão, O prefeito declarou ter ordenado seus advogados registrarem queixa na delegacia para que a polícia investigasse e prendesse os autores.

O Vereador Lazaro, acompanhado de Professor Israel – Presidente da APLB, visitou os supostos “beneficiados”. Posterior às declarações de Serginho no CN, este site publicou a matéria “….” levando aos leitores mais detalhes sobre o caso.

Já se passaram oito dias que o chefe do executivo afirmou ter mandado prender os “necessitados”. Mas nada aconteceu. Ou melhor, aconteceu!

Valmir apresenta declarações que deixam duvidas - imagem do CN

Valmir, consciente de sua participação no caso que se tornou rotineiro em Queimadas agiu rapidamente. No dia 04 de março – antes de ser acusado de ser um dos “supostos mandantes” pela matéria veiculada dois dias depois – o Vereador exigiu dos apossados declarações que o inocentassem das acusações. Nas declarações além de inocentá-lo os lavradores se declararam “ladrões” ao dizerem que pegaram as coisas por conta própria e ainda citaram a cumplicidade de amigos na prática do ato.

O documento que registra a pronuncia de Cida Márcia apresenta outros pontos duvidosos além da data. A declaração identifica à declarante como “Cidamassa” na parte impressa que foi corrigido depois com a escrita do seu nome completo. Cida, ao declarar, não lembrou a data que recebeu a visita do vereador e do presidente da APLB em sua casa, ficando a ser anotado posteriormente, também à caneta. Estas falhas em um documento de tamanha importância permitem a qualquer cidadão que opera com esse tipo de documento perceber a possibilidade de uma possível fraude texto apresentado por Valmir.

Declaração apresentada pelo vereador apresenta erros

Perguntas que não se calam: Será que o conteúdo relatado foi realmente declarado por Marcia? Ou ela recebeu uma declaração pronta e apenas citou os dados colocados à mão? Afinal, já que Valmir não tem culpa no cartório, porque tenta se defender ao ponto de antecipar-se ao trabalho da polícia?

Acredita-se ainda que a polícia deverá filtrar tudo sobre o assunto e desvendar “qual lado da moeda é o de valor real”, já que Serginho registrou queixa, e por Lei deve ser apurada.

Por fim, Aqueles que o vereador Lázaro tinha como “presenteados pelo prefeito” acabaram se metendo numa situação bastante constrangedora. Para Lazaro e Israel, eles disseram que se apossaram do bem público com autorização do Prefeito e do Vereador e que ainda se beneficiaram de um veículo, a serviço da prefeitura, que transportou o material por ordem de Valmir.Depois, em contradição, disseram aos políticos que antes lhes presentearam que foram forçados por Lazaro e Israel a afirmarem que haviam sido autorizados, e confessaram terem se apossados por conta própria o que automaticamente os tornam “ladrões”.

Buscando transparecer os fatos e mostrar quem detém a verdade, Lazaro de José com apoio de Renato Borges e Ivanivalda Queiroz está encaminhando ao Ministério Público, nesta semana, todo o processo com documentos e arquivos que comprovam tudo que foi apresentado por ele anteriormente. Para o Vereador, isso se resolverá em breve, pois acredita na Justiça e tem consciência de que está com a razão sobre tudo que afirmou. O Vice Presidente acredita que as declarações feitas pelos “beneficiados” serão as verdadeiras declarações, feitas sem serem submetidas a qualquer tipo de pressão, coação ou aquisição.

SisalNEWS

Atlético vence o Ipitanga, conta com 'apoio' do Vitória e se garante na próxima fase

O Atlético pode comemorar. Com o apoio da torcida, o Carcará venceu o Ipitanga neste domingo (13), por 2 a 0, em Alagoinhas, e garantiu a vaga na próxima fase do Baianão 2011. Para se classificar, o Atlético ainda foi 'ajudado' pela derrota do Colo Colo para o Vitória, em Ilhéus.

O Carcará ultrapassou o Tigre na tabela e terminou a primeira fase na quarta colocação do grupo 1, com 18 pontos. O Ipitanga, que iniciou a última rodada já sabendo que disputaria o quadrangular da morte, terminou na lanterna do grupo 2, com apenas sete pontos.

O jogo - O Carcará foi superior durante toda a partida, mas demorou para acertar o pé. O time abriu o placar com o atacante Robert, ainda no primeiro tempo. No segundo, o meia Marcos Neves fechou a conta. Agora, ele é o artilheiro isolado do Baianão 2011, com oito gols marcados.

Outros resultados da rodada
Bahia 1 x 0 Serrano
Vitória da Conquista 2 x 2 Fluminense
Bahia de Feira 1 x 1 Feirense
Colo Colo 1 x 3 Vitória
Juazeiro 1 x 1 Camaçari

por iBahia

UAUÁ REALIZA II CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DA MULHER SERTANEJA


Acontecerá nesta segunda-feira, 14/03/ na sede do CRAS I, localizado na Praça São joão Batista, 127-centro de Uauá-Bahia a segunda campanha de valorização da mulher sertaneja, que contará com a seguinte programação: Recepção e acolhida/ Palestras: Direitos trabalhistas da Mulher e Auto estima da mulher/ aferição de pressão arterial/estética/ entrega de placas em mulheres que se destacam na comunidade/ show de voz e violão com Lulu Guimarães/ sorteios de brindes e interação alimentar(Almoço para todas as mulheres)- Interiramente grátis.

Contando com a parceria da Secretaria de Políticas Sociais, Programa Integração AABB Comunidade, Projovem Adolescente e comunidade Local.

CN

NOSSA ALEGRIA NÃO ACABOU NA QUARTA-FEIRA

Enquanto, para muitos depois da festa de momo, só sobrou dor de cabeça, ressacas, dívidas, doenças como a “gripetonita”, etc...
Pessoas que participaram da 15ª edição do RENASCER, evento realizado pela Comunidade Católica Shalom de Senhor do Bonfim, continua contagiadas de alegria, uma alegria que não acabou na quarta-feira, como regia o lema do encontro que aconteceu paralelamente ao período de carnaval.
Dias inesquecíveis para aqueles que puderam experimentar das pregações, palestras, missa e adoração, além claro de muito louvor, porque como foi pregado de acordo com o tema do encontro “DEUS É A FELICIDADE”.






LEITOR DENUNCIA: Serviço de saneamento no pontilhão da Gamboa



Olá:
Passo frequentemente pelo pontilhão da FCA na gamboa, e hoje notei que alguma equipe de sameamento (prefeitura ou embasa) fez um seviço recente em um registro de água que fica na parte de cima da entrada do pontilhão, até ai tudo bem, mais acontece que deixa esposto um grande pedaço do tudo de PVC que fica em volta desse registo... Isso pode implicar em vários acidentes com danos físicos e materias aos motoristas e transeuntes que passam por esse local todos os dias...
Peço a sua equipe que veja esse problema e divulge no blog para que os competentes possam resolver esse problema um quanto antes.

leitor do Blog.

Atendendo pedido do leitor, nossa equipe esteve no local, e realmente foi constatado a veracidade do fato, como mostra fotos de nossa equipe.

DENÚNCIA: VÁRZEA DA ROÇA ESTÁ PEDINDO SOCORRO!




O município de Várzea da Roça, localizado no piemonte da chapada diamantina está totalmente abandonado pelo prefeito Lourivaldo Souza Filho (Loury) e seu grupo político administrativo.

Mesmo sendo um dos municípios com maiores gastos na limpeza pública, no transporte escolar e em outros setores, os serviços essenciais para a nossa população como educação, saúde e assistência social praticamente não existem.

Por todas as partes a cidade está entregue ao abandono total e à própria sorte. O mato tomou conta dos passeios das casas nas ruas da sede e dos povoados e a infestação dos insetos tem assustado a todos, já que ratos, baratas, pernilongos e até cobras se tornaram vizinhos indesejáveis e que fazem visitas constantemente as nossas residências.

Nas ruas onde não existe calçamento os buracos tomaram conta e quando chove a lama é constante, causando transtornos e prejudicando a população, que para sair ou chegar as suas casas tem que passar por uma verdadeira penitência e ficar suja de lama.

Em Várzea da Roça existem ruas praticamente interditadas para o tráfego de veículos e a passagem de pedestres.

O novo cemitério da cidade está sendo utilizado em condições precárias. Os corpos são enterrados num terreno protegido apenas por uma cerca com quatro fios de arame farpado, no qual todos os tipos de animais têm acesso, inclusive cães que podem escavar as sepulturas.

A população varzeana está revoltada com mais esta falta de respeito do atual prefeito. Ele não cuida do bem estar e da saúde dos vivos e não permite um descanso em local digno para os mortos, dizem as pessoas.

As escolas estão um caos, faltam todos os tipos de materiais didáticos. Até um lápis grafite não é encontrado para ser utilizado pelos alunos neste início de ano letivo. Durante a gestão do atual prefeito apenas três escolas foram reformadas, as quais foram reprovadas no primeiro teste de impermeabilidade, quando as chuvas caíram na noite do último dia 11, segundo informações de alunos, as aulas do Centro Educacional Padre João Farias e da Escola José Carneiro de Oliveira que foram reformadas recentemente, tiveram que ser suspensas porque todos os cômodos ficaram totalmente molhados.

O transporte escolar é uma vergonha e um perigo para os nossos alunos. A maioria dos carros está em péssimas condições de uso e rodam superlotados, colocando em risco as vidas das nossas crianças e dos nossos adolescentes.

As nossas estradas estão intrafegáveis, é difícil para alguém se deslocar as localidades do nosso município sem correr o risco de quebrar o seu veículo ou sofrer algum acidente.

A cidade está às escuras. A Avenida Josias de Souza Rios é um exemplo. Das treze torres de iluminação com vinte e seis lâmpadas, apenas seis lâmpadas estão acesas. Isto porque a citada Avenida é o local mais movimentado da cidade é hoje o ponto de encontro de todos que gostam de se divertir e conversar com seus amigos. No momento desta foto não havia falta de energia elétrica e sim a falta de lâmpadas na Avenida que tem 460 metros de comprimento e está totalmente às escuras.

O hospital municipal João Sales Rios que foi parcialmente reaberto pela força da Lei e das cobranças de todos nós, está dividido em dois anexos e teve apenas um reformado, enquanto o outro está caindo aos pedaços. Começou o atendimento à população exatamente um ano e onze meses depois do início da atual gestão, no entanto, não atende as necessidades do nosso povo.

Não tem médicos para atender a todos os pacientes que procuram aquela unidade hospitalar, sem levar em conta a falta destes profissionais algumas vezes por mês.

O que mais deixa a todos nós revoltados é que este hospital já foi utilizado para cirurgias, exames e outros procedimentos mais complexos. Sendo que hoje está servindo só como local para consultas e nada mais.

Se alguém precisar de atendimento de emergência ou de uma ambulância para chegar à unidade de saúde dificilmente será atendido. As desculpas são diversas, um dia alegam que está faltando veículo, outro dia alegam que está faltando motorista e assim os dias vão passando e o povo sofrendo.

Já nos PSF’s a situação é bem pior. O dentista só aparece uma vez por mês para atender entre cinco e dez pacientes, os médicos quando aparecem é uma vez por semana e até os enfermeiros não estão indo diariamente.

A quadra poliesportiva de Várzea da Roça “único local público para a prática esportiva” está totalmente destruída, são buracos por toda a tela e pelo piso, podendo causar lesões graves ou irreversíveis para aqueles que ainda praticam o esporte no local.

Tudo isso culmina com a decadência da Praça Top. Pedro Magalhães, onde a quadra está localizada que foi um dos principais pontos de encontro da nossa juventude e hoje está abandonada.

Enquanto isso um ginásio de esportes na sede e uma quadra poliesportiva no povoado de Cruz de Almas, ambos conseguidos através de convênios com o Governo Federal estão com as suas obras paralisadas, mesmo tendo sido repassadas a segunda e última parcela para os términos dos serviços desde junho de 2009.

As únicas utilidades das obras têm sido para esconder meliantes nos matagais existentes e proliferar mosquitos da dengue quando chove e a água fica parada, além de insetos e répteis que invadem as casas próximas.

Até o centro administrativo está em ruínas, hoje virou depósito de carros velhos e local para gatas parirem. O centro administrativo de Várzea da Roça serve para tudo, menos para administrar. O prédio está abandonado enquanto o município paga valores elevados em aluguéis de imóveis para vários setores de diversas secretarias.

Aqui as licitações, quando ocorrem raramente atingem o mínimo de três empresas, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Por muitas vezes apenas uma empresa tem participado, como no caso do transporte escolar. Enquanto isso as denúncias continuam andando a passos de tartaruga nos órgãos responsáveis por suas apurações.

Coincidência ou não, carros luxuosos, motos caríssimas, lanchas, jet sky e outros bens valiosos passaram a fazer parte do nosso cotidiano, o que antigamente se via pela televisão ou em jornais e internet hoje é uma realidade para algumas pessoas ligadas ao grupo político do prefeito Loury em Várzea da Roça. Enquanto isso a população vive totalmente abandonada.

Diante de tudo que está faltando em Várzea da Roça, o prefeito Lourivaldo Filho gasta R$ 7.500,00 com dinheiro público de aluguel de uma HILUX para seu uso. Gasta cerca de R$ 100.000,00 por mês para a limpeza pública do município. Gasta em torno de R$ 120.000,00 com um transporte escolar ineficiente e perigoso. Faz farra com o dinheiro público pagando diárias exorbitantes para si e para os servidores ligados ao seu grupo político. Uma diária do prefeito de Várzea da Roça, por exemplo, custa R$ 500,00 para viagem fora do Estado, enquanto um secretário ganha R$ 400,00 para o mesmo fim. Já para viagem a Salvador o prefeito recebe R$ 450,00 e um secretário R$ 300,00. No Governo Federal um decreto presidencial estipulou que um Ministro receba R$ 260,00 em diária para viagens a quase todos os Estado do País, veja só, o prefeito de Várzea da Roça recebe bem mais em diária que um Ministro de Estado.

Enquanto o povo de Várzea da Roça está sofrendo horrores com o abandono do município, alguns dos amigos do Prefeito e prestadores de serviços ao município de Várzea da Roça já aumentaram seus patrimônios em mais de quinhentos por cento nestes dois últimos anos, sem que tenham ganhado nenhum prêmio na loteria. Só venceram as eleições em 2008 o que para alguns valeu mais que ser premiado na mega sena.

Agora imaginem se Várzea da Roça não precisa de socorro!

Por Anadilson Pacheco, Ascendino Almeida, Gessival Santana, Evandro Guedes e Florisvaldo Oliveira/ para o Blog Maravilha Notícias.

HOMEM EXECUTADO COM 12 TIROS NO BAIRRO BOM JARDIM

Por volta das 20h00min, desse sábado (12/03), quando estava sentado a porta de sua residência, CARLOS FERREIRA DOS SANTOS, 28 anos, “CARLINHOS”, teria sido vítima de execução quando mais ou menos 4 homens em um veiculo tipo corsa verde escuro, sendo que um dos homens apresentando nervosismo teria descido do veículo e se aproximado da casa dizendo: "uma informação, uma informação", quando Carlinhos ia se levantando foi alvejado pelo primeiro disparo, na face, e ao tentar correr mesmo baleado, foi alvejado por outros tiros, totalizando 12 disparos efetuados, matando Carlinhos que estava sentado a porta de sua casa, localizada na Rua Engenheiro Buriti, no bairro Bom Jardim.
Informações que um dia antes ele teria desconfiado de uns homens que passaram em sua rua de moto, e encarando para o mesmo.

AGENTES DE TRÂNSITO ESTÃO SENDO AMEAÇADOS


Durante um serviço de fiscalização ostensiva realizada na Rua Fernandes da Cunha, próximo ao instituto psicopedagógico em nossa cidade, o agente de trânsito de iniciais F.F.O de 28 anos que ali trabalhava por volta de 10h30min do dia (04/03), foi abordado por dois elementos não identificados que conduziam uma moto até o momento também não identificada, pois estava sem placas e cheia de adesivos.
De acordo com o agente de trânsito, o passageiro desta mesma moto teria sacado uma arma de dentro de uma bolsa e apontado para sua cabeça o mesmo só não teria feito o disparo porque seu comparsa acabou falando que aquele não era o cara que eles procuravam e assim saíram em disparada.
Diante disso foi feito na tarde do mesmo dia pelo agente de trânsito o registro do boletim de ocorrência na unidade policial 19° Coorpin em Senhor do Bonfim - BA.

Van que saiu de Caldeirão Grande-BA, com destino á São Paulo capota matando um e ferindo 11


O Corpo de Bombeiros Militar de Montes Claros, foi acionado na manhã do dia (11), por volta das 9:00 hs, para atender um grave acidente com veículo automotor com vitimas presas entre as ferragens na rodovia BR 135, Km 409, Zona Rural de Bocaiúva/MG.

No local do acidente a guarnição do Corpo de Bombeiros deparou com o veículo Fiat Ducato, placa de São Paulo/SP, conduzido pelo Sr. Adelson Serapião de Matos, 53 anos, capotado às margens da rodovia que transitava da cidade de Caldeirão Grande/BA para São Paulo/SP, contendo o condutor e 14 (quatorze) passageiros, no interior do veículo encontrava-se 03 (três) vitimas presas às Ferragens, sendo uma delas fatal.

As vitimas foram retiradas das ferragens e após os procedimentos de primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar as que apresentavam ferimentos leves foram imobilizadas e conduzidas para o hospital Municipal de Bocaiúva e para o hospital Santa Casa em Montes Claros, e a vitima fatal o Sr. Gertrude Jesus dos Santos, 34 anos, ficou aos cuidados da Polícia Rodoviária Federal que se encontrava no local.

Vitimas com ferimentos leves:
Regiane Silva dos Santos, 22 anos, natural de Caldeirão Grande/BA;
Gilvana Santos de Jesus, 21 anos, natural de Caldeirão Grande/BA;
Aguinaldo Matos dos Santos, 31 anos, da cidade de Riacho da Onça/ BA
Selma Santos de Jesus, 19 anos, da cidade de Jacobina / BA
Thiago Andrade da Silva, 14 anos, da cidade de Alturavim / SP
Pedro Francisco Monteiro dos Santos, 43 anos, cidade de São Miguel Paulista /SP
José Maicon Oliveira dos Santos, 14 anos, da cidade de Caldeirão Grande / BA
Edilene Santos Macedo, 18 anos, da cidade Caldeirão Grande / BA
Genivaldo Silva Santos Soares, 29 anos, da cidade de Caldeirão Grande / BA
Luciano Santos de Jesus, 17 anos, da cidade de Caldeirão Grande / BA
Adelson Serapião de Matos, 53 anos, da cidade de Santo Amaro / SP (Motorista do Veículo)
Analdino Jesus da Silva, 39 anos, da cidade de Caldeirão Grande / BA;
Adriano de Jesus, 20 anos.

Vitima fatal: Gertrude Jesus dos Santos, 34 anos.

ASCOM 7º BBM

CARROCEIROS EM BONFIM SERÃO PADRONIZADOS


“Carroceiros devem ter curso, disciplina e padrão”

Representantes do Governo Municipal e do Sebrae – Serviço de Apoio a Pequenas e Médias Empresas, se reuniram nesta sexta-feira (dia11), na sede da empresa federal em Senhor do Bonfim, para adiantar soluções de melhoria dos serviços e condições de trabalho dos carroceiros bonfinenses. Durante a reunião, foram apontadas providências iniciais tomadas pelo Governo Cuidando da Nossa Gente, bem como práticas que noutras cidades estão em uso para disciplinar o trabalho com veículos de tração animal.

A Secretaria de Meio Ambiente começou a ação cadastrando 21 carroceiros bonfinenses, no período de 10 dias (22/02 a 03/03). Durante o cadastramento consignou informações sobre as condições de trabalho da carroça, do estado físico do animal, nível de instrução dos condutores, renda mensal e outros itens de interesse social. Para acelerar o processo, o prefeito Paulo Machado colocou quatro secretarias na reunião, que teve Arapiraca como uma das referências nesse setor de serviço.

Lei anti-chibata – De acordo com informações, a cidade alagoana cadastrou centenas de condutores de veículos de tração animal, que receberam curso para o uso correto da carroça e atendimento específico ao animal. “Lá, ficou definitivamente proibido o uso do chicote e se tornou obrigatória a avaliação veterinária. Carroças passaram por vistoria e os carroceiros receberem capacitação sobre as regras de circulação de trânsito”. Depois de envolver a Saúde, o Meio Ambiente, a Agricultura e a Indústria e Comercio, o prefeito quer contar ainda com o apoio da Vigilância Sanitária e consolidar a parceria do Sebrae/Bonfim. Ele prevê que o cadastramento abrangerá a sede municipal e os distritos.

Idéias - Após a conclusão do curso de capacitação (em articulação) dos condutores, a padronização das carroças e a criação de habilitação municipal para sua condução serão estudadas. Surgiram idéias de instalação de placas nos veículos e de utilização de fraldão nos animais, exemplo seguido pela cidade de Curitiba, “para evitar sujeira nas vias publicas”. O cadastramento será regulamentado, aquele que não se cadastrar corre o risco de não poder circular com o seu veículo de tração animal nas ruas do município.

Carroceiros no dia 16 – Participando com vivo interesse, o Gestor de Projetos do Sebrae/Bonfim, Arnaldo de Oliveira, disse da tradição de integração de sua entidade em parcerias que, como esta, se iniciam em composição com a missão institucional de sua empresa. Ele foi destaque juntamente com Silvana Ozelina (pelo Meio Ambiente), Raimundo Freitas (Agricultura), Cleiton Vieira e Claudionor Peixinho (pela Indústria e Comercio), Cassiano Guimarães (Gabinete do Prefeito). A próxima reunião será no dia 16/03, no CVTT (Centro Vocacional Tecnológico Territorial), Av. ACM, n° 162, e terá a participação de carroceiros, para expor suas idéias e integração com o inicio da capacitação.

COMUNIDADE DE TERREIRINHO RECEBE SEU POSTO DE SAUDE REFORMADO


video: Thyago




Nesta sexta-feira (11 de março), às 18 horas, a comunidade de Terreirinho recebeu o seu posto de saúde reformado, em condições dignas de atendimento à população, obra iniciada pela ex-secretária Gorete Brás e concluída pelo Secretário Dr. Francisco Lustiago.

Prestigiaram o evento o Prefeito Paulo Machado, o vice-prefeito Dr. Aurélio Soares,os vereadores Lúcia Cerqueira e Carlos de Tijuaçu, o representante da Dires Francisco Farias, o secretário de Saude Dr. Francisco Lustiago, o Diretor do Hospital Regional Lourenço Fonseca de Carvalho, bem como os secretários Ma. Das Neves (Educação), Auzeneide Nunes (Infra-Estrutura) e Cláudio Nunes (Indústria e Comércio).

Em suas falas, os oradores ressaltaram a importância de se ter o reforço da atenção básica, com cuidados locais, o que evita a saude apenas como o cuidado da doença, sem a devida prevenção e os cuidados capazes de evitar a própria doença.

O Prefeito Paulo Machado autorizou, na ocasião, a secretária Auzeneide Nunes a iniciar o processo de construção do campo de futebol society de Terreirinho, um anseio de crianças e jovens da localidade e adjacências.