segunda-feira, 14 de março de 2011

Dia Nacional da Poesia

Siá Filiça

Cadê a lenha da fogueira
Siá Filiça
Cadê o milho pra assar
Cadê aquele teu vestidinho de chita
Que tu vestia pra dançar
Cadê aquele sanfoneiro
Que eu pedia pra tocar
A canção da minha terra
Um forró de pé-de-serra
Que eu ajudava a cantar
Quando me lembro disso tudo
Siá Filiça
Me dá vontade de chorar
Cadê aquele balãozinho
Siá Filiça
Que coloria o meu lugar
Minha esperança ainda dorme
Siá FiIiça
E eu com pena de acordar
Quebrar panela no terreiro
E a fogueira pra pula
Uma quadrilha bem marcada
E um belo São João de latada
Que era bom pra namorar
Quando me lembro disso tudo
Siá Filiça
Me dá vontade de chorar

Santanna
Composição: Bira Marcolino/ Fátima Marcolino




Poeta brasileiro homenageado com o dia da poesia

A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.

As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.

Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.

A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.

Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.

Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.

Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera calorosas saudações.

Castro Alves era um jovem bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registrados em seus versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Baianão: Oito equipes disputam o titulo e quatro ficam no Torneio da Morte


Após a última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano 2011, oito equipes seguem na disputa do título e quatro vão disputar o Torneio da Morte.

Para a próxima fase, seguem na disputa do título, no grupo 1, Bahia de Feira, Bahia, Vitória da Conquista e Atlético de Alagoinhas. No grupo 2, os classificados foram Vitória, Feirense, Serrano e Camaçari.

Ficaram para disputar o Torneio da Morte as equipes do Fluminense de Feira e Ipitanga; Juazeiro e Colo Colo. Destas equipes, duas irão ser rebaixadas.

2ª Fase - Primeira rodada - Dia 20/03/2011
Atlético x Bahia de Feira
Camaçari x Vitória
Serrano x Feirense
Vitória da Conquista x Bahia

Jogos do Torneiro da Morte - Dia 20/03/2011

Ipitanga x Fluminense
Juazeiro x Colo Colo

image Vitória venceu o Colo Colo (Foto: Luiz Tito/ Agência A Tarde)

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS: JOVEM ELABORE SEU PROJETO E PARTICIPE DO PROJETO JOVEM EMPREENDEDOR



Objetivo Geral:
A ação contribui para a inserção socioeconômica de jovens empreendedores a trabalho e renda nos estados da Bahia e Maranhão.

Objetivo Específico:
Desencadear processo de formação qualificada para desenvolver empreendedorismo juvenil no marco da economia solidária.

Grupo(s)-alvo
Jovens empreendedores no marco da Economia Solidária

Beneficiários finais
1200 jovens entre 18 e 29 anos, 50% relação de gênero, nos estados da BA – Cidade: Senhor do Bonfim e MA – Cidade: Bacabal, sendo que para Senhor do Bonfim há 31 prêmios de R$ 5,000,00 (cinco mil reais), para serem distribuídos aos jovens que desenvolverem seus projetos e esses forem aprovados.

Resultados esperados
Jovens com suas competências e habilidades empreendedoras desenvolvidas para entrar no mercado de trabalho.

Maiores informações e inscrições: Comunidade Kolping, localizada à Praça Duque de Caxias, defronte ao Hospital Regional.

Maravilha Notícias

HOMEM FOI MORTO POR TER ROUBADO DROGA DE COMPARÇAS EM CAMPO FORMOSO

Gustavo Pereira Chaves, 31 anos residia a Rua Boa Vista, bairro Esplanada – Campo Formoso, Teria sido visto pela última vez por seu irmão que reside no mesmo endereço, por volta das 20h00min, da noite de quinta-feira (10/03). Familiares estiveram procurando por ele depois de mais de 24hs, sem aparecer em sua casa, quando na manhã de sábado por volta das 10h00min, seu corpo foi encontrado, apresentando duas perfurações de arma de fogo, uma nas costas e outra no peito, em um matagal, próximo a um motel na saída de Campo Formoso, para o povoado de Poços.

A polícia ao tomar conhecimento iniciou investigações chegando aos autores que confessaram o crime, alegando que a vítima teria furtado uma pequena porção de droga, de um dos elementos que se encontra foragido, e que segundo informações esse elemento teria procurado por GILSOM BRITO DA SILVA, vulgo “Tadeu”, residente no bairro Vila dos Sonhos em Campo Formoso, e na companhia de outro elemento que também se encontra foragido, esperaram de tocaia, no fundo do quintal da casa da vítima, quanto entrou outro elemento na participação desse crime, que foi JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS, vulgo “Zezé”, residente no bairro Esplanada, esse teria atraído a vítima para o local do crime, onde GUSTAVO, alvejado com os tiros e depois disso ainda foi arrastado por mais de um quilometro, sendo desovado num terreno pertencente a empresa CIMPOR, em um matagal já próximo do motel.

Na delegacia os dois apresentados confessaram a participação no crime e encontram-se sob custódia a disposição da justiça. Os outros dois envolvidos continuam foragidos.

Netto Maravilha