segunda-feira, 21 de março de 2011

Povoado 100% urbanizado fez a festa: “A gente não tem palavra pra essa alegria”


A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim inaugurou neste fim de semana obras de urbanização (calçamento e canteiro central) com abrangência total da rua principal (e única) do povoado de Caçador. A solenidade incluiu missa, benção do cruzeiro, discursos de autoridades dos poderes Legislativos, Executivo e representantes do lugar. Moradores fizeram rimas e tiveram o casal de moradores mais antigos homenageados do Caçador. O evento terminou com caminhada de residentes e visitantes pelo leito da rua totalmente calçada, ao som da Bandinha e Cia.
Desconheço um melhor – Parabenizando ao prefeito Paulo Batista Machado pela execução da obra e à comunidade, com a qual Ivan Barbosa ele se relaciona muito bem, o vereador agradeceu a todos pela união em torno de projetos vitoriosos que desenvolvem o município, sobretudo em comunidades carentes, distantes como o Caçador, porém de bonfinenses que precisam se integrar ao desenvolvimento. O vereador Helson de Carvalho parabenizou aos moradores do Caçador e exaltou o empenho do prefeito Paulo Machado à frente do município:
“Senhor do Bonfim está passando por uma grande transformação, e para que isso aconteça, é necessário que tenhamos um gestor compromissado, que busque parcerias com os governos, Estadual e Federal, como vem acontecendo. Pelo total de obras que vossa excelência trouxe, vem realizando e tem para realizar, não quero menosprezar os prefeitos antepassados, com os quais conheci, mas pelos dois anos de trabalho e administração, eu considero Paulo Batista Machado, pela minha visão administrativa e política. Digo isto não é pelo Caçador mas que vejo acontecendo e em marcha de acontecimento, como o maior prefeito de Senhor do Bonfim. O vereador relacionou várias obras encaminhadas pelo prefeito, inclusive a de R$ 1,5 milhão para a praça dos fundos do Correio e concluiu: Desconheço administração melhor:
“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”. (Sobre o valor das obras inauguradas).
Segundo o Prefeito Paulo Machado, a alegria na entrega da obra não foi apenas dos populares, mas também da administração que está realizando um projeto “a partir das necessidades, não só da sede como dos distritos e povoados” e dimensionou a importância do calçamento.
“Podem até dizer que é pouco, não se calça uma cidade se a obra não for iniciada por uma rua, e esta é de grande importância para o povoado de Caçador, que não tinha pavimentação e ao recebê-la atinge todo o núcleo de moradores”. Anunciou ainda que muito em breve o também inaugurado Centro Digital receberá sinais via satélite, não só para a escola. “É para todos os moradores da comunidade, podendo expandir seus conhecimentos ligando-se ao que acontece no Brasil e no mundo. Ao terminar, o prefeito disse “até logo”, já que em breve estará inaugurando, no mesmo povoado, a Quadra Poliesportiva do Caçador, junto ao Superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato, o ex-jogador Bôbô e agradecendo ao meu companheiro Carlos Brasileiro, que é justo que saibam, foi quem primeiro buscou esse projeto.
Como moradores vêem as –Anderson da Silva, 17 anos, tocou seu cavaquinho durante todo o tempo na porta de casa, em frente à estande: “O que acho? Eu só? Pergunte a pai e mãe, ôxi, quem é que não gosta? Gabriel Martins, 14: “Desde quando eu nasci era feio, agora todo mundo ta adorando”. Maria José da Silva, 72: “Moro na casa da cor [salmon] bonita, tô é feliz da vida, tive 12 filhos, moro aqui tem uns 50 anos e vou dizer que ta bonito é pro Paulo Machado e pro Ivan [Barbosa]. E vou dizer em verso”. Diga aí um pedacinho? Ela recitou esse a seguir, e deu um show de versos e rimas no microfone da solenidade.
“Caçador vale um conto - Bonfim um conto e cem - Mas Bonfim vale é tudo - Pelo prefeito que tem”
Simão, 74 anos: “Nasci no Caçador e vivi aqui a vida toda sem calçamento. Tá bom é demais. O Paulo Machado é cabra macho, homi”. Calzilda, diretora do colégio, que também aloja a sala de Informática: “Nós somos da comunidade, a nossa felicidade é ver a felicidade dos alunos e pais de alunos. Antes parecia sonho, a comunidade acordou de vez”. Benigno dos Santos, tesoureiro da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Caçador: “Parabéns ao prefeito por essas obras, Internet, calçamento, jardim já plantado, quadra quase pronta!” Renato Alves de Souza, tem 58: “trabalha na roça e moro aqui onde nasci. Ta lindo! Agora roda noite tem cadeira nas portas”. Conhecido apenas por Paulinho, Gilson Martinho Martins está na Presidência da Associação há quatro anos: “A gente fica sem palavras... É a maior obra que a gente já viu no Caçador”. Ele foi uma das fontes de informação para os dados abaixo.
Dados comunitários – O Caçador tem: 76 casas; perto de 300 moradores; Escola Municipal do Caçador; Escola de Informática hoje inaugurada com a presença de Adegilço, coordenador de Informática; uma Capela católica; a sede da Associação; e quatro bares. A quadra de esportes não foi inaugurada e já é considerada “um patrimônio valioso agregado agora ao urbanismo da comunidade”, como diz Auzeneide Nunes, titular da Infraestrutura. O atendimento à Saúde é feito preventivamente pelos Agentes Comunitários e casos de encaminhamentos os pacientes são destinados “à Igara ou Senhor do Bonfim”.
A secretária de Educação Maria das Neves informa que hoje funcionam dois turnos na escola municipal, com educação infantil, multiseriado, ciclo, 3ª e 4ª séries°, alfabetização. Também o Topa funciona no Caçador. Ela diz que “lazer, qualidade de vida e acesso a novas tecnologias são três conquistas preciosas, que derivam da quadra, calçamento e computadores. “Aqui a gente dorme de portas abertas e nunca aconteceu de ninguém ser roubado”, dizem diversos moradores.
Todas as secretarias, pelos seus titulares ou representantes testemunharam o benefício à Zona Rural. Vereadores, representantes da comunidade e populares da região participaram de uma festa invulgar não só para o Caçador. Nem a distância incomodou.

ASCOM

Amigos-iludidos lançam livreto poético de memórias


“Ilusões não se comem, mas alimentam”

(Gabriel García Marquez)
Emiliana Carvalho-Jornalista

Uma reunião de crônicas e um diálogo poético baseado em vivências e reminiscências são os elementos que compõem o livro Iludidos, recente obra do filotógrafo (filósofo-fotógrafo), Marcos Cesário e do pedagogo e dramaturgo, Edmar Conceição.

O livreto é uma amostra intimista da personalidade e do temperamento dos autores que, em uma prosa poética revelam experiências da infância. Em Iludidos, os amigos-poetas também dispõem as próprias lembranças como cenário para refletir sobre Amor, Educação (Deseducação) e Arte.

“O livro oferece um brinde poético em homenagem a Arte e ao devir da ilusão; um aperitivo com o sabor da possibilidade idílica de se reinventar; uma entrega sensível pela beleza de poder inventar e vivenciar quintais encantados, rompendo com a rotina que nos obriga a olhar o relógio e comprar ‘pão às seis horas da tarde’, como diria Manoel de Barros. Acho que Iludidos tem um tempero provocativo, um convite a arte de se iludir, diálogos e memórias preparados para serem degustados ainda na panela, com toda a cumplicidade e feitiçaria que um livro deve ter”, conta Edmar Conceição.

A obra apresenta diversos matizes de sentimentos e sensações, varia entre a beleza do imaginário de dois meninos que cresceram cercados pelos cuidados, anseios e medos de mães amorosas, as histórias que mostram os caminhos que ambos percorreram na construção de suas distintas, porém complementares, personalidades artísticas e as reflexões sobre uma realidade que precisaram enfrentar e reinventar ao longo do tempo.

“Foi uma oportunidade de compartilhar verdades mal-escondidas e mentiras amadas, cuidadosamente refeitas e escolhidas”, revela Cesário.

Iludidos está sendo distribuído em diversas instituições e bibliotecas, possibilitando uma contemplação mais íntima aos leitores. Frente a frente com esse pequeno diário, ultrapassamos facilmente a superfície da folha do papel e nos tornamos, por instantes, o que somos: reflexos e espelhos.

ASCOM

JUMENTA NÃO AGUENTA EXCESSO DE PESO E CAI PRÓXIMO VIADUTO







Por volta das 16h00min, dessa segunda-feira (21/03), o senhor MARCONDES JOSÉ DOS SANTOS, carroceiro, transportava grande quantidade de carga de madeira, em uma carroça de burro, que segundo testemunhas, a burrinha não aguentou o excesso e acabou caindo, sofrendo avarias em sua perna traseira lado direito.
Um comerciante que se encontrava ali perto ao perceber o excesso e o sofrimento do animal, acionou a polícia militar que se fez presente no local, inibindo que o carroceiro continuasse com a prática, uma vez que o carroceiro já havia buscado outra carroça com outro animal,para transportar a carga.
Perguntado de onde vinha e para onde iria a carga ele respondei que saíra da MADEIREIRA BONFINENSE, com destino a Rua das Sete casas, situada próximo ao estádio municipal.
A guarnição da PM que rápido se fez presente, contou a nossa equipe que o senhor encontrava-se detido aguardando as medidas impostas pelo orgão responsável, que decidiria se caberia multa, prisão ou outra punição para o proprietário do animal.
Populares indignados reclamavam com o dono do animal, se ele gostaria que aquele excesso de peso fosse nas costas dele, exigiam medidas punitivas para o proprietário do pobre animal.
De repente outro carroceiro surgiu no local alegando que a jumenta não estava coma perna fraturada, e que ela já era assim mesmo.
Recentemente secretários foram acionados para providenciarem uma padronização do serviço de carroceiros em Bonfim, onde serão exigidas boas condições tanto na parte física da carroça, quanto bom estado físico do animal e também de seus proprietários.
Enquanto isso não acontece, a população gostaria de saber quem irá defender nossos animais que tanto sofrem sem merecer.
Segue sua tramitação na Assembleia Legislativa, pronto para ser distribuído para relatoria parlamentar na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o projeto de lei n° 790/11, de autoria do deputado Iso Moreira (PSDB), que dispõe sobre as penalidades a serem aplicadas a quem praticar maus-tratos aos animais.
De acordo com a propositura, toda prática que implique crueldade aos animais será punida. Para isso serão consideradas crueldade toda e qualquer ação ou omissão que implique abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de animais silvestres, nativos ou exóticos, domésticos e domesticados. As punições previstas vão desde uma simples advertência, a multas e cassações de funcionamento, em caso de organizações.

Netto Maravilha.

CIPE–CAATINGA APREENDE VEÍCULOS, DROGA E ARMA EM QUEIMADAS


No último sábado, dia 19, por volta das 17h30min, policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado Caatinga, realizando abordagens a pessoas e veículos no município de Queimadas-BA, na rua Fonte Nova apreenderam em poder de Raimundo Ventura Alves uma motocicleta marca Honda Today, placa CG-069, cor prata com numeração do chassi raspado e uma pequena quantidade de droga tipo maconha. Em poder de Davy Silva Lima foi apreendida uma motocicleta marca Honda, tipo Titan 125, placa JNW 4071, cor prata e uma pequena quantidade de droga tipo maconha.
Dando continuidade a diligencia foram encontradas no interior da residência de Edicleide Silva Santos e Edjane Silva Santos, 189 trouxas de maconha pesando 1,6 KG mais 1,3 KG da mesma droga e um revólver marca Rossi, calibre 38, com o numeração raspada, capacidade para 05 (cinco) cartuchos e 04 (quatro) cartuchos intactos. Os acusados, os veículos, a droga, e a arma foram apresentados ao bacharel. José Luciano Castelo Branco, Delegado de Policia Civil da cidade de Queimadas.

Com informações do Major PM Soares Comandante da Cipe-Caatinga

Cansanção pode ganhar povoado com 1,2 mil habitantes

Praça central do Povoado de Mari (Foto: Portaldenoticias.net)

A nova divisão territorial dos municípios baianos tem causado muitas expectativas em diversas cidades do estado, em especial nos municípios de Nordestina e Cansanção. De acordo com a nova proposta de divisões territoriais, o povoado de Mari que hoje pertence ao município de Nordestina passaria a pertencer a Cansanção. Mari é uma localidade bastante populosa, com cerca de 1.200 moradores, sua população corresponde a cerca de 10% da população de Nordestina.

Já foi criada uma comissão, e algumas reuniões já foram realizadas na cidade de Nordestina com o objetivo de debater o assunto, porém não houve avanços no debate do tema.

Quem não está muito satisfeito com a possibilidade de pertencer a outro município são os moradores do povoado de Mari, visitamos aquela localidade no final da tarde deste sábado(19) e a maioria absoluta da população não concorda com a idéia de pertencer a Cansanção.

Rua de acesso ao centro do Povoado de Mari

Segundo a professora Dilma, o povo do Mari já está acostumado com Nordestina “tem que ser feito um plesbicito para que possamos decidir a que município queremos pertencer, tenho certeza que se o plesbicito for feito a maioria dos moradores irão preferir Nordestina” disse a professora.
Já um morador que reside na localidade a mais de 40 anos e pediu para não ser identificado, fez duras críticas aos políticos de Cansanção “Cansanção não cuida nem de seus povoados que vivem no abandono vai cuidar do Mari? Quando eu cheguei aqui o Mari pertencia a Queimadas e quero morrer vendo o Mari pertencendo a Nordestina” disse.
Segundo a Comissão de Divisão Territorial, os deputados, governo estadual e prefeituras devem acordar dentro de um prazo de três meses um plano de ação comum de revisão dos limites territoriais e administrativos entre os municípios baianos, sendo que o objetivo é que a revisão seja concluída dentro do prazo de 32 meses conforme estabelece a lei de autoria do deputado João Bonfim.

Por: Gabriel Araújo

PISTA DA BA 131, LIBERADA


antes

depois

antes

depois
Desde sábado 12h30min, foi liberada para trafego normal no trecho da BA 131, parte que havia sido danificada desde o último dia 01 de março, sendo que o DERBA iniciou as obras de recuperação no dia 03, com previsão de 40 dias para entrega da conclusão da recuperação.
Em conversa como diretor do DERBA em senhor do Bonfim, Dr. Jorge, fomos informados que o DERBA acelerou os trabalhos concluindo a obra em apenas 16 dias, “nós aceleramos o concreto no local, reforçando a estrutura, e assim concluímos em menos tempo que o previsto, e na manhã dessa terça-feira 22, estaremos finalizando com a capa, de asfalto, entre as 08h00min a 10h00min.”

Netto Maravilha

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

O SINE/SAC, agência de Senhor do Bonfim, está selecionando, profissional na área de:
* MOTORISTA ENTREGADOR COM EXPERIENCIA;

* VENDEDOR INTERNO SEXO FEMININO EXPERIÊNCIA 06 MESES;

* VENDEDOR EXTERNO COM EXPERIENCIA.

Interessados enviar currículos, e/ou, dirigir-se ao Sine/sac, de Bonfim que funciona no Central Shopping, das 08h00min, às 13h30min, de segunda a sesta, e aos sábados, das 08h00min, ao meio dia, localizado à Praça Nova do Congresso.

NOVO ARCEBISPO CHEGA A SALVADOR NESTA TERÇA


O cardeal dom Murilo Krieger chegará a Salvador na noite desta terça-feira (22). Ele assumirá, na sexta, a função de arcebispo primaz do Brasil, em lugar de dom Geraldo Majella, que deixa a função após 12 anos à frente da mais antiga arquidiocese do Brasil. O cardeal era arcebispo de Florianópolis, em Santa Catarina. Uma comissão liderada por Majella dará as boas-vindas a dom Murilo. Também integram a comitiva de recepção o bispo auxiliar dom Gregório Paixão e vigários episcopais da região. Duas mil pessoas são esperadas na Catedral Basílica de Salvador para a cerimônia de posse. Informações do Correio.

RESULTADOS DA 5ª RODADA DA COPA RURAL

5º rodada da Copa Rural - 20/03

Tanquinho 1 X 2 Cachoeirinha
Coopenorte 3 X 1 Itapicuru
Lad. Capote 2 X 3Cariacá
Juventus 2 X 0 V. Mulato
Grêmio 0 X 0 Lagoa do Coxo
Caco de Telha 3 X 1 Canavieira
Carrapichel 1 X 0 Vila Limões
Laje 0 X 1 Baixada
Ponte Preta1 X 2 Náutico

Sitio X Caçador W O/Sitio
Nova Geração X Bahia jogo este será realizado no próximo domingo

Município entrega kits, incentiva o esporte e modalidades evoluem




Em reunião esportiva, manhã do dia (19/03)¸ no auditório do 1º Centro de Saúde, o prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Batista Machado, juntamente com Ednelson Marques (Edinho), presidente Associação Distrital de Futebol - ADF fizeram a entrega de 23 kits de material esportivo (camisas, calções e meões) aos presidentes de igual número de clubes que disputa da Copa Rural Bonfinense deste ano. Durante a entrega do material esportivo foi anunciado que a Copa Rural 2011 “se ampliou e evoluiu”. Em 2010 apenas 15 equipes eram inscritas. Com o incentivo dado pelo governo municipal ao esporte amador, oito outras equipes dos distritos e sede se interessaram em participar e agora somam 23.

Apoio ao esporte - O governo municipal disponibilizou estrutura para a realização deste evento esportivo. Entre os incentivos estão à reforma dos campos, transporte aos atletas, fornecimento de material esportivo, e premiação aos campeões e vice de cada ano. No seu discurso, o prefeito mencionou que apesar das dificuldades a Copa Rural continua com grande destaque e aprovação por parte da população bonfinense que sempre lota os jogos. Realçou "a importância de competir para desenvolver” e a “força que o futebol feminino vem adquirindo após a formação da Gerencia da Liga Feminina, com tendência para fazer mais mulheres ingressarem no esporte”.

“Temos um time bonfinense que disputa em Salvador o Campeonato baiano de Rugby e essa equipe tem nosso apoio. Procuramos dar as condições necessárias ao crescimento dessa modalidade não só em nosso município, mas em toda região”, disse Paulo Machado.

Inovação – Ao agradecer o apoio recebido, o presidente Ednelson Marques (Edinho) da ADF (Associação Distrital de Futebol) previu que esse ano é impossível prever qual será o clube campeão, já que estão todos muito parelhos e com estruturas parecidas. E informou estar entregando materiais novos, adquiridos exclusivamente com recursos do município. Edinho é também o criador da Copa dos Desativados, nova categoria de futebol, destinada a atletas com 30 anos ou mais, que estejam sem atividade nos clubes por mais de dois anos. Essa inovação resultou na atual Copa dos Desativados, disputada na sede e zona rural do município. Conta com 20 equipes e motivou mais de 300 atletas ao retorno da salutar prática esportiva.

Para Jacó Gomes, presidente do Vera Cruz (um dos integrantes da ADF), os materiais esportivos chegam na hora certa. “A qualidade do material é boa, o prefeito prometeu, cumpriu e a gente só tem que agradecer. Ele está sempre pronto a atender as solicitações e essa é no momento exato, importante para o esporte bonfinense”.

5º rodada da Copa Rural - 20/03
Tanquinho X Cachoeirinha
Coopenorte X Itapicuru
Lad. Capote X Cariacá
Nova Geração X Bahia
Juventus X V. Mulato
Grêmio X Lagoa do Coxo
Caco de Telha X Canavieira
Sitio X Caçador
Carrapichel X Vila Limões
Laje X Baixada
Ponte Preta X Náutico

ASCOM

Dia Mundial da Água em Andorinha


Hoje, dia 21 de Março, a partir das 8h, saindo do Colégio Municipal de Andorinha, será realizada a Caminha em homenagem ao Dia Mundial da Água. A data comemorada anualmente no dia 22 de Março terá a sua abertura no município nesta segunda-feira devido a grande concentração de populares na feira livre, segundo os organizadores do evento, a mobilização terá um impacto maior e proporcionará uma maior visibilidade. Além da tradicional caminhada serão realizadas palestras ao ar livre com funcionários da EMBASA e distribuição de panfletos com instruções sobre o bom uso e conservação da água. A água, como um dos temas centrais na Jornada Pedagógica 2011, será objeto de propostas e debates durante o ano letivo. Diante do exposto, a Prefeitura de Andorinha através da Secretaria de Educação convida V.Sa. familiares e amigos para participarem da Caminhada em homenagem ao Dia Mundial da Água pelas ruas da cidade. Sua presença é fundamental nesta união pela conscientização, preservação e uso racional da água.

Um pouco da história sobre a data. O "Dia Mundial da Água" foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, [1] declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21. Nesse período vários Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21.

ASCOM

PM recupera moto furtada na zona rural de Caém


Prepostos do DPM da cidade de Caém conseguiram recuperar uma moto com queixa de furto/roubo na zona urbana do município durante a madrugada de sábado para domingo, 20. Segundo informações policias, durante a realização de rondas de rotina pelas ruas da cidade, os policiais se depararam com um homem conduzindo uma moto HONDA CG Fan 150, vermelha, placa policial EGY 7910. Assim que avistou a viatura, o condutor da moto abandonou o veículo e fugiu tomando destino ignorado.


Do Bahia Acontece