sexta-feira, 25 de março de 2011

Adolescentes gestantes se amparam no programa municipal Jovem Mãe


Um grupo de moças de pouca idade, todas grávidas, receberam ontem (dia 24) no CRÁS (Centro de Referência Social) do Alto da Maravilha, a sua primeira aula de como deverá cuidar do corpo e se preparar para receber o futuro bebê. Na verdade, todas essas “meninas” estão em sua primeira gestação e acabam de ser inclusas no Programa Jovem Mãe, adotado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Senhor do Bonfim.

Na aula inaugural proferida pelo corpo técnico e administrativo do CRÁS as adolescentes tomaram conhecimento de benefícios que receberão. Elas terão atendimento médico, orientação psicossocial e todo acompanhamento pré-natal. Nas palestras inaugurais ministradas por Patrícia Macambira (psicóloga), Renata Rafael (assistente social) e a coordenadora Vanessa Barreto, do Centro de Referência, as adolescentes gestantes ficaram sabendo que além dos recursos médicos e sociais também aprenderão a fazer o enxoval. Para isto, o Programa Jovem mãe vai disponibilizar costureiro profissional, que ensinará às jovens gestantes, para que elas confeccionem com as próprias mãos muito do material de agasalho e proteção que os seus filhos necessitarão ao nascer.

ASCOM

Inscrições Universidade para todos‏


Olá Neto,
Mais uma vez solicito a sua ajuda para divulgação das inscrições do Projeto Universidade para Todos.
O Edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, no caderno da Secretaria de Educação, de 23 de março do corrente ano, onde estão todos os esclarecimentos para os candidatos.
Enfatizamos que neste ano de 2011 os candidatos deverão fazer as suas inscrições através do site www.educacao.ba.gov.br no período de 28 de março a 06 de abril.
Poderá se inscrever o candidato:
• Regularmente matriculado, em 2011, no 3º ano do ensino médio regular seriado da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia, tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia, o ensino fundamental II - 5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º anos ou modalidades correspondentes - e 1ª e 2ª séries do ensino médio regular;
• Egresso da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia, , tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia o ensino fundamental II e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes.
As vagas oferecidas na nossa microrregião são:

SENHOR DO BONFIM - SEDE

MISSÃO DO SAHY - COLÉGIO ESTADUAL MISSÃO DO SAHY

TIJUAÇU - ESCOLA MUNICIPAL DE 1º E 2º GRAU DE TIJUAÇÚ

PINDOBAÇU - COLÉGIO MUNICIPAL ROMULO GALVÃO

ITIUBA - GINÁSIO MUNICIPAL ANTONIO SIMÕES VALADARES

CAMPO FORMOSO - COLÉGIO MUNICIPAL JOSE TELESPHORO FERREIRA

ANTÔNIO GONÇALVES - COLÉGIO MUNICIPAL DR. CARLOS SANTANA

PONTO NOVO - COLÉGIO ESTADUAL JOÃO DURVAL CARNEIRO

O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à sua inscrição por meio do telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 12h00min e das 13h30min às 18h00min ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br .
Muito grata,
Simone Wanderley/ Coordenadora Projeto Universidade para Todos

INCÊNDIO CRIMINOSO NA PRAÇA NOVA




Por volta das 14h00min, de hoje (25/03), dois homens teriam chegado em uma pick up, de cor branca, desceram armados e entraram no estabelecimento comercial, localizado na Praça Nova do Congresso, uma lan house.
Segundo informações perguntaram pela proprietária, que não se encontrava no local, em seguida jogaram um líquido semelhante gasolina e atearam fogo,destruindo grande parte do estabelecimento.
Um funcionário que se encontrava no local, ainda foi agredido, depois os homens saíram em alta velocidade, minutos depois a proprietária chegou ao local e se dirigiu a delegacia de polícia para tomar as devidas providências.

Netto Maravilha

ATENDIMENTO NA CASA PAROQUIAL

Prezados irmãos e irmãs: graça e paz!

Para facilitar mais o atendimento ao povo de Deus, comunico a todos que, a partir de agora, o atendimento na Casa paroquial se dará da seguinte forma:

Dias: terça, quinta e sábado
Horário: das 8h30-11h30


Nos dias de segunda, quarta e sexta o padre estará ausente nesse horário.
No horário da tarde o padre não estará presente, uma vez que visita as comunidades rurais.
Em caso de urgência, entrar em contato pelos telefones: 9124-1140 e 8123-0066.

Peço que colaborem conosco divulgando essa mensagem aos demais irmãos e irmãs.

Abraço e bênção,

Pe. A. Dionísio, IJS
Bonfim, 25 de março de 2011
Solenidade da Anunciação do Senhor.

IF BAIANO OFERECE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO COM INSCRIÇÕES GRATIS

C O M U N I C A D O


O Governo Cuidando de Nossa Gente informa que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, o IF Baiano – antiga escola de agronomia, em Senhor do Bonfim – estará realizando inscrições para o curso de Pós-Graduação e especialização em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido, com Ênfase em Recursos Hídricos. As inscrições são gratuitas e estarão abertas do dia 1º de abril ao dia 2 de maio. Para maiores informações consultem o site: www.ifbaiano-pg.blogspot.com ou entre em contato pelo tel.: 74) 3541-3676, ramal 156.

ASCOM

INFORMATIVO DO CONSELHO DO IDOSO EM BONFIM

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Senhor do Bonfim – Ba.

INFORMA


BPC-IDOSO/ LOAS; ESTATUTO DO IDOSO; CF de 88.

VOCÊ SABIA?

• Para efeitos da Lei 10.741/03; 8742/03; Constituição Federal considera-se idoso, pessoa com idade igual ou superior a 60 anos de idade.
• A Lei Municipal 1054/2007 de Senhor do Bonfim garante ao idoso o passe 100% livre apartir 65 anos e meia passagem dos de 60 a 65 anos.
• O idoso tem direito a um acompanhante em caso de internamento em uma unidade hospitalar.
• Só tem direito ao BPC, Benefício de Prestação Continuada, idoso com idade igual ou superior a 65 anos que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família, o valor é de um salário mínimo vigente.
• Ninguém pode reter o cartão magnético de um idoso como garantia de pagamento de dívida.
• O idoso não é para ficar na fila em nenhum estabelecimento, por isso deixe sempre o idoso passar a sua frente, você não estará fazendo um favor, é direito deles, estará exercendo a sua cidadania, lembre-se, você está caminhando para esta linda idade.

FAÇA VALER OS DIREITOS DOS NOSSOS IDOSOS! PENSE NISSO!

CONSELHO DO IDOSO: (74) 3541-5574 /4041.
MINISTÉRIO PÚBLICO: (74) 3541- 3095 /0300.

Dom Murilo assume hoje como arcebispo primaz

Dom Murilo Kriger (à esquerda) tomará posse do cargo que pertence Majella desde 1999

Depois de 12 anos, Salvador terá hoje um novo arcebispo. Numa cerimônia marcada para as 19h, na Catedral Basílica de Salvador, no Terreiro de Jesus, dom Murilo Kriger tomará posse do cargo que pertence a dom Geraldo Majella desde 1999 e será arcebispo primaz do Brasil. Antes da solenidade, os padres que ajudarão na celebração da missa se concentrarão na Igreja de São Domingos, de onde seguirão em procissão até o local. A expectativa é que 2 mil pessoas assistam à transferência na catedral, além dos fiéis que acompanharão a cerimônia pelos três telões, instalados no Terreiro de Jesus e na sacristia. O título primaz é dado ao arcebispo de Salvador porque aqui sediou a primeira arquidiocese do Brasil.

(Correio)

Resíduos Sólidos foi tema de videoconferência em Senhor do Bonfim

Ambientalistas ligados às políticas públicas de quatro municípios do Piemonte Norte do Itapicuru participaram ontem (23), no Colégio Estadual de Senhor do Bonfim, de Videoconferência, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), através da Superintendência de Saneamento, em que especialistas, autoridades e público virtual debateram a minuta do Projeto de Lei de Resíduos Sólidos para o estado da Bahia. Gestão compartilhada, Educação ambiental, inclusão dos catadores de lixo, planos de saneamento e disponibilização de recursos para os municípios foram artigos e incisos discutidos para a Lei dos Resíduos.

A videoconferência, com “objetivo de ampliar a discussão e os espaços de participação e controle social na elaboração de uma Política Estadual de Resíduos Sólidos (Pers/BA)” cumpriu mais uma consulta pública sobre o tema da coleta e destinação do lixo que “se agrava em muitas cidades no estado da Bahia”.

Território e PAC – Das 4h às 18h, apresentadores e debatedores baseados na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, tiveram suas opiniões transmitidas para auditórios de videoconferência da Rede Estadual de Educação, localizados em 32 municípios baianos. O Colégio Estadual de Senhor do Bonfim concentrou seis representantes de quatro municípios do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI): Campo Formoso, Ponto Novo, Pindobaçu, Senhor do Bonfim (Bernadete Rocha e Auzeneide Nunes). O Consórcio Intermunicipal, recentemente fundado no Território, teve na Secretária Isabella sua representante.

De acordo com Bernadete, “pelo menos três municípios territoriais, Campo Formoso, Jaguarari e Bonfim estão inclusos no PAC-1 e os demais com um pé no PAC-2”. Até o próximo dia 11 de abril, não apenas os videoconferencistas, qualquer cidadão pode propor, modificar, criticar o Projeto de Lei em discussão. “Basta entrar no site da Sedur e contribuir exercitando sua cidadania”, informou.

ASCOM