quinta-feira, 31 de março de 2011

Secretário de Desenvolvimento Social visita municípios do semiárido

Os municípios de Araci, Cansanção, Andorinha, Antônio Gonçalves, Senhor do Bonfim e Filadélfia recebem nos próximos dias a visita do secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro. Ele discutirá com lideranças de comunidades a implantação de ações sociais na região do semiárido, como o Programa Pescando Renda e o Programa de Inclusão Produtiva.

Nesta sexta-feira, o secretário estará em Araci, onde fará inspeção, junto com técnicos, do Pescando Renda no município. O projeto implantado na comunidade, e desenvolvido pela Associação de Pescadores de Poço Grande, é considerado modelo e beneficia atualmente 52 famílias. Elas são associadas ao Sistema de Condomínio para o Desenvolvimento Sustentável, que funciona através de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Em Cansanção, ele terá encontro com lideranças.

Em Andorinha, Antônio Gonçalves e Senhor do Bonfim, Brasileiro visitará barragens e açudes, acompanhado do coordenador do programa Pescando Renda, Geraldo Aquino. O objetivo é verificar o espelho d´água dos lagos para implantação do projeto em localidades rurais, além de verificar acesso para escoamento da produção, origem e qualidade da água, entre outros pontos. A ação da Sedes visa promover e incentivar o aproveitamento racional e sustentável dos recursos hídricos existentes nas comunidades para a produção de pescado, proporcionando a geração de renda e segurança alimentar. A produção dos peixes é feita de forma planejada e através de associações. Cada pescador adquire um kit, que contém cinco unidades de tanques-rede, um bolsão para berçário, seis mil alevinos de tilápia e quase cinco mil quilos de ração para cada ciclo do projeto.

No Sistema de Condomínio elaborado pela Sedes, cada associado contribui com 10% da produção bruta do ciclo produtivo, que são revertidos para o Fundo de Inclusão Social (FIS). Com o recurso do FIS, o condomínio adquire novos kit’s Pescando Renda e equipamentos necessários à cadeia produtiva da aquicultura, possibilitando a inclusão de mais famílias ao processo.

Inclusão Produtiva - Em Filadélfia, a visita será à comunidade quilombola de Papagaio, onde será avaliada a implantação do Programa de Inclusão Produtiva, que visa fortalecimento da economia dos pequenos produtores familiares. Além de estimular a produção e geração de renda na comunidade, são desenvolvidas ações de melhoria da infraestrutura social.

ASCOM/SEDES

FLAGRA DO DIA





Caminhão com câmara fria desengrena e bate em carro parado na praça da feira livre de Bonfim.
Aparentemente apenas damos materiais leves causou o caminhão ao colidir na traseira de outro veiculo, parado na feira, populares que presenciaram o fato, questionavam: "queria ver se o carro não estivesse ali, o caminhão iria descer e arrebentar tudo lá em baixo", disse uma senhora transeunte.

SECRETÁRIO DA SEDES, CARLOS BRASILEIRO VAI A ANDORINHA


" Prefeitura de Andorinha tem a honra de convidar para visita do Ilustríssimo Secretário do Governo do Estado da Bahia, Sr. Carlos Brasileiro a realizar-se nesta Sexta-Feira, dia 01 de Abril de 2011, a partir das 14h na localidade do Paredão do Ló seguindo para a localidade de Praça, com destino final, às 16h, a localidade de Medrado, onde visitará o açude do DNOCS e apresentará à população Andorinhense os resultados das suas demandas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza - SEDES para o nosso município. Contamos com a sua estimada presença. " Agileu Lima - Prefeito

ASCOM - ANDORINHA

Deputado Targino Machado comenta encontro com prefeito Paulo Machado

Confira a nota do deputado estadual Targino Machado, líder do PSC/PTN na Assembleia Legislativa da Bahia, comentando o encontro com o prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, na manhã desta quarta-feira:

Após proferir pronunciamento da tribuna da Assembléia Legislativa, no dia de ontem, tratando das mazelas que acometem o município de Senhor do Bonfim, pela ineficiência da administração municipal, recebi hoje a visita do Sr. Paulo Machado, ilustre Prefeito de citado município.

O Prefeito saiu dos seus afazeres para vir ao meu gabinete para tentar me convencer que tudo em Senhor do Bonfim vai bem, atribuindo culpa do que ocorre a perseguição da imprensa local.

Provocado a citar uma obra iniciada e concluída no seu governo, só me apontou obras da gestão anterior, assim como, fez referência ao projeto para construção de um frigorífico no município, referido projeto ainda não concluído.

Ainda referiu que já chegou a pagar fiança para a expedição de Alvará de soltura para alguns marchantes, com recursos do próprio bolso.

Por derradeiro, solicitou que me deixasse fotografar ao seu lado, passando a máquina fotográfica ao Vereador Cleber, do município de Antônio Cardoso, presente ao encontro. Por cautela, de forma civilizada, neguei o pedido, justificando o receio de como seria utilizada aquela foto.

Louvo a atitude do Prefeito, que veio tentar demonstrar a sua santidade no nosso gabinete, mas lamento que a santidade não esteja a serviço do bem, buscando melhorar a qualidade de vida do povo.

Maurício Naiberg - Assessor de Imprensa

CAMPO FORMOSO: Prisão em flagrante por tráfico de drogas e porte de arma de fogo



Toinho

Tcha Tcha Tcha

Indio
Por volta das 16h30mim, do dia 30/03/2011, após denúncia anônima através de 190, informando que no bairro Guabiraba havia dois Indivíduos vendendo drogas e que os mesmos estavam armados, foi realizada diligencia no intuito de averiguar a referida denúncia ao chegar no local informado, verificou-se tratar da residência de JOÃO PAULO SILVA DE JESUS, vulgo “Índio”, 34 anos e ASSIS GOMES DA SILVA, vulgo “Cha Cha Cha” 24 anos, situada na Rua Robson Carvalho, s/nº, bairro Guabiraba, Campo Formoso, na referida residência foram encontrados os seguintes materiais: 260g. (duzentas e sessenta gramas) de maconha embalada em 92 (noventa e duas) pequenas trouxas; 09g. (nove gramas) de pedra de Crack embaladas em 41 (quarenta e uma) trouxas; 01 (um) revolver calibre 38, marca Amadeo Rossi, numero de série D426518, com 09 (nove) cartuchos intactos; 02 (dois) celulares, 02 (duas) facas tipo peixeira; 01 (uma) balança de precisão; R$ 252 (duzentos e cinqüenta e dois reais) em cédulas e R$ 56,15 (cinqüenta e seis reais e quinze centavos) em moedas; 01(uma) moto Honda Titan 150, placa NTJ 0041, licença da cidade de Campo Formoso (sem os documentos); 01 (um) cabo de acelerador; 01 (um) protetor de apoio de pé traseiro; 02 (dois) capacetes e 02 (dois) retrovisores.
Após serem indagados a respeito de uma segunda arma, Tcha Tcha Tcha informou que a tinha vendido para Toinho do Bairro Centro Cultural. Dando continuidade a diligencia, foi encontrado na residência de ANTÔNIO FERNANDO DA SILVA FILHO, vulgo “Toinho”, 27 anos, residente a Rua Doutor Armindo Simões, s/nº, bairro Centro Cultural, nesta, um revolver calibre 32, marca Amadeo Rossi, numero de série 17502, com 05 (cinco) cartuchos intactos. Os acusados e todos os matérias apreendidos, foram entregues na Delegacia de Polícia Civil em Senhor do Bonfim, onde foi lavrado o flagrante.

PREFEITO PAULO MACHADO RECEBIDO EM AUDIÊNCIAS NA SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA DO ESTADO


Nesta quarta-feira, dia 29 de março, o prefeito Paulo Machado foi recebido pelo Vice-Governador e Secretário de Infra-estrutura do Estado da Bahia, Dr. Otto Alencar. Na pauta a construção do Aeroporto, já encaminhado junto ao próprio secretário por Carlos Brasileiro, sendo definida uma área de Quicé, e deverão ser enviados técnicos para a elaboração do projeto executivo.
Foi confirmada a iluminação do trecho Uneb-Rodoviária e autorizados estudos para fechar o anel bairro Vila Bela/Contorno da Ebal/Uneb. Por fim, autorizou-se convênio para utilização de máquinas do Derba na recuperação de estradas vicinais, junto ao Diretor-Geral Dr. Saulo Pontes.
Na Superintendência de Energia da Bahia foram entregues a Dr. Silvano novas demandas no quadro do Programa Luz para Todos e tomou-se ciência de novas iluminações que foram aprovadas pelo comitê em favor de comunidades rurais do município.