segunda-feira, 4 de abril de 2011

Plano articula maior atuação policial e engajamento da população na redução da violência


Foto: Arisson Marinho
A boa receptividade dos moradores do Nordeste de Amaralina e do Calabar às ações do Pacto pela Vida, em Salvador, é um dos destaques do programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (5). O Pacto, segundo o governador Jaques Wagner, combina maior eficiência na área da Segurança Púbica e colaboração da sociedade com sugestões e críticas no enfretamento da violência e da criminalidade. “A população vê a polícia a seu serviço, que chega para combater o crime e dar segurança às pessoas. Realmente a gente tem sentido esse apoio”.
Wagner também informa sobre a viagem de sete dias à China, a partir deste sábado (9), em companhia da presidente da República, Dilma Roussef, com objetivo de atrair novos investimentos para a Bahia. Ele fala ainda de dois importantes eventos culturais envolvendo artistas estrangeiros - o israelense David Gerstein e o polonês Frans Krajcberg.
Ao revelar a preocupação dos governos federal e estadual, e sua, em particular, com a segurança do cidadão baiano, Jaques Wagner lembra que desde 2007 o Estado vem implementando várias ações como a contratação de mais policiais, renovação da frota de viaturas, melhoria de equipamentos, qualificação de pessoas nas polícias Civil, Militar e Técnica, melhoria das condições dos presídios, inclusive com ampliação do número de vagas, entre outras. Ele ressalta ainda que agora como resultado desse planejamento “todas as ações são mais arquitetadas, mais entrosadas, no combate principalmente ao tráfico de drogas”.
O governador enfatiza que a Bahia investe mais em melhoria da gestão e da estrutura do Estado para dar mais eficiência à Segurança Pública, iniciativas que culminaram na ocupação do Nordeste de Amaralina e do bairro do Calabar, “com a instalação da 1º Base Comunitária dentro dessa nova modalidade, desse planejamento”.
Outro assunto do programa é o Plano Plurianual Participativo, que começa, por Feira de Santana. “Em 2007 inauguramos um novo tempo, mostrando que governar também é compartilhar com a sociedade a direção do governo. Este ano vamos refazer esse processo, com mais experiência, mais qualificado, mais eficiente. Eu espero que todas as reuniões possam ser um momento de aprofundamento da discussão e de troca de idéias entre o governo e a sociedade civil baiana”, diz o governador.
Em relação à China, Wagner diz que a Bahia está levando várias alternativas de investimentos para o país asiático e produtos da agricultura familiar, que serão vendidos no escritório de apoio do governo federal brasileiro às exportações - a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex- Brasil). “Portanto, espero voltar dessa viagem estreitando os laços de relacionamento com a China, tanto cultural quanto na área do comércio exterior”.
Cultura – No programa, Wagner faz referência a homenagem aos 90 anos do artista plástico Frans Krajcberg, que doou suas obras para que o Estado organize o museu Krajcberg. Sobre a importância da obra do artista, afirma que em “vários estados brasileiros e na Europa têm obras fantásticas, sempre em um grito em defesa do meio ambiente, em defesa da preservação da natureza”. Na quarta-feira (7) haverá, no museu Rodin, na Graça, a abertura ‘Grito Krajcberg’, que marca o ano Mundial da Árvore, e, no dia seguinte, o lançamento, no Espaço Unibanco, na Praça Castro Alves, de um documentário sobre a vida do artista.

Edmundo Filho

Bonfim no Campeonato Baiano de Mountain Bike


Ocorreu ontem dia 03/04 no Jorrinho de Camaçari a 2ª Etapa do Campeonato Baiano de MTB com a participação de mais de 100 atletas de toda a Bahia.

Bonfim(Kabrabikers) obteve as seguinte colocações.

Ervânio Silva da Conceição - 2º colocado na categoria Master A1
Regivaldo Marques Moreira - 4º colocado na categoria Master B1
José Marcelo Bastos - 5º colocado na categoria Master B1.
Arnaldo Martins - 6º colocado na categoria Master B1.

A Equipe Kabrabikes é composta ainda pelos Atletas: Netinho - categoria veterano e João Paulo - categoria Sub 30.
A próxima etapa será na cidade de Castro Alves e a equipe espera continuar com os excelentes resultados.

A COISA TÁ FEIA EM TODO LUGAR, É OU NÃO É FIM DOS TEMPOS?

DEU NO FILADELFIA EM NOTICIAS:

Pai é golpeado com uma faca pelo próprio filho em filadélfia
Por volta das 20h00min do dia 03 de abril, Domingos Gama Lima conhecido por “Domiguinho” de 48 anos, residente na Avenida ACM, neste município, por motivo ainda não explicado foi agredido gravemente pelo o seu próprio filho conhecido por Diego que em posse de uma faca tipo peixeira vindo atingir na altura do pescoço na região cervical.

Irmão ameaça matar irmão a golpe de facão em filadélfia
Por volta das 20h00min do dia 01 de abril policiais militares da quinta companhia em Filadélfia, foram acionados para atender uma ocorrência policial na localidade de Várzea do Curral nesta cidade onde Edizio Mendes Pereira, residente no mesmo endereço, ao chegar à residência de seus pais, encontrou João Mendes Pereira que e seu irmão causando desordens no interior da casa citada, e que logo em seguida João totalmente fora de controle ameaçou seu irmão (Edizio) com um facão, a PM foi acionada e prendeu o acusado e conduzido para a delegacia.

Irmão agride irmão
Por volta das 19h00min do dia 01 de abril policiais militares da quinta companhia em Filadélfia, foram acionados para atender uma ocorrência policial na Fazenda Morrinho nesta cidade, ao chegar ao local os mesmos foram informados de Jailson Pereira da Cunha de 22 anos residente na mesma localidade foi agredido fisicamente por Gersinho, irmão da vítima por um instrumento conhecido, por “mutchato” causando-lhes escoriações no corpo .

Campanha Salarial dos Radialistas 2011


Se você aderir, nós vamos conseguir.
A escolha é sua, o desafio é nosso.

Companheiras e companheiros, Na campanha anterior saímos vitoriosos e conseguimos ganho real para toda a categoria. Agora vamos confirmar a postura determinada do SINTERP-BA de não somente lutar, mas de fato conseguir avanços para todos os trabalhadores e trabalhadoras. Iniciamos as rodadas de negociação e queremos ouvir a categoria. Alguns têm se perguntado sobre a mudança da data-base para o mês de abril. A diretoria do seu sindicato já demonstrou com ações que está disposta a defender o trabalhador haja o que houver, custe o que custar. Por isso, estamos convictos de que, se a categoria estiver unida e mobilizada, nenhuma data será impedimento.

Venha participar de mais uma campanha vitoriosa.

Assembleia dos Radialistas
Terça-feira, dia 5 de abril, às 19h.

Local: Associação dos Funcionários Públicos do Estado.

Av. Carlos Gomes, em frente à Fundação Politécnica.

Av. Sete de Setembro, 106 S/501 a 503, Ed. Baia de Todos os Santos – Centro
Salvador-Bahia - Tel. (71) 3266-9595/0022

sinterpba@sinterpba.org.br - www.sinterpba.org.br

PODER LEGISLATIVO X PODER JUDICIÁRIO: Seminário vai discutir divergências


*Josemar Santana

O Brasil vive sob o Estado Democrático de Direito, o que significa dizer que todos os cidadãos e todas as autoridades estão submissos à observação e obediência das leis.

Nesse Estado não se admite que pessoas influentes ou autoridades façam o que entendam como conveniente a seus interesses.

Apesar de estarmos vivendo sob o Estado Democrático de Direito desde a promulgação da atual Constituição Federal – chamada pelo saudoso deputado federal Wlisses Guimarães, de Constituição Cidadã -, ainda há autoridades, que ao exercerem o Poder, pensam que o PODER PODE TUDO.

E não é assim. Todos nós estamos obrigados – cidadãos comuns ou autoridades – a obedecer os limites estabelecidos em lei, para o exercício legítimo e legal da cidadania e do PODER que nos é outorgado pelo POVO.

É comum, por exemplo, vermos situações em que o titular do PODER EXECUTIVO entende que PODE TUDO, o mesmo acontecendo com os titulares do PODER LEGISLATIVO e do JUDICIÁRIO.

Entre o PODER LEGISLATIVO e o PODER JUDICIÁRIO há muitas divergências, principalmente, porque o PODER LEGISLATIVO demora muito para aprovar determinados projetos.

E quando o PODER LEGISLATIVO demora muito para cumprir o seu dever de LEGISLAR, o povo ou as instituições chamam o PODER JUDICIÁRIO para agir e suprir as lacunas deixadas no direito sobre determinados assuntos.

Também há casos em que o PODER LEGISLATIVO, depois de demorar muito para legislar sobre determinado assunto, ainda aprova certos projetos com defeitos de constitucionalidade, deixando brechas nas leis, que exigem a intervenção do PODER JUDICIÁRIO, para corrigir tais distorções ou defeitos.

Quando o PODER JUDICIÁRIO é chamado para intervir nesses casos, os titulares do PODER LEGISLATIVO reclamam e dizem que o PODER JUDICIÁRIO quer legislar em seu lugar, usurpando-lhe a competência originária, que é, constitucionalmente, sua.

Por conta dessa situação – de um lado, a omissão do PODER LEGISLATIVO em cumprir o seu dever de legislar e legislar corretamente e, do outro lado, a pronta intervenção do PODER JUDICIÁRIO, chamado a agir para suprir a ausência do PODER LEGISLATIVO ou corrigir as suas imperfeições -, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara Federal vai realizar SEMINÁRIO para discutir os conflitos existentes entre o LEGISLATIVO e o JUDICIÁRIO relativos à competência de legislar.

O SEMINÁRIO foi sugestão do deputado piauiense, Nazareno Fonteles, do PT, e foi aprovado no último dia 22 de março pela CCJ, mas ainda não há data definida para a realização do evento.

Recentemente, várias matérias legislativas, de competência exclusiva do PODER LEGISLATIVO, sofreram a intervenção do PODER JUDICIÁRIO, a exemplo da composição das Câmaras de Vereadores, fidelidade partidária, verticalização das eleições, suplências nas Casas Legislativas (se do partido ou da coligação), união homoafetiva (entre pessoas do mesmo sexo), aborto de anencéfalos (fetos com deformidades cerebrais) e cotas universitárias.

Juristas, representantes do Ministério da Justiça, do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público Federal (MPF), entre outros, serão convidados para discutir o assunto.

A iniciativa do deputado piauiense, sem dúvida, representa importante atitude para que os nossos legisladores aprendam de uma vez por todas que o seu papel é legislar com eficiência, para evitar demoras excessivas nas apreciações de projetos e para que possam compreender que o PODER NEM SEMPRE PODE, porque estamos num Estado Democrático de Direito em que as leis devem prevalecer e, principalmente, a nossa Constituição deve ser observada e respeitada.

Assim, os nossos legisladores vão evitar que se repita o absurdo ocorrido no ano passado, quando mais de 900 leis aprovadas no Congresso na legislatura passada, mais de 600 foram parar no JUDICIÁRIO por defeitos de constitucionalidade.

*Josemar Santana é jornalista e advogado

DETENTOS SE REBELAM E FAZEM INVESTIGADOR DE REFEM NO COMPLEXO


foto Netto Maravilha
CHUNCHO - (arma feita a partir de outros metais

esse foifeito de um cabode panela de pressão.)


Por volta das 17h00min, desse domingo (03/04), quando o investigador de polícia civil Walberto, teria assumido o plantão de custódia dos detentos, no complexo policial, e ao colocar os presos nas celas ao termino do banho de sol foi surpreendido pelo detento ROSEVALDO ALVES MENDES vulgo “Pio”, que de posse de uma arma branca tipo “chuncho”, feito de um cabo de panela de pressão, colocou a arma no pescoço do investigador, fazendo-o de refém e exigindo a arma do policial, sendo que o policial não estava com sua arma no momento.
De acordo com informações além de Rosevaldo, estavam na ação querendo fugir outros dois detentos, sendo eles:
JADSON PAULO SOUZA DE MENEZES, e MARCONDES JOSÉ MEDRADO DIAS, vulgo “Léo”, os três com passagens pela polícia por pratica de roubo, foram recém transferidos de Campo formoso.
No pavilhão onde aconteceu a ação encontrava-se também o carcereiro ISMAEL, que conseguiu sair e pedir ajuda aos demais investigadores, que ao chegarem ao pavilhão, os detentos Jadson e Marcondes, logo retornaram para as celas, ficando o Rosevaldo ainda de posse do “chuncho”, e mantendo o refém, sob a mira da arma branca, largando depois a arma e comum golpe conhecido por “mata leão” continuava com o refém, os investigadores Adolfo e Edvaldo logo depois conseguiram conter a situação.

Netto Maravilha

TRÊS DETENTOS FOGEM DA DELEGACIA DE NORDESTINA, DOIS SE ENTREGAM ESPONTANEAMENTE

Na noite do sábado (02/04), após arrombarem a parede da delegacia da cidade de Nordestina, três presos conseguiram fugir, sendo eles:
• ROSEVALDO DOS SANTOS SILVA, furto;
• ALEX DE ARAUJO GOES, tráfico de drogas;
• ITALO CARLOS MACEDO DOS SANTOS, furto.

De acordo com informações da PM, na manhã de ontem (03/04) por volta das 09h00min, o fugitivo Rosevaldo teria se entregado espontaneamente na delegacia, e já na manhã de hoje (04/04), por volta das 07h30min, Alex também se entregou na delegacia.
Enquanto Ítalo, esse permanece foragido.

Netto Maravilha

RECAPTURADO HOMICIDA FORAGIDO EM CANSANÇÃO

Durante rondas rotineiras no centro de Cansanção, a PM, suspeitos de um cidadão e o conduziu à delegacia para averiguações, pra surpresa da guarnição, na delegacia foi descoberto que se tratava de BENILTON DE JESUS RAULI, que estava foragido há tempos da cadeia daquela cidade, onde o mesmo responde por homicídio e prática de furto.
Benilton foi abordado quando transitava na Praça Juracy Magalhães, no centro de Cansanção.

Netto Maravilha

JOGADORES DO IPITANGA SE ENVOLVEM EMACIDENTE NA PRAÇA NOVA

Na noite de domingo (03/04), após uma vitória do time do Ipitanga contra o Juazeiro Social clube, no estádio Pedro Morim, jogadores do Ipitanga, se envolveram em um acidente de transito, quando Jiliardo Alves dos Santos “Sassá”, 22 anos, conduzia o veículo Ford K placa NKY 7924, licença de Goiânia Goiás, ao trafegar nas imediações da Praça Nova do Congresso, próximo a clinica de Dr. Paulo Hilarião, teria colidido com outro veículo tipo Siena.
Juntamente como artilheiro do campeonato baiano, deram entrada no hospital, o senhor Edvaldo Brás de Lima, 63 anos, e Francisco Atila Santos Ferreira, 24 anos, todos com reclamações de dores no corpo, após serem medicados foram liberados.

Netto Maravilha