terça-feira, 5 de abril de 2011

RESPOSTA DO SECRETÁRIO: UPA EM BONFIM‏


Olá reporter Netto Maravilha, sábado passado ouvindo seu jornal (Jornal Bonfinense), ouvi quando você falou da UPA e perguntou sobre a de Bonfim, eu lhe informo que ela será licitada no dia 08 de abril de 2011 e imediatamente a isso começarão as obras, que devem levar em torno de 6 meses de construçao.
Será nas proximidades da rodoviaria e irá desafogar a emergencia do hospital Dom Antonio Monteiro

atenciosamente

FRANCISCO LUSTIAGO
SECRETARIO MUNICIPAL DE SAUDE SR. DO BONFIM

REPÚDIO: População de Itiúba aciona a FERBASA no Ministério Público

Boa tarde, senhor Netto Maravilha, meu nome é Udenilson Batista, visito seu blog todos os dias inclusive sou membro.

Senhor Neto Maravilha, moro nas imediações onde fica a estrada por onde passam os carros da Ferbasa e também sou um dos manisfestante naquela área. o que eu quero colocar é que o Senhor Aroldo Pinto de Azeredo não tem nenhuma autorização para falar em nome dos manifestantes e que o nosso movimento é apolitico, já que ele quer tirar proveito político de todo o movimento.

O suplente de vereador Aroldo nunca esteve conosco nesta caminhada, ontem ele passou por todos que estavam lá fazendo uma feijoada na referida estrada e nem bom dia ele deu, agora quer se aproveitar da oportunidade.

Esse rapaz precisa tomar um chá de vergonha na cara!!!!

UDENILSON BATISTA
Estudante de Pedagogia
Campus VII - UNEB
Senhor do Bonfim - BA

DIA MUNDIAL DA SAÚDE


Secretaria vai atender à população no Calçadão

O Governo Cuidando de Nossa Gente estará comemorando nesta quinta-feira o Dia Mundial da Saúde. Na ocasião a Secretaria Municipal de Saúde levará diversos serviços à população, a exemplo de aferição de pressão, teste rápido para HIV, tipagem sanguínea e vacinações de rotina: anti-tétano, tríplice viral, hepatite B e contra febre amarela. As vacinas serão seletivas à faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Equipes de profissionais da saúde municipal atenderão ao público a partir de estandes no habitual Calçadão – o shopping a céu aberto de Senhor do Bonfim. O evento faz parte de atividades tradicionais à comunidade internacional da saúde e começará às 8 horas da manhã desta quinta-feira, dia 7 de abril de 2011.

ASCOM

Banco Sicoob insatisfeito com Ponto Novo


Nesta ultima terça-feira dia 05 de abril o Presidente do Sicoob-Senhor do Bonfim Rogério Soares e a gerente local da unidade Ponto Novo a senhora Tatiana concederam uma entrevista a Radio Itapicurú, afirmaram durante a entrevista ao repórter Arnóbio Carneiro que os serviços bancários desta entidade ainda são poucos utilizados pela população, ao realizar um balanço final em 2010 as contas a unidade local necessitou de R$20 mil reais em cifras da agencia matriz de Senhor do Bonfim para cobrir despesas de Ponto Novo confirmando que agencia local ainda é dependente da matriz.
As especulações sobre a retirada da unidade de Ponto Novo foram descartadas pelo entrevistado, afirmando que a cooperativa tem compromissos com associados; questionado sobre quanto à participação da prefeitura e da câmara de vereadores o Sr. Rogério Soares presidente da cooperativa apontou que infelizmente ainda não foram atendidos com todas as promessas que foram firmadas anteriormente entre Cooperativa e poder Publico e sugeriu que executivo ou legislativo disponibilizasse uma parte da folha de pagamento de alguma secretaria publica para entidade; afinal estariam apoiando uma cooperativa de crédito que promove crescimento da economia local.
Ainda em suas explanações afirmou que a cooperativa chegou para servir a cidade através de serviços financeiros preenchendo uma laguna pela falta de um ponto de atendimento bancário; atualmente são quase 500 associados inscritos nesta entidade maioria atraídos pela oferta de micro créditos em grupos que são disponibilizados pela cooperativa.

Redação: Ailton Cerqueira (PORTAL ACONTECE .NET)

OPORTUNIDADE DE EMPREGO


DIVULGAÇÃO DE VAGAS
SINEBAHIA/ SAC – Senhor do Bonfim
Está selecionando candidatos à vaga de:


Farmacêutico:


Ensino superior Completo;
Ambos os sexos ;
Experiência 06 meses em CTPS;

Dentista:


Superior completo;
Ambos os Sexos;
Experiência de 06 meses.

Nutricionista:

Superior completo;
Ambos os Sexos;
Experiência de 06 meses.

Vendedor Pracista

2º grau completo;
Sexo Masculino;
Experiência de 06 meses;
Habilitação A

Auxiliar contábil:

2º Grau completo;
Sexo feminino;
Experiência de 06 meses na CTPS.

Lavador de Carro:

1º Grau completo;
Sexo masculino;
Experiência de 06 meses.

Técnico em edificações:

Curso técnico em edificações;
Ambos os sexos;
Experiência 06 meses;

Pedreiro:

Primário incompleto ;
Sexo masculino;
Experiência 06 meses na CTPS.

Os interessados devem comparecer ao SINE/SAC – Senhor do Bonfim.
Horário de comparecimento ao posto: das 08h. às 13:30h.

Jacobina vive dia de cão no Novo Amanhecer


Para protestar contra a situação de abandono em que se encontra o conjunto habitacional Novo Amanhecer, um grande número de moradores bloqueou a estrada que liga à Fazenda Itapicuru, onde está localizada a sede da Jacobina Mineração e Comércio, impedindo a passagem de caminhões e carros desde as 5h30 da manhã de hoje.
As polícias Militar e Civil desbloquearam uma das pistas da estradas para permitir a passagem de veículos da Jacobina Mineração e Comércio por volta das 6h30, mas a fumaça e o fogo ateado em pneus e móveis velhos dá um aspecto de clima de guerra ao local neste momento.
Os moradores estão fazendo o protesto contra a prefeita Valdice Castro (DEM), cuja administração municipal abandonou o bairro, permitindo esgoto a céu aberto, fossas sépticas estouradas, lixo, matagal, insegurança e outros problemas graves.
Crianças carentes são vistas ali caminhando sobre esgoto que corre a céu aberto pelas ruas do bairro,contraindo doenças de pele e estomacal, conforme algumas mães declararam agora há pouco à reportagem.
Jacobina vive um dos piores momentos de sua história diante de uma gestão pública sob encomenda, em que a prefeita não manda e sim é manipulada por seu marido, Leopoldo Passos, um político de linha ditatorial que foi declarado inelegível pela Justiça por cinco anos sob acusação de improbidade administrativa.
Sem pulso, a prefeita finge que comanda a municipalidade, enquanto o caos se instala em Jacobina, proporcionando uma verdadeira unanimidade contra ela.
No domingo, os moradores do bairro da Bananeira também fecharam a Rua São Jorge para protestar contra a situação de abandono em que está aquele bairro.

BRASIL C.

UNIVERSIDADES FORMARÃO PROFESSORES DO TOPA


O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, assinou nesta segunda-feira (4) contrato com quatro universidades estaduais e duas faculdades baianas para garantir a formação de 10.500 bolsistas, entre alfabetizadores, coordenadores de turma, tradutores e intérpretes de Libras do programa Todos pela Alfabetização (Topa). As instituições escolhidas por meio de seleção pública foram: Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Faculdade Maria Milza (Famam) e Sociedade Educacional da Bahia (Fainor). Criado em 2007, dentro do programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, o Topa já alfabetizou 751 mil baianos e tem outros 185.260 em sala de aula.

Tribuna da Bahia.

COMO AJUDAR SEU FILHO NA ATIVIDADE DE CASA


"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)


1. Não faça a atividade por SEU FILHO. O compromisso é dele;
2. Participe, troque ideias, ajude no raciocínio de SEU FILHO. Mas, não dê respostas prontas;
3. Organize tempo e espaço. É preciso um ambiente favorável para SEU FILHO estudar;
4. Oriente, aponte os erros de forma construtiva. Não vale simplesmente apagar o que saiu errado, SEU FILHO está aprendendo;
5. Incentive SEU FILHO a buscar os acertos. Diga que muitas vezes precisamos recomeçar;
6. Não caracterize a atividade como difícil ou sem relevância, isso pode desmotivar SEU FILHO. Procure a escola e informe-se sobre os conteúdos trabalhados;
7. Confie nas potencialidades de SEU FILHO. Aproveite a atividade de casa e faça dela um meio para que você aprenda a conhecer os limites e possibilidade de SEU FILHO.

Lembre-se: Filhos nos fazem aprender a cada dia.

Alberthyvania Brasileiro de Castro
Pedagoga/Psicopedagogia
Senhor do Bonfim-Bahia

População de Itiúba aciona a FERBASA no Ministério Público


Apesar de estar situada no município de Andorinha na fronteira com Itiúba, a FERBASA utiliza o município de Itiúba que não ganha nada em termos de impostos ou royalties para escoar sua produção de areia de cromita e o constante tráfego de caminhões carregados passando por dentro da cidade tem espalhado muita poeira que está prejudicando a saúde de centenas de moradores.

Os caminhões carregados de areia de cromita, percorrem 50 km dentro do município de Itiúba até o embarque via ferrovia, o problema mais grave está no perímetro urbano de Itiúba. Sendo que dentro da cidade os veículos passam por uma estrada de chão com 300 residências nas margens da mesma, passando pelas ruas do Matadouro, Padre Severo e João Avelino (Corte).

Os moradores queixam-se de problemas respiratórios, com casos muito graves de saúde. A poeira da estrada e o pó da areia de cromita diariamente, deixam os moradores irritados. Em quase todas as casas há pessoas com problemas de saúde causados pelo vai e vem das caçambas.

PROTESTOS

Já foi feito um abaixo-assinado, organizado pelos moradores da cidade, e a empresa foi acionada no Ministério Público Estadual, a estrada já foi interditada por três vezes com muito protesto e participação popular. Na quinta-feira passada houve mais um protesto em que moradores afetados pelos danos causados pelo pó excessivo da areia de cromita exigiram das autoridades as providências cabíveis.

De acordo com os manifestantes, o asfaltamento da estrada ajudaria a amenizar os problemas, segundo o suplente de vereador de Itiúba Aroldo Pinto, uma empresa como a Ferbasa, que tem um lucro líquido milionário, poderia tranquilamente asfaltar toda a estrada que passa por dentro da cidade em questão de dias.

Por: Portaldenoticias.net (com informações do Blog do Aroldo)

Transito municipal realiza ação educativa no centro de Bonfim


Na manhã de hoje, o Departamento Municipal de Trânsito (DMTrans) realizou ação educativa na Praça Juracy Magalhães a fim de orientar os condutores de veículos sobre o uso obrigatório dos equipamentos de segurança como: capacete com viseira e cinta jugular para os condutores de motocicletas e cinto de segurança para condutores de automóveis. Durante a ação, os agentes do trânsito orientaram sobre a importância do uso desses equipamentos para evitar acidentes e principalmente alertaram para as consequências da não utilização.
“De acordo com o diretor do DMTtrans, Inspetor Lucas, durante a semana haverá mais ações como essa: “Em horários, dias e locais alternados, para evitar que os condutores sejam avisados e burlem nossas blitz”. Lucas esclareceu que a medida visa conscientizar todos os condutores de veículos motorizados, mas deixando claro que a razão dessa ação “é educativa, disciplinadora e corretiva”.
A operação realizada nesta manhã resultou na abordagem de 52 carros e 73 motos, com seis veículos autuados e uma moto retida – o condutor não portava carteira de habilitação.
Disciplina – Abaixo artigos da Lei 9503/97 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esclarecidos durante a ação educativa:
Automóveis
Art. 167. Não utilizar cinto de segurança configura uma infração grave, sujeita a multa e a retenção do veículo;
Motocicleta, motoneta e ciclomotor
Art. 244. Não usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário aprovados pelo CONTRAN; transportar passageiro sem capacete ou fora do assento suplementar e criança menor de sete anos, como também, pessoas que não têm condições de cuidar da própria segurança configuram infrações gravíssimas, sujeitas a multa, suspensão do direito de dirigir e recolhimento da habilitação.

ASCOM