sexta-feira, 22 de abril de 2011

CENTRAL VER, CETO PRENDE ATRASA LADO NO CENTRO DA CIDADE



Durante o serviço realizado pela Policia Militar, a Central de Vídeo Monitoramento que vem realizando um ótimo trabalho, acabou avistando um elemento de nome VALERIO PEREIRA DA SILVA LIMA, pulando um muro de uma escola próximo ao Hotel Novo Leste. As viaturas foram acionadas e foi empreendida diligências no quarteirão. Depois de alguns minutos o mesmo foi novamente surpreendido pelo olho mágico da PM, através da Central de Vídeo saltando o muro de retorno, foi feito a abordagem no elemento e encontrado com o mesmo um aparelho de Vídeo game PLAYSTATION, com dois controles e um Celular da marca NOKIA, a residência furtada fica na Rua Cônego Hugo. O mesmo foi conduzido ao complexo policial e entregue a autoridade policial.

QUALIFIQUE-SE COM A ONGEF

Não perca tempo! Faça sua inscrição na ONGEF Cursos Profissionalizantes e tenha rapidamente seu Certificado de Qualificação Profissional, para que possa apresentar em sua próxima oportunidade de emprego.

Com seu Certificado Profissionalizante em mãos você terá mais chances no mercado de trabalho e estará à frente de seus concorrentes, apresentando um bom currículo.

As inscrições podem ser feitas na Avenida Dois de Julho, 611 – Centro - Senhor do Bonfim no horário das 14h às 20 h.
Curso de Vendas no Varejo - Administração – Certificado de 30 horas
Curso de Secretariado Executivo - Administração – Certificado de 60 horas
Curso de Secretariado Escolar - Administração – Certificado de 60 horas
Curso de Relações Públicas - Administração – Certificado de 35 horas
Curso de Redação Oficial - Administração – Certificado de 30 horas
Curso de Word 2007 e 2010 - Informática – Certificado de 40 horas
Curso de Excel 2007 e 2010 - Informática – Certificado de 40 horas
Curso de Power Point 2007 e 2010 - Informática – Certificado de 40 horas
Curso de Qualidade Total na Empresa - Administração – Certificado de 30 horas
Curso de Qualidade no Atendimento ao Cliente - Administração – Certificado de 30 horas
Curso de Organização de Eventos - Administração – Certificado de 30 horas
Curso de Operador de Telemarketing - Administração – Certificado de 30 horas
Curso de Matemática Financeira - Administração, Contabilidade, Educação – Certificado de 40 horas
Curso de Gestão em Comunicação da Linguagem - Administração – Certificado de 40 horas
Curso de Etiqueta Empresarial - Administração – Certificado de 20 horas
Curso de Gestão de Pessoas - Administração, Psicologia – Certificado de 60 horas
Curso de Auditor Líder com Ênfase nas ISOs - Administração – Certificado de 50 horas
Curso de Auxiliar Administrativo - Administração – Certificado de 60 horas
Curso de Comunicação Empresarial - Administração – Certificado de 30 horas
Curso de Licitação - Administração, Direito – Certificado de 60 horas
Curso de Administrando Conflitos - Administração, Educação, Psicologia – Certificado de 40 horas
Curso de Desenho Arquitetônico e Construção Civil - Administração – Certificado de 60 horas
Métodos e Técnicas para Elaboração de Projetos Sociais - Assistência Social – Certificado de 100 horas
Curso de Telecomunicações – Telefonia Fixa e Móvel - Indústria e Tecnologia – Certificado de 80 horas
Curso de Plataformas Offshore - Indústria e Tecnologia – Certificado de 100 horas
Curso de Eletrônica Industrial - Indústria e Tecnologia – Certificado de 120 horas
Curso de Eletricista Residencial e Predial – Certificado de 60 horas
Curso de Inglês Básico - Educação, Idiomas – Certificado de 60 horas
Curso de Espanhol Básico - Educação, Idiomas – Certificado de 60 horas

Como a Igreja vive a Sexta-Feira da Paixão


Silêncio, jejum e oração marcam este dia, em que a Igreja lembra a paixão e morte de Jesus. É o único dia do ano em que não é celebrada a Santa Missa, e sim, as funções litúrgicas da Paixão e Morte de Jesus, com a adoração da cruz. Com excessão deste ano, em que o Papa Bento XVI autorizou a Celebração da Missa de corpo presente, em memória das vítimas do terremoto em Áquila, na Itália.

A Celebração divide-se em três partes: a proclamação da Palavra de Deus, apresentação e adoração da cruz e a comunhão. A Comunhão na Sexta-feira Santa foi introduzida com a reforma litúrgica de Pio XII, em 1955. No mais, conservou a maior parte dos costumes anteriores.

Mais tarde, com o Concílio Vaticano II aconteceram profundas modificações na liturgia. A celebração já fora fixada para a parte da tarde (na hora em que se acredita que Jesus tenha morrido). Havia também a possibilidade de se fazer a liturgia da Palavra na parte da manhã, deixando para tarde a veneração da cruz e a comunhão. Os motivos pastorais, no entanto, exigiram que se fizesse uma só cerimônia, para não obrigar as pessoas a reunirem-se duas vezes no mesmo dia.

A Liturgia da Palavra tem um dos elementos mais antigos da Sexta-feira Santa, que é a grande Oração Universal, com dez intenções que procuram abranger todas as necessidades e todas as realidades da humanidade.

CANÇÃO NOVA

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER TERÁ COMBATE MAIS EFICAZ


*Josemar Santana e Maraísa Santana

Mesmo estando em vigor desde 7 de agosto de 2006, a Lei nº 11.340, mais conhecida por Lei Maria da Penha, criada com o objetivo de proteger a mulher da violência dos homens, especialmente, no âmbito familiar, ainda não conseguiu reduzir os casos de agressões de ordem física e moral contra as mulheres.

Por essa razão, Governo e Ministério Público (MP) decidiram intensificar a proteção às mulheres para evitar a impunidade dos agressores, efetivando a punição com base na Constituição Federal e na própria Lei Maria da Penha.

Passo importante nesse sentido foi dado no mês de março passado, em Brasília, quando foi firmado um protocolo de cooperação, envolvendo do lado do Ministério Público, o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e do lado do Governo, a Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Secretaria de Reforma do Judiciário, ambas do Ministério da Justiça.

Segundo o Procurador Geral do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e da União (CNPG), “a atuação integrada, com intercâmbio de informações e esforços conjuntos, vai possibilitar a otimização do combate aos crimes de violência contra a mulher, um problema grave no Brasil e que merece toda a atenção do Ministério Público”, destaca o procurador.

Para alcançar esses objetivos, Fernando Grella Vieira revela que o CNPG vai adotar medidas para que os Ministérios Públicos dos Estados e do Distrito Federal “comuniquem à Secretaria de Políticas para as Mulheres o fluxo de encaminhamento das denúncias e reclamações registradas na Central de Atendimento à Mulher e na Ouvidoria da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) para os Ministérios Públicos (MPs)”.

Nesse esforço conjunto está previsto, também, a definição de um protocolo de procedimentos a ser firmado entre o CNPG e a SPM, visando o encaminhamento de notícias de violência contra a mulher diretamente para a Promotoria de Justiça, que examinará o caso concreto, enquanto o Ministério Público Federal (MPF) vai ficar com a incumbência de dar maior celeridade na tramitação das ações penais, recursos e incidentes processuais em tramitação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Várias medidas serão desenvolvidas pelo CNPG, valendo destacar a adoção de políticas de atuação no âmbito do Ministério Público para a promoção dos direitos das mulheres e para prevenir e combater a violência praticada contra elas.

O Governo, por sua vez, vai apoiar o fortalecimento e a criação de Promotorias de Justiça e de Núcleos Especializados em violência Doméstica e Familiar, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça, cabendo à Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres estabelecer diretrizes claras e objetivas para os serviços da rede de atendimento à mulher sob risco de violência doméstica e familiar.

Na Bahia, o Grupo de Atuação Especial de Defesa da Mulher (Gedem) do Ministério Público Estadual mantém parceria desde julho do ano passado com a Ouvidoria da SPM, recebendo relação de todas as denúncias feitas por meio do Disque 180, relativas a cárcere privado e dificuldade de acesso a serviços públicos que atua nessa área.

Em Bonfim, com atuação regional e pertencente à Rede Estadual de Proteção à Mulher, existe desde o ano passado em funcionamento o Centro de Referência da Mulher Mãe Sulinha, nome dado em homenagem à famosa parteira bonfinense, já falecida a mais de três décadas.

Se todas essas articulações funcionarem, em pouco tempo as punições contra agressores das mulheres serão mais efetivas, as impunidades serão menores e o índice desse tipo de violência tende a cair.

É o que se espera.

*Josemar Santana e Maraísa Santana são advogados do Escritório SANTANA ADVOCACIA com unidades em Senhor do Bonfim e Salvador.

HOMENS SÃO DETIDOS PELA PM POR VIAS DE FATO


Por volta das 16h20min, do dia 20/04/2011, a guarnição de Rádio Patrulha sob o comando do Sub Ten. PM Claudionor, cmt do 2º Pelotão da cidade de Queimadas, da 4ª Cia do 6º BPM, detiveram as pessoas de nomes DJALMA DE JESUS PIRES, vulgo Gago, a esquerda da foto, 49 anos, residente no bairro Alto da Jacobina, nesta, e EDSON DOS SANTOS SOUZA,vulgo Corró, a direita da foto, 25 anos, residente no msmo bairro. Pelo motivo do 1º(Gago) ter evitado que um senhor conhecido por velho Cotoco fosse agredido pela 2ª pessoa (Corró); que Djalma ao intervir na discussão entrou em luta corporal com Corró, sendo agredido com um Taco de Sinuca, no supercílio do olho direito e escoriações no braço esquerdo. A guarnição ao chegar ao local encontrou o Sr. Gago ferido e socorreu para o Hospital Edson Silva, nesta cidade, onde foi atendido pelo Dr. Eduardo; que a guarnição ao se retirar do hospital foi informada pela direção do hospital de que tinha dado entrada naquela unidade de saúde um homem ferido a faca; que a PM ao verificar o fato, constatou-se se tratar da pessoa de Corró; que também alegou ter sido agredido com um taco na cabeça e uma facada no tórax, sendo avaliado pelo médico sem muito gravidade: que após o atendimento médico, foram conduzidos para a delegacia local, onde ficaram a disposição da autoridade competente para as medidas cabíveis.

HOMEM É PRESO TRANSPORTANDO PÁSSAROS SILVESTRES


Atendendo uma solicitação anômina, policiais militares do 2º Pelotão em Queimadas da 4ª Cia do 6º BPM, deslocaram-se até a Garagem da Empresa de Ônibus Santo Antonio e detiveram e conduziram até a Delegacia local o indivíduo de nome José Ailton Silva de 21 anos, residente no Povoado de Rio do Peixe, neste município de Queimadas, por volta das 14h50min do dia 20 de abril de 2011, pelo motivo de estar transportando ilegalmente em gaiolas 06(seis) pássaros da epécie Periquitos; que segundo disse ao policiais militares, que estava levando os pássaros para sua avó que mora na cidade de Itiúba,Ba, e apresentado ao Agente de Plantão, Clodoaldo Nery; que após ouvir o autor em Termo, foi liberado.

TODOS CONTRA A GRIPE: Vacinação de crianças e idosos


No período de 25 de abril a 13 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim (Semus) imunizará idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes e profissionais de saúde na Campanha-2011 de Vacinação contra gripe Influenza.

Em algumas campanhas anteriores o público não tem comparecido em massa aos postos de vacinação, o secretário de Saúde, Francisco Lustiago, reuniu-se com o prefeito Paulo Machado e trataram de medidas de sensibilização que assegurem bons resultados para a campanha atual.

A vacina é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus da gripe que, segundo dados do Ministério da Saúde, estão em circulação no Hemisfério Sul, em especial o da Influenza-A (H1N1).

Em Senhor do Bonfim, a população será assistida em 30 postos de atendimento que a Secretaria de Saúde disponibilizará por toda a cidade e zona rural durante o período de 18 dias.

Para incentivar a população a comparecer aos postos de vacinação, no sábado seguinte ao início da campanha (30 de abril), haverá o Dia de Mobilização Nacional.

Importante – Os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada, então, a segunda dose.

Contraindicações – Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico em primeiro lugar.

Fonte: Ascom – Ministério da Saúde

Distribuição de leite de cabra deve aumentar no município


A coordenação do programa Leite Fome Zero em Senhor do Bonfim realizou encontro com beneficiários, nesta terça-feira no auditório da Câmara de Vereadores. O fórum tomou forma de palestra explicativa, em que a nutricionista Lara de Freitas, abordou várias questões referentes ao benefício e sua principal clientela: consumidores de baixa renda e pequenos produtores do leite.

O programa Leite Fome Zero, do governo federal, alcança o município através da Secretaria do Desenvolvimento Social, desenvolvendo entre outros projetos o Programa do Leite, que contempla 245 famílias bonfinenses e consiste na distribuição gratuita de leite de cabra pasteurizado tipo C às famílias cadastradas. Na troca de perguntas, respostas e esclarecimentos, a coordenadora Lara Freitas estabeleceu que a finalidade do programa não se resume a beneficiar os consumidores de baixa renda, apenas combatendo a fome e a desnutrição. “O programa também incentiva aos pequenos produtores locais a fornecerem e produzirem leite pasteurizado com qualidade para o programa” – explica.
O que é – O Leite Fome Zero, é uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e se direciona para os nove estados do Nordeste e para a região Norte de Minas Gerais. O Programa compra o leite de pequenos agricultores com produção de até 100 litros de leite por dia, a um preço fixo ao longo do ano. O produto é beneficiado em laticínios contratados e entregue às famílias carentes. Atualmente são entregues três litros de leite.