quinta-feira, 28 de abril de 2011

QUEM QUER PERMANECER NA POLITICA TEM QUE ESTAR AO LADO DO POVO TRABALHADOR


Na próxima segunda-feira o presidente da Câmara disse que estará à frente desse movimento com os servidores municipais, e os sindicalistas, brigando por uma causa que é justa.
Segundo o presidente da casa o prefeito precisaria acordar para essas situações e que é preciso se ter planejamento, e sentar em uma mesa de negociações e reconhecer o que é direito de todos e com metas para que seja decido o que é reivindicado pelos servidores.
O presidente cobrou a presença do secretário de saúde ou de um representante da saúde nas discussões com os sindicalistas.
E afirmou que vai estar ao lado dos servidores.

É PRECISO SE DISCUTIR POLÍTICAS DE DIGINIDADE DO TRABALHADOR


VEREADOR GUSTAVO MIRANDA
O vereador Gustavo Miranda, disse que o momento não é hora de se discutir candidaturas, projetos pessoas, mas sim hora de se discutir questões coletivas, as questões programáticas de Bonfim e os servidores os trabalhadores fazem parte dessas discussões, “É interessante obras, é interessantes hospitais, aeroporto, mas acima disso muito mais interessante é auto estima da população bonfinense”.
O vereador Gustavo pediu aos trabalhadores e trabalhadoras que nunca esqueçam que carregam acima de qualquer coisa dos interesses pessoais, de retorno financeiro se carrega a dignidade o respeito, com o descaso por parte do secretário de finanças (receitas), o vereador disse que o sindicato tem legitimidade para entrar em qualquer espaço público.
Gustavo defendeu os servidores da saúde ao falar “nós não podemos enxergar saúde pública olhando só para o topo, olhando para o médico, infelizmente quando fala em saúde fala médica agora pergunto ao senhores, quando foi que um médico foi a uma rádio, veio aqui na tribuna para discutir a saúde pública de Senhor do Bonfim”,
Segundo o vereador as responsabilidades devem ser divididas com técnico de enfermagem, que precisa ser reconhecido, com médico, com enfermeiro, com cada vereador, divididas com o prefeito e cada cidadão bonfinense.

Netto Maravilha

VEREADOR IVAN DISSE QUE SE O GRUPO DE LAÉRCIO VOLTAR AO PODER OS SERVIDORES IRÃO CHORAR


O Vereador Ivan Barbosa solicitou do senhor José Gonçalves, diretor de relações institucionais, que busque com o prefeito para que seja formada urgentemente uma mesa de negociações. De acordo com o vereador o que foi feito não é prática de um político dos trabalhadores. “essa falta de conversa do professor Paulo Machado dá vez vereadores como o vereador Laércio Muniz chegar aqui e se colocar como defensor dos trabalhadores”, disse Ivan.
“Me recordo o tempo em que os garis e as merendeiras ganhavam R$ 30,00, e o salário era de R$ 180,00, e ficavam seis meses sem receber”
Antigamente a cadeira do dentista em Missão do Sahy era uma cadeira de madeira, “se o grupo de Laércio voltar ao poder vocês irão chorar”, disse o vereador Ivan Barbosa.
Essa idéia de oferecer advogado, quem tem que oferecer é o sindicato não os vereadores, acredito que estão buscando populismo, nesse momento delicado que enfrentam os servidores.
Se os sindicalistas precisarem desse vereador estarei convosco, disse o edil Ivan, que também foi aplaudido pelo público presente.

Netto Maravilha

VEREADOR LAÉRCIO QUER ACABAR COM O SÃO JOÃO DE BONFIM E DAR PRIORIDADE AO SFREGA


Carlos com o tom de indignação disse que Laércio não gosta de evangélicos e quer acabar com o são João de Bonfim para dá prioridade ao FORRÓ DO SFREGA.
Ainda com referencia ao seu colega edil, Carlos disse, que Laércio quer fazer populismo, com os funcionários públicos da saúde.

SINDICALISTA LEVARÃO MÁ IMPRESSÃO DE NOSSA CIDADE


VEREADOR LAÉRCIO MUNIZ
Ouvindo o senhor Everaldo, Laércio disse que o Sindicalista vai levar uma má impressão da cidade, e que o líder do governo Vereador Carlos vai a tribuna falar de festa.
Laércio disse que vai convocar os demais vereadores para marcar essa reunião com o prefeito, e que o sindicalista Everaldo terá apoio do vereador Laércio, juntamente com seus advogados.
Laércio disse que o salário que o funcionário ganha não dá pra comprar o pão, e mesmo assim o prefeito lançou em outra oportunidade requerimento querendo salário de férias e décimo terceiro salário para o gestor municipal e que a casa rejeitou o requerimento. Laércio disse que a democracia também está na câmara de vereador no espaço do programa da câmara da TV Bonfim, que o líder do governo queria proibir a apresentação das fotos apresentadas pelo vereador Laércio na última sessão.
Laércio disse que vai se unir ao vereador Carlos para resgatar a dignidade do povo de Tijuaçu, que o cemitério estava abandonado, entre outras obras naquela localidade.
Laércio ainda comentou o descaso do prefeito em não atender a reunião com os sindicalistas, e que mandou apenas um moto boy.
Laércio disse que o “Herança maldita”, quer tirar o aeroporto do distrito de Tijuaçu e levar ao distrito de Quicé, finalizando suas palavras Laércio disse que vai se unir aos sindicalistas nessa luta pelas melhorias salariais, e foi aplaudido pelo público presente.

Netto Maravilha

IREMOS LUTAR PARA O AEROPORTO FICAR EM TIJUAÇU


Vereador Carlos de Tijuaçu
Carlos cobrou novamente a edição do jornal da câmara, segundo o vereador, alguns vereadores são mais expostos nos programas dos meios de comunicação dessa cidade, enquanto outros nem aparecem.
Em resposta ao sindicalista Everaldo Carlos defendeu o prefeito.
Fazendo alusão à criatividade do edil Laércio Muniz, que fez exposição de slides, Carlos disse que irá trazer filmes melhores que o “Tropa de elite, I e II”.
Os técnicos estão avaliando as terras onde serão realizadas as obras do aeroporto de Bonfim, e que não importa o local onde seja construído.
Que mesmo sendo uma reserva quilombola em tijuaçu os populares poderão assinar um documento pára que a obra possa ir para aquele distrito, que é mais próximo da BR, e que tem que se estudar o crescimento daqui a 10 anos.
Que se for construído em Quicé, já se tem mais de 20Km, de distancia da sede do município, e que o vereador Carlos junto a Laércio irão lutar para a obra ir para aquele distrito, Tijuaçu.
Em reunião com alguns pastores foi confirmado mais uma noite gospel para o município no mês de maio, onde será apresentado ao público evangélico o cantor Marcos Antonio, grande nome da música gospel.
Caravanas já estão mantendo contatos, sobre o evento, que irá movimentar o comercio e vários seguimentos de nossa cidade.

Netto Maravilha

NÃO ESPERAVAMOS SERMOS DESTRATADOS COMO FOMOS PELO NOSSO GESTOR


RAIMUNDO NONATO SINDICALISTA
“Eu Raimundo sinceramente não esperava isso do professor Paulo Machado”. Colocamos nosso companheiro Everaldo de Salvador, para nos ajudar nas negociações dos salários, “esperamos na última terça feira até as 11h pela presença do prefeito que não compareceu e ainda mandou apenas um moto boi entregar o recibo, isso é falta de respeito com os trabalhadores.
Nestes últimos dez anos a perca e de mais de 114%, e nós reivindicamos apenas 20%, e o prefeito não quer entender isso. Ele sempre alega a lei de responsabilidade fiscal, eu acho que essa lei só veio barrar nossos trabalhadores, e mais ainda todos os dias é percebido a contratação de novos contratados até por essa ONG, que faz as contratações deve estar em 45 a 48%, e o prefeito tem margem suficiente para repassar nosso reajuste. Ele não quer dá nosso percentual porque ele quer inchar a folha de pagamento.

Netto Maravilha

SINDICALISTA DA CTB DECEPCIONA-SE COM A FALTA DE DEMOCRACIA NA CIDADE


Fazendo uso da câmara de vereadores o Senhor Everaldo, representante da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).
Ainda revoltado pela forma de Recepção por parte do gestor municipal o senhor Everaldo destacou o descaso em atender a uma reunião de negociações com os representantes dos sindicalistas, sendo apenas enviado um oficio oferecendo um valor aquém do requerido.
Outro ponto destacado pelo sindicalista foi o descaso também por parte do secretario da fazenda de Bonfim, que ao ser solicitado para receber um oficio teria dito que não receberia, gerando ainda mais revolta dos sindicalistas.
O senhor Everaldo solicitou dos vereadores para que dêem uma força pelo menos para que o prefeito aceite dialogar com os sindicalistas.

Netto Maravilha

Ações da Sedes integram programa do governo estadual no Calabar


O governo estadual inaugurou hoje (27) da primeira Base Comunitária de Segurança de Salvador. O ato contou com a presença do governador Jaques Wagner; do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa; do secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Carlos Brasileiro, entre outras autoridades. Além de garantir mais segurança, o governo estadual também executa um plano de ações na área social, coordenado pela Sedes em parceria com outras secretarias.

Uma das ações previstas pelo programa Pacto pela Vida, do governo estadual, a Base Comunitária de Segurança tem a finalidade de reduzir índices de violência. Contando com um efetivo de 120 policiais militares, vai atender aos moradores do bairro e beneficiar também os residentes do Alto das Pombas. Na capital, serão criadas mais três unidades que funcionarão nos bairros Nordeste de Amaralina, Tancredo Neves e Subúrbio.

Com a inauguração, a comunidade do bairro está comemorando uma nova fase em que suas demandas estão sendo ouvidas e diversas ações estão programadas para atender algumas das necessidades mais importantes dos moradores. Junto a outros órgãos do governo estadual e outras esferas, a Sedes vem participando, desde o começo deste mês, de reuniões com a população para buscar alternativas de atendimento que produzam melhoria de vida na localidade.

Ações - Entre as ações a serem desenvolvidas a curto prazo está o mutirão para cadastramento no programa Bolsa Família, que acontecerá no dia 15 de maio. Segundo o secretário Carlos Brasileiro, o objetivo é ampliar o número de beneficiários na comunidade. O governo também está criando um núcleo de intersetorialidade nas ações sociais e um dos focos será a juventude, sobretudo na qualificação. Para isso, o Programa Jovens Baianos já estuda a implantação de projetos específicos para o bairro.

Na área de assistência social, o Estado está estreitando a parceria com a Prefeitura para o desenvolvimento de algumas ações, como o restabelecimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), criação de grupo de convivência de idosos e a instalação de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na comunidade.



ASCOM/SEDES

ESPAÇO DO LEITOR: MORADOR DENUNCIA LIXO NA RUA


Boa tarde Netto e companheiros do blog, peço que veja essas fotos na rua Costa Pinto e Travessa tão fazendo lixo na rua, um proprietário de uma marcenaria joga restos de madeira na rua e ninguém tomar nenhuma providência.
Peço ajuda de vocês muito obrigado.

Por: João

"DÁ UM TOQUE QUE EU RETORNO"



Estréia em Bonfim espetáculo:
Dá um Toque que eu Retorno


Estréia neste sábado, 30 de abril, às 20h, o espetáculo Dá um Toque que eu Retorno. A montagem do grupo Porra Meu Bem é composta por 13 cenas curtas e independentes e será apresentada no Centro Educacional Sagrado Coração, em Senhor do Bonfim.

A peça que estará em cartaz até o domingo, 1º de maio, conta em um tom descontraído, a história de amantes, de diferentes orientações sexuais, que se deliciam ou sofrem com as mudanças do amor.

O objetivo do espetáculo é falar dos descaminhos que podem apontar novas trilhas para os relacionamentos amorosos. “Sugiro que o expectador vá assistir à peça acompanhado de um antigo, atual ou futuro amor. Em todo caso, um amigo confidente também seria bom parceiro de programa” – convida o diretor da peça, Reginaldo Carvalho.

Além da direção, Reginaldo Carvalho assina o espetáculo que conta com a codireção de Diego Valle, a atuação de cinco atores e três músicos, estes, executam canções de Saulo Henrique, Rita Tavares e outros.

Nova estréia – O espetáculo também será apresentado em Salvador, no próximo dia 7 de maio, às 20h, no Espaço Raul Seixas, localizado na Avenida Sete de Setembro. Ele permanecerá em cartaz durante todos os sábados de maio.

CRIANÇA DE UM ANO MORRE POR OBSTIPAÇÃO APÓS COMER PIPOCA EM BONFIM


Na tarde dessa quarta-feira (27/04), foi socorrido por meios próprios a criança DANIEL AMORIN DUARTE de apenas um ano e três meses, residente no bairro são Jorge.
De acordo com informações a criança estaria na companhia de sua irmãzinha, que inocentemente teria dado pipocas caseira para a criancinha, faleceu por volta das 20h30min, por obstipação respiratória (sufocamento), no hospital regional, mesmo depois de uma luta por profissionais da saúde tentarem reanimar a criança, e quando iria ser transferida a uma unidade hospitalar, segundo coordenadora do SAMU, Enfermeira Agnete, a criança seria levada a Salvador,mas faleceu antes da transferência.

Netto Maravilha

Jacobina: Município poderá ser obrigado construir UPA e Central de Regulação do SAMU


O Ministério Público do Estado da Bahia ajuizou uma ação civil pública com pedido de liminar, em caráter de urgência, para que o Município de Jacobina seja obrigado a construir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Central de Regulação do SAMU 192, previstas em compromisso firmado com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com a promotora de Justiça Andréa Scaff, autora da ação, o Município recusa-se a implementar a rede de urgência e emergência na Macrorregional Centro Norte mesmo após ter recebido do Estado, no último mês de janeiro, dez ambulâncias do SAMU e sido autorizado pelo Ministério da Saúde o repasse de incentivos financeiros no valor de R$ 1,4 milhão para a construção da UPA e R$ 274.765,21 para construção da Central de Regulação, acrescido de repasse mensal de R$ 174 mil, a título de manutenção do serviço. Com isso, estão deixando de ser beneficiados os 19 municípios que integram a regional: Jacobina, Mirangaba, Caldeirão Grande, Saúde, Caém, Capim Grosso, Quixabeira, Serrolândia, Várzea do Poço, São José do Jacuípe, Mairi, Várzea da Roça, Ourolândia, Umburanas, Morro do Chapéu, Várzea Nova, Miguel Calmon, Piritiba e Tapiramutá.
A promotora de Justiça explica que a Prefeitura Municipal alega que arcará sozinha com as despesas referentes à instalação da UPA e Central de Regulação, o que não é verdade, uma vez que, além de receber os valores integrais para a construção das unidades, a União repassará mensalmente ao Município de Jacobina, após a implementação da rede de urgência, R$ 12.500,00 para pagamento da equipe de cada uma das oito ambulâncias de porte básico, R$ 27.500,00 para pagamento da equipe de cada uma das duas ambulâncias de porte avançado e mais R$ 19 mil somente para pagamento da equipe da Central de Regulação. Além disso, os gastos residuais com pessoal serão divididos entre o Estado e os demais municípios componentes da macrorregional. Segundo o MP, o próprio Município de Jacobina apresentou, em 2009, projeto à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) visando à criação da rede de urgência e emergência na cidade, pólo da macrorregional. “Não há como agora, após aprovados todos os projetos, recebidos incentivos financeiros e as dez ambulâncias, alegar que não poderá arcar com valor algum”, enfatiza Andréa Scaff.
“Tal posicionamento, longe de estar amparado pelo poder discricionário, revela-se antiético, imoral e até mesmo desleal com os outros 18 municípios componentes da Macrorregional Centro Norte, já que apenas pactuaram a criação da rede de urgência e emergência e concordaram com a indicação de Jacobina como município pólo pois acreditaram na assunção dos compromissos firmados”, complementa a promotora de Justiça. Omitindo-se do dever legal de efetivação da saúde pública, o Município de Jacobina está deixando a população da região entregue à própria sorte no que se refere aos serviços de urgência e emergência, acusa o MP, que requer à Justiça a concessão de medida liminar determinando que o Município seja instado a iniciar imediatamente as obras de construção da UPA e da Central de Regulação do SAMU 192; a providenciar a aquisição dos materiais, equipamentos médicos e contratação de equipe multidisciplinar indispensáveis ao funcionamento de cada unidade, bem como das ambulâncias do SAMU; e o bloqueio de verbas do Município de Jacobina no valor de R$ 1.674.765,21, correspondente ao repasse integral da União para construção da UPA e da Central de Regulação, como forma de compelir a Administração Municipal a iniciar as obras, caso não cumpra a ordem judicial ao final de 30 dias.

(ASCOM/MP)

Governo lança Pacto pela Educação – Todos pela Escola nesta quinta

Melhorar a qualidade do ensino nas redes públicas da Bahia numa parceria com os municípios e a sociedade. Este é o propósito do Pacto pela Educação – Todos pela Escola a ser lançado, nesta quinta-feira (28), pelo governador Jaques Wagner e o secretário Osvaldo Barreto. A solenidade acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, às 14h, e também inclui a apresentação do plano de ações e metas para a gestão 2011-2014 da Secretaria da Educação (SEC).
O principal objetivo da iniciativa é alfabetizar todas as crianças de até oito anos. Para isso, o governo estadual propõe parceria com os municípios baianos para unir esforços e garantir aos estudantes o direito de aprender. O Pacto visa ainda fortalecer as aprendizagens prioritárias (Língua Portuguesa e Matemática), dos alunos dos ensinos fundamental e médio.

POLITICA HOJE

SERVIDORES MUNICIPAIS IRÃO PARAR POR 48 HORAS NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA 02/05


De acordo com a presidente do SISMUSB (Sindicato dos Servidores Municipais de Senhor do Bonfim), Srª Sônia Lúcia, e o Tesoureiro Sr. Raimundo Nonato, acordos foram tentados com o gestor municipal, para que houvesse uma negociação com objetivo de um reajuste salarial, além de outras 16 reivindicações.
Ainda na manhã de ontem (27/04), era esperada a presença do prefeito, para dá continuidade nas negociações, porém de acordo com os sindicalistas o prefeito não compareceu e nem mandou representante para as negociações, apenas teria enviado um oficio, informando que em relação ao reajuste iria ofertar apenas 6%, onde a categoria solicita 20%. “achava que vivíamos em um país democrático, mas ao que parece em Bonfim não se sabem o que é democracia”, argumentou o representante da CTB, senhor Everaldo Braga, que foi convidado pelos sindicalistas bonfinenses, para fortalecer o movimento.
Ainda no dia de ontem (27/04), servidores estiveram reunidos na sede do SINDFERRO, onde até então era esperado uma resposta mais democrática do gestor municipal, porém sem sucesso, os servidores resolveram aderir um movimento de paralisação na próxima segunda-feira 02 de maio.
Outra reivindicação dos sindicalistas é o reajuste de 3 para 20 % no ticket alimentação, no qual o prefeito ofereceu apenas 5%, o que não foi aceito pelos servidores.

Netto maravilha

CAMPO FORMOSO CASAL PRESO COM DROGAS



Por volta das 12h30min, do dia 27/04/2011, após denuncia anônima através do telefone 190, informando que na Rua Irmã Dulce, havia um casal vendendo drogas em sua própria residência. Foi realizada diligência e no endereço informado pela denúncia, foi encontrada SILVANA SANTOS BONFIM, 33 anos, residente no bairro São Francisco, Campo Formoso, e no local foram encontrados:
01 (uma) pequena certa de maconha em uma sacola plástica e 05 (cinco) cigarros prontos para o consumo. A acusada juntamente com o produto apreendido foi conduzida e entregues na Delegacia de Policia Civil em Campo Formoso.
Por volta das14 horas foi localizado, detido e conduzido ao Complexo Policial local, JOÃO DA SILVA, 31 anos, companheiro de Silvana, o mesmo assumiu ser o dono do produto apreendido em sua residência, o referido acusado também responde processo por furto.

54ª CIA/PM

ONGEF FAZ PARCERIA COM A ESCOLA EDUCACIONAL TÉCNICA STAC


A ONG Educação Sem Fronteiras em parceria com a Escola Educacional Técnica SATC com experiência de 50 anos na área educacional e tecnológica oferecerá partir do 2º semestre de 2010, o curso técnico de Eletrotécnica, autorizado pelo Parecer 170 - 28/04/2009, do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.

Contando com corpo docente altamente qualificado, o curso técnico a distância de Eletrotécnica da STAC foi elaborado de forma a atender às necessidades do mercado de trabalho, considerando os avanços tecnológicos. De forma semipresencial, o curso possibilita a adesão de alunos de todo norte da Bahia.

O Curso de Técnico em Eletrotécnica, Controle e Processos Industriais terá carga horária de 1520 horas.

Para se inscreverem os candidatos devem estar matriculados no 2º ano do nível médio ou tenham concluído o Ensino Médio.

Segundo José Olavo - Presidente da ONGEF foi confirmado pelo Diretor João Luiz Novelli da EDUTEC da STAC que a Escola Técnica tem interesse de formar turmas do Curso de Eletrotécnica e de outros cursos técnicos credenciados em sistema EAD com o apoio de aulas presenciais pelo corpo docente da ONGEF.

O Técnico em Eletrotécnica está preparado para trabalhar sob a supervisão de um Engenheiro, desenvolvendo as seguintes atividades: Executar o detalhamento de projetos elétricos; Projetar e acompanhar instalações elétricas; Coordenar e/ou atuar tecnicamente no trabalho do processo

produtivo de equipamentos elétricos; Planejar o sistema de distribuição de energia elétrica;

Realizar especificações técnicas de materiais; Orientar e/ou atuar em ajuste de parâmetros de equipamentos

elétricos; Observar normas técnicas de qualidade e de segurança; Trabalhar em equipe; Supervisionar equipes de Instalações Elétricas.

Maiores informações:
Avenida Dois de Julho, 611 – Centro – Senhor do Bonfim/BA
e-mail: eletrotecnicaead@hotmail.com