sábado, 30 de abril de 2011

Itiúba: Fiéis pedem saída de pároco depois bate-boca e ameaças


Numa atitude insana, o Padre Francisco Assis, pároco de Itiúba, esteve na comunidade de Varzinha das Olarias, acompanhado da Policia Militar, para dar ordem de prisão só porque os fieis estavam pregando a palavra de Deus, no domingo de ramos (17. Segundo relatos dos fiés, chegando lá, o Padre arrancou o microfone das mãos da animadora e começou a ameaçar a todos que estavam presente, inclusive o ex-padre Sandro Vespasiani e o catequizador Gilson Nascimento.

A população, assistindo a tamanho absurdo, começou a vaiar e gritar em coro, FORA PADRE FRANCISCO ASSIS, FORA PADRE FRANCISCO ASSIS, FORA PADRE FRANCISCO ASSIS. Ainda de acordo com esses populares, na sua saída, o padre teria dito em tom de ameaça:: “vocês vão mim pagar”.

Nesta quinta-feira, 28, cerca de cem pessoas, empunhando cartazes pedindo a saída do Padre Francisco, estiveram na delegacia de policia prestando queixas diante das ameaças pelo religioso.

Por Edmilson Alves

Bandidos assaltam agência do Bradesco de Pilar


Quatro homens armados assaltaram na manhã dessa sexta-feira (29), por volta das 8h30min a agência do Bradesco, do distrito de Pilar no município de Jaguarari. De acordo com informações quatro homens sequestraram o gerente da agência antes do inicio do expediente. Os bandidos renderam os funcionários, roubaram todo o dinheiro dos caixas, mas não conseguiram roubar o cofre. A quadrilha fugiu em um veiculo Eco Sport preto. Os bandidos entraram e saíram sem disparar um único tiro e sem deixar vitimas. A policia faz buscas para tentar localizar a quadrilha.


Por Vitor Lobo do Umbuzada.com
Fotos: Ferinha Francisco

Em Filadélfia homem é encontrado morto em sua residência


Por volta das 15:00h da tarde desta quarta-feira ,27 de abril, populares da rua João Rodrigues costa no Bairro Novo da cidade de Filadélfia, acionaram a Policia Militar informando que um forte mal cheiro saia de uma residência na citada rua, e que o morador havia sumido desde o último domingo, dia 24, a Pólicia Militar ao chegar no local verificou que o forte mal cheiro que saia da casa seria de uma pessoa morta, de imediato entrou em contato com a Policia Civil e Policia Técnica que ao chegar entraram na residência confirmando a suspeita, foi encontrado, em avançado estado de decomposição, deitado de bruços o corpo de um homem de aproximadamente 35 anos de idade de pré nome Charles conhecido popularmente como Urso que trabalhava como ajudante da comerciante de verduras, Sainha. Segundo as informações de populares o Urso foi visto no sábado de aleluia na festa de queima de Judas, no Povoado de Aguadas, onde lá entrou em vias de fato com um homem e havia apanhado bastante. Urso morava só desde um mês atrás, quando se separou de sua esposa. O corpo de Urso foi encaminhado para o IML de Senhor do Bonfim.

Filadelfia em noticias

RAINHA FM LEVA 16 OUVINTES A SHOW DE IVETE


Depois de vários dias da promoção que irá levar 16 ouvintes com direito a acompanhantes para o show de Ivete Sangalo na cidade de Petrolina Pernambuco foram sorteados os seguintes ouvintes:


• Cícera Maria Alves - Bairro Santos Dumont
• Arnei Ramalho - Bairro Olaria
• Rosimeire da Silva – Mutirão Alto da Maravilha
• Tiala dos Santos Cardoso – Passagem Velha
• Ana Paula da Silva – Centro
• Marivaldo dos Santos – Alto da maravilha
• Manoel Felipe – Centro
• Lucas Aleixo da Silva – Derba.



Essas são as pessoas contempladas no sorteio da Rainha FM, que vai levar e trazer 16 pessoas na festa de Ivete Sangalo.
Concentração hoje as 14h00min, na Praça Nova do Congresso.

FESTIVAL DE PRÊMIOS DA PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ ESPOSO

A Paróquia de São José Esposo, em Senhor do Bonfim, promove no dia 22 de maio, às 15 h, na Praça da Igreja Matriz, um festival de prêmios em prol da ordenação dos diáconos Weslei Soares e José Alan da Silva.

Participe, colabore.

Prêmios:
1 garrote de raça,
1 secador de cabelo,
1 kit de cama, mesa e banho,
1 liquidificador e
1 gril elétrico tamanho família.

Valor da cartela: R$ 3,00.


Venha se divertir conosco, traga seus amigos e familiares e colabore com a ordenação dos nossos diáconos!

Adquira sua cartela com os mebros das pastorais da nossa Paróquia e na secretarai da Catedral.

Campanha anti-dengue utiliza cerca de 100 agentes nos bairros do Bonfim III e IV


O Governo Cuidando de Nossa Gente, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem nos bairros Bonfim III e Bonfim IV, o faxinaço de combate à dengue. O evento ocorreu durante a manhã e cerca de 100 pessoas acompanharam o mutirão de limpeza pelos bairros visitados. Os agentes de endemias, agentes comunitários, coordenadores e profissionais de saúde do PSF do Bonfim III, estudantes do curso de enfermagem da UNEB, alunos da Escola Municipal Nívea Seixas, alem de muitos voluntários recolheram pneus, latas, vasilhas plásticas, garrafas e destruíram possíveis focos do mosquito, além de distribuir folhetos educativos.

Ação preventiva teve seu início na Rua da Missão e terminou no PSF do Bonfim III. “Para mim está sendo uma grande brincadeira, estou com meus amigos, primos e é muito legal sair às ruas e tentar mostrar o perigo da dengue e que essa doença pode ser evitada, basta cada um cuidar de sua casa”. Comentou Mayara da Silva, aluna que cursa 6ª série da Escola Municipal Nívea Seixas.

Os Agentes de Endemias acompanharam a ação e orientaram os alunos de como identificar possíveis focos de mosquitos da dengue. A ação se concentrou nas redondezas das unidades escolares e praças públicas, terrenos baldios, onde os agentes abordaram residências e pessoas nas ruas, a fim de conscientizar sobre a importância das medidas a serem tomadas para não permitir surtos da dengue. Durante toda a ação a Bandinha e Cia animaram a todos por onde passavam, os estudantes se divertiram e aprenderam como combater o mosquito da dengue. “É muito bom fazer esse tipo de ação, eu que curso enfermagem, já me sinto prestando serviço, já que estou em contato com a comunidade e conhecendo um pouco dos problemas e dificuldades enfrentadas por eles”, observou a estudante do Curso de Enfermagem da UNEB Fabrícia Tenório

Dentro da programação prevista pela Secretaria de Saúde, serão realizados mais dois faxinaços no município um no próximo 6 de maio, no Bairro Lagoa Salgada (Itamaraty) e a seguir, dia 13, no Bairro da Pêra e setor de Oficinas. Com essa iniciativa, o Governo Cuidando de Nossa Gente vai tentar despertar na população o perigo de um surto de dengue, além de estimular a discussão nos lares e em sala de aula. Com essa ação, a Coordenação de Endemia espera sensibilizar a comunidade para a importância de combater sem dar folga ao mosquito.

ASCOM

FEIXO DELENHA 2011

Professores e estudantes realizam Ato Público no Centro de Salvador


Nesta quinta-feira (28/04), professores e estudantes das quatro Universidades Estaduais Baianas (UESC, UEFS, UESB e UNEB) ignoraram a chuva e tomaram as ruas de Salvador. O ato aconteceu no Bairro Campo Grande e visou esclarecer para a sociedade baiana os reais motivos que impulsionaram a categoria a radicalizar, bem como escancarar a situação precária que as Universidades se encontram: “O descaso do governo com as Instituições de ensino superior é vergonhoso. Trabalhamos em péssimas condições, faltam professores, não temos autonomia e ainda nossos salários são estrangulados”, desabafa o presidente da ADUSC, professor Valter Silva.

Na ocasião, os manifestantes reivindicaram do governo do estado a retirada da cláusula do acordo salarial 2010 que impede melhorias salariais pelos próximos quatro anos e a revogação do Decreto 12.583/11 que reduz os gastos públicos no ano de 2011.

Após o fim da manifestação, que contou com o apoio de carro de som, bonecos mamulengos e bandinha de sopro, o Fórum das ADs se reuniu e acordou os seguintes encaminhamentos para as semanas que vem: Nas próximas assembleias, propor um ato para o dia 09/05 na SEC; Ida à ALBA na quinta-feira, 05/05 e à tarde, reunião do Fórum das ADs na ADUNEB; Nota pública, para o próximo sábado, 07/05, de meia página no jornal A Tarde, respondendo às mentiras do governo.

Mirian Ferreira de Brito
Profa. Geometria e Desenho
Doutoranda em Educação Matemática/PUC-SP
Mestre em Educação e Contemporaneidade/UNEB
Especialista em Metodologia do Ensino de Desenho/UEFS
Coord. do Laboratório de Desenho
UNEB-DEDC/Campus VII
Senhor do Bonfim, Bahia

Ato denuncia arrocho salarial e corte de verbas na Educação


No dia nacional de mobilização, organizado pela CSP-Conlutas, o movimento grevista dos professores das Universidades Estaduais foi às ruas para denunciar a atual situação da Educação

O dia 28 de abril foi marcado por mobilizações dos trabalhadores em todo o país. Manifestações, passeatas, paralisações nas fábricas e travamento de avenidas demonstraram a força dos trabalhadores de vários estados do Brasil contra os ataques que vêm sendo anunciados pelo governo Dilma e pelos governos estaduais com a desculpa da crise econômica (veja a cobertura nos outros Estados aqui). Na Bahia, não foi diferente. O movimento grevista dos professores das Universidades Estaduais em conjunto com outras categorias realizaram uma passeata, na capital baiana, do bairro Campo Grande à Praça Castro Alves.

Cerca de 500 pessoas, entre trabalhadores e estudantes, caminharam nas ruas de Salvador para denunciar a política do Governo Wagner de cortes no orçamento que atigem duramente o serviço público, bem como os ataques do Governo Dilma ao funcionalismo público federal.

Estiveram presentes no ato, o Fórum das ADs, a Oposição ao ASSIBGE, oposição à APLB, SINASEFE, Oposição dos Previdenciários da Bahia, a ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes – LIVRE), estudantes da UNEB de Salvador, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Valença e estudantes e servidores da UEFS, UESC E UESB.

Palavras de ordem, como “É ou não é piada de salão tem dinheiro para a copa, mas não tem pra educação” ou “Esse decreto eu vou barrar, estudante e professor estão na rua pra lutar”, denunciaram o decreto de contingenciamento 12.583 e o autoritarismo do Governo Wagner com os trabalhadores.

Para a diretoria da ADUNEB, o ato mostrou a força do movimento grevista e a importância da unidade do movimento com outras categorias também em mobilização.