domingo, 1 de maio de 2011

RAINHA LEVOU 16 OUVINTES A SHOW DE IVETE EM PETROLINA


Depois de vários dias da promoção que irá levar 08 ouvintes com direito a acompanhantes para o show de Ivete Sangalo na cidade de Petrolina Pernambuco foram sorteados os seguintes ouvintes:


• Cícera Maria Alves - Bairro Santos Dumont
• Arnei Ramalho - Bairro Olaria
• Rosimeire da Silva – Mutirão Alto da Maravilha
• Tiala dos Santos Cardoso – Passagem Velha
• Ana Paula da Silva – Centro
• Marivaldo dos Santos – Alto da maravilha
• Manoel Felipe – Centro
• Lucas Aleixo da Silva – Derba.



Essas são as pessoas contempladas no sorteio da Rainha FM, que vai levar e trazer 16 pessoas na festa de Ivete Sangalo.
Concentração hoje as 14h00min, na Praça Nova do Congresso.

RECAPTURADO MAIS UM FUGITIVO DA CADEIA DE QUEIMADAS

Nesse início de domingo, 01/05/2011, por volta de 01h00min, a Polícia Militar de Queimadas, após ligação anônima foi informada que a pessoa de José Costa, fugitivo da cadeia pública daquela cidade, teria sido visto passando na Praça da Bandeira com direção ao contorno da BA 120, momento em que a Guarnição saiu em diligência conseguindo deter o foragido próximo a Prefeitura Municipal de Queimadas. Este é o terceiro recapturado dos quatro fugitivos, restando agora Jorge de Oliveira, que responde por homicídio na cidade de Senhor do Bonfim. A Polícia Militar de Queimadas pede que as denúncias continuem sendo feitas a fim de continuar coibindo qualquer tipo de crime, qualquer denúncia entrar em contato com o Tel: (75)3644-1862 – 3644-1840.

GOVERNO CUIDANDO DA NOSSA GENTE CONCEDE MÚLTIPLAS VANTAGENS AOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE SENHOR DO BONFIM


Após re-análise das vantagens concedidas aos servidores municipais, a partir de uma reunião de trabalho entre o Executivo Municipal e a Diretoria do Sismusb, na última sexta-feira, dia 29 de abril, o Prefeito Paulo Machado enviou expediente à referida Diretoria, apresentando as inúmeras vantagens que estarão sendo concedidas aos trabalhadores da municipalidade, a saber:

CRIAÇÃO DO CARGO DE TÉCNICO DE ENFERMAGEM;

REAJUSTE PARA DIRETORES ESCOLARES;

Reajuste de 10% para os cargos de Agente de Trânsito, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Pedreiro, Eletricista, Técnico Agrícola e Motorista Profissional;

REAJUSTE DE 5% PARA INCENTIVO DOS AUXILIARES DE ENFERMAGEM QUE TRABALHAM NOS POSTOS DE SAÚDE;

Aumento do auxílio alimentação de 3% para 10%.

REAJUSTE SALARIAL DE 6% PARA AS DEMAIS CATEGORIAS, INCLUSIVE PARA OS SERVIDORES QUE RECEBEM O SALÁRIO MÍNIMO ATUAL;

CRIAÇÃO DE MESA DE NEGOCIAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO E REFORMULAÇÃO DO PCS DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO;

CRIAÇÃO DE MESA DE NEGOCIAÇÃO EM VISTA À ELABORAÇÃO DO PCS DOS SERVIDORES DA SAUDE.

Para o Prefeito Paulo Machado concedeu-se o máximo que poderia ser dado em um contexto ainda de crise, em que os recursos escasseiam e se tem que estar atento todo o tempo às cobranças da Lei de Responsabilidade Fiscal quanto ao Índice de Pessoal.

Paulo Machado

ANTONIO GONÇALVES, JAGUARARI E SENHOR DO BONFIM FORAM OS MUNICÍPIOS QUE MAIS CRESCERAM EM POPULAÇÃO NA REGIÃO


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (29) as primeiras informações definitivos do censo populacional realizado em 2010. De acordo com o Censo o Brasil chegou a 190.755.799 de habitantes em 2010.

Em dez anos, comparando a população de 2000 e a população de 2010, na região de Senhor do Bonfim 04 (quatro) municípios perderam habitantes, o que pode prejudicar os seus índices de arrecadação e recebimento do FPM, fundamental à gestão do município: Andorinha teve menos 8,62%, Ponto Novo, menos 8,40%, Filadélfia menos 3,85% e Pindobaçu menos 3,58%.

Seis municípios, por sua vez, tiveram variação populacional positiva: Antonio Gonçalves aumentou 13,36%, Jaguarari 10,69%, Senhor do Bonfim 9,98%, Caldeirão Grande 9,61%, Campo Formoso 7,54% e Itiuba 1,60%.

Paulo Machado

PARABÉNS MULHER BRASILEIRA


O Dia Nacional da Mulher, 30 de abril.

A comemoração do Dia Internacional da Mulher tem sido importante para a divulgação das questões de gênero e sensibilização de políticos para a situação da mulher no Brasil. No momento, a preocupação maior é quanto à violência contra a mulher, inclusive a doméstica.
As mulheres têm conquistado, embora em tempo lento, direitos e deveres sociais que precisam ser preservados. Inicialmente foi silencioso e sutil. Deve-se ressaltar que muitas vezes a história das mulheres foi marcada por tragédias.
Em 08 de março de 1857, 129 mulheres morreram queimadas dentro de uma fábrica em Nova Yorque porque reivindicavam condições dignas de trabalho, dando origem ao dia Internacional da Mulher.
O Poder Legislativo tombou sob o número 4.121, a lei que ficou conhecida como o Estatuto da Mulher Casada. Essa lei alterou vários artigos do Código Civil brasileiro. Esse novo documento concedeu às mulheres o direito de trabalhar fora do lar sem a autorização do marido ou paterna e, em caso de separação do casal, o direito à guarda do filho. A luta continuou para que outras leis surgissem a amparar as mulheres, não, por favor, mas por direito.
Foi no dia 30 de abril que nasceu a fundadora do Conselho Nacional das Mulheres, Sra. Jerônima Mesquita. Como homenagem àquela extraordinária mulher, grande filantropa, foi escolhido o dia de seu nascimento para se comemorar o Dia Nacional da Mulher.
A história de lutas e conquistas de tantas mulheres, muitas delas mártires de seu ideal, no decorrer de quase dois séculos, leva a humanidade a iniciar um novo milênio diante da constatação de que ela buscou e conquistou seu lugar. Mais que isso, assegurou seu direito à cidadania, legitimando seu papel enquanto agente transformador.

Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres CMDM.

40 agentes da cáritas nacional visitará experiências no terriotório da Diocese de Bonfim

Intercâmbio no semiárido baiano

Quarenta agentes da Cáritas Brasileira de todo o Brasil visitarão 16 experiências

Trocar conhecimento, saberes, dialogar, socializar. Tudo isso em quatro dias de intercâmbio realizado pela Cáritas Brasileira no semiárido baiano. De 2 a 5 de maio cerca de 40 agentes de todo o Brasil visitarão 16 experiências desenvolvidas nos territórios de identidade do Sisal, Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru.

A concentração será em Senhor do Bonfim - BA no dia 2 de maio, próxima segunda-feira. De lá, as 40 pessoas, divididas em quatro grupos, sairão para conhecer as experiências de quatro áreas distintas, voltando a se encontrarem no dia 5 de maio em Monte Santo, onde participarão de um seminário. Será o momento para os grupos socializarem os sentimentos, sensações, o que viram e ouviram em cada localidade visitada. O intercâmbio será seguido da Feira Regional de Economia Popular e Solidaria que acontecerá de 5 a 7 de maio em Monte Santo.

Quatro eixos de reflexão e ação norteiam o intercâmbio. Terra, água, formação e produção, comercialização e finanças solidárias. As experiências visitadas correspondem a cada uma dessas linhas e os grupos conhecerão uma iniciativa de cada uma, em comunidades de quatro regiões: Senhor do Bonfim, Capim Grosso, Jacobina e Monte Santo.

O intercâmbio possibilita aproximar as diferenças e semelhanças, dificuldades, desafios e conquistas em um processo em que todos ensinam e aprendem. Será uma oportunidade para as comunidades e os agentes dividirem, questionarem, compartilharem vivências. Possibilita ainda a formação de uma rede de ação, que tem um alto poder de fortalecimento das iniciativas particulares de cada comunidade. Adicionalmente o intercâmbio propicia o reconhecimento da própria realidade das comunidades através da realidade do outro.

Caminhada do semiárido - Não é por acaso que o intercâmbio acontecerá no semiárido baiano. A historia das populações dos três territórios que serão percorridos pelos agentes da Cáritas é marcada pela intensa luta pela apropriação da terra. A busca pelo acesso à água, para conseguiu superar a mentalidade de que o sertão é inviável e debater, junto à sociedade, a convivência com o clima da região.

As experiências adquiridas pelas comunidades desses territórios ao longo dos anos contribuíram para a afirmação de um projeto de desenvolvimento da região que perpassa necessariamente pelos eixos terra, água, formação, e produção, comercialização e finanças solidárias, revelando uma área, por excelência, de intensa atuação de organizações sociais - sindicatos, associações, cooperativas, organizações de mulheres, dentre outras.

Tudo isso dialoga coma missão da Cáritas Brasileira de construção de uma sociedade justa, igualitária e plural junto com as pessoas em situação de exclusão social, e com os princípios de defesa e promoção da vida, da sociobiodiversidade, da cultura de solidariedade, democracia popular e protagonismo dos excluídos e excluídas.

Programação:

Dia 2 de maio
14:00 h: Acolhida em Senhor do Bonfim - BA

Organização dos grupos / orientações gerais

Dia 3 e 4 de maio
Visitas às experiências
Dia 5 de maio
09:00 às 17:00h: Seminário de Socialização do intercâmbio, em Monte Santo – BA
Dia 05 de maio
18:00 h: Abertura da Feira Regional de Economia Popular e Solidaria - que vai até o dia 07 de maio


Mais informações com Célio, agente da CPT: (74) 3541 4681 (74) 91351901

IX Festival de Música Educadora Fm - A mais completa tradução da música baiana!


As inscrições para o IX Festival de Música Educadora FM estão abertas até 25/05. A premiação, de R$ 56 mil reais, as categorias e as regras permanecem as mesmas da edição de 2010.
Ou seja, para concorrer, o candidato precisa ser baiano ou residir na Bahia há pelo menos dois anos e apresentar até duas gravações inéditas.
Primeiramente as 50 músicas selecionadas entrarão na programação da 107.5 entre julho e setembro. Depois, os 14 finalistas (autores e intérpretes) que irão integrar o CD do Festival 2011 serão conhecidos em data anterior ao anúncio dos vencedores nas cinco categorias e suas músicas passarão por um período de veiculação no mês de outubro na Educadora FM 107.5 até o dia da premiação final, programada para o dia 8 de novembro.
As duas músicas vencedoras nas categorias Melhor Música com Letra e Melhor Música Instrumental estarão automaticamente classificadas para participarem da terceira edição do Festival de Música das Rádios Públicas do Brasil concorrendo com mais de 15 emissoras espalhas nas cinco regiões do país tendo sua veiculação garantida nacionalmente.
As inscrições podem ser realizadas, das 14 horas às 17 horas, diretamente na Rádio Educadora – Rua Pedro Gama, 413e, Federação, Salvador, Bahia, CEP 40 231 000 – ou por meio de postagem via Correios para o mesmo endereço.
Confira as categorias e os respectivos prêmios:
Melhor Música Vocal: R$ 12.000,00
Melhor Música Instrumental: R$ 12.000,00
Melhor Intérprete Vocal: R$ 6.000,00
Melhor Intérprete Instrumental: R$ 6.000,00
Melhor Arranjo: R$ 6.000,00
14 Finalistas do CD: R$ 1.000,00 cada um

Mais Informações: http://www.irdeb.ba.gov.br/irdeb/acontece/2645-o-festival-que-vai-sacudir-a-musica-baiana


Carla Lidiane
Representante Territorial de Cultura
Piemonte Norte do Itapicuru

A Bahia bate mais um recorde de exportação


Uneb: professores esperam oferta do governo

Os professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em greve, esperam o convite da Secretaria de Educação do Estado para retomar as negociações. A professora Maria do Socorro, diretora da Associação de Docentes da Uneb (Aduneb), afirmou que o Estado ainda não enviou aos grevistas a proposta de recuar da cláusula que impede a efetividade de novos acordos com impacto financeiro até 2015. Os dois pontos mais polêmicos da pauta de reivindicações dos professores são a queda deste termo, presente no acordo que prevê a incorporação de 70% da gratificação CET (Condição Especial de Trabalho) parcelada em quatro anos, e a extinção de artigo do Decreto 12.583/11, que suspende os afastamentos para aperfeiçoamento que demande substituição. “Está no estatuto do professor universitário a previsão de afastamento para capacitação. É um direito nosso”, reclama Socorro.

(Rafael Rodrigues)
Fonte: Bahia Notícias