terça-feira, 3 de maio de 2011

VEREADOR CONVOCA EDIS PARA DISCUTIR COMERCIALIZAÇÃO DESENFREADA DE ÁLCOOL NA CIDADE


Vereador Gustavo Miranda
Iniciou seu pronunciamento parabenizando os trabalhadores pela passagem do dia 1º de maio dia do trabalhador, segundo o vereador essa data foi marcada em Bonfim, pela luta iniciada pela categoria dos trabalhadores em busca de seus direitos, que teve um desfecho favorável à categoria.
O vereador esteve juntamente com o superintendente de desportos da Bahia Bobó, em acompanhamento ao superintendente, visitando a cidade de Jaguarai, na qual está sendo encaminhada a reforma do piso da quadra do ginásio de esportes Paulo Braga, que hoje se encontra danificado.
Com a equipe do CRAS, visando o uso exagerado de álcool em Bonfim, para que seja discutido a problemática que afeta a cidade, onde os bares de maneira geral abusam desse tipo de comércio.

Netto Maravilha

VEREADOR LAÉRCIO CONVIDA SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE E VEREADOR GUSTAVO PARA VISITAR TIJUAÇU


Vereador Laércio Muniz
Ao usar a tribuna o vereador convidou o vereador Gustavo Miranda e o secretário do meio ambiente, senhor Andreilton, para em loco ver os casos de crime ambiental no distrito de Tijuaçu.
Em visita ao povoado de Tijuaçu o vereador disse que foi procurado por populares, que alegam que a construção de uma casa de farinha encontra-se parada e a população está sendo prejudicada coma matéria prima da farinha.
No distrito uma fossa encontra-se danificada, prejudicando alguns moradores, e ainda que a comunidade disse que está disposta a lutar pela construção do aeroporto naquele distrito, alegou ainda que “se a obra for para Quicé irá acontecer o que aconteceu com a construção do laticínio que até hoje não se sabe aonde foi parar boa parte das verbas para tal construção” disse o edil.
Laércio Muniz, fez duras criticas ao secretário da SEDES, que anda desfilando com carro da secretaria nas ruas da capital.
A reforma no CSU também foi mais uma vez cobrada pelo vereador.
“não é justa que fiquemos calados, com o que vem acontecendo na saúde dessa cidade, um médico atender um paciente infartado por telefone e ainda passar medicação errada, foi preciso o paciente ir para Salvador”, bradou Laércio Muniz.

Netto Maravilha

EM 926 DIAS DE MANDATO CARLOS DISSE QUE LAÉRCIO VISITOU APENAS 12 VEZES TIJUAÇU


Vereador Carlos de Tijuaçu
Carlos relembrou o tempo de mandato completando 2 anos e 8 meses, perfazendo 926 dias, e perguntou nesses dias todos quantas vezes o vereador Laércio Muniz, esteve visitando o povoado de Tijuaçu, apenas 12 vezes, e que como está se aproximando as eleições o vereador Laércio está querendo se achegar ao povoado.
Rebatendo as palavras de Laércio em entrevista a radio Rainha FM, que Tijuaçu cresceu, “quem não percebe que Tijuaçu cresceu, quem não passa pela BR pra Filadélfia e percebe o crescimento daquele povoado”, disse Carlos.
Tijuaçu tem muitos problemas e eu queria dividir com o vereador Laércio Muniz, para solucionarmos esses problemas.
“eu queria propor a vossa excelência para colocar apenas um banquinho na BR shopping, o calçamento de uma rua, propor a vossa excelência pela reforma do posto policial, etc...” bradou o vereador Carlos do Tijuaçu.
Carlos de Tijuaçu seguindo o que fez o vereador Laércio Muniz, também exibiu slide com fotografias das obras realizadas pela administração municipal, e parabenizou o prefeito por tantas obras na cidade e no interior.

Netto Maravilha

VEREADOR BEL DISSE QUE HOSPITAL SERÁ REGIONALIZADO


Vereador Gilberto Pires
O vereador Bel disse que o prefeito e o diretor do hospital Dom Antonio Monteiro que em visita ao secretário de saúde em Salvador, conseguiram que aquela casa se torne regional, e que com isso haverá êxito naquela casa de saúde.
Aparteado pelo vereador Helson de Carvalho, que disse que o consórcio naquela casa de saúde isso nunca Será realizado, que isso já foi discutido em outras gestões.
E propôs uma audiência com todos os vereadores e o governador para que também olhe para aquela casa de saúde.
Helson alegou a falta de material simples como álcool gel, papel higiênico, que não tem em um apartamento, imagine em uma enfermaria simples.
Aparteado também pelo vereador Biro Biro, que esteve em um congresso, não se tem recursos para contratação de médicos, “não adianta ter o hospital e não se ter médicos” disse Biro Biro.
Bel voltou a questionar a questão dos motoqueiros da cidade que andam desrespeitando o trânsito de Bonfim, para que seja convidado o diretor de trânsito do município.

Netto Maravilha

PARA PREFEITO RESTOU APENAS VERBAS DO MUNICÍPIO, DISSE VEREADOR


Vereador Helson de Carvalho
Vereador questionou a compra da presidência da republica que gastou mais de quatrocentos mil reais, para compras de roupas, e outras compras excessivas por parte da presidente Dilma.
Para não ficar por baixo o senado comprou mais de cem mil reais para compra de carpetes para cerimônias oficiais.
Helson fez comparações das viagens que o gestor municipal faz a Brasília, a Salvador e muitas vezes recebeu um não, nas suas reivindicações, e que a presidente faz compras exageradas de roupas e o governador da Bahia vende sua barba por um valor absurdo e manda o dinheiro para outro estado.
E que o prefeito Paulo Machado vem lutando apenas com o dinheiro do município para todas as obras e reformas deixadas ainda pela gestão anterior.
E que até hoje Paulo Machado paga contas de água deixada pelo ex-prefeito.
Helson disse que não é justo tantas cobranças apenas ao prefeito Paulo Machado.
Segundo o vereador as reformas do CSU, talvez só saia apenas no próximo ano, e que até se pensaram em não realizar o campeonato naquele espaço social.

Netto Maravilha

ANAC ANALISOU E VIU QUE SERÁ MELHOR CONSTRUIR AEROPORTO EM QUICÉ


Vereador Gerivaldo Sampaio
Em suas primeiras palavras Geri disse estar feliz pala citação de três obras importantes que o município necessita hospital aeroporto, e barragem da barroca.
Segundo Geri técnicos da ANAC quando estiveram sobrevoando esse território ficou decidido que o melhor local para construção do aeroporto seria em Quicé.
O vereador Geri, voltou a dizer que se o município estivesse sob a gestão dos antecessores a situação estaria bem diferente de mal a pior.

Netto Maravilha

MOBILIZAÇÃO DE PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS DA UNEB/SENHOR DO BONFIM


Em reunião realizada no dia 03 de maio, no Campus VII - Senhor do Bonfim, como parte das atividades da greve de professores que acontece nas quatro Universidades Estaduais, professores, funcionários e alunos presentes discutiram sobre problemas gerais que envolvem as três categorias. Discutiram também problemas que envolvem o Campus de Senhor do Bonfim, a exemplo da ausência de concurso público e da precariedade de funcionamento do Curso de Enfermagem.
Como resultado da reunião, os presentes decidiram por realizar no próximo dia 13 de maio, dia destinado a comemoração da Abolição da Escravatura, O Forró da Alforria. Este Forró, construído a partir de doações dos segmentos envolvidos, acontecerá no Departamento como protesto aos atos do governo do estado em relação as amarras postas a educação através do Decreto de contingenciamento das despesas com a educação superior (12.583/2011) e do não cumprimento da palavra dada aos professores na negociação salarial. O Forró da Alforria pretende contar com a presença de professores, funcionários, alunos e amigos da Universidade. Neste dia, além da socialização das informações gerais da greve, os envolvidos planejarão uma atividade de mobilização para divulgar trabalhos realizados no Depto que são extremamente importantes para a comunidade bonfinense e das cidades circunvizinhas.


Por: Mirian Ferreira de Brito

Servidores em greve sofrem ameaça de corte de ponto


A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Queimadas (SINPMUQ), Polyana Maria dos Reis Araújo, informou nesta terça-feira (03) ter recebido informações dos chefes municipais da Guarda, José Paulo da Silva, dos Motoristas, José de Emiliano e do mestre de obras, Damião de que a secretária de administração, Sílvia Maria, teria ameaçado cortar o ponto diário dos servidores de seus setores que aderiram á paralisação declarada no último dia 2 por todas as classes de servidores do município. Irritada, Polyana declarou: “Ela desconhece de leis”.
A presidente afirma que a considerável adesão dos funcionários municipais à greve que intenciona o cumprimento do acordo realizado entre os funcionários municipais e o Poder Público municipal quanto ao aumento de 10% da campanha salarial de 2010 e 2011, é uma prova de que a classe está aprendendo a lutar pelos direitos que lhes confere o Código Trabalhista.
Polyana ressaltou a legitimidade da greve e assegurou que de acordo com a determinação legal foi mantida a atividade de 30% dos servidores em função do caos previsto que uma decisão em contrário implicaria. “A saúde está funcionando normalmente como deve ser. Os funcionários da área administrativa trabalham duas horas pela manhã e duas horas à tarde. Os guardas que servem a proteção do quartel estão trabalhando, bem como os guardas municipais que foram deslocados para atender à saúde. As demais categorias foram dispensadas”, esclarece.

Queimadas em foco

PROJETO NOVA GELADEIRA CHEGA A SENHOR DO BONFIM


Em Senhor do Bonfim, os consumidores deverão fazer as inscrições e cadastro no NUCLEO DE ESPORT E LAZER, ao lado do estádio Pedro Amorim, nos dias 10,11, 12 e 13 de maio.
Sendo que no horário das 08h00min às 12h00min, serão distribuidas 150 senhas, e das 13h00min às 17h00min, serão distribuidas 100 senhas.

Projeto Nova Geladeira. Essa foi maneira que a Coelba encontrou para ajudar você a trocar a sua geladeira velha por outra novinha em folha.

E sabe por quê? A sua geladeira pode representar até 70% do seu consumo. Ou seja, com uma nova geladeira em casa, você ganha com a economia gerada na sua conta de energia, que pode chegar até R$ 40,00 por mês, a depender do modelo e estado de conservação do refrigerador que será substituído.

O projeto Nova Geladeira foi lançado pelo Grupo Neoenergia em junho de 2008, e em março de 2010 foi modificado devido à publicação da Lei 12.212 de 21/01/2010 que altera os critérios para os projetos de eficiência energética das distribuidoras de energia elétrica.

O projeto agora não é mais de VENDA e, sim, de Doação de Geladeira para quem possui Tarifa Social de energia elétrica.

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Coelba e além do forte cunho social, contribui para a preservação do meio ambiente, pois retira de circulação geladeiras em péssimo estado de conservação, evitando assim que o gás CFC-R12 seja lançado na atmosfera.

Projeto de Pinheiro quer que União suspenda verbas a prefeituras que não pagam em dia


Para tentar garantir a estabilidade salarial de servidores públicos municipais em todo o País, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) deu entrada em Projeto de Lei no Senado (nº 120/2011), que impede repasses de verbas federais a municípios que atrasarem o pagamento de vencimentos e demais títulos de natureza salarial dos seus concursados.

Segundo o artigo 1º da proposta, os municípios “que deixarem de pagar aos seus servidores vencimentos e demais verbas de natureza salarial ficam impedidos de receber repasses oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES”. Pinheiro cita a pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que apontou, em 2009, que 4,3% dos municípios mantinham salários atrasados e 38,3% não pagaram o 13º salário em parcela única. O estudo abrangeu 92% dos municípios e cerca de cinco milhões de servidores municipais.
“A impunidade dos administradores que não pagam pontualmente os salários aos servidores tem implicações negativas para toda a sociedade. A Lei do FUNDEB impõe a obrigação de uma conduta rigorosa aos administradores no financiamento da educação básica. Portanto, temos que fazer cumprir essa que é uma obrigação de natureza indubitavelmente alimentar”, defendeu Pinheiro. O projeto encontra-se na CCJ do Senado.

Agência Câmara

COMEÇOU “RAINHA NO FORRÓ”


Na manhã dessa terça-feira (03/05), recomeçou o melhor programa de São João de Bonfim ‘Rainha no Forro’, apresentação de Augusto Gomes e Denise Silva.
Todos os dias haverá sorteio de brindes, licor, espadas e outras premiações para os ouvintes que participam pelo telefone 3541-5453, durante o programa.
E você que tem seu trio de forró, pode entrar em contato com a direção do programa, e agendar uma participação no programa.
‘Rainha no Forró’, tem objetivo de manter a cultura do verdadeiro forró pé de serra, arrasta pé, xaxado, baião, e as tradições da melhor festa do povo “for all”.
Acompanhe diariamente ouvindo todas as manhãs logo após noticiário policial com Netto Maravilha na Rainha FM, 97,3.

SÃO JOÃO DE BONFIM

Ministério da Saúde promete cartão SUS a todos os brasileiros em três anos


O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (2) que até 2014 irá implantar em todos os municípios do país o "cartão SUS". A estimativa é que 200 milhões de cartões sejam emitidos nos próximos três anos. A ideia é que cada pessoa tenha um cartão que armazenará o histórico de consultas na rede pública. O objetivo é melhorar o atendimento e possibilitar aos gestores um planejamento melhor das especialidades mais requisitadas em cada localidade. O modelo já é usado em São Paulo.

Politicahoje

Terminam na quinta-feira as inscrições para a Bolsa Esporte 2011


Terminam nesta quinta-feira (5) as inscrições do processo seletivo para concessão da Bolsa Esporte oferecida pelo Estado, via Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Dentre os critérios de seleção, a capacidade técnica dos atletas e para-atletas deve ser priorizada. A Bolsa Esporte oferece incentivo financeiro e técnico aos atletas e para-atletas que moram no estado, dando suporte no treinamento e na participação em competições regionais, nacionais e internacionais. A ajuda mensal é de um ano, renovável por igual período.

Agecom

Coronel Castro assume comando da Polícia Militar no lugar de coronel Mascarenhas


Toma posse na próxima sexta-feira (06), às 8h30, o novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Braga de Castro.
Coordenador de Missões Especiais da PM, ele coordenava a inteligência policial das operações. Coronel Castro tem 51 anos e assume em substituição ao coronel Nilton Régis Mascarenhas, que ficou no comando da instituição por dois anos e oito meses. A solenidade de transmissão de cargo acontece na Vila Militar do Bonfim, na Avenida Dendezeiros.
O governador Jaques Wagner decidiu fazer a substituição no comando da PM para promover a renovação dos quadros da instituição. Com a mudança, o coronel Mascarenhas conclui um ciclo virtuoso na Polícia Militar, onde iniciou carreira como soldado e chegou ao cargo máximo como comandante.
Durante o período em que ficou à frente do comando, coronel Mascarenhas realizou operações importantes, dentro do Plano de Proteção ao Cidadão (2010) e do Pacto Pela Vida, com destaque para as realizadas recentemente no Nordeste de Amaralina e no Calabar. Além disso, foi o principal articulador para implantação da primeira Base Comunitária de Segurança.
Além do coronel Castro, assumem ainda o coronel Carlos Eleutério, no subcomando da PM e o coronel Rivaldo Ribeiro dos Santos, como chefe da Casa Militar do Governador, em substituição ao coronel Expedito Barbosa Souza.

CORREIO

Preso lutador que arrancou bochecha da ex-companheira


Está preso na Delegacia de Repressão à Violência Contra a Mulher (Deam), do bairro de Brotas, o pugilista acusado de arrancar parte da bochecha da ex-companheira na noite desta terça-feira (26) na Baixa de Quintas, em Salvador. Segundo agentes da delegacia, Edilberto Souza de Oliveira se apresentou na unidade durante a madrugada acompanhado de dois advogados. O delegado do plantão metropolitano, Omar Andrade, determinou sua prisão e ele permanece detido na carceragem da Deam à disposição da Justiça.

Segundo informações do posto policial do Hospital Ernesto Simões Filho, Yoná Nazaré Mascarenhas, 30 anos, deu entrada na emergência por volta das 20h30. De acordo com Yoná, Edilberto, que é lutador de uma academia da região onde a agressão aconteceu, afirmou depois da briga que iria matar as filhas dela no Marback, mas fugiu. Segundo a vítima, os dois tinham acabado o relacionamento, mas Edilberto a perseguia.

Yoná disse que já havia prestado queixas contra o acusado em outras ocasiões. Ela foi socorrida por um motorista que abastecia em um posto de gasolina perto do local da agressão. Yoná passou por procedimentos de sutura no centro cirúrgico do hospital e foi liberada por volta das 23h.

Conhecido como Crocotá, Edilberto luta na modalidade Mixed Martial Arts (MMA). Luiz Carlos Dórea, treinador de Crocotá, disse desconhecer o assunto e quaisquer denúncias de agressão contra o lutador. Edilberto fugiu no carro da vítima, um Ford Ka.


Correio da Bahia

VEREADOR BEL REIVINDICA MELHORIAS PARA SANTOS DUMONT


O vereador Bel visitou o Bairro Vila Bela juntamente com o Dr. Jorge do Derba, aproveitou a oportunidade para fazer algumas reivindicações como melhoramento das ruas.
Já esta em andamento o calçamento do Jardim Aeroporto, quebra molas no contorno da Coelba até o Love story.
E esta fazendo licitações das manilhas para rede de esgoto do Santos Dumont, e calçamento da Av. do Vila Bela.

AGENDA DOS DOCENTES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA

Algumas atividades da semana

02/05
Reunião do Comando de Greve

02/05
Reunião de Professores, Estudantes e servidores na sede da ADUNEB

03/05
Ato em Alagoinhas

05/05
Ida à ALBA – pela manhã

05/05
Reunião do Fórum das ADs, 14H

05/05
Concentração para a Noite da Vigília , 15H

05/05
Noite da Vigília – Atividades Culturais, artísticas e políticas

06/05
Reunião com Reitor

07/05
Nota paga no Jornal A Tarde

UAB tem cinco cursos, 420 alunos e diversifica a formação acadêmica em Bonfim




A Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Senhor do Bonfim já chega a 420 alunos matriculados e marcha para formar a primeira turma de Engenheiros Ambientais. A instituição é pública, gratuita e está inteiramente organizada em regime de parceria entre a União, os estados e a municipalidade. O pólo de Bonfim vem executando programas educacionais em cinco cursos de Graduação e Especialização.

As aulas acontecem no Colégio Tancredo Neves (Codetan), desde fevereiro de 2008. Ativa nos três turnos, a UAB oferece aulas não presenciais pelo sistema EAD (ensino à distância) a nove turmas. Cinco delas matriculadas em três cursos de graduação: Engenharia Ambiental, Ciência da Computação e Administração Pública; e quatro outras turmas freqüentam os dois cursos de especialização, um em Gestão em Administração Pública Municipal, outro de Gestão em Saúde.

Vitória do município – “Bonfim foi a primeira cidade do norte da Bahia e do estado também, a acreditar na proposta do governo Lula de implantar a Universidade Aberta do Brasil. Faltavam universidades para o interior, eu era secretário de educação e vice-prefeito de Carlos Brasileiro, em 2007, 2008. Fizemos os contatos com Brasília, elaboramos o projeto deste pólo da UAB em Bonfim, nos articulamos com a Universidade São Carlos, uma das maiores do país, e trouxemos o curso de Engenharia Ambiental, de alta importância para a região. Hoje o município dá a Coordenação local, dá os monitores (quatro), as passagens aéreas e diárias para que a nossa Coordenação se desloque até a Universidade São Carlos, em São Paulo. Damos suporte para criação de laboratórios, que são muito caros e, com a Secretaria de Educação Municipal estamos levando a UAB em Bonfim de forma vitoriosa", termina o retrospecto o prefeito Paulo Machado..

Formação de RH – A importância da UAB “é grande e estratégica para o futuro da região”, argumenta Lúcia Margarida Braz Conceição (Sussu), diretora do pólo UAB desde dezembro de 2006. Ela diz que a UAB tem pilares decisivos para a expansão pública da educação superior, e cita alguns: “O processo de democratização do acesso à universidade; o aperfeiçoamento da gestão das instituições de ensino superior favorece o avanço da ciência no Brasil. A avaliação constante da educação superior à distância, o estímulo à investigação em educação superior à distância no país e o financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos humanos também são eixos fundamentais”.

Pontos fortes do Sistema UAB é que “os alunos não são obrigados a estar todos os dias no campus”. Se o aluno cumpre 25% da carga horária e curricular pode ser aprovado. Mas, para isso, tem uma cota de seminários, palestras e provas para cumprir.

Sexto e sétimo – A UAB tem presença forte no ensino superior em Bonfim “e pode fortalecer e diversificar ainda mais”. A possibilidade de o município implantar os cursos de Letras e de Química é grande neste momento. “Já reivindicamos e estamos formando parceria com outras instituições públicas para propiciar mais cursos aos alunos”, sublinha a diretora.

O que é UAB – A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior pela metodologia da educação à distância. É um meio que facilita à população ter acesso à formação universitária. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados e municípios brasileiros.

Formação continuada – A exemplo de Senhor do Bonfim, a adesão dos governos locais e das instituições públicas de ensino superior ao Sistema UAB dá-se no âmbito dos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente, criado por lei em janeiro de 2009. “A finalidade do sistema é organizar a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da Educação Básica” – explica Lúcia Margarida Braz Conceição.

Como funciona – No pólo de Senhor do Bonfim os alunos são acompanhados por coordenadores e cinco tutores (orientadores), cada tutor é responsável por 50 alunos. A estrutura física é composta por salas de aula, laboratório de informática, sala de vídeo-conferência, sala de vídeo, sala de estudos, coordenação, tutoria e já dispõe de espaço para a biblioteca, “em fase de montagem”.

Estudantes – Para conseguirem o tão almejado nível superior, estudantes de várias partes fazem verdadeiras maratonas. Vêm dos nove municípios que compõem o Território Piemonte Norte do Itapicuru (TPNI) e de muito mais longe: Itiúba, Cansanção, Juazeiro, Petrolina, Capim Grosso, Feira de Santana, Euclides da Cunha, Itabuna etc.