sexta-feira, 13 de maio de 2011

SEBRAE PRORROGA DESAFIO


O Desafio SEBRAE prorrogou as inscrições do projeto até hoje às 23h59min.
Maiores informações no site: www.desafio.sebrae.com.br
Adm. Osório Sampaio Rocha Rebouças
Gestor Senhor do Bonfim
Tel: (74) 3541-3046

CRIANÇA MORRE APÓS QUEDA

No início da tarde dessa quinta-feira (12/05), ainda foi socorrida até o HDAM, a criança: LIVIA PORCINO DA SILVA, 4 anos residente na Fazenda Morrinhos, zona rural de Ponto Novo.
De acordo com informações após ter descido de um ônibus e andar alguns metros a criança teria sofrido uma queda e batido com a cabeça, sendo levada ao Hospital N. Srª. de Fátima em Ponto Novo, onde teria perdido aos sentidos, vindo a ser transferida para Senhor do Bonfim, HDAM, onde quando recebia atendimento, a menininha não resistiu falecendo.

Netto Maravilha

Feto é encontrado em sacola plástica do lixão de Queimadas


Na manhã dessa quinta-feira (12), a população de Queimadas foi surpreendida com a notícia que havia um corpo de uma criança nas proximidades do lixão, na BA 120, trecho que liga Queimadas a Nordestina. O bebê foi encontrado dentro de um saco plástico por Joselito de Jesus, que trabalha com reciclagem. Como de costume o catador abriu a sacola a fim de utilizar o material, foi quando encontrou o bebê e desesperado ligou para a radio. Logo em seguida a policia e o conselho tutelar foi até o local.
Há possibilidades que a criança tenha sido vítima de aborto, ou tenha nascido já sem vida, sendo abandonada logo em seguida. O caso está sendo encaminhado ao Ministério Público.

Queimadasfm

GREVISTAS DA UNEB IRÃO MOBILZAR CALÇADÃO NESSE SÁBADO


Prezados Professores, Alunos e Funcionários,
Convidamos a todos para participar das atividades de mobilização da greve dos professores no próximo sábado, no Shopping Calçadão, centro de Senhor do Bonfim, a partir das 8:30h.
Neste local apresentaremos à comunidade externa as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Depto. de Educação da UNEB/Campus VII.
Contamos com a efetiva participação de todos.
Atenciosamente,

Para Blog Maravilha Noticias.
Mirian Brito

SENHOR DO BONFIM REALIZA FAXINAÇO EM PÊRA


Senhor do Bonfim terá, na próxima sexta-feira (13), um importante evento de mobilização da sociedade para a prevenção e o controle da dengue. Trata-se do Faxinaço Modelo no bairro Pêra. O ponto de encontro será no pátio da Igreja Católica. Técnicos, equipes de saúde do município, articuladores da Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue, representantes de instituições públicas e privadas e moradores participarão do faxinaço.
O evento faz parte do Projeto de Mobilização que vem sendo promovido pela Secretaria da Saúde do Município, em parceria com Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - SESAB e a Fundação Luís Eduardo Magalhães - FLEM.
A ação envolve recolhimento de lixo, pneus e entulho, visitas aos domicílios, orientação educativa quanto às medidas contra a proliferação do mosquito, eliminação dos criadouros e tratamento, panfletagem e caminhada, objetivando sensibilizar o cidadão quanto à importância da organização e da mobilização comunitária.
Mobilização na rede
Visando dar sustentabilidade às ações e facilitar a comunicação e a troca de idéias entre os envolvidos, o projeto conta com o Sistema de Informação da Mobilização Social (SISMOB), um software disponibilizado pela SESAB e desenvolvido pela FLEM especialmente para esse trabalho.
Além da divulgação das ações no sistema, os sites bahiacontraadengue.com.br e Facebook também concentram informações sobre o a Mobilização. Na Bahia, participam os municípios de Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Salvador e Teixeira de Freitas.

FLEM

Caminhada ecológica escolar alerta população sobre a qualidade da água



A Escola Municipal de 1º Grau de Estiva pertencente ao municipio de Senhor do Bonfim, promoveu caminhada ecológica, entre alunos, professores e gestores. A caminhada foi uma ação do Projeto Semiárido Água tratada: Sinônimo de Saúde, projeto este construído pelos educadores da citada escola, teve como objetivo principal alertar alunos, pais e comunidade sobre a problemática de doenças adquiridas pela falta de tratamento de água, bem como, a importância do consumo de água tratada na localidade.

Os alunos compartilharam no pátio da escola, a experiência adquirida em campo através de pequisa feita ao longo de toda caminhada, que além de educativa foi muito produtiva para os discentes, que na oportunidade tiveram contato com a bela vegetação local e com as belezas naturais que o paraíso ecológico oferece. Alerta a comunidade quanto a importância do tratamento da água na barragem e nos dois poços artesianos que abastecem mais de 2.500 pessoas, pois não só o povoado de Estiva é beneficiado, mas também outras localidades, como: Canavieira, Campo Comprido, Pau d`arco e Caçador. Um dos alunos relatou: "nossa preocupação é que o nível da água está cada vez mais baixo e a falta de tratamento é constante" tendo identificado em dados estatísticos do posto de saúde vários casos de moradores com diagnósticos comprovados de parasitas como o Áscaris (Lombriga), Giárdia e a esquistossomose causada pelo Schistosoma mansoni, percebe-se a necessidade do tratamento da água para a população e a preservação daquela reserva natural.

O projeto tem como meta principal a formação de cidadãos conscientes para atuarem na prevenção de doenças ocasionadas pela água contaminada,visando a formação de conceitos ,procedimentos e atitudes que serão aprendidos na teoria e na prática do dia a dia escolar e no meio social em que os sujeitos estão inseridos, visando a prevenção de doenças.

Por Pedro Xisto

BONFINENSES PODERÃO EM BREVE REGISTRAR QUEIXAS EM DELEGACIA NO CENTRO DA CIDADE


O presidente do Conselho Comunitário Social de Segurança Pública, se Senhor do Bonfim, Cosmo, juntamente com o Conselheiro e ex-presidente, José Alcides, estiveram durante o início dessa semana na capital baiana, buscando melhorias para a segurança pública dessa cidade.
E em conversa com o secretário Dr. Maurício Barbosa, os representantes do conselho de Bonfim, disseram ter ficado surpresos, com o que foi revelado pelo secretário, quando disse que não tem conhecimento de nenhum político dessa região tê-lo procurado para falar sobre a precariedade do IML, de Bonfim que não tem legista.
Os conselheiros receberam o convite do secretário para levar o modelo de conselho a outras cidades da Bahia.
No tocante a delegacia, que de acordo com os conselheiros a distancia do centro da cidade e de outros bairros periféricos dificultas muitas vezes os registros de queixas, perdas e extravios de documentos, fazendo com que a realidade do quadro da segurança fique abaixo do que a realidade mostra. Ainda de acordo com os conselheiros, já existe alguns prédios no centro da cidade que podem servir para abrigar a sede da delegacia, para os registros diversos, e um desses prédios seria o da antiga TELEBAHIA.
Participe das reuniões da CCSSP, a próxima acontecerá no dia 16 de maio, na sede do SISMUSB, às 19h30min.

Netto Maravilha

Embasa comemora 40 anos com evento em Senhor do Bonfim


Em maio, a Embasa completa 40 anos e pretende comemorar seu aniversário com o povo da Bahia. A festa para a população de Senhor do Bonfim e região acontece neste sábado, dia 14, na Praça do São João, a partir das 7 da noite, num show aberto ao público. As atrações serão a banda Só no Chinelado e o forrozeiro Zelito Miranda. Outras 12 cidades de grande e médio porte na Bahia também sediarão os eventos de comemoração, que acontecem durante este mês.
A Embasa chega aos seus 40 anos realizando a importante missão de universalizar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na Bahia, ou seja, fazer com que seus serviços cheguem a todos os baianos. Muito já foi feito em quatro anos: mais 472.820 ligações de água e mais 199.729 ligações de esgoto foram implantadas de janeiro de 2007 até março deste ano. A empresa tem cerca de R$3,5 bilhões disponíveis, entre recursos federais, estaduais e próprios, para executar as ações do Programa Água para Todos. Do total desses recursos, R$ 1,2 bilhão já foram efetivamente investidos, beneficiando 2,8 milhões de pessoas.
Como principal executora das ações do Programa Água para Todos, a Embasa, nos últimos anos, teve que melhorar sua gestão para levar os serviços de água e esgotamento sanitário para as comunidades de baixa renda e do semiárido sem comprometer sua sustentabilidade econômico-financeira e garantindo sustentabilidade socioambiental, enquanto cuida da preservação dos recursos hídricos utilizados pela empresa, cria tarifas acessíveis aos usuários de baixa renda e promove educação ambiental junto às comunidades onde atua.
Na área de gestão de pessoas e de responsabilidade social, a empresa é a melhor entre os prestadores de serviços públicos do país na classificação 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro.

ASCOM - EMBASA

Senhor do Bonfim dispara e lidera pesquisa sobre o melhor São João da Bahia


O município de Senhor do Bonfim, que está a 380km de Salvador, é o primeiro colocado na pesquisa que a Secretaria de Turismo da Bahia está fazendo no Facebook para saber qual o melhor festejo junino do Estado. A cidade aparece com 132 votos, quase o dobro da segunda colocada que tem 72.

Até o momento, 438 pessoas já participaram da enquete.

No fórum de comentários, os usuários das mídias sociais esquentam o clima de disputa e enaltecem os seus festejos preferidos.

Para o internauta George Henrique, o São João de Senhor do Bonfim “não é só o melhor São João da Bahia, mas também do Brasil”. Segundo ele, “a festa reúne pessoas bonitas, frio, licor, bode assado, galinha caipira e tudo que tem direito numa festa junina”.

George também ressaltou o clima interiorano com as fogueiras acesas nas portas das casas em todas as ruas da cidade, os fogos artifícios, bombinhas de São João e a famosa Guerra de Espadas.

A estudante Dayse Falcão também declarou seu amor aos festejos juninos de Bonfim e disse que passa o São João na cidade “desde que se entende por gente”.

Esta guerra animada está só começando. Para participar, o internauta deve acessar o link: http://tinyurl.com/enquetesaojoao e escolher a sua cidade preferida. Para saber mais sobre o São João de Senhor do Bonfim clique em: http://www.saojoaobahia.com.br/programacao/senhor-do-bonfim/


Gabriel Falcão de Carvalho
Assessor de Imprensa da Secretaria de Turismo da Bahia

Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (13)


Termina nesta sexta-feira (13) a campanha de vacinação contra a gripe na Bahia. Até esta quarta-feira (11), apenas 47% das pessoas que deveriam tomar a vacina tinham procurado os postos.
Podem se vacinar de graça idosos, crianças de seis meses a dois anos, grávidas (em qualquer fase da gestação), indígenas e profissionais da área da saúde.
A campanha de vacinação, contra a influenza (gripe), que é nacional, começou no dia 25 de abril nos postos e centros de saúde de todos os municípios baianos. No dia 30 de abril, foi realizado o "Dia D" da mobilização.

Prefeito de Santa Luz é acusado de ter cortado sinal da TV Itapoan

O prefeito da cidade de Santa luz, Joselito Carneiro Junior (DEM), é acusado por moradores do município e vereadores da oposição de cortar o sinal da TV Itapoan por conta de denúncias contra a sua administração. No mês passado, uma reportagem veiculada no programa Balanço Geral, com Raimundo Varela, fazia denúncias sobre supostas irregularidades na construção da sede do INSS de Santa luz, entre outras acusações, quando o sinal da emissora oportunamente saiu do ar. Uma equipe de Salvador foi até a região no dia 29 de abril e consertou o problema. Três dias depois, no dia 2 de maio, o sinal voltou a cair. As denúncias de moradores somaram-se a acusações dos edis da cidade que afirmam ser este o comportamento do alcaide. De acordo com o vereador Luizão (PMDB), a prática é antiga. “Aqui não é a primeira vez não. Quando tem alguma notícia sobre o município ele vai e tira a televisão do ar. Todo mundo aqui sabe disso”, acusou, em entrevista ao Bahia Notícias. Em um dos casos, no dia 12 de agosto do ano passado, Carneiro teria invadido uma rádio comunitária após ter se irritado com informações negativas sobre seu governo.