segunda-feira, 16 de maio de 2011

Policias de Ponto Novo e Filadélfia estouram Rinha de galo


5ª Companhia de Policia Militar em conjunto policias de Ponto Novo e de Filadélfia, por volta das 16 horas de ontem, 15, por meio de Ligação anônima estouraram uma rinha de galos, localizada na Av. Lomanto Junior, Bairro do Contorno em Ponto Novo, onde ao chegarem no local pessoas tentaram fugir por um muro onde acabou sendo derrubado uma parte. Segundo os militares, cinco galos de briga foram apreendidos, juntamente com dezenove gaiolas contendo dezoito pássaros e uma gaiola vazia. pessoas foram detidas são elas:
*Orlando Ferreira da Silva 43 Anos de idade residente na Av. Lomanto Junior, Bairro do Contorno em Ponto Novo
*Adenilton Araújo de Souza 30 Anos de idade residente na Av. Lomanto Junior, Bairro do Contorno em Ponto Novo
*Mário de Oliveira Santos 24 Anos de idade residente na Av. Lomanto Junior, Bairro do Contorno em Ponto Novo
*Jacson Guimarães Ramos 21 anos residente na Av. Lomanto Junior
*Paulo Barreto da Silva 23 anos residente na Rua Senhor do Bonfim Centro de ponto Novo
*Erisvaldo de Oliveira Silva 18 anos residente na rua do Prado no B. do contorno
*Manoel Santos dos Reis 40 anos de idade residente na rua do Prado no B. do contorno
*Antonio Euclides ferreira da Silva 47 anos residente na Trav. João Durval Carneiro Centro
*Edvaldo Cordeiro de Oliveira residente na Rua do Campo no B. do contorno
*Daniel Ferreira 32 anos de idade residente na rua do Prado no B. do contorno
*Roniel da Silva Pereira 19 anos residente na rua do contorno no B. do contorno
*José Carlos dias de Souza 35 anos residente no B. do contorno
*Elinto Barros da Silva 24 anos residente no B. do contorno
*Ivan Rosa de Jesus 23 anos residente no Portal da Águas no B. do contorno
*José da Silva Calazans 27 anos residente na Rua do Campo no B. do contorno
Junto com estes três menores:
*JBS de 16 anos
*RSL 17 anos
*AWSC 17 anos
A ocorrência foi registrada e encontram-se a disposição da justiça.

Acordo concretizado: Prefeitura abriga posto de atendimento bancário do Bradesco



Agora é fato consumado. Os mais de dois mil servidores municipais e a comunidade bonfinense já podem contar com mais comodidade. A Prefeitura de Senhor do Bonfim em parceria com o Banco Bradesco inauguraram na última sexta-feira (13) um Posto de Atendimento Bancário que foi implantado nas dependências da sede do Governo Municipal.

Além do serviço de auto-atendimento 24h (que dispõe de dois terminais eletrônicos), os usuários poderão usufruir de todos os serviços que são normalmente ofertados na agência, segundo informou o gerente do posto, Márcio Lopes.

Solenidade – Estiveram presentes na inauguração, o prefeito Paulo Machado e o vice Aurélio Soares, o gerente regional do Bradesco, Sandro Ribeiro, o gerente geral da agência de Senhor do Bonfim, Manuel Gomes, além de vereadores e secretários de governo.

Em seu pronunciamento, o gerente regional Sandro Ribeiro relembrou a relação histórica do Bradesco com a Bahia e destacou a “pujança econômica de Bonfim”.

Em consonância, Paulo Machado comemorou a parceria e destacou a importância da implantação do posto. “Este é um dia especial. É o início de uma nova era de conquistas e de uma parceria entre o Bradesco e a Prefeitura. Estamos cumprindo um acordo que foi feito para garantir aos nossos trabalhadores acesso a um atendimento preferencial. Estamos abraçando os servidores com essa política de valorização profissional”.

Histórico – Como lembrou o prefeito, a implantação do Posto de Atendimento Bancário no prédio da Prefeitura concretiza um acordo firmado no dia 27 de outubro de 2010, no qual o Bradesco venceu o pregão (disputado entre esta instituição financeira e o Itaú Unibanco), e passou a abrigar a folha de pagamento dos funcionários do Governo Municipal.

ASCOM

PRISÃO DE MACONHA EM FILADÉLFIA - BA


A Polícia Militar em Filadélfia, após solicitação do 6º BPM, realizou abordagem nos ônibus da São Luiz que iam em direção a Salvador, foram abordados alguns ônibus. Ao abordar o veículo que faz a linha Pilar - Salvador, foi encontrado com Edilson Silva dos Santos, 33, vulgo Índio, residente em Feira de Santana, a quantidade aproximada de 6,5Kg de maconha, em duas mochilas, uma no colo e outra a abaixo dos pés do Índio, uma pedra de crack e um quantia de R$64,00 reais, o indivíduo foi apresentado na Delegacia de Filadélfia para as provisões que a lei manda.


Diego Mendes

Em Bonfim, elite do PPA estadual ouve a base do Piemonte para orçar 2012 / 2015



A plenária do PPA (Plano Plurianual Participativo) 2012 / 2015 ocorrida neste sábado (14) no Colégio Modelo, em Senhor do Bonfim reuniu representações do poder público e da sociedade civil organizada dos nove municípios do Território de Identidade. Diante de mais de 350 participantes, o prefeito anfitrião Paulo Batista Machado saudou Zezéu Ribeiro, Secretário de Estado do Planejamento (Seplan), Carlos Brasileiro, Secretário do Desenvolvimento Social (Sedes), prefeitos, vereadores e personalidades civis, religiosas e militares da região do Piemonte Norte do Itapicuru.


A escolha das obras e ações prioritárias para a microrregião foi o pivô da assembléia democrática e as propostas apontadas deverão ganhar preferência no Orçamento do Estado para os quatro anos de 2012 a 2015.


Temas – “Os recursos vinham sendo degradados, dispersos em prioridades duvidosas e ninguém identificar melhor os seus problemas do que as comunidades territoriais. Seu povo deve ter o direito democrático de participar das soluções”. Orientados por essa e outras interpretação semelhantes, os temas do PPA foram discutidos em Grupos de Trabalho territoriais de: Educação (sala 1); Saúde (sala 2); Agricultura (sala 3); Inclusão Social, Infraestrutura, Igualdade, Direitos Humanos (com foco em etnia e gêneros), Segurança e Integridade Social (sala 4); Cadeias e Redes Produtivas, Infraestrutura Econômica e Logística, e Meio ambiente (sala 5); Cultura, Ciência e Tecnologia, Inovação, Copa 2014, Gestão Democrática do Estado (sala 6); G; Grupo Institucional (sala 7).


Propostas e prazos – Entre as proposições feitas pela assembléia estão a reforma e ampliação do Hospital Dom Antonio Monteiro de Senhor do Bonfim, a construção de um hospital de base, construção de barragens, a construção de abatedouros territoriais, infraestrutura para o turismo ecológico no território, implantação de aeroporto regional, recuperação de estradas estaduais, apoio ao beneficiamento de frutas orgânicas da região, implantação de estações de tratamento de resíduos sólidos, regularização fundiária e outras.

Cabe à Seplan, organizadora do evento, a ordenação e integração das propostas ao Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, a ser fechado no fim do mês, mas ainda aberto a receber acesso, opiniões e sugestões, pelo site: www.ppaparticipativo.gov.ba.br, pelo telefone da Ouvidoria (0800-284-0011), SAC’s e Centros Digitais de Cidadania (CDC’s). O final de junho é o prazo legal de entrega do PPA do estado à Assembléia Legislativa, para sua discussão e aprovação.


Nova concepção de gestão – Afora a questão principal, que tratou de “em que priorizar os recursos do estado”, o método da consulta popular que vigorou ontem em Bonfim ganha também em importância e atualidade. Os discursos destacaram a construção democrática do Orçamento Estadual: “O PPA dá lugar à formação de novas cadeias sociais” (Zezéu Ribeiro). “Novo modelo de governança, de democracia e de demografia ” (Neide Cláudia). “O estado já implantou o Cedeter – Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial, é o único a ter formado esse conselho, na federação (Tiago Xavier). “A Bahia é referência nacional de PPA, exemplo positivo a ser seguido” (Yon Fontes). “É um momento forte, de articulação do estado com a sociedade civil. Não é uma nova estratégia apenas, é uma nova concepção de gestão” (Paulo Machado).


“Quem melhor conhece

seus problemas são as comunidades territoriais”.




O sinal da importância dada à territorialidade veio na abertura do evento: a Seplan privilegiou o TPNI, cuja coordenadora, Bernadete Rocha fez o discurso inicial. “Estamos com 60 instituições populares vinculadas ao Piemonte”, informou ela. Essa “mudança de cultura” feita pelo governador Wagner é uma inovação que se repete desde o seu primeiro mandato, em 2007. Nesse momento, o PPA Participativo acaba de atingir todos os 26 Territórios de Identidade já implantados na Bahia, estado que passa a gastar mais orientadamente os recursos públicos nos próximos quatro anos.


Lei obriga nova linguagem – O território é a unidade de planejamento. O Cedeter (Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial) reúne os colegiados territoriais de cada estado. O Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado é fruto do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável dos vários territórios de identidade. E toda essa nova política obedece ao ZEE - Zoneamento Ecológico Econômico – “que é lei federal, desde 1989”, conforme foi lembrado por Tiago Xavier, Diretor de Planejamento Territorial da Seplan. A necessidade de zoneamento levou oito estados da federação a adotarem a territorialidade como diretriz de desenvolvimento para as macrorregiões. Outros cinco estados estão implantando seus territórios de identidade. “Mais cedo ou mais tarde, as demais unidades da federação realizarão essa forma democrática de política pública”, concluiu Tiago.


Presentes – Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo, Senhor do Bonfim. Cecília Petrina (Itiúba), Antonio Nascimento (Jaguarari), Aurélio Araujo (vice-prefeito de Senhor do Bonfim) vice de Antonio Gonçalves representando o prefeito; Carlos Pinheiro, vice-prefeito de Filadélfia representando o prefeito Maia; Maria Aparecida Martins, prefeita de Caldeirão Grande foi representada; Cel. Mendes, do Comando Norte da PM, Cel. Salgado, 6º Batalhão da PM, além de dezenas de vereadores do TPNI.

ASCOM