terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia Mundial sem Tabaco: cigarro pode matar 8 milhões até 2030


O cigarro deve matar em 2011 quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil são fumantes passivos. O número representa uma morte a cada seis segundos. Até 2030, a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 8 milhões de pessoas podem morrer em consequência do fumo.

A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Dados indicam que metade dos fumantes deve morrer em razão de uma doença relacionada a esse hábito.

No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje (31), a OMS listou avanços no enfrentamento ao cigarro. Entre os destaques estão países como o Uruguai, onde os alertas sobre o risco provocado pelo cigarro ocupam 80% das embalagens. A China, Turquia e Irlanda também receberam elogios por leis que proibem o fumo em locais públicos.

Entretanto, menos da metade dos países que aderiram à Convenção de Controle do Tabaco (2003) e que enviaram relatórios à OMS registraram progresso no combate ao fumo. Apenas 35 de um total de 65, por exemplo, registraram aumento nos investimentos para pesquisas no setor..

Um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que entre 2006 e 2010 a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens, a queda foi maior – o hábito de fumar passou de 20,2% para 17,9%. Entre as mulheres, o índice permaneceu estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade - até oito anos de estudo - fumam mais (18,6%) que as pessoas mais escolarizadas - 12 anos ou mais (10,2%).

As informações são da Agência Brasil.

COORDENAÇÃO DO SÃO JOÃO REUNE-SE COM ARTESÃOS


CONVITE

A SECRETARIA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO CONVIDA OS ARTESÃOS QUE IRÃO TRABALHAR NO ARMAZÉM DO ARTESANTO – SÃO JOÃO 2011 PARA UMA REUNIÃO QUINTA - FEIRA DIA 02/06/11 ÀS 14h30min NA PREFEITURA.

ATENCIOSAMENTE,
CLAUDIO NUNES
COORDENADOR DO SÃO JOÃO 2011

Lançamento do Livro Digital - MECDAYSE



SEMEC

ENCONTRO DE SANFONEIROS DE BONFIM



SEMEC

Taxista bate Fiat Uno em cavalo e morre entre São Gonçalo e Conceição da Feira


Um acidente ocorrido na madrugada desta segunda-feira (30) provocou a morte do taxista José Sebastião de Melo, 60 anos, na localidade de Sobradinho, entre os municípios de São Gonçalo dos Campos e Conceição da Feira, na microrregião de Feira de Santana.

O taxista perdeu o controle da direção do Fiat Uno, de placa JQP7115, ao atropelar um cavalo na pista. O veículo arrancou a cancela de uma fazenda e acabou capotando.

Segundo o site Acorda Cidade, um pastor evangélico e dois estudantes da Faculdade Adventista da Bahia (IAENE) que também estavam no carro ficaram feridos. Eles foram levados para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana.

Informações do Correio.

Prefeito de Bonfim entrega obra pioneira no aniversário da cidade


Deslumbramento. Esta é a palavra que define o sentimento que toda a comunidade do bairro Bonfim III encontrou diante da impressionante estrutura que a nova Escola Municipal Professora Nívea Seixas apresentou aos seus olhos.

Inaugurada ontem, 28 de maio, dia em que a cidade completou 126 anos de emancipação política, a nova Nívea Seixas, primeira instituição de ensino em tempo integral de Senhor do Bonfim, uma das primeiras no Norte do estado e entre as poucas da Bahia. Entra com todo mérito, para a história local e regional.

Modelo de ensino – Com oito amplas salas de aula, uma sala de informática, biblioteca, ambulatório, pátio interno, quadra poliesportiva, parque infantil, sala de recursos, sanitário (destinados a portadores de necessidades especiais), brinquedoteca, cozinha, refeitório e praça de convivência, entre outros espaços, a instituição passou a ser um exemplo a ser seguido, como ressaltou Paulo Machado: “A partir de agora nenhuma escola neste município poderá ser construída sem que esta lhe sirva de modelo” – afirmou o prefeito que foi bastante aplaudido pelos presentes.

Entusiasmo – Falando de presenças, além de secretários de governo, vereadores e o secretário estadual de desenvolvimento social, Carlos Brasileiro, compareceram ao evento os principais interessados na entrega da obra: os pais, as crianças e os adolescentes do bairro. Emocionados, não deixavam todos de lançar olhares por todos os espaços da Nívea Seixas.

A alegria das crianças era evidente. Ao adentrarem o local logo foram ocupando os espaços e inaugurando com corridas e brincadeiras o pátio interno, a quadra e o jardim.

Se depender do entusiasmo visto neste 28 de maio, os níveis de aprendizagem dos jovens do Bonfim III dará um significante salto. O colégio tem capacidade para atender de 300 a 500 alunos que serão matriculados no turno regular, pela manhã e à tarde, e todos participarão de atividades complementares.

Homenagens – Satisfeito com os resultados, o corpo docente da Escola Nívea Seixas homenageou todos os responsáveis pela grande obra. A secretária de educação Maria das Neves, o vice-prefeito Aurélio Soares receberam flores e como não poderia deixar de ser, além de um buquê o prefeito Paulo Machado foi presenteado com uma placa, em reconhecimento aos seus trabalho frente a Prefeitura Municipal.

Agora, o que resta à comunidade bonfinense e principalmente aos jovens e pais do bairro Bonfim III é a expectativa dos bons frutos que serão colhidos daqui pra frente com o ensino que a primeira escola de tempo integral vai oferecer.

Bonfim Realiza I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

C O M U N I C A D O


O Governo Cuidando de Nossa Gente através da Secretaria Municipal de Ação Social convida toda população bonfinense para participar da I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá no dia 2 de junho na Câmara de Vereadores, das 9hs às 17hs. Contamos com sua presença!

ASCOM

Superlotação gera fuga de presos em duas delegacia baianas


Na madrugada desta segunda-feira (30), foi registrada a fuga de presos em duas delegacias do interior do estado. Em Paulo Afonso, 21 detentos empreenderam fuga utilizando uma corda feita por lençóis para alcançar um buraco no teto do pátio da carceragem.

Já em Senhor do Bonfim, cinco presidiários escaparam através de um túnel de 5 metros de comprimento escavado de dentro da cela até a área externa da delegacia. Os fugitivos de Senhor do Bonfim foram identificados como:

Lucas Carvalho de Vasconcelos,
Cleiton Messias Oliveira da Silva,
Edilson Silva dos Santos,
Gabriel Dourado de Souza e
Francisco Almir Dias.

Um dos detentos de Paulo Afonso, Jucimar Araújo de Souza, foi recapturado na tarde de hoje. Outro preso, Diego Cícero de Menezes, foi recapturado após ser baleado em uma troca de tiros com a polícia. Ele encontra-se internado no hospital Nair Alves em Paulo Afonso. As duas delegacias enfrentam há tempos problemas de super lotação. A delegacia de Paulo Afonso tem capacidade para 12 presos, mas tinha 72 detentos. Em Sr do Bonfim a delegacia que suporta 40 pessoas na carceragem tinha até então 82 detentos.

Bahia Acontece

PONTOS DE ACARAJÉ SERÃO HIGIENIZADOS


C O M U N I C A D O


O Governo Cuidando de Nossa Gente informa a população bonfinense que no próximo domingo dia 5 de junho a partir das 9hs a Rua Francisco Vital será interditada para que a Vigilância Sanitária possa fazer a higienização dos pontos de venda de acarajé que funciona nessa via. Desde já agradecemos a compreensão de todos.

RAINHA NO FORRÓ CONTINUA MANTENDO TRADIÇÃO DO VERDADEIRO FORRÓ


O clima frio convidando a encontrar um par, para juntos caírem no forró, apresentadoras do programa Rainha no Forró caíram no forró ao som do Trio Mandacaru, que relembrando as antigas e sempre apreciadas canções de Trio Nordestino, Trio Bahia, Luiz Gonzaga, e outro ícones do bom forró.
O Trio Mandacaru realmente encantou os ouvintes do Programa Rainha no Forró.4
Na sanfona – Kandinho;
No pandeiro – Caboclinho;
No zabumba – Dero;
No triangulo – Roberto José.
Contatos do trio, 74- 3542-1384, falar com Miguel.
Participe ouvindo, ligando e sendo sorteado no Programa Rainha no Forró de domingo a domingo na Rainha FM.

Intransigência e autoritarismo: governo se retira da mesa de negociação

De forma unilateral, governo interrompe as negociações e mostra, mais uma vez, que não tem disposição para o diálogo


Emiriene Costa

Na última mesa de negociação, 27 de maio, o governador cumpriu a sua chantagem e interrompeu as negociações com o movimento docente. Conforme anunciado por email, o governo se retiraria da mesa setorial caso o movimento não aceitasse a última proposta apresentada. Esta atitude demonstrou que o governo não tem disposição para o diálogo e, portanto, para uma negociação de fato. Apesar de toda disposição do movimento docente em negociar, os representantes do Executivo afirmaram que não teriam mais propostas a apresentar.

A última proposta apresentada pelo governo foi rejeitada pelas assembleias dos docentes da UNEB, UESC e UESB e pelo comando de greve da UEFS (assembleia da UEFS ocorrerá hoje). Para a categoria, a nova proposta não representou nenhum avanço nas negociações, pois manteve a mordaça no Acordo Salarial e não abria discussão sobre o Decreto 12.583/11. Além disso, a nova proposta não respeitou as discussões feitas nas negociações, uma vez que o texto apresentado oficialmente divergia do texto discutido em acordo entre governo e movimento docente na mesa do dia 25 de maio (veja aqui).

Para o movimento docente, é necessário intensificar as mobilizações para garantir a reabertura das negociações. Com este objetivo, amanhã, 31 de maio, os professores das 4 Universidades Estaduais, em unidade com estudantes e técnicos, realizarão um grande ato em frente a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), às 10h. Caravanas do interior da Bahia já saíram das suas cidades para fortalecer o ato e cobrar do governo a retomada das negociações.


Em dois dias, vídeo do movimento docente atinge quase 3.000 visualizações

Vídeo produzido pelo comando de greve da UNEB sobre o movimento paredista dos professores das Universidades Estaduais da Bahia atingiu cerca de 3000 visualizações em pouco mais de 2 dias na rede. Os números indicam o apoio da população à luta dos professores. O vídeo foi divulgado em diversos sites jornalísticos. Ajude a divulgar a greve por todo o país, espalhe o vídeo nas redes sociais! Veja aqui o vídeo.