segunda-feira, 6 de junho de 2011

Assaltantes armados são presos pela PM após criarem pânico na zona rural de Cansanção


A Polícia Militar de Cansanção prendeu em flagrante na manhã de hoje(06) Givanilson Salvador de Oliveira, morador da Fazenda Lagoa dos Bois e o menor de Iniciais J.L, que reside na localidade de Marta Rocha, município de Monte Santo.
Segundo informações da polícia, os dois elementos estavam em uma moto Honda 150, cor laranja com dois revolvers calibre 38, próximo ao povoado Lage da Gameleira, município de Cansanção, assaltando veículos e feirantes que passavam pelo local.
A ação dos vándalos chamou a atenção de moradores que acionaram a polícia, antes da PM chegar, um grupo de moradores armados com paus e pedras resolveram perseguir os dois marginais, os bandidos se desesperaram e começaram a atirar em caminhonetes que passavam transportando moradores de povoados próximos que iam para feira-livre de Cansanção, para tentar fugir os dois marginais roubaram uma moto Honda Broz, cor azul, placa de São Paulo pertencente a um senhor conhecido por Velho.
Na fuga os dois assaltantes encontraram a viatura da polícia, o maior Givanilson Salvador se entregou, e o menor deixou a moto roubada e fugiu por um matagal. Cerca de 30 minutos depois, o menor tentou pegar carona em um veículo do tio de uma das vítimas que havia sido assaltado minutos antes e que reside no Povoado de Angico, ciente da situação, o propietário do veículo imobilizou o menor que já não estava mais armado, o amarrou com uma corda e acionou a polícia.
Como em Cansanção ainda não tem delegado titular, os dois elementos foram conduzidos para Itiúba para que seja lavrada a ocorrência e instaurado o inquerito policial.

Por: Portaldenoticias.net

MENORES IVANDEM CIRCUITO DE FESTAS NOS BAIRROS



TEM SIDO CONSTANTE A PRESENÇA DE CRIANÇAS NAS FESTAS DOS BAIRROS EM SENHOR DO BONFIM, ONDE COM ISSO TEM GERADO BRIGAS, INGESTÃO DE BEBIDA ALCOÓLICA, ENTRE OUTRAS...
SABE-SE QUE É PROÍBIDO A PRESENÇA DESSES MENORES EM FESTAS PARTICULARES EM NOSSO MUNICÍPIO, ONDE SÃO PUNIDOS OS PRODUTORES DAS FESTAS.
MAS INFELIZMENTE NINGUEM OUVE FALAR DE QUE HÁ PUNIÇÕES QUANDO SE É REALIZADO FESTAS PÚBLICA (ABERTA), E EXISTE UM GRANDE NUMERO DESSAS CRIANÇAS.

PERGUNTA-SE QUEM IRÁ RESPONDER POR DANOS A INTEGRIDADE DESSES MENORES QUANDO VIER A CONTECER ALGO DE PIOR, ALÉM DELES SE ENVOLVEREM EM COISAS ERRADAS?
A QUEM SE REPORTAR PARA QUE ISSO VENHA SER REPARADO?
FALTA FISCALIZAÇÃO DE JUIZADO DE MENORES QUE NÃO TEM ATUADO COMO SE DEVE?

Maravilha Notícias

SERVIÇO - Inscrições para Enem seguem até sexta-feira (10)


Esta é a última semana para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011). O exame será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições foram abertas no dia 23 de maio e poderão ser feitas até as 23h59 da próxima sexta-feira (10). A taxa de inscrição é de R$ 35. O Enem é utilizado por muitas universidades públicas para o acesso ao ensino superior.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, registrou na última quinta-feira (2) mais de 3 milhões de inscritos, mas a expectativa é que esse número seja de 6 milhões. Para isso, o Inep dobrou a infraestrutura tecnológica para receber até 120 mil inscrições por hora.

Informações do G1.

SÃO JOÃO NO SANTOS DUMONT





A noite desse domingo foi de puro forró, no bairro Santos Dumont, a começar pelo belíssimo show apresentado pelo artista Big Raus, que na companhia de Téo Canarana, fizeram um verdadeiro show de musicas tipicamente juninas, relembrando as musica de Trio Nordestino, Flavio José, Gonzagão e outros ícones do forró nordestino.
Logo depois foi a vez de Chiquinho da Sanfona com o seu conjunto mandar bem, também com músicas que fizeram o forrozeiro arrastar o pé.
Na noite passa aconteceu a disputa de duas candidatas fortíssimas ao título de Rainha do São João 2011, a representante do Santos Dumont, que já foi eleita a Rainha de 2009, e agora tenta brigar novamente pelo título, e a representante do Alto da Maravilha, que também chega mostrando que tem de tudo para ir a final.
Por fim a noite culminou com a apresentação da banda Desejo e Paixão.

Maravilha Noticias

O CARTÃO DE CRÉDITO E AS NOVAS REGRAS DE USO


*Maraísa Santana

Entraram em vigor as novas regras de padronização de uso do cartão de crédito no primeiro dia deste mês de junho, fazendo valer, na prática, as decisões tomadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), no mês de novembro do ano passado, colocando os usuários desse sistema diante de duas situações:

A primeira situação, mantendo os usuários antigos (os que já trabalham com cartões, antes de 1º de junho deste ano) nas regras anteriores, sujeitos a cerca de 80 (oitenta) tarifas, até 31 de maio do ano que vem, caindo para 5 (cinco) tarifas a partir de 1º de junho de 2012; e, a segunda situação, impondo aos usuários novos (que começaram a trabalhar com cartões a partir do dia 1º de junho deste ano) apenas 5 (cinco) tarifas.

Para quem está começando a trabalhar com cartões de crédito a partir de 1º de junho em curso, além da anuidade, só poderão ser cobradas tarifas pelo fornecimento de segunda via do cartão, pela retirada de dinheiro na função saque, pelo pagamento de contas e pela avaliação emergencial de limite de crédito pelo cliente.

Também, a partir de 1º de junho corrente entrou em vigor outra mudança importante, a do valor mínimo estabelecido para pagamento das faturas mensais, ou seja, 15% (quinze por cento), percentual esse que passará para 20% (vinte por cento) a partir de 1º de dezembro vindouro.

Desde março passado, deixaram de existir as tarifas cobradas sobre as contas eletrônicas, com exceção da tarifa de anuidade, que permanece sendo cobrada sobre as contas eletrônicas, porque essas contas são operadas diretamente pelo consumidor, via internet, sem a necessidade de comparecimento às agências bancárias ou financeiras.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu oferecer ao consumidor duas oportunidades de operações com cartões, o que permite ao cliente fazer comparações de preços e escolher o tipo de cartão mais adequado para as suas necessidades. Com o cartão básico, o cliente poderá utilizá-lo exclusivamente nas funções consideradas clássicas de pagamentos de aquisição de bens (objetos) e serviços nos estabelecimentos credenciados, podendo incorporar as opções de compra ou parcelamento.

Já o cartão diferenciado é aquele associado a programa de benefícios e recompensa, a exemplo da troca de distâncias percorridas por via aérea, em que o cliente troca por novas passagens aéreas, valendo observar que essas vantagens (benefícios e recompensa) terão que ser incluídas apenas na anuidade e não terão incidência de taxas específicas.

Por outro lado, a instituição financeira titular do cartão terá que informar aos seus clientes sobre todos os serviços incluídos em tarifas cobradas, enquanto continua proibido o envio de cartões para o cliente sem que ele autorize previamente.

Além da discriminação das tarifas cobradas constarem da fatura mensal do cartão, também terão de constar informações, a exemplo do “limite de crédito total e limites individuais para cada tipo de operação, gastos, por evento, inclusive quando o saldo é parcelado e os encargos cobrados, informados de acordo com a operação”, adverte o site Legis Center.

*Maraísa Santana é advogada, especializada em Direito Público com Habilitação para o Ensino Superior de Direito.

Campanha do agasalho e cobertor 2011


Aproxima-se o inverno e as baixas temperaturas. Com o frio , vem a preocupação com as pessoas mais necessitadas . A Pastoral Familiar da Paróquia de Bonfim , em parceria com o CDL (Clube de Diretores Lojistas ) de Senhor do Bonfim, promove a “Campanha do Agasalho e Cobertor”, com grande arrecadação de roupas, agasalhos e cobertores. Participe conosco fazendo a sua doação, juntamente com seus familiares e vizinhos . Seja um agente atuante neste ato de caridade ao próximo. As doações deverão ser feitas na sacristia da Igreja Catedral e no CDL.
A campanha se estende até o dia 19 de junho quando será iniciada a distribuição entre as famílias carentes do município.
“Abrace essa causa e aqueça o seu irmão”!
O Senhor te recompensará.

Uma iniciativa:

Pastorala Familiar e CDL de Senhor do Bonfim

São João nas Casas Populares cultivou a tradição da maior festa bonfinense


O forró das Casas Populares iniciado na noite de ontem ignorou a meia-noite e invadiu o início de madrugada do domingo (hoje), mantendo firme a evolução do circuito de periferias da cidade. A participação do público neste segundo dia (o primeiro foi ontem, na Rua Irecê) do Projeto Forró nos Bairros anuncia a validade do tema deste ano: Tradição e alegria no melhor São João da Bahia.

Xotes e baiões – A manutenção das tradições culturais e artísticas juninas foi legitimada nas Casas Populares desde a abertura da noitada, a cargo de Rogério Moreira. Sem trair o seu estilo romântico, ele apresentou um repertório basicamente junino e agradou aos presentes, que até dançaram agarradinhos. Pedro Junior e seus teclados, banda e músico conhecidos, mais de 15 anos de carreira, agitou o arrasta-pé. Citou a autoria de muitos baiões e xotes e foi solicitado a repetir Luiz Gonzaga:


Forró no Escuro:


O Candeeiro se apagou / O sanfoneiro cochilou
A sanfona não parou / E o forró continuou

Ô, meu amor, não vá simbora, não vá simbora
Fique mais um bocadinho, um bocadinho
Se você for seu nego chora, seu nego chora
Vamos dançar mais um tiquinho, mais um tiquinho
Quando eu entro numa farra
Eu não quero sair mais não
Eu vou até quebrar a barra
E pegar o sol com a mão.

A estrutura de diversões, bares, barracas de petiscos, bebidas e comidas típicas esteve à altura do São João bonfinense. As performances da Companhia de Dança Mix Dance e do Grupo de Dança Bonequinha, ambos de Senhor do Bonfim, foram retribuídas por palmas. E ainda foi ao palco a banda bonfinense Pisada de Ouro que cantou toadas de bandas de sucesso como Arreio de Ouro e 100 Pareia. Ao fim da apresentação, os que queriam amanhecer o dia fizeram coro: “Mais uma, mais uma”.

Não perde uma – O Projeto Forró nos Bairros prossegue até o dia 18, data de seu encerramento programado para o bairro da Olaria, “Todas as providências têm sido adotadas para que o São João nos Bairros seja uma festa como deve ser, alegre, tranqüila e participativa”, frisou o secretário de Cultura Ivomar Gitânio. Após visitar o palco, o prefeito Paulo Machado – que prestigia todos os eventos populares – testemunhou a animação na praça das Casas Popular e circulou entre o publico, acompanhado de sua equipe de gabinete, populares e escalões do Governo Municipal. Entre estes os secretários Andreilto Barbosa (Meio Ambiente) e Ivomar Gitânio.


Mais três forrós nos Bairros
Alto da Maravilha – 10/6 (sexta-feira)
Gambôa – 17/6 (sábado)
Olaria – 18/6 (domingo)

ASCOM

Ponto Novo: Homem é assassinado enquanto trabalhava


Já no final da tarde de sábado, 04 um homem foi assassinado, enquanto trabalhava. Segundo as primeiras informações, Roseval Souza Oliveira, 46 anos, ‘Bigail’ estava realizando o nivelamento de uma área com um trator, quando chegou o assassino, e deflagrou dois tiros; Bigail ainda tentou correr, porém caiu alguns metros depois, mesmo assim o assassino disparou mais um tiro. Populares acionaram a emergência do hospital, que mesmo chegando rapidamente, nada mais pode fazer: “Bigail”, já estava sem vida.

O assassino evadiu-se do local sem deixar pistas. A polícia realizou várias diligencias, e não obteve sucesso.

No hospital de Ponto Novo, o médico plantonista Dr. André constatou a existência de 04 perfurações, atingindo o queixo, boca, ombro e costas da vitima.

O crime chocou a população de Ponto Novo. ‘Bigail’, era irmão de ‘Badega’. Pessoa pacata, trabalhador dedicado e de poucos hábitos sociais e festivos, o que deixa ainda mais perplexos os moradores do município.


Fonte: Rádio Itapicuru FM

Caminhonete capota na entrada de Jacobina


Por volta das 13h30 deste domingo, 05, uma caminhonete FORD Ranger, placa policial KEB 5444, licença de Várzea Nova, capotou na curva que antecede a entrada da cidade após o condutor, Zaqueu Silvestre de Oliveira, 28 anos, perder o contrôle do veículo depois de tocar no guard rail da estrada e, desgovernado, capotar após bater de frente no paredão de pedra existente no local. O impacto foi tão violento que o veículo parou virado em sentido contrário ao que viajava. Apesar da violência da batida o condutor teve apenas ferimentos leves, sendo socorrido ao hospital Antônio Teixeira Sobrinho pela ambulância di SAMÚ, onde recebeu atendimento médico, sendo suturado na cabeça e liberado por volta das 14h20 da tarde. Zaqueu mora na cidade de Várzea Nova e relatou que retornava de um balneário onde tinha acabado de lavar o carro e que tudo aconteceu porquê ele teria se distraido tentando colocar um cd no aparelho de som do veículo. Policiais do PETO estão no local neste momento realizando a sinalização da pista enquanto esperam a chegada do guincho para retirada do veículo.

Bahia acontece

QUEDA NA RECEITA MUNICIPAL: Controle de Custo Redobrado

Desde maio e, durante os meses de junho e julho haverá queda acentuada na receita dos municípios brasileiros, mas vamos fazer uma análise em relação aos Municípios Baianos localizados na região do Piemonte Norte do Itapicuru. De acordo informações da Secretaria do Tesouro Nacional-STN, que faz estimativa de repasse trimestral aos municípios, podemos analisar, conforme tabela abaixo, que municípios da nossa região terão que ter bastante cautela, quanto a gastos neste período, principalmente nos municípios de Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Jaguarari e Andorinha, em virtude dos festejos juninos, do qual estes municípios excedem em gastos, que estão acima das suas receitas. O que fazer para atenuar o problema? Antes vejamos o seguinte: O corte percentual em todos esses municípios é na ordem de 12% de maio para junho e de 38,88% de maio a julho. Podemos ver, por exemplo, que Campo Formoso irá ter uma redução na receita de maio para julho de R$ 484.318,18, um montante considerável. Já Senhor do Bonfim representa uma perca na receita de R$ 524.678,02 de maio a julho, ou seja, em um município que estima um gasto com festejos juninos em cerca de R$ 1.000.000,00. Como recompor estes gastos ou será investimentos? Só através de parcerias, patrocínios e um controle de custos bastante responsável, que atenue o impacto, pois com certeza causará desequilíbrio nas contas. Sabemos que as grandes contratações juninas custam em média de R$ 100.000,00 a R$ 140.000,00, para apenas duas horas de apresentação que irá reduzir gastos com benefícios coletivos ao cidadão ao longo de um ano. Mas claro, que sabemos que há um “orçamento” para Cultura, mas o problema é de onde virão as receitas, pois os cortes na receita representam mais da folha de pagamento de um mês, na grande maioria desses municípios. Vale ressaltar, que os valores expressos na tabela, já deduzem os recursos do FUNDEB.
Portanto, cautela e muito controle nas contratações, para não haver choro nos meses seguintes, inclusive para pagar as contratações efetivadas.



*Carlos Alberto Pereira da Silva (Betinho)
Bacharel em Ciências Contábeis
Técnico Universitário Concursado da UNEB há 20 anos
Ex-Vereador Senhor do Bonfim 2001/2004