quarta-feira, 29 de junho de 2011

Leitora comenta São João bonfinense

"Aí que saudades que tenho...!". Por onde andará aquele São João tão esperado que nos deixava saudosos mesmo antes de terminar? O que foi feito dele? Há quem diga que o São João hoje só sobrevive pela quantidade imensa de pessoas que participam do Forró do Sfrega, pois é nele que existem boas atrações. Será que nossos governantes ainda não entenderam que estas atrações (Flávio José, Aldemário Coelho, Zé Ramalho) já não é mais a mesma coisa, já não encantam como antigamente? Será que nossos governantes não conseguem enxergar a decadência dessas atrações? Acho que está na hora de rever estas atrações, pois as mesmas já não agradam como antes.
Sou bonfinense, tenho 50 anos e hoje em dia moro fora daqui, mas não acho graça passar São João fora de minha cidade, mas a cada ano volto pra meu reduto triste e com vontade de não mais voltar aqui. Mas como todo bonfinense que gosta de São João sempre volto na esperança de que este ano vai ser melhor.
Sinto saudades daquele São João de outrora, quando saíamos de casa em casa, revendo amigos, comendo e bebendo comidas e bebidas típicas. Também sinto saudades do São João, quando íamos assistir aquelas atrações que "balançavam o chão da praça". Hoje não há mais tanta empolgação.
A cidade este ano estava linda, a começar pelas duas entradas, quando vemos as mesmas caracterizadas de São João, com aquelas casas de taipa, típicas do Nordeste. A cidade toda enfeitada e os dois espaços muito lindos.
Gostaria que os nossos governantes repensem para o próximo ano. Procure vê que a cada ano que passa, menos gente se animam a viajar tanto para passar São João em Bonfim, coisa que antigamente era a festa mais esperada em toda a nossa região. Procurem rever este conceito de tradição. Não que se faça uma festa fora dessas tradições, mais hoje, existem bandas e cantores que, com certeza, se fossem contratados trariam muito mais turistas e nativos que moram fora para nossa festa tradicional tão conhecida. Lembre que para cá vem muita gente nova e que são elas que gastam na nossa cidade. Repensem para o proximo São João. Não faço esta crítica por demagogia e sim para acordar estes governantes que aí estão e que se continuar assim, nosso São João vai continuar perdendo espaço para outras cidades.
Um abraço

José Maria Marins

DEPRESSIVO, DESAPARECIDO HÁ 11 DIAS HOMEM É ENCONTRADO ENFORCADO NA ZONA RURAL DE BONFIM


Familiares estiveram procurando na delegacia, e anunciando em rádios locais, sobre o desaparecimento de CLAUDIO FERREIRA DE AQUINO, 39 anos residente na Fazenda Barro, zona rural de Bonfim.
De acordo com informações o homem havia desaparecido desde à tarde do último dia 19 de junho, trajando camisa branca, calça jeans, e sandálias Havaianas, e andava depressivo.
E na manhã dessa quarta-feira (29/06), 11 dias desaparecido, por volta das 09h00min, informações levaram ao paradeiro do homem, quando para a tristeza da família ele foi encontrado nas imediações do povoado de Coité, em um matagal fechado local de difícil acesso pendurado em uma árvore, amarrado ao pescoço por uma jaqueta jeans, e com os joelhos quase no chão.
O que leva a família e a polícia a acreditar em suicídio, por enforcamento.

Maravilha Notícias

ATRASA LADOS ROUBAM 5 MIL REAIS EM SAIDINHA BANCÁRIA DE AGRICULTOR


Um agricultor de 60 anos, residente no município de Antonio Gonçalves, foi vitima de saidinha bancária, fato ocorrido na manhã do dia 28, quando ele veio a Senhor do Bonfim, e efetuou um saque de R$ 5.000,00, na agência do Banco do Brasil.
De acordo com o Agricultor, quando se dirigia à Praça Simões Filho (Praça da Lagoa), ele foi abordado por três pessoas, sendo dois homens e uma mulher, quando os homens lhe seguraram nos braços e a mulher teria pegado o dinheiro em seu bolso, momento de tamanho susto que o homem nem teve forçar para gritar por socorro.
Os bandidos fugiram e até o presente momento não há pistas que quem tenha praticado o roubo.
No prejuízo o senhor foi pedir providencias na delegacia de policia civil de Bonfim.

Maravilha Notícias

Exército iniciará Operação Pipa em Queimadas


Está prevista para o mês de julho o início da Operação Pipa no município de Queimadas, segundo informou na última segunda-feira (27) o secretário municipal de agricultura, Jaime de Oliveira.
A Operação Pipa é uma ação do Governo Federal sob planejamento, coordenação e fiscalização do Exército Brasileiro quanto à busca, transporte, desinfecção e distribuição de água a comunidades da região Nordeste do País que sofrem com a seca. A iniciativa, além de amenizar o sofrimento das populações que convivem com longos períodos de estiagem, visa disponibilizar o acesso à água potável como forma de reduzir a contaminação por microorganismos nocivos à saúde e a consequente procura por atendimento médico.
Para que o município seja incluído no referido programa de abastecimento, o mesmo deve decretar estado de emergência ou de calamidade pública. Situação a ser reconhecida pelo Governo Estadual e informada ao Ministério da Integração.
Segundo Jaime de Oliveira, para tanto, foi preciso a apresentação de vasta documentação e expedição de decreto emergencial assinado pelo Prefeito Paulo Sérgio Brandão no dia 31 de março de 2011, o qual foi renovado para o mês de julho.
De acordo com o secretário, o Exército Brasileiro, que já havia realizado duas visitas ao município, esteve presente por toda a última semana, oportunidade na qual cadastrou as comunidades a serem contempladas. Serão em média 500 famílias, aproximadamente 4 mil pessoas.

Queimadafm

Governo divulga resultado final para concurso de professores

Com o resultado do concurso, o Governo da Bahia também cria cadastro reserva.

O Governo do Estado divulga, na edição do Diário Oficial (DOE) desta terça-feira (28), o resultado final e homologação do concurso público para professor da rede estadual de ensino. O resultado, que traz a relação de 5.003 mil candidatos classificados, também está disponível nos sites do Portal do Servidor e do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília – Cespe/UNB, instituição responsável pela realização do certame. O concurso vai preencher 3,2 mil vagas para o cargo de Professor Padrão P – Grau I do Estado.

Com a divulgação do resultado, os candidatos que foram aprovados serão chamados, por meio de Edital de Convocação e de acordo com a classificação final por Direc, Pólo e Disciplina. Ao ser convocado, o candidato realizará exames pré-admissionais, a cargo da Junta Médica Oficial do Estado da Bahia, e apresentará documentos descritos no Edital de Abertura do certame.

A chegada dos novos professores tem o objetivo de atender às necessidades de pessoal da rede pública de ensino. Para o secretario da Administração, Manoel Vitório, a conclusão do concurso é mais um passo dado pelo Governo da Bahia para consolidar sua política pública para a Educação do Estado. “Este novo efetivo vem integrar um dos maiores quadros de pessoal do Estado, que já possui 37 mil professores em atividade”, declara Vitório.

O secretario da Educação Osvaldo Barreto ressalta a importância do certame para a Educação e a determinação do Governo de convocação imediata dos 3,2 mil professores aprovados de acordo com o quadro de vagas estabelecidas no Edital. “O resultado desse concurso é mais uma vitória para a educação no Estado da Bahia. Vai possibilitar uma qualificação do magistério, a estabilização do quadro docente nas unidades escolares e, consequentemente, a melhoria da qualidade de ensino na rede estadual”, declara Barreto.

Com o resultado do concurso, o Governo da Bahia também cria cadastro reserva. Os demais classificados poderão ser convocados, de acordo com a disponibilidade da Secretaria da Educação, dentro do prazo de validade do concurso, que é de 1 ano, prorrogável por igual período. De acordo com o edital, as vagas não preenchidas por falta de candidato aprovado ou inscrito, também poderão ser ocupadas por outros inscritos dentro da mesma Direc e Disciplina. Vale registrar que as provas, aplicadas no dia 9 de janeiro, foram realizadas em 32 municípios baianos, e contou com mais de 45 mil inscritos.

Fonte: SEC

ANDORINHA: Sanfoneiros regionais serão homenageados


A cidade de Andorinha já está tomada pelo entusiasmo e alegria nos momentos que antecedem a sua maior festa tradicional, e neste ano, além da configuração moderna e inédita, a festividade enaltecerá e homenageará o Sanfoneiro regional, uma justa e honrosa lembrança aos condutores, poetas e animadores das noites nordestinas. As vinte barracas montadas no circuito, cada uma, exporá o nome de uma dessas celebridades, na lista já definida, os nomes virão acompanhados do instrumento que tocam e sinalizarão os locais de encontros dos forrozeiros, são eles: Antônio Angelim do Acordeon (Em memória),Mário do Acordeon, Expedito do Acordeon, Guide do Acordeon, Delmiro do Acordeon, Dezinho do Acordeon, Nego do Acordeom, Floro do Acordeon, Neto do Acordeon, Nivaldo do Acordeon, Wanderlei do Acordeon, João do Velho do Acordeon, Silas do Acordeon, Zé do Eliziário do Acordeon, Trinta do Acordeon, Adão do Acordeon, Dunga do Acordeon, Zé do Barro do Acordeon, Donato do Acordeon e Pedro Ferreira do Acordeon são os homenageados. Com o tema “ É Proibido Cochilar” inspirado na música que fez sucesso na voz e ritmo do Trio Nordestino, o São Pedro promete momentos de muita emoção e alegria com 72 horas de puro Forró em dois palcos ornamentados com tipos tradicionais onde desfilarão grandes bandas e belas apresentações culturais. Convite feito para o Melhor São Pedro do Brasil.


Dia 01/07 – Sexta-Feira - Arraiá Morro do Gato



* 04:00 às 07:00 – Fanfarra - TRADICIONAL ALVORADA (Pelas principais ruas da cidade)

* 14:00 às 15:00 – Forrozão Solimar;

* 15:00 às 16:00 – Forrozão Doce Mel;

* 16:00 às 17:00 – Abel dos Teclados;

* 17:00 às 18:00 – Zezinho e Forrozão Beijo Doce;

* 18:00 às 19:00 – Dunga do Acordeon;

* 19:00 às 20:00 – Jorge & Junior

* 20:00 às 21:00 – Adriano Neris;

* 21:00 às 22:30 – Forro do Ponto;

* 22:30 às 23:45 - Trio Bahia;

* 23:45 às 00:00 - Palavra do Prefeito (Abertura Oficial);

* 00:00 às 02:00 – Banda Mastruz com Leite;

* 02:00 às 03:30 – Flor da Laranjeira;

* 03:30 às 05:30 – Nino Coutinho;

* 05:30 às 07:30 – Nivaldo do Acordeom.



Dia 02/07 – Sábado - Arraiá Morro do Gato



A partir das 14:00 às 19:00:

* Desfile de carroças;

* Bumba Meu Boi do Mandi;

* Bumba Meu Boi do São Gonçalo;

* Roda das Senhoras;

* Casamento Matuto;

* Banda de Pífanos (Sr. Dedé) - CIRCUITO;

* Banda de Pífanos (Simão do Surará) - CIRCUITO;

* Dezinho do Acordeom;

* Floro do Acordeom;

* Quadrilha de Sítio do Geraldo;

* Quadrilha da Melhor Idade;

* Quadrilha da Cia. AND’ART;

* Quadrilha da fazenda Praça;

* Nêgo das Quadrilhas;

* Delmiro do Acordeom;

* Banda de Pífanos (Zé Neris) – CIRCUITO;

* 19:00 às 20:00 – Sandro Silva

* 20:00 às 21:00 – Silas do Acordeom;

* 21:00 às 22:00 – Zé do Eliziário;

* 22:00 às 23:00 – Oxente Xote;

* 23:00 às 01:00 – Assizão;

* 01:00 às 03:00 – Alcimar Monteiro;

* 03:00 às 05:00 – Zezinho da Ema;

* 05:00 às 07:00 – Wanderley do Nordeste.


Dia 03/07 – Domingo - Arraiá Morro do Gato

14:00 às 16:00

* 16:00 às 17:00 – JB dos Teclados;

* 17:00 às 18:00 – Kafuringa dos Teclados;

* 18:00 às 19:00 – Gamadões do Forró;

* 19:00 às 20:00 – Poli;

* 20:00 às 21:00 – Drika do Forró;

* 21:00 às 22:00 – Ciro Show;

* 22:00 às 23:00 – Adelino Alves;

* 23:00 às 00:30 – Hugo Luna;

* 00:30 às 02:30 – Limão Com Mel;

* 02:30 às 04:30 – Cheiro da Flor;

* 04:30 às 06:00 – Juno Leon;

* 06:00 às 09:00 – Tinho do Acordeon;

* 10:00 - Tradicional Chora Bananeira com o Carro da Pitú.

Delegacia 10/04 recupera veículo e prende condutor‏


Em mais uma operação de combate a criminalidade, no município de Jaguarari, no km 102 da BR 407, às 11h50 de ontem ( 27/06/2011 ),policiais rodoviários federais da Delegacia 10/04 - Sr. do Bonfim, prenderam José Ferreira da Silva, 47 anos, profissão - motorista,
natural de Jaguarari, por receptação. O mesmo conduzia o veículo Fiat/Doblo, placa LSO - 0164/RJ, com ocorrência de roubo/furto, de acordo com o sistema SERPRO. Veículo e condutor, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Jaguarari, a fim de serem tomadas as ocorrências cabíveis.
Vale ressaltar que o veículo estava com a placa clonada ( fria ) HAY - 9229, e somente com uma averiguação mais detalhada, através do número do motor e chassi, conseguiu-se identificar a verdadeira placa.

ATT:
Lopes Júnior – Inspetor de PRF.