terça-feira, 12 de julho de 2011

UMA FEIRA LIVRE


Olá Pessoal! É com muita satisfação que temos o prazer de divulgar mais uma exibição do excelênte Filme "UMA FEIRA LIVRE" do e já conhecido Cineastra, fotógrafo e escritor NIVALDO DE OLIVEIRA. Filme TOTALMENTE produzido em nossa região que tem encantado a todos que tiveram a oportunidade de assistir, pela qualidade tecnica, fotografia ( no que também o autor é profissional) , roteiro e atuação. O filme retrata a realidade de uma feira livre em Senhor do bonfim - BA e tem a magia de fazer a todos que assistem se reconhecerem nele, pois mostra um contexto em que estamos inseridos, é realmente uma sensação mágica. O filme que é resultado do projeto cultural selecionado em 2009 com o apoio e iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Articulação Institucional/SAI, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura da Bahia ainda apresenta uma belíssima trilha sonora que além de outros músicos bonfinenses conta com a participáção do já consagrado cantor e compositor WAGNER ROSA, que ilustra o filme com duas músicas do seu último álbum "LEMBRE DE MIM" , a música "Minha Preta"( Tema do Filme e de sua autoria) e " lembre de mim" ( que intitula o álbum) de autoria de Araujo filho.
Por tanto é um filme inperdível! Já aprovado pela crítica, e que compõem a lista daqueles que têm sensibilidade e o bom gosto característico dos que apreciam a boa arte e uma boa feira.
Você não pode perder!

O QUÊ - Apresentação do filme UMA FEIRA LIVRE de Nivaldo de Oliveira
ONDE - Biblioteca Municipal Rômulo Galvão, situada à Pç Luiz Viana, Campo Formoso - BA
QUANDO - Sexta-feira 15 de julho às 15:00 horas

MARAVILHA NOTÍCIAS A MAIOR COBERTURA DE FATOS DE BONFIM E REGIÃO

CLIQUE PARA AMPLIAR A IMAGEM

Se você quer que sua empresa apareça, seu evento seja conhecido, procure quem pode fazer isso acontecer.
Mantenha contato com nossa equipe do blog: http://maravilhanoticias.blogspot.com a maior cobertura de fatos de Bonfim e região, média de acesso diário 3.700 (três mil e setecentos) a 4.000 (quatro mil), visitas.
Continuemos a divulgar blog: http://maravilhanoticias.blogspot.com, fatos policiais, esportivos, políticos, religiosos, artigos, educação, saúde, empregos, espaço para leitor denunciar, cultura, utilidade pública.
Se você já fica sabendo de tudo em um curto espaço de tempo, queremos anunciar que em breve com a parceria com a VIVO 3G, você vai acompanhar tudo em tempo real, direto do local onde o fato acontecer.

Contatos:
maravilhanoticias@hotmail.com
nettomaravilha@gmail.com

Maravilha Notícias

REUNIÃO COM DIRETORES DISTRITAIS NA FCDL-BA


Foi realizada nesta segunda feira dia 11/07/2011, reunião de diretoria da FCDL, com a participação do Diretor Distrital, pertencente ao Distrito 11, Valberto Pereira da Silva - Presidente da CDL de Senhor do Bonfim, na sede da FCDL em Salvador-BA. Ficou confirmado a participação da CDL de Senhor do Bonfim no 32º Congresso Estadual do Comércio Lojista da Bahia, que acontecerá nos dias 18 a 20 de agosto de 2011 em Porto Seguro.

Cooperativa de Catadores impulsionará mudança de hábitos em Senhor do Bonfim


Um projeto típico de países de primeiro mundo está na pauta de ações prioritárias do Governo Cuidando da Nossa Gente este ano. Desde sua concepção, em meados de 2009, a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Senhor do Bonfim vem alimentando a esperança de promover um verdadeiro efeito dominó nos costumes dos bonfinenses no que se refere ao modo como “o lixo” é visto e tratado.

O projeto une sob o mesmo objetivo a Prefeitura de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a Secretaria Estadual de Trabalho, Renda e Esporte (Setre) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Esta junção de forças já fez com que a Cooperativa de Catadores desse os primeiros passos rumo a sua implantação.

Os catadores – Com a efetivação da Cooperativa, homens e mulheres que passam boa parte de suas vidas recolhendo material reciclável nas ruas e no aterro sanitário de Bonfim para sobreviver, poderão encontrar os meios necessários para dar um salto qualitativo em suas vidas. Mas para que isso ocorra a compreensão é um item fundamental.

“É preciso que eles entendam o que é a cooperativa. Nós já prevemos a capacitação dos catadores. Eles já tiveram uma com a Uneb no ano passado e agora retornamos para explicar os benefícios do projeto. Vai depender do catador querer se superar, de poder enxergar os benefícios que eles terão e depende também da nossa capacidade de articulação com esse grupo” – esclarece o coordenador do departamento de Serviços Públicos da Semam, Diogo Rios.

Atualmente, cerca de 60 famílias (300 pessoas) dependem daquilo que a maioria das pessoas, distraidamente, apenas considera lixo: plásticos, vidros, metais e papelões que são descartados diariamente pelas casas e pelo comércio local.

“São dois grupos na verdade: tem o pessoal que usa carrinho manual coletando papelão e garrafas peti na rua e os catadores do lixão, que estão mais expostos ao perigo. Nós temos catadores que moram bem próximos ao lixão, mas alguns moram em sua maioria nas suas próprias casas, nos Limões ou na própria estrada, próximo ao lixão” – revela Rios.

Investimento – Para por a ideia em prática e transformar essa realidade serão investidos uma quantia que gira em torno de R$ 150 mil. “A primeira etapa trata de instrumentalizar a cooperativa: equipamento de escritório, impressão de cartilhas, cursos de capacitação, materiais de consumo como os EPI’s (equipamentos de proteção individual) e aquisição do maquinário: prensa (com capacidade de comprimir fardos de até 300 kg) e empilhadeira”.

Uma ação e dois valiosos benefícios – Logo se vê o potencial de transformação que a iniciativa terá em relação à essa classe de trabalhadores, no entanto, não é o único. A Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Senhor do Bonfim vai desaguar em mudança comportamental que começará por um pequeno grupo e se estenderá por toda a cidade, criando um círculo virtuoso.

“Toda a sociedade vai estar envolvida nesse processo. A coleta seletiva começa paralelo ao processo dos catadores. Nós desenvolveremos a cooperativa e paralelamente a isso faremos um estudo de possibilidades para saber quais bairros terão maior facilidade de implantação, para usá-los como exemplo. Assim a cooperativa crescerá de forma sustentável no município de Senhor do Bonfim” – afirma Diogo Rios.

ASCOM

I Semana de Enfermagem da UNEB campus VII Senhor do Bonfim


A Comissão Organizadora da I Semana de Enfermagem da UNEB campus VII convida a todos a participar deste evento,
que ocorrerá entre os dias 14 e 17 de julho de 2011 na UNEB campus VII na Cidade de Senhor do Bonfim-BA,
onde acontecerão mini-cursos e palestras que conteplarão diversos eixos tematicos na área de saúde.
Carga horária total de 32 horas.

I Semana de Enfermagem da UNEB campus VII: Participar deste espaço de discussão e vivenciar a construção dos saberes da ciência da enfermagem é se comprometer com a luta da classe.
Não fique de fora, o nosso embate não terá a mesma força sem o seu potencial!
Maiores inromações: www.semanadeenfermagem.blogspot.com ou
semanadeenfermagemuneb@hotmail.com

INVASOR DE RESIDÊNCIA QUE FOI GOLPEADO A FACÃO PELO DONO DA CASA, TENTOU FUGIR QUANDO RETORNAVA PARA SENHOR DO BONFIM


Na manhã dessa terça-feira (12/07), quando retornava da cidade de Juazeiro, onde foi socorrido, após ser ferido quando invadiu uma residência no bairro do Deposito, aqui em Bonfim, o acusado GENIVAL SAMPAIO DA SILVA, 32 anos, vulgo “Geninho”, fugiu da ambulância nas imediações do povoado de Carrapichel, quando era transferido para o Complexo Policial de Bonfim, só que mais uma vez a investida do meliante saiu pela culatra, pois o mesmo foi recapturado pela Polícia rodoviária Policial, que conduziu o fugitivo até o complexo de Bonfim.

Maravilha Notícias

JUNTOS SALVAREMOS O VELHO SALDANHA


A primeira embarcação a navegar no Rio São Francisco, no norte da Bahia, está abandonada e sendo destruída por vândalos e pela falta de manutenção. Mais conhecida como vapor Saldanha Marinho, a embarcação transportava cargas e fez parte do progresso das cidades ribeirinhas da região.

Na década de 70, o vapor parou de navegar e ficou ancorado definitivamente, mas não na água, e sim em terra firme. A embarcação se transformou em monumento instalado em uma praça no centro da cidade de Juazeiro e em 2007 mudou de lugar. Foi construído o memorial do “velho chico” e, desde então, o vaporzinho está na orla nova de Juazeiro. Mas a situação atual do ponto turístico não é boa.

A embarcação centenária foi construída nos Estados Unidos e durante décadas navegou pelo Rio São Francisco, entre Pirapora, em Minas Gerais, e Juazeiro. Agora, o “vaporzinho” está completamente abandonado.

As lâmpadas estão quebradas e a fiação elétrica está exposta. As paredes estão pichadas e a ferrugem está corroendo a estrutura metálica. Uma parte do assoalho de metal não existe mais, colocando em risco as pessoas que visitam o vaporzinho. Quem conheceu o monumento bem conservado, se surpreende com o abandono do mais conhecido ponto turístico.

Ruy Carvalho

PARÓQUIA SÃO JOSÉ ESPOSO

PROGMAÇÃO PARA OS DIAS 12-17 de Julho de 2011
12 - terça-feira: Missa na Lagoa do Coxo (16h) e na Matriz (19h);

13 - quarta-feira: Missa na lagoa do Boi (16h) e n a Matriz (19h);

14 - quinta-feira: Adoração Eucarística na matriz (19h) e Missa nos Pebas (19h);

15 - sexta-feira: Confissões na Matriz (16h) e Missa na Umburana (19h);

16 - sábado: Reunião e Missa em Quicé (14h30);

17 - domingo: Missas na Matriz (9h30 e 19h30).

Atendimento Paroquial: terça, quinta e sábado (8h30-11h30).
Telefones: 8123-0066 e 9124-1140.
Seja um católico atuante! Participe de sua paróquia, devolva o dízimo e ponha-se à disposição dos irmãos!

AÇÃO ENTRE AMIGOS


EM PROL DA SEGUNDA ETAPA DA REFORMA DA CATEDRAL DIOCESANA DE SENHOR DO BONFIM PARTICIPE!
COLABORE COM A SEGUNDA ETAPA DA REFORMA DA NOSSA IGREJA CATEDRAL.

CARTELAS À VENDA, NO HORÁRIO COMERCIAL:

NA SECRETARIA DA CATEDRAL
E no calçadão:
• LOJA PLANCTON KIDS – COM FÁTIMA
• LOJA ÁGUA DE CHEIRO – COM MEIRE
• FARMÁCIA LEVI

PREMIAÇÃO:

1º E 2º PREMIO – UM GARROTE
3º PREMIO – 2 CARNEIROS DORPER P.O.
4º PREMIO – UMA MOTO XY50 (SHINERAY)
5º PREMIO – UMA MOTO 125 (YAMAHA FACTOR)

DIA 21 DE AGOSTO – 16h – DOMINGO FESTIVO NO CENTRO DIOCESANO GAMBOA – SENHOR DO BONFIM – BA

A PARÓQUIA DE SENHOR DO BONFIM AGRADECE SUA EXPRESSIVA PRESENÇA E IMPORTANTE COLABORAÇÃO!
PATROCINADORES DESTA AÇÃO:
CAVEPE;
DR. HÉLCIO SOUZA (FAZENDA ZUMBI) E EDUARDO TEIXEIRA (FAZENDA BURIA);
PAULO BRAGA;
DR. WELLINGTON SOBREIRA;
JOSÉ LOPES (FAZENDA HUMAITÁ) E DECALCK.

SOMENTE VINTE POR CENTO DOS BONFINENSES REPROVAM A ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO PAULO MACHADO


Pesquisa aplicada na primeira quinzena de junho, em Senhor do Bonfim, pelo Centro de Estudos e Pesquisas Regionais (CEPRE), a mais de 750 eleitores, mostra que somente 20% avaliam a administração Paulo Machado como ruim e péssima. Já 32,99% opinam pelo regular, enquanto 40,22 dizem que o governo está bom e ótimo.


RESULTADO DA PESQUISA

COMO O (A) SENHOR (A) JULGA O GOVERNO PAULO MACHADO:

Regular 260 (32,99% )

Bom 212 (26,90%)

Ótimo 105 (13,32%)

Péssimo 99 (12,56%)

Ruim 64 (8,12%)

Não sabe 47 (5,96%)

Cansanção: Acidente na BA-381 deixa um morto e três feridos


Veículo do acidente sendo guinchado

Na madrugada desta terça-feira(12) morreu em um acidente de carro na BA-381 próximo a Cansanção, o jovem Leandro Silva de Souza de 27 anos, residente na comunidade de Bela Vista.
Segundo informações da polícia, o acidente aconteceu após Arquimedes Evangelista dos Santos, motorista da caminhonete D-20 que transportava a vítima e um menor de idade, perder o controle do veículo por estar dirigindo alcoolizado.
Minutos após o acidente a polícia chegou ao local, porém Leandro já estava sem vida, o menor e o motorista da caminhonete sofreram ferimentos leves e foram conduzidos ao hospital, logo após ser medicado o motorista foi preso por estar dirigindo embriagado.

Por: Portaldenoticias.net

Juazeiro receberá, no próximo dia 22/07, o 5º Encontro Regional de Orientação aos Gestores Municipais

Juazeiro, cidade pólo da Região do Médio São Francisco, a 500 Km de Salvador e uma população de 140 mil habitantes, vai receber, no próximo dia 22/07, o 5º Encontro Regional de Orientação aos Gestores Municipais, do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, em parceria com a UPB – União dos Municípios da Bahia.
Em Juazeiro se localiza a sede da 21ª IRCE – Inspetoria Regional de Controle Externo, que fiscaliza as administrações municipais de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá. A IRCE em Juazeiro localiza-se à Rua Coronel Aprígio Duarte Filho, 04 – 1º andar – Centro e tem como Inspetor João Humberto Félix de Souza.
Outra vez, como já aconteceu nos quatro Encontros Regionais anteriores (Porto Seguro, Camaçari, Santa Maria da Vitória e Irecê), o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Conselheiro Paulo Maracajá, estima que haverá grande aproveitamento com as palestras e debates de técnicos do TCM e da UPB, visando orientar prefeitos, vereadores e técnicos municipais para o aperfeiçoamento e eficiências das contas “pois sabemos que todos eles, como nós, lutam também pela eficiência e economicidade no emprego dos recursos públicos”, enfatiza o presidente.
Após o 5º Encontro, em Juazeiro, serão realizados os eventos de Itabuna (05/08), Vitória da Conquista (19/08), Jacobina (02/09), Rui Barbosa (16/09), Alagoinhas (30/09), Jequié (14/10) e Serrinha (28/10).

TCM

UNIVASF INAUGURA CAMPUS DE SENHOR DO BONFIM EM 03 DE AGOSTO


O Reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, José Weber Freire Macedo, promoverá dia 03 de agosto, a inauguração do campus de Senhor do Bonfim/BA, que contará com a presença do Governador da Bahia, Jaques Wagner. O novo campus bonfinense, inserido no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, do governo federal, está oferecendo inicialmente o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, contribuindo para a construção de um novo conceito de formação de professores para atuarem no ensino básico, nível Fundamental I e II, levando-os ao conhecimento amplo e integrado das Ciências com a Natureza.

O novo campus a ser inaugurado no dia 03/08, às 10h, possui área construída de 2969m2 (dois mil, novecentos e sessenta e nove metros quadrados), comportando: 10 salas de aula; 07 Laboratórios; Biblioteca; Salas para docentes; Auditório; Cantina; Espaço de convivência; e Área de Exposição.

De acordo com o Coordenador Geral do Reuni, Prof. Manoel Messias Alves de Souza, a Universidade se insere num contexto social de grande relevância para o desenvolvimento, oportunizando estudantes e docentes do ensino básico que contribuirão na melhoria do índice de desenvolvimento desse nível de ensino, com reflexos diretos no desenvolvimento da região.


Ascom Univasf

Ladrão entra em residência e morador se defende golpeando com facão


Por volta das 02h30 da manhã de hoje, o acusado GENIVAL SAMPAIO DA SILVA, 32 anos, vulgo “Geninho” invadiu pelo telhado a residência de Samuel de Assis, provavelmente com más intenções, e ao ouvir o barulho o senhor Samuel de Assis, dono da casa, levantou e quando avistou Genival com um pedaço de madeira apanhou um facão no intuito de defender sua residência e sua família e começou a golpear sendo que Genival sem êxito no que pretendia fazer foi atingido no ante braço e na cabeça com golpes graves, mesmo ferido o invasor correu, indo a pé ao hospital, a família vítima ligou para polícia e explicou a situação, a guarnição 1ª CIA se deslocou até o hospital regional e encontrou um homem com as características, que foi reconhecido pelo casal, sendo que na casa de saúde, o invasor tinha mentido seu nome e, dizendo que havia sido vítima de assalto por três homens armados com facas, que lhe agrediram deixando-o ferido, mas a versão foi desmentida diante da polícia, quando o mesmo tentou argumentar dizendo que tinha feito isso mas que assumia que foi uma besteira, pois sua namorada está grávida.

Foi registrada a ocorrência e passado o caso para a Delegada plantonista, Genival foi transferido para a cidade de Juazeiro, vizinhos afirmaram que o acusado já tinha tentado entrar na casa outra vez armado com uma faca e prometeu voltar, e voltou.
Agora imagine você amigo leitor como anda as nossas leis, o bandido invade sua casa você tenta defender sua propriedade e família, e depois é preso como se fosse um bandido qualquer.
Porém se a situação fosse o contrário, se o bandido conseguisse fazer o que foi fazer na casa do casal pela segunda vez, que era talvez matar o casal, ou roubar, estaria ai protegido pelas mudanças no código penal, que desde o último dia 04 de julho, relaxou alguns crimes, dando assim ousadia a bandidagem.
A cada dia que passa eu tenho convicção do que diz o ditado popular, “A JUSTIÇA É CEGA”.

Maravilha Notícias

VTR 1ª CIA prende traficante procurado em três Estados na Praça Simões Filho (lagoa), em Bonfim


Em rondas ostensivas nas imediações da Rua da Lagoa, por volta das 20h30min, do dia 11/07 foi abordado a pessoa de FRANCISCO DE ASSIS RODRIGUES DA SILVA, vulgo "Maranhão" em atitude suspeita, e ao ser abordado e perguntado o que estava fazendo na praça o mesmo deu varias respostas, entrando em contradição, como a guarnição já tinha informação que um rapaz com tais características vendia droga naquelas proximidades, foi feito uma busca e encontrado 3 dolões e uma sacola plástica contendo a erva cannabis sativa (maconha) ao lado do mesmo escondido em baixo de umas plantas, foi dada voz de prisão em flagrante em Maranhão por tráfico de drogas e apresentado no complexo policial, sendo que o acusado já tinha passagem por trafico e ao puxar sua ficha foi descoberto que tinha mandado de prisão de São Paulo, Minas Gerais e Bahia e ainda ele é foragido da cadeia de Juazeiro desde o último dia 02 de novembro do ano passado quando foi favorecido por uma saidinha do dia dos finados.

Maravilha Notícias