quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Profissionais da Saúde definem propostas em Conferência


Todos pelos SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro, esta foi a temática da 3ª Conferência Municipal de Saúde promovida nos dias 09 e 10 de agosto pela Secretaria de Saúde de Senhor do Bonfim (Semus), Governo Cuidando de Nossa Gente.
O evento atraiu para o auditório da Câmara Municipal de Vereadores diversos profissionais da área, dentre eles: agentes de saúde, enfermeiros, técnicos e estudantes de enfermagem, farmacêuticos, médicos e auxiliares de consultórios dentários que analisaram as conquistas e perspectivas da saúde pública do município, no intuito de buscar um entendimento conjunto entre Poder Público e sociedade civil na projeção de ações capazes de promover melhorias e no bem-estar social.
O prefeito Paulo Machado e seu vice Aurélio Soares compareceram à abertura do evento. O gestor fez questão de agradecer a cada servidor presente e à Semus pelos trabalhos e pelas melhorias investidas na saúde pública de Senhor do Bonfim.
Palestras – O subsecretário da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Washington Abreu abriu a rodada de palestras abordando o tema: Acesso e acolhimento no SUS: desafios na construção de uma política saudável e sustentável. A coordenadora de projetos especiais da Sesab Luciana Peixoto falou sobre: Políticas públicas, políticas de saúde e seguridade social – Os desafios da implementação dos princípios da Universalidade, integralidade e equidade no SUS. O representante da Fundação Estadual de Saúde da Família Tiago Fontana discutiu: Os desafios da gestão do SUS para a reorientação do sistema de saúde: Intersetorialidade, financiamento, pacto pela saúde, relação público x privado, gestão do sistema, gestão do trabalho e da educação em saúde.
Estadual e Nacional – “O que for discutido aqui será levado para a 8ª Conferência Estadual de Saúde e posteriormente para a 14ª Conferência Nacional de Saúde. Pensando nisso estamos discutindo políticas públicas não só para Bonfim, como também para a microrregião” – afirmou Angeli Matos, coordenadora de Atenção Básica do município.
Pontos de discussão – Para o estabelecimento de propostas para definir tais políticas foram definidos quatro eixos de discussão. Os grupos de trabalho formados refletiram sobre os seguintes pontos: Políticas públicas, política de saúde e seguridade social; Participação, controle social e incremento à ação comunitária; Desafios da gestão do SUS para a reorientação do sistema de saúde e Acesso e acolhimento no Sistema Único de Saúde.
“As propostas servirão para enriquecer o grande desafio que é o Sistema Único de Saúde que hoje é considerado o maior do mundo. Esse sistema não tem só benesses, mas também muitos desafios, por isso esta plenária está sendo realizada, porque o estado quer ouvir a opinião do povo e as dificuldades enfrentadas neste sentido” – disse Francisco Lustiago, secretário de Saúde.
Propostas elaboradas – Os debates promovidos entre os grupos de trabalho geraram um compêndio de 32 propostas, dentre as quais destacam-se: a elaboração de uma política de rede hospitalar para o Território; implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador; elaboração e implantação de política de fortalecimento e sustentabilidade do Hospital Regional de Senhor do Bonfim; consolidação dos conselhos locais de saúde e criação dos Conselhos Distritais; elaboração do Plano de Cargos, Carreira e Salários para trabalhadores do SUS nos níveis municipal, estadual e federal, implantação de um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador; Novos PSFs; Ouvidoria do SUS; implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e interiorização das ações da Saúde com o objetivo de facilitar a acessibilidade da comunidade da zona rural aos serviços.
ASCOM

Governador assina termo do Pacto com Municípios em Senhor do Bonfim e inaugura Polo da UNIVASF




Primeira Turma De Ciências da Natureza



Wagner e Brasileiro participam da assinatura do Todos pela Escola em Senhor do Bonfim



O governador da Bahia, Jaques Wagner, e o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, participaram nesta quinta-feira (11), em Senhor do Bonfim, da assinatura do Pacto do programa Todos pela Escola, encontro que contou com a presença de 22 prefeitos e diversas autoridades, dentre elas o secretário de Educação, Osvaldo Barreto. A cerimônia aconteceu no Centro Cultural Ceciliano Carvalho, no centro da cidade.

O pacto foi o primeiro compromisso dos gestores municipais e do Estado com o programa Todos pela Escola, que objetiva a alfabetização de todas as crianças de escolas públicas baianas de até oito anos. No total, 214 prefeituras já aderiram ao pacto e a meta é ampliar esse número para os 417 municípios baianos.

O governador Jaques Wagner destacou que o programa Todos pela Escola vai ajudar a fazer com que a educação não vire discurso. “Este é um programa de parceria com as prefeituras. O Estado e as prefeituras estão juntos nessa iniciativa para promover o desenvolvimento educacional das nossas milhares de crianças baianas. É com esse tipo de ação que nós conquistamos cada vez mais força para superar os problemas e este é apenas o começo”, assegurou Wagner.

O secretário Carlos Brasileiro ressaltou que o programa vai melhorar a vida de milhares de crianças, que aprenderão a ler, interpretar e a entender funções matemáticas em um menor tempo possível e com uma metodologia atualizada. “O Todos pela Escola vem reforçar a melhoria no Ensino Fundamental e garantir a permanência das crianças na sala de aula para que elas tirem o máximo de aprendizado possível, pois é o futuro delas que está em jogo”, afirmou Brasileiro.

Para o prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, a assinatura do pacto e a inauguração do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) “consolidam Bonfim como pólo educacional e fixam os nossos jovens na nossa terra, construindo uma nova face, muito mais rica, para a educação regional e bonfinense. “Além disso, essas ações mostram a presença, cada vez mais próxima, do Estado nos Ensinos Fundamental e Superior”, acrescentou Machado.

Os municípios têm por responsabilidade assumir a implantação dos cantinhos de leitura em sala de aula, com apoio do Estado, além de ofertar refroço escolar para os estudantes e garantir a participação dos educadores nas formações oferecidas pelo governo estadual. Já o Estado, cabem a produção e distribuição de livros e materiais pedagógicos para professores e estudantes da alfabetização de todas as escolas, além da formação dos professores formadores e alfabetizadores.

Univasf - Antes da assinatura do pacto, Wagner e Brasileiro participaram da inauguração do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco em Senhor do Bonfim. A instituição de ensino superior já atende mais de 150 alunos da região no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. O curso, que começou a funcionar em agosto de 2009 em instalações cedidas pelo Instituto Federal (IF), hoje, já possui matriculados 157 alunos. Dotado de sete laboratórios, dez salas de aula, biblioteca, auditório entre outros equipamentos, o campus custou mais de R$ 3,5 milhões.

Conquistas - Na oportunidade, o governador autorizou a construção do aeroporto regional de Senhor do Bonfim, que deve ficar no distrito de Quicé. Wagner e o prefeito Paulo Machado também entregaram a chave de um trator para a associação dos produtores de leite de Quicé. O governador ainda adiantou que a presidenta Dilma Rousseff anunciará, na próxima terça-feira (16), a vinda de mais duas universidades para a Bahia, uma no Oeste e outra no Sul do estado, além da criação de nove Institutos Federais Tecnológicos (IFETs).

ASCOM / SEDES

CONSELHO DE SEGURANÇA CONSEGUE MAIS DOIS LEGISTAS PARA SENHOR DO BONFIM


Dr. Claudemiro diretor da Polícia Técnica do Interior depois de participar da audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Bonfim, na última segunda-feira dia 08 de agosto, acaba de informar que já fechou com 02 médicos legistas de Juazeiro para dar plantão em Bonfim e Dr. Marcos ira atender agora nas 2ª feira e 6ª feira, ele esta confiante que já na semana que vem os novos médicos já comecem atender.
Dessa forma o Conselho Comunitário de Segurança em parceria com a comunidade agradece a atenção de Dr. Claudemiro para com a sociedade sofrida de Senhor do Bonfim.

Maravilha Notícias

Audiência pública discutirá a prática da Capoeira em Senhor do Bonfim


A prática da Capoeira é o tema central das discussões da audiência pública que acontecerá amanhã (sexta-feira, 12), a partir das 19h, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

A audiência é uma iniciativa da União das Academias de Capoeira de Senhor do Bonfim e conta com o apoio do Governo Cuidando da Nossa Gente, através das Secretarias de Educação e Esporte (Semec) e de Cultura.

A proposta da reunião é fazer com que membros da sociedade civil organizada, Poder Público, imprensa, comunidade escolar e população em geral reflitam sobre a prática da modalidade (considerada genuinamente brasileira) e sobre a necessidade da disseminação deste esporte em todo Território Piemonte Norte do Itapicuru com o estabelecimento de uma política pública de educação.


Programação – Na pauta dos debates os seguintes temas serão elencados: Capoeira: História, Diversidade e Riqueza Cultural; Benefícios à saúde: bem-estar físico e mental e Contribuições da prática da capoeira para a integração social, disciplina e concentração.

Além disso, vídeos sobre o esporte serão exibidos. O encerramento do encontro contará com a realização de uma roda de capoeiristas e de uma exposição de fotografias.

ASCOM

Universidade e comunidade X práticas insustentáveis

Alunos do 5º semestre do curso regular de Habilitação em Docência e Gestão de Processos Educacionais oferecido pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB – Campus VII de Senhor do Bonfim, apresentam hoje (11/08) palestra sobre o meio ambiente, e será ministrada Por Daniel Gomes, às 19 horas e na Sede da associação dos moradores do bairro Luis Eduardo Magalhães.
O projeto faz parte das atividades de avaliação das disciplinas de Pesquisa e Estágio em Espaços não Escolares e educação ambiental sob a orientação das Professoras Rita Carneiro e Maria Elizabeth S. Gonçalves.

Alunos:
Wagner Rosa
Claudiana Rosa
Maria de Fátima
Ana Izabel
Renilde Alencar
Manoela
Patrícia

Movidos pelas discussões e questões já expostas, em sala aula, leituras e vivências e por identificar na comunidade do Alto do Cigano (Luis Eduardo Magalhães), mais precisamente ao redor do canal da malária, práticas e situações consideradas ambientalmente insustentáveis, como por exemplo canal a céu aberto, descarte de lixo no canal por parte da população, os alunos entenderam por bem intervir junto àquela comunidade promovendo a conscientização através de palestras, vídeos, discussões, oficinas, folhetos e similares, objetivando a mudança positiva das práticas em desacordo com o princípio da sustentabilidade ambiental.

Um abraço em forma de canção
Wagner Rosa

ANDORINHA: Estudantes visitaram a nova entrada da cidade


Na fase de conclusão, a nova entrada da cidade, construída com recursos próprios, foi visitada por estudantes Andorinhenses. Durante a visita os estudantes contemplaram a grande estrutura de metal que embelezará a principal via de acesso ao centro do município. Para os jovens a obra tem um papel fundamental e demonstra a preocupação do Prefeito em melhorar a estrutura da cidade.

Os estudantes citaram também o calçamento do Bairro Vila Peixe e a reforma na ponte de acesso à localidade como obras importantes para o município, isso devido aos transtornos causados no período de chuva quando o bairro ficava praticamente intransitável.

Na oportunidade o Prefeito Agileu Lima parabenizou os estudantes pelo seu dia e fez questão de reafirmar o compromisso de avançar na educação, “ Receberemos dois novos ônibus para o transporte escolar. Estamos concluindo a obra da escola em Morro Branco e investimos em tecnologia nas escolas com o projeto de inclusão digital. Outro ponto importante são os investimentos no esporte e na cultura com projetos sociais que permitam a inclusão social e incentivo a descoberta das potencialidades individuais”, concluiu o gestor.

Mensagem do Prefeito Agileu Lima em homenagem ao Dia dos Estudantes

“ Parabéns estudantes Andorinhenses pelo seu dia. Estamos empenhados em avançar ainda mais na educação e na construção de uma cidade cada vez mais digna com oportunidades para todos. Vocês fazem parte desse processo de construção e usufruirão no futuro breve desse esforço conjunto. Contem conosco“

VAMOS AJUDAR NA REFORMA DA CATEDRAL


ATENÇÃO AMIGOS! ESTÁ CHEGANDO O DIA 21 DE AGOSTO
VOCÊ NÃO PODE FALTAR!
NESTE DIA SERÁ REALIZADA UMA GRANDE AÇÃO EM PROL DA SEGUNDA ETAPA DA REFORMA DA CATEDRAL DIOCESANA DE SENHOR DO BONFIM.

PARTICIPE! COLABORE COM A SEGUNDA ETAPA DA REFORMA DA NOSSA IGREJA CATEDRAL.
ÚLTIMAS CARTELAS! NÃO PERCA TEMPO!
ADQUIRA LOGO A SUA CARTELA, NO HORÁRIO COMERCIAL, NA SECRETARIA DA CATEDRAL

PREMIAÇÃO:
1º E 2º PREMIO – UM GARROTE
3º PREMIO – 2 CARNEIROS DORPER P.O.
4º PREMIO – UMA MOTO XY50 (SHINERAY)
5º PREMIO – UMA MOTO 125 (YAMAHA FACTOR)
DIA 21 DE AGOSTO – a partir das 15h – DOMINGO FESTIVO NO CENTRO DIOCESANO GAMBOA – SENHOR DO BONFIM – BA

A PARÓQUIA DE SENHOR DO BONFIM AGRADECE SUA EXPRESSIVA PRESENÇA E IMPORTANTE COLABORAÇÃO!
PATROCINADORES DESTA AÇÃO:
• CAVEPE;
• EDUARDO TEIXEIRA (FAZENDA BURIA);
• DR. HÉLCIO SOUZA (FAZENDA ZUMBI);
• PAULO BRAGA;
• DR. WELLINGTON SOBREIRA;
• JOSÉ LOPES (FAZENDA HUMAITÁ) E
• DECALCK.

Inauguração do campus de Senhor do Bonfim será celebrada em evento nesta quinta-feira (11)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) inaugura nesta quinta-feira, 11 de agosto, o campus da cidade de Senhor do Bonfim, no centro-norte baiano. O evento será aberto às 14 horas pelo vice-reitor, Paulo Cesar da Silva Lima e contará com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner e demais autoridades políticas e acadêmicas. O ato além de celebrar a inauguração das instalações definitivas da Univasf em Senhor do Bonfim, simboliza a transferência do curso de Ciências da Natureza para um espaço próprio naquela cidade, dotado de sete laboratórios, dez salas de aula, biblioteca, auditório entre outros equipamentos. O curso de Ciências da Natureza começou a funcionar, em agosto de 2009, em instalações cedidas pelo Instituto Federal (IF). Atualmente estão matriculados 157 alunos, entre os quais 50 novos estudantes que ingressaram neste segundo semestre. Com a inauguração de mais um campus, o segundo da Univasf em solo baiano, a cidade de Senhor do Bonfim se constitui como um dos ícones da expansão física e acadêmica da universidade e do ensino superior na região. O volume de recursos empregado nas obras do novo campus foi de R$ 3 milhões e 516 mil.

Klene Barreto de Aquino

PARABÉNS ESTUDANTE


Ser estudante é estar em constante aprendizado, por isso todos nós somos estudantes da vida, nem sempre entendemos o que é nos ensinado e da forma como ensinam, mas sempre aprendemos de alguma maneira o conteúdo apresentado. Assim a nossa vida nos permite conhecer mundos diferentes dentro dos locais de ensino e na vida cotidiana e é por isso que estudar é uma dádiva, uma arte, uma trajetória de enriquecimento cultural e de constantes desafios, que exigem dedicação e esforço.
Neste dia do ESTUDANTE, venho parabenizar a todos, em especial a vocês que vivem e convivem com o conhecimento.

Bom dia do estudante,
Abraços a todos
Maria das Neves de Aquino Dourado
Secretaria Mul. De Educação e Esportes

FETO ENCONTRADO EM LAGOA EM FILADÉLFIA


O ajudante de pedreiro Josean Lima da Silva, morador do bairro do estádio no município de Filadélfia-Ba, ao sair para pescar na segunda-feira 08/08 em um lago localizado na cidade, jogou sua rede de pescar no lago e ao puxá-la para ver se havia pego algum peixe, ficou surpreso, em sua rede veio um saco com um volume dentro, e quando Josevan abriu o saco deparou-se com um feto humano, assustado jogou o saco de volta no lago e informou a Polícia Civil, que juntamente com o conselho tutelar se dirigiu até o lago lá encontrando o feto boiando aparentando desenvolvimento de três a quatro meses, o Bel. Cláudio Lima, delegado de Filadélfia solicitou ao departamento de Polícia Técnica remoção do feto, o qual foi removido e levado para perícia e exame de DNA, já que a polícia civil de Filadélfia já tem suspeitas de quem praticou tal ato que estarreceu a comunidade local.

Informações Operacionais
19ª coordenadoria de Policia
Delegacia de Filadélfia – Bahia


PROFESSORA RIANA OLIVEIRA PODE ASSUMIR CULTURA EM BONFIM


Ela recentemente assumiu a diretoria administrativa do Hospital D. Antonio Monteiro, onde desempenhou um bom trabalho, mas anteriormente durante um bom período a professora Riana Oliveira esteve na direção da cultura antes mesmo de ser criada a secretaria nessa cidade, onde projetos a exemplo do “Quinta no Cinema”, dentre outros fez parte das novidades apresentada pala professora, que agora com a renuncia de Ivomar Gitanio, Riana Oliveira está sendo apontada pelos responsáveis pela pasta para assumir a secretaria de cultura de Senhor do Bonfim.
Outro nome que há tempos vem fazendo um bom trabalho na cultura dessa cidade é Edneuton Sá.
Nomes serão apresentados ao executivo para então ser empossado o novo secretário de cultura de Senhor do Bonfim.

Maravilha Notícias

SECRETÁRIO DE CULTURA RENUNCIA CARGO EM SENHOR DO BONFIM


Aconteceu na noite dessa quarta-feira, por volta das 19h30min, mais uma reunião do Partido da Mobilização Nacional – PTN, na sua sede no Auditório José Salvador Araújo Campos, localizada a Rua Salgueiro nº 19 A, Bairro da Pêra, coma presença de:

• Maria Paixão – presidente
• Dr. Aurélio Soares – vice prefeito
• Ivomar Gitanio – secretário de cultura
• Vereador Otavio Xisto
• Paulo Braga – pecuarista e político
• Inspetor Lucas – diretor de trânsito.

Demais representantes e filiados do partido num total aproximado de 60 pessoas.
Na ocasião o secretário de cultura Ivomar Gitanio disse que em virtude de um curso de Engenharia Ambiental que está fazendo na cidade de Campo Formoso, e atendendo a um pedido da empresa CIMPOR, entregará a pasta da cultura e que fica no cargo até o dia 30 de agosto.
Diante da renúncia de Ivomar Gitanio sua assessora srª. Julieta alegando motivos de saúde também estará renunciando sua função.

Maravilha Notícias