segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ESPETÁCULO O MUSEU DA EMILIA

Canoart apresenta:

O museu da Emilia

O grupo Canoart do distrito de Igara surgiu por iniciativa da professora Alexandrina Carvalho no ano de 2008, no Colégio Estadual Professora Mariana Agostinha de Oliveira.
A primeira apresentação do grupo foi no 1º Festival de Teatro Primavera, onde o espetáculo Museu da Emilia fora atração de abertura do evento.
Trata-se de um texto infantil que mistura personagens do Sítio do Pica-pau amarelo com outros contos, uma história cheia de aventuras e diversão. Como não poderia ser diferente Emilia, a grande protagonista, se destaca tanto nas travessuras como no desenrolar da história.
O maior desafio da turminha do Sítio é proteger a menina de Capinha Vermelha do terrível Lobo Mau, para isso contam com a coragem de Pedrinho, as astucias de Tia Nastácia, a sabedoria de Visconde de Sabugosa, os incentivos de Narizinho, os conselhos de Dona Benta e a sapeca espontaneidade de Emilia.
Para conferir tudo isso, e saber como a turma vai ajudar a menina de Capinha Vermelha a se livrar do terrível vilão, assista ao espetáculo Museu da Emilia, e divirta-se conosco!
Até o teatro !!

Noemy Mel dos Reis

ESPETÁCULO O MUSEU DA EMILIA

Ficha técnica
Direção - Alexandrina Carvalho
Codireção - Viviane de Santana
Elenco: Conceição Lins, Monalisa Castro, Jhonatan Bento, Elizabeth de Santana, Bruno Castro, Viviane de Santana, Danielle Silva, Marcos Martins.
Sonoplasta: Maikon Martins
Cenógrafo: Anderson Barreto, Messias Martins.
Figurinista: Antônio Sobrinho
Maquiagem: Viviane de Santana, Monalisa Castro, Poliana Conceição.
Realização: Grupo Canoart
Assessoria de Comunicação: Conceição Lins (74) 9141-3197
Apoio: Colégio Mariana Agostinha de Oliveira (Na Gestão da Diretora Regina Castro)

Local: Antigo Clube Me leva (Igara)
Data: 28/08/2011
Horário: Ás 15h00min
E futuramente no CESC COC (Antiga Casinha Feliz)

Semec iniciará capacitação de professores municipais nesta terça, 23

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Semec), Governo Cuidando da Nossa Gente dará início nesta terça-feira (23) aos cursos de Formação Continuada em Tecnologias Educacionais.

A capacitação é uma das ações desenvolvidas pelo Projeto Imbú, Licuri – Tecnologia Educacional e é direcionado aos professores da rede pública de Senhor do Bonfim que atuam nas seguintes modalidades: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Infantil, Especial, Fundamental I e II.

O objetivo é integrar a comunidade docente ao cenário das tecnologias de informação e comunicação, de modo que eles possam obter um conhecimento mais amplo das ferramentas disponíveis e assim, orientar melhor os discentes em suas atividades educacionais.

Cronograma e conteúdos – Estão previstos 40 horas de curso, sendo 16 horas de formação presencial e 24 semipresencial através do Ambiente Moodle. Na formação presencial, que acontecerão todas as terças e sextas-feiras até o dia 4 de novembro, os 200 professores beneficiados terão acesso aos conteúdos: Introdução ao sistema computacional; Introdução e noções básicas dos sistemas operacionais Linux, Write, Calc, Impress e Internet, como também aprenderão a preparar e aplicar aulas usando recursos educacionais e tecnológicos disponíveis no Linux Educacional, Portal do Professor, River, Domínio Público, entre outros.

Locais e horários – As aulas presenciais para os professores que trabalham nas modalidades: Educação Infantil, Especial, Fundamental I e II acontecerão das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no laboratório de informática da Universidade Aberta do Brasil (UAB) que funciona no Codetan em Senhor do Bonfim. As formações dos professores do EJA serão realizadas no Centro de Aperfeiçoamento Estudantil, localizado próximo à Biblioteca Municipal, das 19h às 22h.

Conclusão – Os participantes da Formação Continuada em Tecnologias Educacionais receberão no final da capacitação o certificado Professor Imigrante Digital que será entregue em uma cerimônia no dia 11 de novembro, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho.

ASCOM

LADRÃO DE MOTO RECONHECIDO POR VÍTIMA


Foi preso, no dia 20/08/2011, conforme ocorrência 3201/2011, por volta das 21h10min, por preposto da PM, o nacional Daniel de oliveira Gomes, furto de moto. Pois o citado é fugitivo de juazeiro e furtou várias motos na região, a polícia espera que ele seja reconhecido, por vítimas (motoqueiros) a fim que seja instaurado, outros inquéritos contra ele por fato da mesma natureza.

3ª NOITE DO ARROCHA


CONCLUSÃO DA 2ª RODADA DO BONFINENSE DE FUTEBOL AMADOR


DOMINGO: NO PEDRO AMORIM

PALMEIRAS 2 X 3 BAHIA DE QUICÉ
CATEGORIA: SUB-17

CASCÁVEL 3 X 0 ANDORINHA
CATEGORIA: AMADOR

DIA DO FOLCLORE


O que é Folclore?

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil.

Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem a festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

smartkids

Jovem morre após se jogar de um prédio em Juazeiro, mesmo diante dos apelos


Leonardo não atendeu aos apelos e caiu sobre as cadeiras
Por volta das quatro da manhã deste domingo (21), o jovem Leonardo Costa Santana, de aproximadamente 28 anos, subiu o parapeito da cobertura do edifício Baia Cook, em Juazeiro, onde trabalhava, ameaçando se jogar.
Às 07 horas, Leonardo não atendeu o apelo dos amigos e pulou para a morte. Informações dão conta que o jovem estava passando por problemas depressivos, e há suspeita de que esta situação o levou a morte.
O capitão Roberto, da Policia Militar, chegou a conversar com Léo, procurando evitar a idéia do suicídio, mas não obteve êxito. Leonardo terminou se jogando do prédio e caindo entre mesas e cadeiras do bar, onde morreu.
A cena lamentável despertou a curiosidade a todas as pessoas que por ali passavam e lamentavam a morte do jovem trabalhador.

Com informações e fotos do jornal A Notícia do Vale.

AÇÃO ENTRE AMIGOS - PARÓQUIA SENHOR DO BONFIM‏


A COMISSÃO ORGANIZADORA DA AÇÃO ENTRE AMIGOS REALIZADA ONTEM, DIA 21 DE AGOSTO, VEM,
COM MUITA SATISFAÇÃO, COMUNICAR QUE O EVENTO TRANSCORREU COM SUCESSO, SUPERANDO
TODAS AS EXPECTATIVAS, AO TEMPO EM QUE AGRADECE A DEUS, EM PRIMEIRO LUGAR, POR TER
PERMITIDO A HARMONIA E A PAZ QUE REINOU POR TODO O DIA DO DOMINGO; A TODOS QUE COLABORARAM ADQUIRINDO A CARTELA E, PARTICIPANDO COM ALEGRIA, CONTRIBUINDO, ASSIM, COM A SEGUNDA ETAPA DA REFORMA DA NOSSA IGREJA CATEDRAL.

ARTISTAS COLABORADORES:

- TIÃO SANFONEIRO
- ROGÉRIO MOREIRA
- EVA JÚLIA
- SOUZA FILHO
- MP SAMBA

O NOSSO SINCERO AGRADECIMENTO AOS PATROCINADORES DOS PRÊMIOS:
 CAVEPE;
 EDUARDO TEIXEIRA (FAZENDA BURIA);
 DR. HÉLCIO SOUZA (FAZENDA ZUMBI);
 PAULO BRAGA;
 DR. WELLINGTON SOBREIRA;
 JOSÉ LOPES (FAZENDA HUMAITÁ) E
 DECALCK.
.

AGRADECEMOS, ESPECIALMENTE, À RÁDIO CARAIBA E RAINHA FM, QUE, COM MUITA DEDICAÇÃO E APREÇO,
FIZERAM A DIVULGAÇÃO E A COBERTURA DO EVENTO.

COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO:
PADRE JOSÉ ELTON; PADRE JOÃO ELEUTÉRIO; LEONOR SENA GOMES; VEREADOR TAVINHO E SHIRLE;
DR. WELLINGTON SOBREIRA E DRª UBALDINA CALIXTO.

GANHADORES:

1º - PREMIO – GARROTE: CARLOS MARCEL – SIPEL
2º - PREMIO – GARROTE: AGNALDO LYRA (AGY) – 20 CARTELAS ENTRE AMIGOS
3º - PREMIO – 2 CARNEIROS DOORPER (PO) – TAYSE FABIANA – METALBOM
4º - PREMIO – MOTO XY SHINERAI:
• CARLA ELOISA – SANTOS DUMONT (RCC)
• ALCIDONIA MARIA – LEGIÃO DE MARIA
• DAGOBERTO RODRIGUES – PARTICULAR, 2 CARTELAS
• GILSON SANTOS – LEGIÃO DE MARIA.

5º - PREMIO – YBR YAMAHA FACTOR - MIRIA BARBOSA – MINISTROS.

BONFIM VIVEU EMOÇÕES COM PILOTOS DE VELOCIDADE NA TERRA NESTE DOMINGO


Aconteceu na manhã deste domingo (21/08), a 4ª Etapa do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra é um evento realizado pelo CAB - Clube de Automobilismo da Bahia e também pelo FAB - Federação de Automobilismo da Bahia, verdadeiros pilotos nas categorias SPEED, TURISMO e SUPER TURISMO realizaram um emocionante show de velocidade no Circuito Paulo Braga.
Com um pouquinho de atraso em virtude de carros pipas, que deveriam molhar a pista por causa da poeira, mas nada disso tirou o brilhantismo do evento, que teve um grande público, gente que veio de várias cidades da região de Bonfim, saíram encantados com o desempenho dos pilotos, que levantaram poeira.
Na bateria de Speed, Fusca uma das melhores disputas, Lelo Bala de Salvador largou na poli, mas foi ultrapassado por Charles de Miguel Calmon, quando o Fusca de Lelo apresentou problemas mecânicos, Charles foi bem aplaudido ao finalizar a etapa como campeão.

Maravilha Notícias

Resultados dos Campeonatos de Senhor do Bonfim


CSU
Maravilha 0 x 1 Itabaiana

São José 3 x 2 Paulista

CAMPEONATO SOCIETY DE PASSAGEM VELHA

Terreirinho 4 X 2 Multimarcas

Juventus 2 X 3 Populares

Irmãos Pelegrine 1 X 5 Vera Cruz


Por Javan Pereira

Prefeitura de Senhor do Bonfim cortará despesas


A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, assim como diversas outras prefeituras do país, a exemplo da de Salvador, está passando por um momento bastante delicado do ponto de vista financeiro. Nesse sentido, na última sexta-feira (19), o prefeito Paulo Machado se reuniu com seu secretariado para discutir e assinar o Decreto 99/2011. O documento tem como base a promoção de iniciativas proativas, visando o incremento da arrecadação, e de ações restritivas, com o fim de diminuir o índice de pessoal e as despesas da administração municipal.

Constam no documento, entre outros pontos, a revisão de contratos de prestadores de serviços e carros locados, com corte mínimo de 20%; limitação do horário de funcionamento dos setores administrativos e burocráticos da Prefeitura a turno único, das 8h às 13h, mantendo-se apenas os serviços essenciais à população; corte de 20% na Folha de Pagamento, cabendo aos secretários identificar vantagens que possam ser subtraídas, bem como estabelecer critérios de aproveitamento de pessoal. Também foram decretados a suspensão, por tempo indeterminado, de concessão de passagens, combustíveis, diárias, material de construção e outros; suspensão de patrocínio e ajuda a festas e eventos de qualquer natureza; proibição de contratação de pessoal por via direta ou indireta.

Para o prefeito Paulo Machado, o cumprimento do Decreto é vital para a Prefeitura, em virtude da queda de arrecadação de receitas e da crise financeira que continua a se abater sobre Senhor do Bonfim. “Nós estamos engajados na condução da gestão municipal para oferecer o melhor dos esforços e alcançar resultados satisfatórios nas ações junto à comunidade. Essas medidas restritivas são fundamentais para que isso aconteça”, afirmou Machado.

O Decreto também dispõe que caberá à Secretaria de Finanças incrementar a arrecadação municipal priorizando:

“I – acompanhamento incisivo da cobrança da Dívida Ativa, através de relatórios, avaliações e negociações;



II – encaminhamento do processo de cadastramento imobiliário de forma a permitir uma definição mais justa do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), quer na cidade, quer na sede dos distritos;



III – elaboração de campanha de incentivo à cobrança de fornecimento de notas fiscais, em vista ao aumento da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);



IV –incremento da fiscalização de obras com atenção à cobrança de taxa e emissão de Alvará”.





Leia o Decreto 99/2011 na íntegra:



DECRETO N° 099/2011

de 19 de agosto de 2011





“Dispõe sobre medidas de contenção de gastos, racionalização administrativa e dá outras providências”.



O PREFEITO MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM, Estado da Bahia, usando de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica do Município, e



CONSIDERANDO a crise financeira que continua a se abater sobre o Município, em virtude da queda de arrecadação de receitas;



CONSIDERANDO que a atual administração acha-se firmemente engajada na condução da gestão municipal para oferecer o melhor dos esforços e alcançar resultados satisfatórios nas ações junto à comunidade,



DECRETA:



Art. 1° - Caberá à Secretaria de Finanças incrementar a arrecadação municipal priorizando:



I – acompanhamento incisivo da cobrança da Dívida Ativa, através de relatórios, avaliações e negociações;



II – encaminhamento do processo de cadastramento imobiliário de forma a permitir uma definição mais justa do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), quer na cidade, quer na sede dos distritos;



III – elaboração de campanha de incentivo à cobrança de fornecimento de notas fiscais, em vista ao aumento da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);



IV –incremento da fiscalização de obras com atenção à cobrança de taxa e emissão de Alvará;



Art. 2° - Todas as secretarias deverão colocar em prática as seguintes medidas restritivas:



I- Limitação do horário de funcionamento dos setores administrativos e burocráticos da Prefeitura a turno único, das 8:00 h às 13:00 h, mantendo-se apenas os serviços essenciais à população;



II - Manutenção exclusiva de gratificações exigidas em Lei;



III - Revisão de contratos de prestadores de serviços e carros locados, com corte mínimo de 20%;



IV - Corte de 20% na Folha de Pagamento, cabendo aos secretários identificar vantagens que possam ser subtraídas, bem como estabelecer critérios de aproveitamento de pessoal;



V - Suspensão, por tempo indeterminado, de concessão de passagens, combustíveis, diárias, material de construção e outros;



VI - Suspensão de patrocínio e ajuda a festas e eventos de qualquer natureza;



VII - Proibição de contratação de pessoal quer por via direta, quer indireta;



Art. 3º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.


Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.


Paço Municipal de Senhor do Bonfim, 19 de agosto de 2011.

PAULO BATISTA MACHADO
Prefeito Municipal de Senhor do Bonfim

ASCOM Prefeitura de Senhor do Bonfim

I Encontro Municipal dos Portadores de Necessidades Especiais


A Prefeitura de Andorinha através da Secretaria Municipal de Educação realizará nesta Terça-Feira, dia 23 de Agosto, às 9h no Clube AFFA, o 1º Encontro Municipal dos Portadores de Necessidades Especiais, evento que tratará sobre as Políticas Públicas para esse importante segmento social. O Prefeito Agileu Lima, propulsor dessa iniciativa, em reunião com membros da Secretaria de Educação, explanou sobre a necessidade de ações públicas que contemplem os cidadãos que precisam de atenção diferenciada, ofertando novos serviços ou adequando os atuais às necessidades do público. O Encontro contará com a participação do poder público, entidades de classes, membros da sociedade, autoridades e cidadãos Andorinhenses.

ASCOM - ANDORINHA

AUDIÊNCIA URGENTE EM BRASILIA LEVA PREFEITO PAULO MACHADO A ADIAR REUNIÃO


Considerando que audiências marcadas pelo Prefeito Paulo Machado foram antecipadas, o Prefeito Paulo Machado se vê obrigado a adiar para breve ocasião a reunião que faria nesta segunda-feira, dia 22 de agosto, com vereadores, presidentes de partidos e lideranças bonfinenses. A todos pede desculpas e avisa que em breve anunciará a nova data.

Paulo Machado

MAIS “DONAS DE CASA” TERÃO APOSENTADORIA E OUTROS BENEFÍCIOS DO INSS.


*Josemar Santana

Encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 294/11, de autoria do Deputado Federal Marçal Filho, do Mato Grosso do Sul, propondo alcançar com benefícios da previdência social (INSS), as pessoas que trabalham exclusivamente na própria residência, sem receber rendimentos e cuja renda por pessoa (per capita) seja inferior a meio salário mínimo.

De acordo com a proposta do deputado Marçal Filho, esses trabalhadores familiares deverão pagar uma contribuição mensal de 8% (oito por cento) do salário mínimo nacional para terem direito aos benefícios da Previdência, podendo, entretanto, obterem benefícios maiores do que o salário mínimo se o segurado doméstico (não confundir com empregado doméstico) pagar a diferença de 12% (doze por cento), para totalizar a contribuição de 20% (vinte por cento) exigidos pela Lei Previdenciária de benefícios, em vigor (a Lei 8.213/91).

O direito à aposentadoria será, com a aprovação desse Projeto, assegurado às donas de casa e

pela proposta, para o trabalhador doméstico (não é o empregado doméstico) obter o auxílio-doença e também a aposentadoria por invalidez serão necessárias 10 (dez) contribuições, enquanto, para as aposentadorias por idade e especial, a carência será de 12 (doze) anos). O tempo mínimo para as “donas-de-casa” receberem a licença-maternidade será de oito meses de contribuição.

Atualmente, a Lei de Benefícios da Previdência (a Lei 8.213/91) prevê carências de 12 (doze) contribuições para a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez e para as demais aposentadorias (tempo de serviço, idade e especial) a carência é de 15 (quinze) anos e a concessão de licença-maternidade pode ser dada após contribuição por 10 (dez) meses.

A preocupação com as donas de casa, que trabalham todo o tempo nos afazeres do lar, sem qualquer remuneração, e que não estão enquadradas na lei que rege o trabalhador doméstico (o trabalhador que vende a sua força de trabalho às famílias), vem se mostrando cada vez maior, desde 2006, quando o Governo Federal criou o modelo simplificado e passou a cobrar contribuições de 11% (onze por cento) do salário mínimo para as donas de casa participarem de benefícios previdenciários.

Apesar dessa preocupação, a contribuição no valor de R$ 59,95 (cinqüenta e nove reais e noventa e cinco reais) ainda é considerada alta para milhares de donas de casa que não possuem renda nenhuma.

Por conta disso, a Medida Provisória nº 529, editada pelo Governo Federal, acaba de ser aprovada no Senado Federal e se encontra no Gabinete da Presidente Dilma Roussef para ser sancionada, transformando-se em lei.

Segundo a proposta contida na Medida Provisória 529, já aprovada pelo Senado Federal,, as donas de casa de baixa renda poderão contribuir com apenas 5% (cinco por cento) do salário mínimo nacional, equivalentes a R$ 27,25 (vinte e sete reais e vinte e cinco centavos), e para se enquadrarem como baixa renda, as famílias deverão estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e a renda mensal total não pode superar dois salários mínimos, isto é, R$ 1.090,00 (um mil e noventa reais).

Portanto, temos duas propostas que beneficiam as donas de casa: 1)- a do deputado Marçal Filho, (Projeto de Lei 294/11 - ainda está tramitando nas Comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania), que alcança todas as donas de casa que não se enquadram como de baixa renda; 2)- as que se enquadram como de baixa renda, nos termos da Medida Provisória 529, recentemente aprovada pelo Sendo Federal e que aguarda a assinatura da presidente Dilma Roussef, para se transformar em Lei.

Sem dúvida, ambas as propostas resultam em significativas conquistas para as donas de casa que trabalham tanto e nenhum direito previdenciário possuíam, a não como contribuintes autônomos da Previdência Social.

*Josemar Santana é jornalista e advogado

Sensibilização do Programa Sebrae do Módulo Gestão Financeira do Controle a Decisão


VTR 1ª CIA prende ladrão em flagrante após roubo


Neste sábado as 20h10min nas imediações da Praça Lauro de Freitas, dois menores foram assaltados, um deles espancado, e teve sua câmera fotográfica roubada por dois meliantes, e após a vítima entrar em contato com a polícia militar através do 190, a guarnição esteve no local e em contato com uma das vítimas foram passadas as características dos assaltantes e desta forma a guarnição passou a fazer diligência no intuito de encontrar os mesmos, já no bairro da olaria um dos assaltantes José Carlos Serafim da Silva foi capturado e ao ser abordado negou a participação do assalto mas na acariação a vítima o reconheceu, e o ladrão confessou o crime dizendo ter passado a câmera a um suposto traficante, já que o bem roubado foi trocado por droga, próximo a um bar no bairro das pro morar. O mesmo foi apresentado no complexo policial a fim de identificar o traficante e prender o outro assaltante.

Maravilha Notícias