sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Petrolina será sede da etapa nordeste do Brasileirão de Futebol para atletas com deficiência visual

A cidade que não para de crescer economicamente, também mostra avanços no esporte. Exemplo disso é a escolha por Petrolina para sediar a etapa Nordeste do Brasileirão do Futebol de Cinco, Futsal para atletas com deficiência visual (total ou parcial), que acontecerá de 22 a 27 de maio de 2012. De acordo com a Secretária Geral da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), Rosane Barros, a escolha por Petrolina deve-se à parceria entre a entidade com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Acessibilidade, e com a Associação de Deficientes Visuais de Petrolina – ADVP, filiada da CBDV.

A cidade de Petrolina receberá 13 delegações de todo o Nordeste com mais de trezentas pessoas, entre atletas e comissão desportiva, que irão participar diariamente das competições. “Para nós petrolinenses, em especial, para a Prefeitura de Petrolina, é uma felicidade muito grande sediar a etapa Nordeste desta competição que é uma conquista do povo, a valorização de um esporte que tem crescido não só aqui na Brasil, mas em outros paises”, revelou o Secretário Municipal de Acessibilidade, Marcos Conceição.

No Futebol de Cinco, o método para igualar o nível de deficiência é uso de vendas. A bola possui guizos que produzem sons, através dos quais os atletas podem encontrar a bola. As partidas oficiais tem dois tempos de 25 minutos, com 10 minutos de intervalo.



Texto: Cíntia Sacramento
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina

Marcos Souza Conceição
Secretário Municipal de Acessibilidade
Petrolina/Pe

Semam celebra Dia da Árvore com plantio de mudas em Bonfim


As causa do Meio Ambiente está em voga no início deste século. Toda e qualquer ação que simbolize a luta pela preservação ambiental merece ser enfatizada. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) fez questão de comemorar o 21 de setembro, Dia da Árvore.


A equipe da Semam promoveu um ato simbólico na Praça Nova do Congresso. Com o apoio de estudantes de colégios estaduais de Senhor do Bonfim foram plantadas 41 mudas das espécies: Angico branco, Caraíbeira, Pata de vaca, Ingazeira, São joão, Carrancudo e flamboyant por toda praça.

No canteiro onde se encontrava a Barriguda, que foi retirada há algumas semanas por estar com o tronco comprometido por fungos e cupins, foi substituída por outra muda da mesma espécie.

Além disso, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente se dirigiu ao Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) com o intuito de plantar uma muda da espécie Pata de vaca no canteiro da instituição. Outras mudas foram plantadas na Escola Municipal Perpétuo Socorro e no Centro Educacional Sagrado Coração, fechando com êxito as ações em celebração ao Dia da Árvore.